A Estrela Mais Brilhante escrita por Lost Satellite


Capítulo 31
Capítulo 31 - Arthur


Notas iniciais do capítulo

Palavra do dia: Parcel - Recife quase à flor da água; escolho, esparcel.

escolho - (sent. fig.) obstáculo



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/782483/chapter/31

Arthur é um menino fascinado por números e círculos, o que torna-o um pouquinho cientista, é também cantor de abertura de desenhos, mestre do pula-pula, fã de pizza e Jedi em treinamento nas horas vagas.

Ele pode estar silencioso ou não; ele tem um jeito único de ver o mundo, as pessoas.

Ele é Urso Menor brilhando na constelação da Grande Ursa.

O Arthur é uma possibilidade nesse infinito mundo de impossibilidades e todos os dias ele vence um parcel.

Arthur é um milagre, amado e esperado há muito tempo.

E sem esquecer de mencionar, o Arthur também é autista.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Sobre Arthur e sua odisseia espacial:

Arthur é um menino de 7 anos, e sim, ele é autista.
O Autismo (Nome mais técnico se você preferir: Transtorno do Espectro Autista – TEA) é uma condição que afeta áreas do desenvolvimento: comunicação, socialização e comportamento. Não existe só um tipo de autismo, por isso a palavra “espectro”. O autista também pode ter outras condições associadas, como deficiência intelectual, epilepsia, ansiedade, etc. O autista também pode ser bastante independente, ter uma vida relativamente comum, existem pessoas que são autista, porém nunca tiveram um diagnóstico. Chamam de diagnóstico, mas o autismo não é uma doença.
Dificilmente um autista vai ser igual a outro, daí o termo “espectro”.

Talvez você tenha mais informações sobre o que é autismo e etc, eu quis apenas colocar algo básico.

Vamos as analogias:
Por que eu decidi não dizer desde o início da história que o Arthur era autista?
R: Julgamento. Se eu dissesse no início da história que ele era autista, muitos leitores já teriam posto um rótulo nele e não seriam capazes de sentir sua sensibilidade e sutileza. O autismo é apenas uma parte da vida do personagem. O Arthur ainda é um menino, que tem sua própria personalidade, gostos, preferências.

O Arthur é um menino; informação óbvia, mas que muitas pessoas se esquecem quando olham para uma criança dentro do espectro.
O Arthur é um urso; existem diversas espécies de ursos, mas um urso polar não é o mesmo que um urso pardo. Somos todos seres humanos, a mesma espécie, porém um autista e uma pessoa “comum” não vão ter o mesmo ponto de vista sobre o mundo. Somos iguais, porém diferentes, cada um vê o mundo ao seu próprio modo.
Um adendo: descobri através de um leitor que o nome “Arthur” vem da cultura céltica e quer dizer urso, admito que não fazia a menor ideia sobre essa informação, achava que tinha a ver com realeza por conta do Rei Arthur.
O Arthur é uma estrela; Imagine que o espectro é como uma estrela, e que cada estrela vai ser seu próprio tamanho e formato, com diferente cores e pontas de diferentes tamanhos. Por essa razão, nenhum autista será igual.

O traje: Pessoas acham que isolar um autista de contato social é estar protegendo ele. Automaticamente, quando é dito que alguém é autista, muitas pessoas reagem isolando a pessoa, pois acham que ela é incapaz de se comunicar e interagir. ERRADO.
Portanto o traje faz uma analogia bem forte sobre o quanto o autista pode estar isolado e sozinho no espaço.
Tirar o traje do astronauta é fazê-lo se reconectar com o mundo, com as pessoas, ao seu próprio modo.

A baleia: Baleias cantam em uma determinada frequência. Imagine que um autista se comunique também em uma diferente frequência, muitos acham que só porque eles estão em silêncio não estão se comunicando. O silêncio também diz muito se você souber ouvir. É claro que o método oral não é o único método de comunicação, temos gestos, expressões, etc.
A Grande Ursa; essa é fácil, maternidade. É sobre o cuidado e o esperar de uma mãe por seu filho.

Basicamente é isso xD

Quero deixar o meu muito obrigada a todos que nos acompanharam nessa aventura.
Obrigada a Grande Ursa porque sem ela, eu não teria encontrado o meu caminho entre as estrelas.
O meu obrigada a Re, que virou praticamente minha editora chefe e que não me deixou desistir, mesmo quando tivemos galeirão e exegese.
Obrigada a Larissa, porque me ensinou a ter um olhar mais sensível com cada aluno, especialmente os autistas.
Obrigada aos meus amigos porque me aturam e apoiam ♥

E obrigada ao Arthur, por me deixar ser parte dessa aventura linda ♥

PS: para aqueles que ainda estiverem na vibe, amanhã dia 1 de Novembro, a Netflix estará lançando a terceira temporada de Atypical.
A série acompanhada a vida do Sam, um garoto autista, ele trabalha, estuda e está buscado o famoso amadurecimento, a série não tem ursos, mas tem pinguins, então vale a pena ♥



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A Estrela Mais Brilhante" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.