Rascunho escrita por Henrique Lima


Capítulo 1
Capítulo 1




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/743205/chapter/1

1 - 3 O que o homem ganha com todo seu trabalho árduo em sua vida?

1 - 4,5 Afinal, pessoas vão e vem, mas o mundo permanece.

1 - 14,15 Tudo é feito por "vaidade", uma corrida por algo que sempre pode se perder. Pois nada que o homem faz é perfeito e jamais conseguirá saber tudo.

1 - 17,18 Até mesmo a busca pelo conhecimento é falivel, por mais que se busque jamais se conseguirá completamente, mas com certeza se cansará. Quanto mais o homem conhece, mais triste ele se torna. Ou seja, ás vezes, a ignorancia é uma benção.

2-13,14 Melhor ser sábio do que tolo, pois o sabio consegue enxergar e o tolo anda nas trevas (é um tapado). Entretanto a mesma coisa ocorre com os dois no final. Vão pro buraco (morrem!).

2 - 16 Afinal,  a memória dos dois se perde para sempre, pois o tempo as joga no esquecimento.

2 - 18 Até os frutos do trabalho, sejam fisicos ou intelectuais, acabam sendo motivados pela "vaidade", pois quando se morre, aquelas coisas vão parar nas mãos de outras pessoas, e elas vão aproveitar os frutos do esforço de outro. Querendo ou não...

2 - 24,25,26 Mas da mão de Deus vem aquilo  que de fato é proveitoso pro homem: Comer, beber e se agradar do seu trabalho e não só dos frutos. Afinal, longe dEle quem pode se alegrar de verdade? De fato, Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer a quem lhe agrada. A quem não lhe agrada Ele só manda trabalho mesmo, os frutos desse trabalho Ele entrega aquele que o agrada.

3 - 1 a 8 Existe um tempo para todo propósito debaixo do céu.

3 - 9 a 15 E esse tempo o homem não conhece. Mas Deus, concedeu o dom de sentir o prazer no comer, beber e desfrutar os frutos do trabalho. Mas nada disso é novo para Deus, afinal, Ele está no passado, presente e futuro.

3 - 19 a 22 Como ocorre com o sábio e o tolo, ocorre também com homem e animal, todos morrem.

4 - 2 a 14 Os que já morreram são mais felizes do que os que ainda vivem, até aquele que ainda não nasceu é mais feliz, pois não viveu as maldades do mundo. Triste fim tem o homem que passa a vida buscando ganhos sem ter ninguém a sua volta. E melhor é o jovem pobre e sábio do que o velho e insensato.

5 - 1 a 7 Quando falar com Deus seja sincero, não fale besteiras, nem fale demais, seja direto. E dê preferencia ao ouvir. Se disser a Deus que vai fazer algo, faça logo. Ou não diga que fará. Afinal, isso também é "vaidade".

5 - 8 a 20 Quem ama o dinheiro, a riqueza, a abundancia, sempre vai querer mais. No fim das contas ele não leva nada. Feliz é aquele que aproveita com sabedoria a sua porção, fruto do seu trabalho, que Deus lhe deu. Quanto ao rico, que Deus lhe deu o dom de ser, que ele seja sábio também.

7 - 9 Não pavio curto, isso é coisa de insensato.

7 - 15 a 22 Não exagere em nada! Seja sempre moderado. Nem na maldade, nem na bondade, nenhum homem é perfeito.

7 - 26 Não se deixe enganar pela mulher que atrai, engana e aprisiona. Fuja dela!

8 - 10 a 17 Não espere ser bom por causa de recompensas terrenas, os maus sempre serão privilegiados de alguma forma, entretanto seus dias serão encurtados (morre cedo).

9 - 4 a 10 Mas para quem ainda está vivo, ainda há esperança. Porque a memória do que morreu se perde. Então aproveite sua vida com sabedoria.

10 -4 Ânimo sereno acalma os ofensores.

10 - 18 Não seja preguiçoso, nem lerdo.

11 - 4 Não fique sentado esperando as coisas acontecerem, levante-se e faça.

11 - 8,9 Aproveite bem sua vida, mas não se esqueça que sempre haverão tempos ruins.

12 - 1 E lembre-se de Deus da juventude até a velhice.

12 - 12 a 14 Estudar demais cansa! Tema a Deus e guarde seus mandamentos.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Rascunho" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.