À Procura de Adeline Legrand escrita por Biax


Capítulo 2
Hábitos de Psicólogo


Notas iniciais do capítulo

Olááá! Estão de buenas?
Então, eu ia postar só amanhã (quarta) mas como eu não me aguento, vou postar hoje mesmo.

Boa leitura!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/760597/chapter/2

— Então... gostaria de me acompanhar? — Nathaniel perguntou, cortês, com uma leve ansiedade no tom de voz. — Adoraria conversar mais com a senhorita.

Um psicólogo... Ou ele vai me achar uma louca, ou... sei lá. Bom, preciso ficar em algum lugar para esperar.

— Juro que não farei nada. Tenho total respeito pela senhorita — disse, talvez achando que eu estava com medo.

— Não me preocupo com isso... Mas tudo bem, aceito seu convite.

— Ótimo! — Ele sorriu, parecendo feliz. — É por aqui. — Indicou a frente, começando a andar.

Peguei o mapa no bolso da calça e a caneta, e risquei para a rua que viramos, para a esquerda. Nathaniel diminuiu o passo para andar ao meu lado, e olhou curioso para o papel.

— Onde... conseguiu isso?

— Era... do meu pai. Não sei onde ele conseguiu.

— Me permite? — Tampei a caneta e entreguei o mapa a ele, que analisou até a textura do papel. — Por que a padaria dos Riviere está circulada? Precisa ir até lá?

— Não. Eu estava usando de referência, para saber onde ir...

Ele dobrou o papel e me entregou. — Seu pai conhecia bem esta região, então.

— É... Por acaso o senhor sabe onde esse Legrand mora?

— Hm, não, não sei, mas posso descobrir para a senhorita

— Eu ficaria muito grata.

Continuamos andando mais um pouco e Nathaniel parou em frente a uma porta de vidro, que imitava a estreita vitrine ao lado. Ele abriu a porta com uma chave e entrou, e fez um gesto para que eu fosse na frente. Subi o pequeno degrau e entrei, já observando tudo.

Era uma pequena recepção, com uma mesa de escritório próxima a parede da frente. Na mesma parede da vitrine, havia um sofá de dois lugares e na parede da esquerda, uma estante com diversos livros. De frente a porta de entrada, a uns dois metros de distância, havia outra porta, fechada, e outra que seguia para a direita, da qual saiu uma mulher loura platinada.

— Bom dia, senhor Berger. — Ela sorriu, colocando um bloco de papeis na mesa.

— Bom dia, Rosa. — Fechou a porta da frente e virou a pequena placa, indicando que o lugar estava aberto. — Algum recado?

— Sim, a senhora Adrien cancelou a consulta de hoje, disse que sua irmã faleceu e não poderá vir.

— Ah... que pena. Ela remarcou?

— Sim, para semana que vem.

— Ótimo. Deixe-me apresentar... Esta é Heloise Dumas — indicou a mim com um gesto. — Esta é Rosalya, minha assistente e secretária.

— Muito prazer. — Ela abriu um sorriso gentil.

— Igualmente.

— Já que a senhora Adrien não virá, vou atendê-la no lugar — informou, andando para a porta fechada.

— Claro, senhor.

A secretária estava com os cabelos presos e vestia um vestido longo azul claro, marcado na cintura, de mangas abaixo dos cotovelos e fechado quase até o pescoço. Ela tinha um ar jovial e alegre, além de ser extremamente bonita.

— Senhorita Dumas? — Nathaniel chamou, aparecendo novamente. — Pode vir até aqui.

Rosalya me lançou um sorriso incentivador, e acabei por entrar na sala espaçosa onde Nathaniel havia entrado. Havia uma mesa grande na parede do fundo, estantes de livros nas paredes laterais e quase no centro, um sofá e em sua frente uma poltrona, com uma mesa de centro, entre eles. Atrás da mesa tinha uma janela enorme, com cortinas azuis escuras e pesadas. Dava para ver que havia um jardim lá fora.

— Fique à vontade. — Nathaniel falou, indo em direção à mesa. Tirou o casaco e o pendurou nas costas da cadeira à frente da janela.

Meio sem graça, andei até o sofá e deixei minhas coisas ali, me sentando ao lado delas.

Pelo menos enquanto estiver aqui não preciso me preocupar em ter que trocar de roupa.

— Sua assistente não parecia estranhar minhas roupas — comentei.

— Bom, digamos que ela está acostumada a... modas extravagantes dos meus pacientes. — Se aproximou e sentou-se na ponta da poltrona, dobrando as mangas da camisa. — Ah... Rosa? — chamou em voz alta.

— Sim? — Ela respondeu, logo aparecendo na porta.

— Poderia me fazer um favor? Pode descobrir onde o senhor Filinto Legrand mora ou trabalha?

— Claro, senhor. Assim que descobrir te informarei.

— Obrigado. Feche a porta, por favor. — E assim ela fechou, nos deixando a sós.

E eu comecei a lembrar dos livros de romance que li. Aqueles clássicos de chefe e secretária.... Será que rola algo entre eles? Não é possível que com uma mulher linda dessa, e um chefe bonitão assim, não tenha rolado um climinha aqui...

— O que está pensando? — Nathaniel perguntou, me olhando.

Me assustei, pensando se ele poderia perceber que eu estava pensando besteira.

— Ah... Só pensando em como sua assistente é bonita. — Resolvi falar uma meia verdade.

Ele pareceu considerar, sem desviar o olhar de mim. — Sim, ela é. Me permite dizer que estava pensando em como e se não temos um romance?

Caramba, ele sabe mesmo ler as pessoas. — Ah... Mais ou menos.

Nathaniel sorriu. — Não precisa se envergonhar, todos que passam por aqui pensam isso. Rosalya é irmã de um amigo e já é casada.

Eita. — Nossa. Quantos anos ela tem?

— Dezoito. — Arregalei os olhos de leve, apesar de já saber que as mulheres se casavam cedo naquela época. Mesmo assim ainda era um fato chocante.

— As moças não se casam novas onde a senhorita vive?

— Hm... depende. Só se elas quiserem. Há quem case por “obrigação”, há quem case por desespero... Depende muito da situação. Os casamentos de lá não são iguais aos de antigamente... — E parei, lembrando que eu estava no “antigamente”.

Falando besteira de novo, Heloise!

Nathaniel me olhava fascinado, e como se tivesse acordado do transe, piscou e pigarreou. — Se importaria se eu escrevesse nossa conversa? Hábitos de psicólogo.

Bem, acho que não teria problema, e pelo menos o deixaria feliz.

Neguei com um aceno de cabeça, e ele levantou, indo até sua mesa. Abriu uma gaveta e pegou um caderno e uma caneta. Voltou a se sentar e cruzou as pernas, apoiando o caderno na coxa direita e pôs-se a escrever.

— O que a senhorita quis dizer com casamentos de antigamente? Como funciona os casamentos onde mora?

— Foi... Foi modo de falar. Funcionam da mesma forma que em qualquer lugar. Acredito que só não seja tão... obrigatório.

— Como as famílias que escolhem o rapaz para moça e resolvem para que se casem?

— Sim.

— Não existe isso onde vive?

— Existe, só não é... tão comum.

Ele escreveu. — E por um acaso a senhorita passou por algum desses casos incomuns?

— Se eu fui obrigada a me casar? — Ele afirmou. — Não, não fui. — Acabei sorrindo, lembrando de algumas coisas.

— O que foi? — Ficou intrigado, mas divertido pela minha reação.

Neguei em um gesto. — Bom, eu quase me casei uma vez. A maior besteira que eu fiz na vida.

— Poderia me contar mais sobre o caso?

Não sei o porquê, mas comecei a ficar mais à vontade. Descansei o braço esquerdo no encosto do sofá e cruzei as pernas.

— Eu estava apaixonada e fui pedida em casamento. Aceitei, apesar de achar estranho o pedido repentino. Uns meses antes do casamento descobri que meu noivo estava me traindo com uma “amiga”. — Dei um sorriso nostálgico.

— Me parece que... gostou de ter descoberto isso? Indagou, contrariado.

— Em partes, sim. Eu não estava pronta para casar, e também não gostava tanto assim daquele traste. Eu fiquei com muita raiva, sim, mas não me senti triste. Na verdade, me senti livre quando terminei tudo e coloquei fogo nas roupas dele. Foi uma das melhores sensações que tive na vida.

Nathaniel pareceu chocado, e com razão. — E como ele reagiu?

— Ficou com raiva, fez drama... Depois sumiu da minha vida, felizmente.

— Mas... e seus pais?

— Eles não queriam que eu casasse. Foram contra desde o começo, mas é como eles diziam: “o que vale é sua felicidade”. — Ele ainda parecia muito surpreso, e eu acabei rindo. Era muita modernidade para ele entender.

— Realmente, as coisas funcionam de formas diferentes... — comentou, escrevendo. — Pelo jeito a senhorita tem uma boa relação com seus pais.

— Sim, tenho. Eles são ótimos.

— Tem irmãos?

— Sim, uma irmã mais nova.

— Quantos anos ela tem?

— Vinte.

— Não perguntei sua idade, perguntei?

— Não. Tenho vinte e cinco.

Dois toques na porta o fizeram parar de escrever e olhar na direção dela. — Entre.

Rosalya apareceu. — Senhor, aqui a informação que pediu. — Entrou e entregou um pedaço de papel para ele.

— Obrigado, Rosa.

— Não há de quê. — E saiu, voltando a fechar a porta.

— E aí? — questionei.

— Ele tem uma loja de roupas próximo daquela padaria que tinhas marcado em seu mapa...

— Ótimo! Exatamente por isso que eu tinha marcado. — Levantei, na emoção do momento. — Preciso ir até lá.

— Mas se lembra que eu disse que ele está viajando?

— Não tem problema, preciso pelo menos saber quando ele vai voltar. Vai me acompanhar?

Nathaniel hesitou um instante. — Tudo bem, irei junto. — Levantou, deixando seu caderno ali na mesinha, e foi até sua mesa.

— Eu só preciso me trocar primeiro, acho que vai ser melhor. — Peguei as roupas logo ali.

— Claro, pergunte a Rosa que ela te mostrará o banheiro. — Desdobrou as mangas da camisa e colocou seu casaco. — Vamos assim que ficar pronta.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Aaah! Então vamos a procura desse tal Legrand! Será que Heloise irá encontrá-lo?

O que estão achando de tudo até agora? Quero muito saber! É pecado deixar uma autora animada falando sozinha, viu?

Nos vemos no próximo o/



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "À Procura de Adeline Legrand" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.