Será que somos mesmo tão diferentes assim? escrita por Anaju


Capítulo 25
Se não pode vencer a inimiga, junte-se a ela


Notas iniciais do capítulo

Será que Luiza e Majo se darão bem na primeira etapa do concurso de culinária ou serão eliminadas?



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/703057/chapter/25

Luiza:

Sábado de manhã:

Pulei da cama! Nem acredito que hoje já é o dia da primeira etapa do concurso. Essa semana demorou uma verdadeira eternidade para passar.

Estou morrendo de ansiedade para saber quais serão os pratos que cozinharemos hoje, será que serão fáceis ou não?

Depois de tomar banho e me arrumar fui tomar café.

— Olá, menina, bom dia! – Eleonor me desejou.

— Oi, bom dia!

— Vai querer alguma coisa além do que já está na mesa? – Eleonor me perguntou.

A mesa já estava posta, pois minha mãe já tomou café e foi para a agência.

— Não, obrigada, o que já está na mesa está ótimo para mim.

— Tudo bem, se precisar de mim estarei no quarto de sua mãe, porque eu vou organizar o guarda roupa dela.

— Ok.

Eleonor se retirou e eu comecei a degustar o café da manhã.

Um pouco mais tarde:

Como já está quase na hora de ir à escola, para o concurso comecei a separar uma roupa, já que a diretora falou: que não é obrigatório ir de uniforme nas etapas do concurso.

Na escola:

Entrei na escola e logo vi a Marce e fui conversar com ela.

— Oi! Amiga.

— Olá! Lu, nervosa?

— Mais ou menos.

— Que bom! Porque eu estou super, hiper nervosa.

— Se acalma, vai dar tudo certo, só se divirta, pois isso é o mais importante de tudo.

— É, eu sei que é. – Ela disse, como quem pensa: não, não é não, o mais importante é vencer!

Luiza off

Maria Joaquina:

Quase na hora do início do concurso de culinária:

Cheguei na escola e logo vi a Luiza conversando com a Marcelina, essas duas não se desgrudam mesmo.

— Alunos, por favor me acompanhem até o local do concurso, dentro de pouco tempo acontecerá a primeira etapa do concurso de culinária. – A diretora nos chamou.

Seguimos a diretora até o local do concurso.

Quando chegamos no local do concurso:

— Escolham cada dupla uma bancada, em cima de cada bancada tem todos os ingredientes, que utilizarão e as receitas dos pratos que cozinharão hoje.

Eu e Luiza escolhemos uma bancada entre o Mário, o Daniel e a Laura e o Paulo.

Os jurados se sentaram em cadeiras, que estavam em uma mesa improvisada para o concurso.

— Como podem ver nas receitas os pratos de hoje são: entrada: sopa fria de tomate e iogurte, prato principal: strogonoff de frango e sobremesa: cake pop.

Choveram perguntas:

— Tem que fazer arroz, para acompanhar o strogonoff? – Marcelina, perguntou.

— Só se quiserem. – A diretora, respondeu.

— No caso do cake pop, temos que cozinhar o bolo como está na receita? – Adriano, perguntou.

— Se está na receita, sim.

— O que você achou das receitas, Luiza? – Eu perguntei, meio apreensiva.

— Relativamente fáceis. – Luiza, respondeu.

 Ah, se acha, não é. - Pensei

— Podem começar em 5,4,3,2,1, comecem a cozinhar. – A diretora autorizou o início do concurso.

— Vamos começar pela entrada, né?

— Sim, Maria Joaquina, é melhor.

Peguei a receita da entrada que é: sopa fria de tomate e iogurte, minha mãe ama essa entrada! E olhei a lista de ingredientes e quantidades.

Ingredientes e quantidades:

1 pimentão verde.

1 pimentão vermelho.

1 cebola.

5 tomates.

1 dente de alho.

3dl de suco de tomate.

300g de iogurte natural.

2 c. de sopa de azeite.

Sal e pimenta preta.

1 iogurte natural.

Ingredientes e quantidades off

— Maria Joaquina, me passa a receita da entrada.

— Tudo bem.

Dei a receita para Luiza e perguntei:

— O que eu devo fazer?

— Lava os pimentões e os tomates, enquanto eu pico a cebola e esmago o alho.

— Ok.

Após esmagar o alho e picar a cebola, Luiza, colocou o alho e a cebola no liquidificador, que está sobre nossa bancada, em cima de todas as bancadas tem um liquidificador, depois pegou o azeite e colocou também no liquidificador.

Luiza me pediu os tomates e os pimentões, os picou, após isso colocou alguns tomates e os pimentões no liquidificador.

 - E agora?

— Agora eu vou preparar a última coisa que falta colocar no liquidificador.

— O suco de tomate?

 - Sim, você quer fazer? – Luiza me questionou.

— Acho melhor você fazer. – Respondi, afinal como eu nunca fiz, vai que eu estrago a receita toda.

— Tudo certo, então.

Luiza pegou os ingredientes e logo aprontou o suco de tomate, depois de pronto a totalidade do suco, foi direto para o liquidificador.

Luiza bateu os ingredientes, pegou uma tigela e colocou o conteúdo do liquidificador nela.

— Coloca o iogurte na tigela e mexe. – Luiza me disse.

— Sim.

Eu peguei o iogurte, o juntei na tigela com os ingredientes batidos e estava mexendo com uma colher, quando Luiza me falou:

— Para um lado só.

Fiz sim com a cabeça e continuei mexendo, dessa vez para um só lado.

— Junte o sal e a pimenta. – Luiza, disse e me passou o sal e a pimenta.

Quando terminei de bater olhei em volta e algumas duplas já estavam começando a fazer o prato principal, Laura estava colocando a sopa no refrigerador.

— Terminei de bater.

— Perfeito, agora vou levar para o refrigerador e enquanto isso fazemos o prato principal, pois para a entrada falta só decorar.

Concordei com a cabeça e Luiza levou a sopa ao refrigerador.

— E aí, vamos fazer um arroz para acompanhar? – Luiza voltou e me perguntou.

— Sei, lá, você decide, eu nem sei fazer arroz.

— Eu sei...

— Se é assim vamos fazer então.

— Ok.

Maria Joaquina off

Luiza:

— Vamos fazer o arroz primeiro.

— Tudo bem, são quantas horas mesmo que temos para cozinhar os pratos? – Maria Joaquina me perguntou.

— Cinco horas, dá tempo de sobra, pois levamos apenas meia hora para fazer a entrada e ainda temos quatro horas e meia.

— Tem que fazer mesmo o arroz?

— Olha, não está na receita, mas a diretora falou que era opcional e já que tem os ingredientes aqui, por quer não fazer?

— Tem razão, com o arroz o prato vai ficar mais bonito.

— Vai sim.

— Atenção! Daqui há uma hora, nós, os jurados provaremos a entrada. – A diretora nos avisou.

— Maria Joaquina, fica de olho na hora, daqui há quarenta e cinco minutos me avisa, para tirarmos a entrada do refrigerador, pois ainda temos que decorar.

— Era melhor, termos decorado logo.

— É, mais eu já fiz essa receita e gosto de decorar quando a sopa está gelada.

— Entendi.

— Lá no internato na suíça, se aprendia receitas assim?

— Sim, só que mais rebuscadas e além disso era uma chefe brasileira que nos dava aulas.

— Ah...

— Aqui na Escola Mundial também tem aulas extras, né?

— Sim, Luiza, mas para a nossa turma as aulas de culinária não estão disponíveis.

— Hun... Vamos parar de papo que eu tenho um arroz para cozinhar.

Logo terminei o arroz.

— Vamos começar a preparar o strogonoff.

— Sim.

Eu piquei a cebola, enquanto a Maria Joaquina separava uma colher de sopa de manteiga e também três colheres de sopa de ketchup.

— Terminei. – Maria Joaquina me informou.

— Eu também, lava os tomates que eu vou cortar o frango.

Piquei o frango e depois refoguei a cebola com um pouco de manteiga na frigideira, após isso juntei o frango e mexi, temperei com sal, depois juntei os demais ingredientes e deixei ferver.

Eu já disse que eu amooooooooo strogonoff?

Deixei o strogonoff na frigideira para esquentar quando estiver perto dos jurados provarem e antes que pudéssemos fazer a sobremesa a hora de decorar a entrada chegou.

Peguei a entrada no refrigerador e todo mundo ficou me olhando, porque tipo só a minha entrada e da Maria Joaquina não estava decorada ainda.

Decorei a entrada com o iogurte.

Um tempo depois:

— Alunos, tragam as suas entradas para a nossa apreciação. – A diretora Helena, nos chamou.

A ordem das duplas para nós experimentarmos e darmos as notas é: - A diretora, informou.

Maria Joaquina – Luiza. 

Laura – Paulo. 

Daniel – Mário.

Clementina- Abelardo.

Marcelina – Cirilo.

Valéria – Davi. 

Alícia – Jaime. 

Carmen – kokimoto. 

Bibi – Jorge. 

Margarida – Adriano.

— Então meninas venham. – A diretora, chamou.

Nós fomos até a mesa e todos os jurados experimentaram a nossa sopa.

— Muito bom, meninas, dou nota dez para apresentação e dez para o sabor. – A professora, Julieta nos disse.

—  Achei ótimo, dou nota dez para a apresentação e dez para o sabor. – A diretora Helena, nos falou. 

— É, gostei, de mim vocês recebem nota oito de apresentação e sete de sabor. – A professora, Suzana, falou. Bem que todo mundo fala que ela é uma amargurada.

— Demais, nota dez de apresentação e dez por sabor. – O professor René, disse.

— Vocês fizeram um total de setenta e cinco pontos, parabéns. – A diretora, falou.

Depois de terminarem de provar todos os pratos a pontuação final da entrada ficou:

Maria Joaquina – Luiza.  — 75 Pontos.

Laura – Paulo. —  76 Pontos.

Daniel – Mário. —  74 Pontos.

Clementina- Abelardo. — 70 Pontos.

Marcelina – Cirilo.  — 60 Pontos.

Valéria – Davi.  — 70 Pontos.

Alícia – Jaime.  — 70 Pontos.

Carmen – kokimoto. — 72 Pontos.

Bibi – Jorge.  — 70 Pontos.

Margarida – Adriano.  — 50 Pontos.

— Felicitações a dupla Laura e Paulo que obtiveram a melhor pontuação na entrada. – A diretora, disse.

— Vamos arrasar na sobremesa! – Luiza me falou.

— Com certeza, Luiza, o que faremos primeiro?

— O bolo.

— Acha que devemos fazer de chocolate ou de baunilha? – Eu perguntei para Maria Joaquina.

— De baunilha.

— Baunilha então.

Peguei a receita e olhei os ingredientes do bolo de baunilha.

Ingredientes:

4 ovos

2 xícaras de açúcar

230 g manteiga

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de leite

1 colher de café de fermento

½ colher de chá de sal

1 e ½ essência de baunilha

— Em que posso ajudar e quanto tempo temos?

— Separa três xícaras de farinha de trigo e uma colher de café de fermento, enquanto eu separo o sal, temos três horas e dez minutos.

— Separo, claro.

Separei o sal e Maria Joaquina separou a farinha de trigo e o fermento, com tudo separado, bati tudo.

Depois de um tempo o bolo já estava pronto.

— Daqui há uma hora iremos provar os pratos principais. – A diretora avisou.

— Agora, que eu tirei o bolo do forno vamos esperar ele esfriar, para que eu possa esfarelar ele.

Logo o bolo esfriou e eu esfarelei ele, depois disso juntei a massa de brigadeiro pronta e aí fiz bolinhas de bolo com o brigadeiro e as coloquei em um tabuleiro.

Molhei os palitos no chocolate derretido, que nós fizemos quando o bolo esfriava e espetei nas bolinhas de bolo com brigadeiro e depois levei as bolinhas ao freezer.

— Deixaremos no freezer quanto tempo?

— Só vinte minutos, depois vou colocar na geladeira, pois ainda falta muito tempo para os jurados provarem.

— Sim, mas ainda tem que passar na cobertura e deixá-los secarem, né?

— Sim, porém eu prefiro fazer isso mais perto da hora.

— Como preferir.

Logo o tempo passou e os jurados já tinham provado os pratos principais.

Ficou assim a pontuação:

Maria Joaquina – Luiza.  — 77 Pontos.

Laura – Paulo. — 74 Pontos.

Daniel – Mário. — 75 Pontos.

Clementina- Abelardo. — 71 Pontos.

Marcelina – Cirilo. — 63 Pontos.

Valéria – Davi. – 72 Pontos.

Alícia – Jaime. — 74 Pontos.

Carmen – kokimoto. — 71 Pontos.

Bibi – Jorge. — 69 Pontos.

Margarida – Adriano. — 51 Pontos.

— Muito bem, Luiza e Maria Joaquina, pois vocês obtiveram a melhor pontuação no prato principal. – A diretora nos parabenizou.

Após isso eu e Maria Joaquina ficamos esperando para tirar a sobremesa da geladeira, o pessoal ainda não havia terminado o primeiro passo da sobremesa somente eu e Maria Joaquina.

Aos poucos o pessoal foi terminando a primeira fase da sobremesa e colocando elas no freezer e aí o tempo passou, porém nem todas as duplas terminaram, quando a diretora informou:

— Daqui há uma hora provaremos a sobremesa.

Trinta minutos depois:

Retirei a sobremesa da geladeira junto com algumas outras duplas e a coloquei sobre a mesa, esquentei o chocolate e banhei as bolinhas de bolo com chocolate no chocolate quente, uma por uma com cuidado e depois de passadas pelo chocolate eu passei as bolinhas nos confeitos de diferentes tipos que estavam a nossa disposição e após isso fui colocando um por um no suporte para que secassem.

— E agora? – Maria Joaquina me perguntou.

— É só esperarmos os cakes pops secarem e pronto.

Uns minutos depois:

— Tragam as sobremesas. – A diretora nos falou.

O resultado da sobremesa ficou:

Maria Joaquina – Luiza.  – 78 Pontos.

Laura – Paulo. — 75 Pontos.

Daniel – Mário. — 76 Pontos.

Clementina- Abelardo. — 73 Pontos.

Marcelina – Cirilo. — 65 Pontos.

Valéria – Davi. — 74 Pontos.

Alícia – Jaime. — 72 Pontos.

Carmen – kokimoto. - 70 Pontos.

Bibi – Jorge. — 68 Pontos.

Margarida – Adriano. — 50 Pontos.

Alguns obtiveram notas melhores, porém outros baixaram as notas.

— Chegou a hora da verdade, vamos fechar a pontuação final e saberemos quem será o primeiro eliminado do nosso concurso de culinária. – A diretora, falou.

Logo foi feita a soma das notas e ficou assim:

Maria Joaquina – Luiza. - 240 Pontos.

Laura – Paulo. – 230 Pontos.

Daniel – Mário. – 230 Pontos.

Clementina- Abelardo. – 215 Pontos.

Marcelina – Cirilo. – 188 Pontos.

Valéria – Davi. – 218 Pontos.

Alícia – Jaime. – 217 Pontos.

Carmen – kokimoto. – 214 Pontos.

Bibi – Jorge. – 207 Pontos.

Margarida – Adriano. – 151 Pontos.

Pelo que eu percebi algumas duplas ganharam pontos extras inclusive eu e a Maria Joaquina.

— Parabéns a todos os participantes e de novo para Luiza e Maria Joaquina, que tiraram a melhor nota no prato principal e sobremesa. A dupla eliminada é Margarida e Adriano, obrigada pela participação de vocês! – A diretora, disse.

Luiza off

Maria Joaquina:

Margarida ficou vermelha de raiva e Adriano ao contrário dela parecia tranquilo.

— Nós fizemos a melhor pontuação no prato principal, sobremesa e soma total!!!

— É mesmo, nós fomos muito bem. – Luiza me falou.

— Sim!

Maria Joaquina off


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

No próximo capítulo: a primeira aula de culinária de Maria Joaquina, será que Luiza será uma boa professora?

Cada etapa do concurso de culinária vai ser narrada por uma dupla diferente, menos a última que será narrada por Luiza e Maria Joaquina, como também foi a primeira.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Será que somos mesmo tão diferentes assim?" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.