A Volta da Raposa escrita por Claen


Capítulo 30
A Ajuda Vem da Tribo




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/782118/chapter/30

Menos de meia hora depois, o velho Xamã Takoda da tribo Quechan estava na Fazenda De La Vega acompanhado de Bernardo. Ele trazia uma bolsa de couro com remédios de seu povo e vinha ajudar a Diego de bom grado, pois o rapaz, assim como os demais membros da família De La Vega, sempre tinham sido bons e generosos com os índios, diferentemente de tantos que os viam apenas como selvagens ou escravos.

— Obrigado por ter vindo, Xamã Takoda! – agradeceu Don Alejandro – Meu filho está descansando no quarto e eu só peço uma coisa: por favor seja discreto quanto a sua visita a nossa fazenda.

— Não se preocupe Don Alejandro, eu entendo que se vocês não procuraram um médico dos homens brancos é porque precisam de segredo. Eu não quero saber o que aconteceu e nem direi a ninguém o motivo de minha visita. – respondeu o velho índio sábia e calmamente, já compreendendo seu propósito ali.

Don Alejandro agradeceu com um sorriso e acompanhou-o até o quarto do filho.

— Diego, acorde. – disse ele enquanto tocava no braço do filho. - Acorde filho, o Xamã Takoda está aqui.

Diego despertou e sorriu ao ver o velho índio a quem conhecia desde a infância. Com o auxílio de Don Alejandro ele se sentou na cama para receber melhor seu convidado.

— Olá, Xamã Takoda. Obrigado por ter vindo tão rapidamente.

— Sempre será uma honra poder ajudar a um membro da família De La Vega.

Pai e filho sorriram ao ouvir as palavras sinceras do sábio Takoda. Don Alejandro se retirou deixando Diego aos cuidados do velho índio e de Bernardo.

Assim que o dono da casa deixou o quarto, o índio abriu sua bolsa de couro e tirou de lá um pilão e um socador de madeira, assim como diversas ervas. Ele misturou várias delas junto com sementes de abóbora, mel, óleo, babosa e outras coisas que Diego não conseguiu identificar e começou a socar, fazendo uma pasta. Enquanto misturava tudo no socador, o índio entoava alguns cânticos incompreensíveis àqueles que não falavam a língua indígena e parecia bastante concentrado em sua tarefa, quase em transe, enquanto Diego e Bernardo o observavam com curiosidade.

Diego desabotoou a camisa e com a ajuda de Bernardo tirou o braço direito de dentro da manga deixando o ferimento exposto. O criado tirou o curativo feito anteriormente e viu que já não sangrava mais.

Poucos minutos depois, o Xamã parecia satisfeito com a qualidade de seu remédio e começou a espalhar o unguento nos ferimentos da bala, tanto no de entrada quanto no de saída, e com a ajuda de Bernardo, enfaixou cuidadosamente.

— Pronto, meu filho. Agora lembre-se de trocar os curativos a cada seis horas e passar esse unguento todas as vezes. Eu fiz bastante e acho que vai durar uns três dias. Daqui a pouco você vai começar a sentir os efeitos. A dor vai diminuir, mas você vai ficar um pouco sonolento.

— Acho até que já estou melhor. – brincou Diego – Muito obrigado por ter vindo, Xamã.

O velho índio se aproximou de Diego e colocou as duas mãos carinhosamente no rosto do rapaz e olhou fundo em seus olhos verdes.

— Tem muito mais em você do que os olhos conseguem ver, Diego de la Vega. Eu vejo um homem forte e corajoso, que por algum motivo precisa esconder isso do mundo, mas lembre-se, os deuses estão do seu lado e se for necessário mostrar ao mundo tudo o que você é capaz, não hesite, eles o protegerão em sua jornada.

Diego não entendeu exatamente o que o índio quis dizer, mas se sentiu estranhamente confortado por suas palavras e agradeceu.

— Agora descanse, meu rapaz. Uma boa noite de sono vai fazer muito bem.

— Muito obrigado, Xamã. Que os deuses o guiem de volta a sua tribo em segurança.

— Que assim seja.

Bernardo acompanhou o curandeiro até a saída e voltou poucos minutos depois. Assim que entrou no quarto percebeu que o remédio do velho índio já havia mostrado seus efeitos colaterais e o sono previsto pelo Xamã, já tinha se abatido sobre Diego. O rapaz dormia profundamente e ele achou melhor não incomodar. Apagou as velas que iluminavam o quarto e saiu silenciosamente.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A Volta da Raposa" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.