Malú escrita por Pauliny Nunes


Capítulo 25
Capítulo 24




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/680582/chapter/25

Vera entra na mansão mais feliz que passarinho em dia de sol. Ela entra no escritório com vários papéis nas mãos e os joga em cima da mesa de Thiago que ergue a sobrancelha sem entender o que aquelas folhas com fotos da Aline estão em posse de Vera.

— O que significa isso? - pergunta Thiago, confuso.

— Eu apresento a você Aline Buarque de Melo – responde Vera apontando para a foto onde Aline aparece em um retrato de família com um belo vestido vermelho, parece ser bem antiga, mas o rosto é o mesmo — Única herdeira viva dos Buarque de Melo... Filha do grande desembargador Alceu Buarque de Melo

— Você andou pesquisando o passado de Aline, mesmo eu te proibindo? - questiona Thiago, irritado.

— Sim - responde Vera ignorando a irritação de Thiago. Ela aponta para outra folha — Você precisa ver isto aqui: Ela vivia muito bem com os pais até que seu irmão morreu acidentalmente em uma colisão entre o carro que ele estava e o muro de contenção. Ela desapareceu antes mesmo do velório do irmão... Você não acha estranho ela ter simplesmente sumido e agora aparecer aqui?

— Eu não vejo relação alguma - alega Thiago — Dê-me uma boa justificativa para você ter feito algo contra a minha vontade?

— Eu acho que ela tem culpa na morte do próprio irmão - dispara Vera, empolgada - Durante a investigação a perícia concluiu que Eduardo Buarque de Melo não estava dirigindo e sim outra pessoa e no mesmo dia alguém da família deu entrada em uma clínica particular e depois ela sumiu... Depois a hipótese de alguém estar junto com Eduardo foi descartada e concluíram a investigação dizendo que ele próprio cometeu o acidente...

— E o que isso tem a ver conosco? - pergunta Thiago.

— Que você pode estar acobertando uma assassina, Thiago!- exclama Vera. — Imagina o quanto isso vai sujar você e a todos nós!

— Esse é o real motivo? - questiona Thiago, desconfiado das intenções de Vera.

— Único motivo - mente Vera. No fundo ela sabe que a razão de ter feito isso foi por Aline não ter cedido a sua manipulação, nem mesmo no último confronto que tiveram quando Aline saiu rindo ao ser indagada para onde iria quando todos fossem embora. Aquela foi a gota d'água e Aline merece pagar. — Nós estamos correndo perigo real aqui. Ela é capaz de qualquer coisa...

— Eu não acredito nisso - recusa Thiago jogando as folhas na mesa — Ela com certeza foi embora, pois não suportava viver sem o irmão. Tenho certeza que ela tem uma boa explicação sobre isso.

—Então a traga aqui e vamos tirar isso a limpo - sugere Vera.

—Não - retruca Thiago que se levanta —É a vida dela e se a Aline quiser falar... Fará isso quando quiser.

—Tudo bem - concordaVera, irritada pegando os papéis da mesa de Thiago — Só lembre que eu tentei te avisar quando ela sequestrar a Malú.

— Por que ela sequestraria a Malú?

— Ela sabe que iremos viajar para a caravana e com toda a liberdade que adquiriu desde que chegou... Com certeza ela já deve ter armado um belo plano de fuga- responde Vera — Quem não deve, não teme e muito menos se esconde. E aposto que desaparecerá assim como fez quando matou o irmão... Só que dessa vez ela irá levar a Malú com ela... Para sempre.

—Já chega de suposições, Vera- Thiago, irritado— Você não tem provas que confirmem suas acusações, então pare. E não quero mais você fuçando a vida da Aline, entendeu?

— Como quiser - responde Vera, séria. Sente-se aliviada por ter guardado o trunfo que faltava para fazer a Aline sumir de vez... Já que Thiago está tão enfeitiçado pela Aline — A partir de agora só falo a respeito da campanha.

— Perfeito, como eu já havia pedido- diz Thiago.

Vera senta em frente do candidato sem dizer nada. Por mais que ele não quisesse admitir, as palavras dela permeiam a sua mente.

***

Aline caminha belo jardim dos Almeida quando Ricardo finalmente chega para mais uma sessão com Malú. Ele sorri surpreso por encontrar alguém usando camiseta do U2 naquela casa cheia de pessoas sofisticadas. Ricardo se aproxima da tia de Malú que mantém a expressão séria diante do fonoaudiólogo.

— Boa tarde – cumprimenta Ricardo, animado.

— Boa tarde – responde Aline com cara de poucos amigos.

— Meu nome é Ricardo – continua o médico tentando puxar assunto. Porém recebe apenas um leve aceno de cabeça — Sabe, essa é a hora em que você diz seu nome.

— Meu nome é Aline, sou tia da Maria Luísa... A neta, não a toda poderosa. – responde cruzando os braços.

— Teria que se banhar em formol para ser a tia da “Toda poderosa”. – solta Ricardo tentando fazer Aline rir, mas não obtém êxito — Você é uma Almeida.

— Longe disso – responde Aline, irritada. Se tivesse uma madeira próxima teria batido três vezes.

— Tia materna...? – pergunta Ricardo. Ele não se recorda de ter visto o nome de Aline em nenhum histórico de Malú.

—Sou a tia de consideração da Malú. – explica Aline – Sou... Fui a melhor amiga da mãe dela e criamos a Malú juntas... E não, nós não éramos um casal, já que adivinhar não é o seu forte.

— Okay... Desculpe-me pelas bolas foras. É que há muito tempo não encontro uma mulher tão misteriosa como você.

— Tudo bem, discípulo de Don Juan. E quem é você? Um repórter? Um espião da dupla de víboras?

— Como eu disse, meu nome é Ricardo, sou o fonoaudiólogo da Malú.

— Então você é o cara que está impedindo a Malú de seguir em frente?! É você quem está proibindo a Malú de aprender Libras?! –acusa Aline, irritada praticamente se jogando em cima de Ricardo com o dedo cutucando o terno do rapaz.

—Como é? – pergunta Ricardo, surpreso com as acusações. – Ei, calma aí, não é nada disso.

— Ah não?! Engraçado, pois o pai dela me disse exatamente isso. – alega Aline, brava.

— Desculpe-me, mas o Senhor Thiago está mentindo pra você. Aliás, sou um dos maiores incentivadores para que a Maria Luíza encontre outras formas de comunicação além da fala.

— É impossível. Por que ele mentiria a respeito disso? – questiona Aline, incrédula com as palavras do médico.

— A resposta é bem simples. Ele não quer admitir que a Malú pode nunca mais falar.

— Porque se admitir isso significa que ele falhou – completa Aline, apenas para si. – E se ele falhou, ela nunca irá aceitá-lo. E eu venço...

— Bom, eu preciso entrar e começar a sessão, antes que a Dona Maria apareça e reclame do meu atraso - comenta Ricardo se afastando – Foi um prazer conhecê-la.

— Espere – pede Aline fazendo o fono parar no meio do caminho - Então você é favorável que Malú aprenda Libras, certo?

— Sim, com certeza.

— Ótimo. Então você irá me ajudar a convencer Malú disso.

***

Malú ajeita a franja que finalmente começa a aparecer, bem como o fato dele já estar tocando quase nos lóbulos de suas orelhas, o que a deixa satisfeita, ao menos uma coisa está tomando o caminho certo em meio a tantas outras. Ela se vira em direção ao grande relógio do hall para confirmar que Ricardo está atrasado quando o fono e sua tia entram rindo na mansão.

— Olá, Malú – Aline sorridente.

“O que está rolando aqui?" pergunta a jovem, séria.

—Malú, hoje a nossa sessão será lá fora. – avisa Ricardo, animado.

"Por que lá fora?"

— Porque o dia está lindo – responde Ricardo — E também por que conversei com sua tia sobre algumas coisas e quero falar com você a respeito. Vamos?

—Tenho certeza que irá gostar. – garante Aline.

"Tudo bem"

Os três caminham em direção ao coreto, onde sentam com a jovem para conversar. Ricardo se ajeita e começa a falar:

— Então, Malú estou sabendo que você foi convidada a fazer parte de um grupo de aprendizagem de Libras, certo?

"Na verdade, eu fui rejeitada pelo grupo."

— Então você foi proibida de participar do grupo? – pergunta Ricardo.

— O que aconteceu foi que o coordenador recusou a Malú porque estava sem vagas, mas a psicóloga dela ficou de conversar novamente para conseguir a vaga. – esclarece Aline.

"Aliás, eu nem queria fazer parte mesmo e muito menos aprender Libras"

— Malú, por que diz isso? – questiona o fono.

“Simples, em breve eu voltarei a falar. É por isso que você está aqui, certo?"

— Malú, estou aqui para evitar que seu quadro piore ou se torne irreversível. – explica Ricardo.

— Achamos melhor que você faça parte do grupo de Libras. – sugereAline.

"Não estou entendendo. Por que vocês querem que eu faça Libras, sendo que eu irei voltar a falar?” escreve Malú, nervosa. Onde estão querendo chegar com aquela conversa?Pensa a jovem.

— Malú... – começa Aline medindo as palavras.

“Eu não irei voltar a falar? É isso?" pergunta Malú chocada.

— Não sabemos – responde Aline.

“Eu não irei voltar a falar, Ricardo?" pergunta Malú, chorosa.

— Não há como saber, Malú. - responde Ricardo - Seu quadro é mais relacionado ao seu psicológico. O que eu acredito é que essa pressão possa estar afetando sua evolução no tratamento. O melhor é fazer é tentar não focar tanto em voltar a falar e deixar as coisas acontecerem naturalmente.

“Então, o que você sugere?" pergunta Malú, séria.

— Aprenda Libras – responde Ricardo enquanto observa a recusa de Malú

— Considere essa opção, se realmente quiser que sua vida volte ao normal. – pede Aline tocando na jovem.

— Malú, não há nada de errado em você aprender Libras. Permita-se a aventurar nesse outro mundo e se surpreenda.

“Caso eu decida aprender Libras, ainda falta a parte em que o coordenador não me quer lá."

— Talvez a recusa dele tenha a ver com o fato de você não querer estar lá – sugere Ricardo – Se quiser entrar nesse grupo, tem que mostrar que é pra valer.

“E como farei isso?"

— Você quer entrar para o grupo? – pergunta Aline.

“Tá, eu quero. Agora me diga como eu farei para entrar para esse grupo?"

— Terá de aprender a falar em Libras – responde Ricardo.

“Nossa sério? Se a ideia é entrar para o grupo de aprendizagem justamente para isso..."

—Não é aprender tudo. Mas aprender o básico e mostrar isso para o coordenador – explica Aline.

"Okay. Agora é só encontrar alguém que possa me ensinar"

— Para sua sorte, nós já encontramos essa pessoa – diz Ricardo, animado.

"É mesmo? E quem seria?"

— Eu – responde Ricardo – Claro, irei ensinar o básico, mas será o suficiente para mostrar que está disposta a aprender Libras.

“Tudo bem. Quando começamos?" pergunta Malú.

— Que tal agora? – pergunta Ricardo, animado.

"Ótimo" responde Malú pensativa. Se realmente essa ideia funcionar, finalmente irá mostrar para o Benjamin do que é capaz.

***

As risadas do trio dão um ar alegre ao jardim da mansão, enquanto Malú tenta pela décima vez acertar o sinal que Ricardo ensinou a fazer. Só faltava aquele sinal para ela ter uma conversa básica com Benjamin e provar que ela merece estar naquele grupo. Ela levanta as mãos, fazendo os movimentos devagar sendo observada atentamente por eles. Assim que termina Ricardo olha para Aline e os dois começam a bater palmas felizes, finalmente Malú acertou.

— Agora é só mostrar para ele você aprendeu sozinha - comenta Ricardo

— Amanhã ele terá uma surpresa- comenta Aline sorrindo.

— Boa tarde - cumprimenta Thiago se aproximando — Aline eu gostaria de falar com você, acertar algumas coisas antes de viajar hoje à noite, podemos?

— Claro- responde Aline se levantando —Já volto.

Ela caminha ao lado de Thiago em silêncio. Quando já estão bem perto da entrada da mansão, Aline se vira em direção a Thiago que está emburrado:

— O que Doutor Ricardo está fazendo aqui fora com a Malú? As sessões são feitas lá dentro justamente para que o ambiente não atrapalhe seu tratamento.

— Eu sei, mas o Ricardo ainda não começou a sessão com a Malú... Ele estava apenas ensinando Libras para ela.

— Libras? Quer dizer então que em vez de estar tratando minha filha, ele está ensinando libras em seu horário de trabalho? – questiona Thiago, irritado olhando para o relógio- Aliás, pelo horário, já está cobrando pela segunda sessão, ou até mesmo a terceira.

— Se está preocupado com a hora extra dele, saiba que eu mesma pagarei. – explica Aline.

— Não estou preocupado com isso, mas sim com a Malú. Está a fazendoela perder tempo com... Isso. Minha filha deveria estar buscando sua recuperação e não aprendendo Libras. Sem contar que já tínhamos conversado a respeito disso. – recorda Thiago.

— Sim, e você disse que precisávamos do aval do Ricardo para que ela pudesse aprender, lembra?

— Perfeitamente – responde Thiago cruzando os braços.

— Ele não só aprovou como decidiu nos ajudar. – comenta Aline com um leve sorriso nos lábios — A menos que isso seja um problema para você?

— Como isso seria um problema para mim? – pergunta o candidato encarando a jovem à sua frente.

— Talvez você não queira que ela aprenda – sugere Aline erguendo os ombros. Está testando para ver se Thiago realmente é contra a ideia. Se ele confirmar, então ela estará certa a respeito do que pensou.

— Isso é um absurdo. De onde tirou isso? – questiona Thiago, irritado. Pelo visto ela já sabe de tudo, mas não pode vacilar e confirmar as suspeitas de Aline. — Fico feliz que ele tenha cedido a sua proposta. Espero que dê certo, mas não quero que o Doutor gaste o tempo da sessão com isso.

—Eu concordo, por isso amanhã levarei Malú ao grupo de aprendizagem que falei para você.

— Ótimo, agora a respeito da viagem... – começa Thiago ajeitando seu terno.

— Eu sei que deve estar preocupado com o fato da Malú ficar aqui, mas não precisa. Farei como sempre, a levarei para a escola e também ao consultório. Passarei os relatórios diários... Tudo como combinamos...

— Sim, eu sei - afirma Thiago olhando para seus pés. Ele ergue a cabeça — Mas eu deixei ordens para o Reginaldo, motorista de minha mãe, levar vocês duas para onde quiserem. Você só irá dirigir carro quando estiver sozinha.

— Por que está fazendo isso? - pergunta Aline, irritada — Esse não foi o combinado...

— Eu tive de mudar algumas coisas... - explica Thiago, calmo.

— O que é? Está com medo de que eu fuja com a Malú? - pergunta Aline, séria cruzando os braços.

— Não, nem tinha pensado nisso. Eu só fiz isso para proteger vocês... Eu recebi algumas ameaças no começo da campanha e agora que ficarei um mês fora, preciso que vocês fiquem seguras... - responde Thiago. Ele pára pensativo e pergunta — Está querendo fugir com a Malú e desaparecer?

— Lógico que não - nega Aline, irritada.

— Espero que não ouse a desaparecer... Novamente- comentaThiago, enigmático recebendo um olhar confuso de Aline.  — Eu tenho algumas coisas para fazer... Então é só isso. Avise para o Doutor Ricardo começar a sessão.

— Tudo bem, avisarei ao Ricardo. – concorda Aline.

— Doutor Ricardo, Aline – corrige Thiago – Trate-o dessa forma, por favor.

— Se ele tiver doutorado, com certeza. – retruca Aline piscando para Thiago.

— Aline – repreende Thiago.

— O que foi Senhor Almeida? – questiona Aline se aproximando do pai de Malú – Você está com ciúmes?

— Não seja ridícula, Aline – responde Thiago, irritado.

— Irei tomar isso como um sim – provoca Aline se afastando do candidato, alegre.

Thiago a observa sentar ao lado do fonoaudiólogo que conta algo engraçado a fazendo rir junto com Malú. Ele sente inveja daquele momento de felicidade que não lhe pertence.

— Você é hilário – elogia Aline tocando no braço de Ricardo, enquanto olha para Thiago que entrou na mansão, perdendo a provocação.

— Obrigado – agradece Ricardo.

— O Thiago pediu para vocês entrarem e começarem a sessão – avisa Aline.

“Tudo bem" Malú se levantando e indo em direção a mansão.

— Ricardo – chama Aline segurando no braço do fono — Posso te pedir um favor?

— Claro – responde Ricardo encarando a mulher de cabelos castanhos.

— Será que você pode me ensinar Libras? Sabe, acho que isso ajudaria também a Malú a seguir em frente.

— Sem dúvida, eu ensino sim. – respondeRicardo, animado. Aquela ideia com certeza beneficiaria aos dois e aumentariam as chances dele conhecer aquela mulher tão diferente.

— E não se preocupe, eu pagarei pelas aulas. Só me dizer quanto. – continua Aline, nervosa.

— Não precisa me pagar... Desde que aceite sair comigo – propõe Ricardo.

— Eu prefiro pagar, se não se importa. – responde Aline, sem graça — Não me entenda mal, mas eu não quero mais problemas com essa família.

— Sair comigo trará problemas a você? Tem certeza? - pergunta Ricardo, confuso.

— Absoluta. Então, é melhor separarmos o profissional do pessoal, está bem?

— Tudo bem. – responde Ricardo — Mas não posso garantir que não se apaixonará por mim.

— Tudo bem, Don Juan. Então, podemos começar na semana que vem fechado? – pergunta Aline levantando sua mão em direção a Ricardo.

— Fechado – responde Ricardo apertando a mão de Aline.

***

Thiago entra em seu escritório e encontra Vera concentrada nos detalhes da campanha. Ele para na frente da cunhada:

— Você tem carta branca para pesquisar tudo sobre a Aline... Quero saber tudo.

— Com prazer - responde Vera com um leve sorriso vitorioso nos lábios.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Malú" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.