Entre Páginas escrita por Raíssa Duarte


Capítulo 22
Capítulo 22


Notas iniciais do capítulo

Oi!
Demorei dessa vez, não é? hahaha
Desculpem XD
Capítulo fresquinho para vocês!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/771172/chapter/22

Luísa retirou um livro da prateleira da biblioteca, encontrando Roberto do outro lado. Ergueu-se um pouco nas pontas dos pés.

   -Ainda está de castigo? – Perguntou ele em um sussurro. Ás vezes, quando se esbarravam na biblioteca, conversavam sobre as próprias leituras.

   -Não. – Sussurrou de volta. – Mas a Sra. Castelo gosta da minha ajuda, então decidimos continuar. Logo terei que ir até ela, com a lista de livros que foram devolvidos essa semana.

   -Tem alguma indicação?

   Após ler O Morro dos Ventos Uivantes, criaram uma oportunidade maior de entenderem-se, já que ele gostara do romance.

   -Por que não entra no clube? – Perguntou ela.

   Pela fresta da prateleira, via apenas um pouco do rosto dele. Ele parecia francamente surpreso pela idéia. E contrariado.

   -Porque têm apenas meninas. - Refutou com obviedade. 

   -Ora, isto é uma bobagem descabida. Sua irmã está lá.

   E ela também.

   Afastou o pensamento da mente.

   -Exatamente. Ela já é irritante o suficiente. Prefiro aproveitar as horas de descanso sem ela.

   Luísa riu porque sabia muito bem o que era a implicância entre irmãos.

   Logo calou-se ao lembrar onde estava.

   E que sua irmã não estava mais com ela a maior parte do tempo.

   -Algum problema? – Perguntou ele, o cenho franzido.

   -Nenhum. – Suspirou baixinho. – Ás vezes sinto falto dos meus irmãos.

   Ele ficou em silêncio por um tempo.

   -A senhorita quer voltar para São Paulo? - O tom dele soara um tanto diferente, com algo que Luísa tentou identificar, mas não pôde.

   -Não sei.  - Admitiu. - Sinto saudade de minha família e lar. Aqui não é minha casa, por mais que goste de meus tios e da cidade. Na verdade, eu já deveria ter voltado, agora que minha irmã está casada.

   -Entendo... – Murmurou.

   Com o canto do olho, Luísa percebeu sua professora procurando-a.

   -Preciso ir agora. – Avisou em um cochicho. – Você virá para cá semana que vem? Digo... para trazer sua irmã?

   -Sim. – Respondeu.

   Luísa acenou com a cabeça, mesmo que não ele não pudesse ver e saiu do meio das prateleiras, indo até sua instrutora com a lista já em mãos.

                                                 ***

   Melissa esperou que seu marido chegasse e o cumprimentou com um beijo no rosto. Mandou que Adélia preparasse um banho e Efigênia pôr a mesa do jantar. E então subiu para o quarto.

   Encontrou Henrique desabotoando os punhos da camisa, com os suspensórios da calça já abaixados.

   -Sua mãe voltou de viagem hoje. – Informou aproximando-se.

   Ele franziu o cenho, confuso;

   -Onde está?

   Melissa respirou fundo. Decidiu contar de uma vez;

   -Ela está em sua nova casa. Próxima á nossa. Deixou o endereço.

   Ele deixou os punhos da camisa de lado e cruzou os braços, com o cenho franzido.

   -Está me dizendo que minha mãe veio aqui sorrateiramente apenas para recolher as próprias coisas e a levou para viver em outra casa. Sem me avisar.

   Mel deu de ombros fluidamente;

   -Foi a decisão dela. Eu tentei convencê-la a ficar, mas...

   O semblante dele demonstrava não estar muito convencido disso.

   -Por que não me avisou?

   Melissa piscou um pouco desorientada.

   Era impressão sua ou ele de fato a culparia pela mudança de Carolina? Sua sogra havia apenas chegado á conclusão mais adequada para todos. Eles eram recém casados. 

   -Estou avisando agora.

   -Eu estive na fábrica o dia todo, poderia ter me mandado um recado.

   Melissa alisou a fronte com os dedos, tentando manter a calma.

   Não podia acreditar que brigariam por causa de Carolina.

   -Ela sabia que teria essa reação. Disse para que a encontrasse depois e ela o explicaria tudo.

   Henrique colocou as mãos sobre os quadris, insatisfeito.

   -Sei que está acostumado a dar ordens a todos, mas sua mãe fez a própria escolha. É melhor que a respeitemos.

   Ele continuava contrariado.

   -Não me diga que pretende sair de casa agora mesmo... – Pediu ela. – Acabou de chegar... Sua mãe está bem, sabia o que estava fazendo... E de qualquer modo, é melhor que você desfaça esse mau humor antes de ir vê-la, ou podem acabar tendo uma discussão. Por que não a procura pela manhã?

   Aproximou-se dele e segurou suas mãos calejadas e másculas.

   -Eu acho que ela estava nos dando nosso próprio espaço, nossa chance de formar nossa família com privacidade. Nós sempre estaremos próximos a ela.

   Henrique desanuviou a feição incomodada, desfazendo também a postura rígida.

   Melissa aproximou-se e desabotoou calmamente os botões de sua camisa branca.

   -Mandei preparar seu banho... – sussurrou enquanto concluía sua tarefa.

   Os dedos masculinos entrelaçaram-se com os seus;

   -Venha comigo, então. – Sugeriu trazendo-a para mais perto.

   Melissa passou os braços ao redor de seu pescoço, sabendo que a noite de ambos terminaria muito melhor do que havia começado.

                                                ***

   Henrique fez questão de dialogar com sua mãe cedo no dia seguinte.

   Tentou dissuadi-la da idéia de morar só. Ela acabaria sentindo-se solitária e ele odiaria isso. Queria cuidar dela tanto quanto ela havia cuidado dele. Perguntou também se Melissa e ela haviam tido uma discussão ou se houvera qualquer rusga que a incentivara a tomar tal decisão. Todavia, sua mãe estava irredutível, e afirmou que não havia nada de mais entre ela e a nora. Desejava que fossem felizes e não queria atrapalhar a intimidade dos dois.

   Não importou a quantidade de vezes em que Henrique fez claro seu desejo de ter ambas as mulheres em sua vida, e sua recusa em ‘abandonar’ a progenitora. Foi inútil diante da calma teimosia de Carolina.

   Foi para o trabalho irritado, com as coisas saindo diferente do que ele tão calculadamente planejara. 

 

   -Ele está decepcionado. Está acostumado a ser sempre obedecido. Carolina acabou afetando nossa vida conjugal, que está só no começo, diga-se de passagem... – Narrou Melissa, enquanto passeava de braço dado com a irmã na Rua do Ouvidor.

   -Ele é muito apegado. E a Sra. Carolina, de fato, tem apenas ele.

   -Ela deveria casar-se novamente. – Disse Melissa. – Na verdade, não sei porquê nunca o fez.

   -Melissa! - A mais nova a censurou. - Isso foi extremamente rude!

   -Luísa, eu falo sério! – Deu de ombros. – Ela tem aversão por absolutamente tudo daqui! A minha pessoa, inclusive.

   -Você está equivocada. Por conta do desentendimento anterior de vocês.

   -Ela não freqüenta saraus, chás, convescotes, bailes ou jantares. Não comparece ao teatro, clubes esportivos... Sinceramente, pergunto-me o que ela faz o dia todo. Nunca fará parte da sociedade dessa maneira.

   Acenaram para os conhecidos que passavam pela calçada e as cumprimentavam.

   -Sabe muito bem que seu marido e ela não têm muito interesse em fazer parte da classe alta. - Luísa como sempre, tentava justificar todos os lados.

   -Ah, mas farão. – Afirmou Melissa, com certeza na voz. – Henrique me levará em todos os eventos sociais e se relacionará com cada carioca importante desta cidade. Por conseqüência, Carolina terá de se integrar. Terei de levá-la comigo para cada compromisso de senhoras, ou ele achará que estou evitando-a.

   Luísa ficou em silêncio, acompanhando seus passos com suas pernas mais curtas, considerando que sua irmã era muito mais alta.

   -Estamos chegando no fim do ano. - Mudou de assunto. - Não sei onde passarei as festividades...

   -Aqui, naturalmente. Sua caça aos maridos ainda não terminou. Agora que estou casada, tratarei de me empenhar em conseguir boas relações para você também.

   Luísa inconscientemente apertou o antebraço da irmã com seus dedos enluvados por renda e revirou os olhos. Melissa controlaria a família toda se pudesse. Como as bonecas de porcelana que possuía quando eram crianças.

   -Não sei se estou pronta para isso... 

   Ultimamente Luísa sentia-se solitária, como se perdesse uma parte sua quando a irmã casou. O que aconteceria quando voltasse para São Paulo e ficasse sozinha em seu quarto? Vinha sendo difícil dormir de tal forma na casa dos tios. E quando seus pais a pressionassem para um casamento? Estava pronta para tal compromisso?

   Melissa lançou-lhe um olhar estranhado.

   -Como assim?

   -Para casar. Ainda... Não sei se encontrei alguém... Quero dizer... Não se pode simplesmente olhar para um rapaz e decidir que passará a vida toda com ele, não é?

   -Lu... – Mel adotou um tom doce que não combinava tanto com ela. – Você tem todos os requisitos para uma moça casadoura. E quanto ao rapaz... Por que não dá uma chance ao Sr. Medeiros?

   Lu inflou as bochechas, um tantinho aborrecida;

   -Porque... Porque... Ora... – Buscou as palavras. – Porque ele é meu amigo. Por que você não desiste deste conceito esdrúxulo?

   Um risinho brotou na garganta de sua irmã mais velha;

   -Ora, ora... Achei que você o odiasse.

   -Talvez eu tenha mudado de idéia.

   -Quem sabe... – Cantarolou.

   -Quem sabe eu escreva para mamãe e papai perguntando quanto tempo mais devo ficar aqui. Eu era sua pajem. Mas agora você se casou. Acho que estou sentindo saudades de casa. De São Paulo. - Desconversou.

   -Hunf. – Resmungou a jovem. – Eu não sinto saudade das lembranças de fofoca e risos. Contudo, visitarei São Paulo. De cabeça erguida. - Respirou o ar puro de modo altivo, como se apreciasse sua nova vida.

   Um longo silêncio se passou enquanto Luísa pensava em como abordar o próximo assunto com a irmã.

   -Você ficou sabendo? – Indagou, timidamente. – Sobre Bianca.

   O rosto de Melissa era sereno e frio como mármore.

   -Sim. - Afirmou sem alterar-se. - Quando será o casamento mesmo?

   Os jornais daquela semana continham os proclamas do casamento do Sr. Frederico Vieira e Srta. Bianca Ferraz. A mais nova Sra. Castro fez questão de manter o assunto longe de seus pensamentos.

   Além de não comparecer a sua cerimônia de matrimônio, a Família Ferreira mandara um presente que Melissa teve de ostentar em sua casa; Um vaso caríssimo com desenho de flores douradas. A nota do presente não tinha nada demais além de desejos de felicidade feitos pela mão do Sr. Ferraz.

   Melissa perguntou-se se ele sabia do ocorrido entre ele e sua filha.

   -Daqui á um mês. Talvez eu já esteja em casa a essa altura.

   -Espero que ela tenha encontrado uma amiga que a ajude com o vestido. Pelo que me lembro, ela tinha um péssimo gosto. - Comentou superficialmente.

   -Acha que ela vai nos convidar?

   -Provavelmente não. – Melissa disse, seriamente. – É melhor não. Pode acabar gerando boatos, mas ainda é melhor do que se perceberem animosidade entre nós.

   -Talvez ela tenha perdoado você. Nós duas.

   -É claro. – Melissa riu, sarcástica. – Vocês têm se falado muito no clube, afinal...

   -Bem, nenhuma de nós se desculpou exatamente. – Lu suspirou.

   -Eu dei este assunto por encerrado no dia em que contei a verdade a ela. Já chega de falar da Srta. Ferraz. - Suas palavras foram um pouco mais ríspidas do que teria gostado.

 

   No dia seguinte, contudo, Enquanto tomava o desjejum, o casal da Residência Castro recebeu o convite para as bodas.

   Melissa perguntou serenamente após a leitura da correspondência;

    -Nós vamos?

   -Sim. – Ele respondeu simplesmente, deixando a missiva sobre a mesa.

   Mel olhou para seu prato com pãezinhos quentes mergulhados em mel.

   -Achei que você não gostasse de eventos sociais. – Comentou casualmente, derramando suco de laranja dentro do copo de vidro ornamentado.

   -Não gosto. Mas Ferraz é meu amigo, me ajudou a chegar onde estou. Não faria tal desfeita com a filha dele.

   -É claro. – Acenou com fingida indiferença. – Então nós iremos.

   -Achei que você gostasse de eventos sociais. – Devolveu seu marido, em uma leve nota de humor.

   Melissa pensou em aproveitar a falta de percepção de Henrique no caso, e rapidamente trouxe outro assunto á tona;

   -Amo. Inclusive, agora que nossa lua de mel infelizmente acabou, vamos ‘apresentar’ você á sociedade.

   Henrique riu, procurando seu jornal.

   -Eu falo sério, não posso ir sozinha a eventos noturnos. Como meu marido, deve me levar em todos.

   -Eu imagino que isso vai ser de alguma utilidade?

   -Relações vantajosas.

   -Você fala como uma nobre. – Abriu o jornal. – Mas está casada com um plebeu ignorante agora.

   Melissa abaixou o jornal que ele estendera em mãos, fazendo-o olhá-la.

   -Eu não trocaria você por nenhum ex-nobre. Fiz um excelente negócio. - Não importou-se em demonstrar calor demais em tal declaração. Apanhou a mão dele amorosamente.

—E esqueça esse jornal por um minuto. Terá tempo de sobra para lê-lo na fábrica. Agora com a rotina, só vejo você a noite e de manhã.

   Ele dobrou o material e concluiu o café da manhã com ela.

                                                  ***

   Amanda tinha duas opções claras a sua frente;

   Passar o Natal com seu pai ou com sua mãe.

   Se tivesse uma família tradicional, obviamente não teria que sucumbir a tal dúvida. No entanto, evidentemente sua mãe não passaria a data especial na casa de seu pai, então ficaria no cortiço com Zilda.

   Com qual deles passaria a noite?

   Embora seu pai jamais tentasse forçá-la a escolher ‘um lado’ na família, era claro que ele sentia-se triste por não passar tanto tempo com ela quanto gostaria.

   Sua mãe, também jamais interferiria em sua decisão, e aceitaria gentilmente caso Manda optasse por ficar com o pai.

   No fim, acabou decidindo por Heitor, que ficou radiante por ter todos os filhos em casa, e Helena ficaria em seu pequeno quarto comemorando com a mãe de um modo muito mais modesto. Pela manhã, Amanda partiria imediatamente para o cortiço, ficar com a mãe e avó.

   Há quase dois anos não via o irmão pouco meses mais novo. Naquele natal, ele estaria em casa.

   Sua relação com ele sempre foi a mais cordial possível, e inegavelmente havia distância entre os dois, graças á sua madrasta já falecida.

   Ela parecia impregnar o ar com seu desprezo por Amanda mesmo depois de tantos anos morta. A garota esperava com receio que o irmão não tivesse saído mais ao pai, que era a única coisa que tinham em comum.

 

                                                   ***

   Melissa serviu chá para sua irmã e então para si mesma.

   -Ah, Lu, você não imagina como é bom ser a senhora da minha própria casa! – Relatou Melissa, alegremente. Ambas estavam na biblioteca de Henrique. Quando ele adquirira a casa, não era muito adepto de leitura, mas não deixaria um cômodo tão grande vazio. Assim, passou muito tempo preenchendo as estantes com livros para a mãe, sem muito interesse neles. Melissa agora ocupava o espaço com seus próprios, embora não fosse uma leitora tão ávida quanto a irmã, apreciava alguns romances e poesia. – Posso fazer tudo do meu jeito! Mudar tudo que quiser!

   -Eu percebi. Você fez uma grande mudança. – Comentou Luísa, lembrando-se de ter visto as decorações que a anfitriã lhe mostrara.

   -Estou apenas no começo. – Reduziu o tom de voz. – Ás vezes os empregados me olham como se fosse estranha. Acho que estavam acostumados com a mesmice de Carolina e desinteresse de Henrique. Os dois sempre foram tão alheios á casa, como se apenas a usassem para dormir.

   -Talvez a casa realmente precisasse de você. – Riu levemente. Apanhou dois torrões de açúcar com o talher adequado e os derrubou sobre o líquido âmbar. Rapidamente dissolveram-se na bebida.

   -Talvez o único ponto ruim seja estar tão longe de mamãe e papai. – Observou um tanto triste, mexendo o conteúdo de sua xícara. – Cada vez que quisermos nos ver teremos de nos locomover quilômetros.

   Os pais e irmão das duas viriam ao Rio de Janeiro para o aniversário de Luísa e fim de ano.

   Lu endireitou-se sentada sobre o canapé, um pouco desconfortável.

   -Você recebeu um convite?

   Não era necessário explicar.

   O rosto de Melissa fechou-se como se tivesse tragado algo bem azedo.

   -É claro que sim. – Bebericou o chá antes de concluir. – O pai dela é amigo de Henrique. Colega de negócios... não sei... Não consigo imaginá-lo tendo conversas que não envolvam trabalho com alguém.

   -Você vai?

   -É claro que não! – Riu cética. – E nem você deveria ir, caso tenha recebido um convite.

   Luísa olhou corajosamente para a irmã;

   -Por que não? Se ela nos convidou, é obvio que nos quer lá.

   Melissa colocou a xícara sobre a bandeja, olhando para irmã zombeteiramente;

   -A que ponto chega sua ingenuidade, Lu? Ela com certeza espera nos expor ao ridículo. Eu principalmente.

   -Talvez ela tenha nos perdoado! Não é ingenuidade, é consideração! Bianca é doce e gentil, nunca perderia tempo com vingança.

   -Talvez não com você, que não fez nada. Mas comigo... não tenho tanta segurança.

   Luísa bufou;

   -Você acha mesmo que ela faria um escândalo no dia do próprio casamento, acusando você sem provas?

   Melissa manteve-se indiferente e calada.

   -Sabe que eventualmente acabarão se encontrando, não é? E o que dirá ao seu marido? Os Ferraz já não foram ao seu casamento, e agora os Castro também não comparecerão?

   -Eu cuidarei disso, não se preocupe. Como sua irmã, não posso proibi-la de ir, mas aconselho a não fazê-lo.

   Luísa deu de ombros e colocou mais torrões em seu chá enquanto Melissa comia um tortinha de morangos.

   Infelizmente para Melissa, nem tudo poderia sair do jeito que desejava.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Meio exausta, ufff..
Se quiser me deixar um comentário, recomendação, favorito, eu não mordo, viu?



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Entre Páginas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.