PS: talvez eu seja diferente escrita por Maga Clari


Capítulo 1
A primeira vez que gostei das palavras




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/769866/chapter/1

Ah, as palavras.

A princípio, inofensivas. Fáceis, aos literatos de nascença. Para mim, um menino camponês, tímido, e completamente diferente das outras crianças, as palavras sempre representaram o que de pior tem o ser humano.

Eu nunca soube exatamente como deveria me comportar diante das pessoas. O que dizer, o que não dizer, como dizer ou como desdizer. Qualquer coisa, mesmo um olhar, ou um passo, era o suficiente para os meus colegas de escola implicarem comigo. Ou até dentro de casa, com meus irmãos e minha mãe rabugenta.

Então, quando o senhor Phillips fez questão de me chamar para ler aquela poesia ridícula em voz alta, e, é claro, de pé, eu só queria um buraco para onde me jogar e fugir pela vida eterna. No entanto, já que se tratava de um sonho impossível, levantei-me. Olhei para todos os alunos, um a um, temendo, ou talvez prevendo, o que fossem me dizer. Por sorte, havíamos recebido uma aluna nova. Ela sorriu pra mim e roubou a minha fala muda. Interpretou com tanto amor, com tanto fervor, que me deu até vontade de gostar das palavras do mesmo modo que Anne gostava.

― Pensei ter pedido para o senhor Mackenzie recitar o poema ― o abominável professor Phillips interrompeu minha nova amiga, no mais nojento dos sarcasmos ― Por acaso você se chama Cole Mackenzie?

Anne enfezou a cara.

― Foi o que pensei ― ele continuou, e então sorriu forçosamente em minha direção ― Por favor, recite.

― E-E-Eu so-sou aquele que… que…

― Perdão, creio não ter entendido… Pode recitar em nossa língua agora?

O comentário do senhor Phillips arrancou risadas de toda a classe. Exceto das três únicas almas que certamente se salvariam para o paraíso. Diana, a filha de um dos homens mais importantes de Avonlea; Anne, a ex-órfã mais dramática do mundo; e Gilbert, o único menino que não costuma agir como os outros meninos que conheço.

Só esses três. Somente esses três sentiram raiva daquela situação humilhante. Diana fuzilou o nosso professor com o olhar. Anne chegou a posicionar-se diante dele, pronta para dar alguma boa resposta. Mas aí, Gilbert roubou-lhe a fala:

― Engraçado. A língua de Cole parece mais interessante do que a sua, professor. ― e então, devolvendo o sarcasmo ao senhor Phillips, Gilbert virou-se pra mim ― Continue, Cole. Você estava para dizer que você era o quê?

Acho que foi a primeira vez que gostei de ter me aproximado das palavras. Não pela sonoridade ou construção frasal. Mas por terem saído de Gilbert, e por ele ainda se importar comigo, mesmo depois de eu ter parado de correr atrás de nossa amizade.

De repente, comecei a pensar que meu nome soava muito melhor quando surgia pelas cordas vocais dele. Não era o “Cole” raivoso da minha mãe; não era o “Cole” desprezível do senhor Phillips; e muito menos o “Cole” humilhante dos meninos que implicavam comigo. Era só o “Cole” verdadeiro. O “Cole” que parecia mais comigo. Simples e comum. Apenas Cole. O “Cole” de um velho amigo que sentia saudades de brincar no quintal e de jogar bolas de neve no período natalino.

Depois de tê-lo ouvido falar meu nome desse jeito, consegui terminar a leitura do poema. Recebi três aplausos. Anne, Diana e, é claro, Gilbert. Os demais só sentiram raiva porque viram que eu consegui. Mas não é como se eu ligasse. Por mim, eu ficava eternamente lá. Lendo poemas atrás de poemas, só para me perder naqueles olhos cor de esmeralda.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "PS: talvez eu seja diferente" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.