10 Crônicas Selecionadas escrita por thaiisfalcao


Capítulo 2
Reflexão: 2- Alternativas


Notas iniciais do capítulo

espero qee gostem !!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/68576/chapter/2

João estava sentado debaixo de um arvóre vendo os meninos jogando futebol no campinho do bairro. Volta e meia, gritava e torcia por Pedro, o melhor jogador em campo. Se alguém tivesse a boa vontade de lhe dar uma chance em algum clube, talvez virasse um jogador profissional. Ao ver sua ex-professora Maria se aproximar, quis logo levantar-se e ir embora. Antes que tivesse chance de fazer alguma coisa, a professora já estava do seu lado.

 

- Eu nunca mais vou na escola, professora! - disse João, tentando ir embora o mais rápido possível.

 

Ela segurou o seu braço e disse:

 

- Tudo bem! A vida é sua querido e eu respeito as suas decisões. Mas será que a gente podia conversar um pouco?

 

- Acho que vai ser difícil professora! Não quero mais complicações para o meu lado!

 

- Nem eu. Mas antes de você fugir de mim, a gente não podia conversar nem um pouquinho?

 

- Sobre o que professora?

 

- Sobre o que você pretende fazer agora.

 

- Trabalhar, ora!

 

- Mas por que meu filho?

 

- Porque o meu pai precisa de dinheiro e meus irmãos de comida!

 

- Você pretende trabalhar em que?

 

- Na venda do Seu Juca ou na lavoura do Seu Cristóvão. Ou quem sabe até nos dois.

 

- Mas você é só uma criança, João!

 

- Minha mãe disse que eu já sou um homem! E que por isso eu tenho que ganhar dinheiro!

 

- Sua mãe não sabe de nada! Além disso, trabalho infantil é crime! Pode dar cadeia aos seus pais e ao seu futuro chefe!

 

- Cuida da sua vida professora! Quem a senhora acha que é para falar assim da minha mãe? Cadeia coisa nenhuma! É só o meu pai dar um presente ao delegado e ele finge que não vê nada!

 

- Mas será que você não pode estudar de manhã e trabalhar a tarde?

 

- E ganhar menos dinheiro? A senhora não entende nada de dinheiro e nem de trabalho!

 

Nessa hora, chega o pai de João:

 

- O que a senhora quer com o meu filho Maria?

 

- Eu só quero que ele volte a estudar e tenha um futuro melhor!

 

- Se estudar garante futuro, por que eu mesmo sem estudo ganho dinheiro?

 

- Mas se o senhor tivesse estudado, teria um emprego muito melhor! Não quer que o seu filho tenha o que o senhor não teve?

 

- Se ele tiver só o que eu tenho, já tá mais do que bom! Agora a senhora dá licença que o meu filho precisa achar um emprego!

 

- Espera um pouco! Deve haver alguma solução, alguma alternativa... - a professora pensa um pouco e lembra de uma coisa - Já sei! Eu ouvi falar de um programa do governo que dá dinheiro para as famílias que tem baixa renda e os filhos na escola!

 

- Nossa! É verdade?

 

- É sim!

 

- Como que faz para conseguir esse dinheiro fácil?

 

- É só colocar seus filhos na escola e ir na prefeitura!

 

- Então eu vou colocar todos os meus meninos na escola agora!

 

E o menino voltou a escola pelo mesmo motivo que parou de ir: pelo dinheiro!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

bom gente, espero que tenham gostado! amanhã tem mais!

beiijos!! =*