Normandia escrita por Valdir Júnior


Capítulo 6
Epílogo ("Dia D")




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/775968/chapter/6

Londres, Reino Unido, Centro de Operações da SOE, 24 de maio de 1944, 16:00 hora local.

— Parabéns pela missão bem sucedida – disse Sir Derick Willians apertando a mão de Steve Rogers – vocês não só conseguiram resgatar o major Trevor, mantendo o segredo sobre a nossa operação como derem uma tremenda dor de cabeça para os nazistas na Normadia. Recebemos informes de que eles ainda estão tentando entender o que aconteceu lá. Provavelmente algumas cabeças condecoradas vão rolar.

— Obrigado senhor – respondeu o Capitão América – mas nós teríamos muito mais dificuldades se não fosse pela ajuda da princesa Diana de Themyscira (1).

O oficial inglês olhou então para a imponente amazona, que estava ao lado do major Steve Trevor, com o braço direito pulsado carinhosamente sobre os ombros dele.

— Já havia ouvido falar muito da Mulher-Maravilha e de tudo que estava realizando na França ocupada – disse Sir Derick se aproximando dela e estendendo-lhe a mão também – por isso é um imenso prazer conhecê-la e ter a oportunidade de agradecer.

— Por favor, me chame apenas de Diana – respondeu ela, retribuindo o cumprimento – a Mulher-Maravilha, suas capacidades e recursos são apenas um símbolo que tem como único objetivo trazer esperança e ajudar a quem precisa.

— Assim como o Capitão América – completou Steve Rogers, olhando para ela e sorrindo.

Sir Derick Willians encarou os dois heróis impressionado e sem saber o que dizer. Depois de alguns segundos, voltou-se para os oficiais que serviam com ele no Centro de Operações.

— Muito bem senhores, é hora de voltarmos a pôr mãos à obra – disse ele – temos uma semana para finalizar os preparativos para a Operação Overlord.

*    *   *

No dia 6 de junho de 1944, às 06:30 horas, a infantaria e as divisões de blindados aliadas começaram o desembarque na costa da França.  A região, dominada pelos alemães, era conhecida como a Muralha do Atlântico. Os desembarques anfíbios foram precedidos por um extenso e intensivo bombardeio aéreo e naval e o lançamento de vinte e quatro mil pára-quedistas norte-americanos, britânicos e canadenses pouco depois da meia-noite objetivando preparar  caminho para as tropas.  O local de destino eram oitenta quilômetros de praias na costa da Normandia, que foram divididas em cinco setores:  Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Inicialmente os ventos fortes desviaram os barcos de desembarque mais para leste da sua posição planeada, especialmente em Utah e Omaha e os soldados aliados enfrentaram o fogo pesado de armas posicionadas sobre as praias. A costa estava minada e coberta com obstáculos, como estacas de madeira e metal, tripés e arame farpado. Por isso as baixas foram mais pesadas em Omaha, devido a suas altas falésias. Em Gold, Juno e Sword, várias cidades fortificadas precisaram ser libertadas com combates porta a porta e dois canhões de grosso calibre posicionados em Gold foram desativados somente com o uso de tanques especializados.

Os Aliados não conseguiram alcançar qualquer uma das suas metas no primeiro dia. Caretan, St. Lô e Bayeux  permaneceram em mãos alemãs, enquanto Caen, um objetivo importante, só foi capturada no dia 21 de Julho. Apenas duas das praias, Juno e Gold, foram ligadas no primeiro dia, e as cinco cabeças-de-praia só foram unidas no dia 12 de Junho. No entanto, a operação marcou uma posição que os Aliados expandiram gradualmente nos meses seguintes.

Esta operação, o “Dia D”, é considerada por muitos historiadores como a mais importante da Segunda Guerra Mundial , sendo decisiva para a vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e crucial para o avanço dos aliados sobre Berlim em 1945.

 

— FIM -

 

Referência do Capítulo:

(1) Themyscira é uma ilha-nação ficcional no Universo DC que é o local de origem da Mulher-Maravilha, sua mãe Hipólita e suas irmãs amazonas. Conhecida como Ilha Paraíso desde a primeira aparição no All Star Comics #8 (Dezembro de 1941), foi renomeada de "Themyscira" com o relançamento dos personagens em Fevereiro de 1987 na revista Mulher Maravilha (vol. 2) #1. A ilha foi nomeada em referência à cidade mitológica de Temiscira, a capital da tribo das amazonas na mitologia grega.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Normandia" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.