Apenas um sonho escrita por Florrie


Capítulo 16
Sansa


Notas iniciais do capítulo

Aqui estou eu, lenta, mas viva.
Espero que gostem.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/657793/chapter/16

 

O banquete iniciou-se com toda pompa que um príncipe herdeiro merecia. Houve música e trinta pratos diferentes. Todos os monarcas estavam sentados no estrato real. Sansa e Jon permaneceram em mesas mais abaixo, junto com outros nobres. Seu tio deu inicio ao festejo, levantando-se junto com sua esposa, Roslin. O príncipe herdeiro sentava ao lado do pai, ficou de pé estufando o peito, todo orgulhoso quando palmas foram direcionadas a sua pessoa.

                Sansa não prestou muita atenção nisso, estava mais interessada em assimilar o rosto dos outros convidados ilustres. Alguns deles, Sansa pôde reconhecer o nome. Como Willas Tyrell, Rei da Campina. Quantas vezes ela o tinha imaginado? Quando jovem, haviam lhe prometido a mão do herdeiro da Campina. Willas representou, por um curto período de tempo, toda sua esperança de uma vida melhor longe de Porto Real. Sansa, por vezes, o imaginou rechonchudo, com as mesmas bochechas rosadas do pai, por outras, um homem elegante, parecido com os cavaleiros dos seus contos prediletos. A segunda versão se parecia mais com a realidade. Willas Tyrell tinha os cachos escuros da irmã e olhos esverdeados, mostrou-se bastante gentil quando Sansa o cumprimentou e olhava com admiração para a bela esposa dornesa que sentava ao seu lado. Ele era um bom marido e um bom pai pelo que diziam. Um bom marido para uma mulher que não sou eu e um bom pai para filhos que não são meus.

                Uma pontada de culpa a refreou. Uma voz pequenininha dizendo-lhe o quão injusta estava sendo. Jon estava ao seu lado e seus olhos cinzentos a encaravam com uma mistura de seriedade e afeto. Sansa voltou a analisar a mesa, afastando tais pensamentos da cabeça.

                Todos no estrado real, com exceção do seu irmãozinho, Gendry Baratheon e do príncipe Tully, eram casados. Os cônjuges eram ainda mais interessantes que os próprios monarcas. A própria esposa de Willas, por exemplo. Uma serpente de areia; tinha dito Arya. Assim eram conhecidas as filhas bastardas do falecido príncipe Oberyn Martell. Tinha o mesmo nome que a loba de sua irmã, Nymeria. Era uma mulher alta e esbelta, muito bonita e com um ar de quem era mais perigosa do que aparentava.

                Sansa tinha ficado surpresa quando lhe contaram sobre esse casamento. Para ela, lhe pareceu pouco plausível que os Tyrell tivessem entregado a mão de seu herdeiro para alguém de nascimento ilegítimo; mas quem era ela para falar algo sobre ser plausível? Não estava casada com o homem que antes fora seu meio-irmão e bastardo? Não tinha quatro filhos com ele? Estava aprendendo que sua nova realidade pouco tinha haver com suas crenças de menina.

                A Senhora Nymeria era prima da Princesa de Dorne, Arianne Martell. Não precisou que ninguém explicasse para perceber que os Targaryen, os Martell e os Tyrell haviam se amarrado uns aos outros por meio de casamentos. Imaginou se isso não trouxe certa apreensão para os outros reinos, três potências se unindo assim deve ter gerado algum tipo de desconfiança.  Talvez arranjos futuros fossem feitos nesse banquete... Pensou em Benjen e nas meninas. Eles seriam parte desses arranjos?

                – Sansa.

                A voz de Jeyne Poole chamou-a. Pobre Jeyne, não evitava pensar toda vez que olhava para a velha amiga. Quando a viu, no meio do pátio, fazendo parte da comitiva dos Greyjoy, sua alegria foi tanta que ela sentiu-se novamente uma menininha no pátio de Winterfell. Contudo, Jeyne não era mais a mesma garota das suas lembranças, assim como Sansa também não. Sua velha amiga teve um destino ainda mais cruel que o dela. Ainda assim, ela conseguiu algo bom. As duas conversaram e fuxicaram e apesar de não ser o mesmo que antes, foi agradável. Jeyne lhe contou as boas novas e Sansa agiu como se lembrasse das coisas, ouvindo o máximo possível para extrair informações.

                Ela casou-se com Theon e morava nas Ilhas de Ferro. Tinha um filho, não era de sangue, mas o adotou quando bebê e o amava como se tivesse saído de seu ventre. Era filho do um dos tios de Theon e Asha, contou baixinho, quase como se fosse um segredo, um homem terrível ele era, Asha o matou. Fui eu quem encontrei a moça presa em um dos calabouços. Jeyne precisou parar, Sansa notou que suas mãos não paravam de tremer. Depois ela continuou; estava toda suja e faminta, dava para vê que tinha sido muito bonita antes daquele homem colocar as mãos nela. Estava para dar a luz, um bastardo dele. Ela morreu poucos minutos depois que o bebê veio ao mundo.

                Jeyne o nomeou e o tomou para si. É o único filho que jamais terei, ela disse, mas não explicou por que. Sansa conheceu o garotinho. Chamava Jonas e sumiu tão logo tinha visto Benjen. Devia estar dormindo agora, junto com as outras crianças.

                – Sim?

                – Essas tortinhas de limão estão tão boas quanto as que nós costumávamos comer.

                Sansa experimentou uma e suspirou de prazer.

                – Estão mesmo saborosas.

                Jeyne sorriu. Ela tinha um sorriso bonito e foi como se nunca tivesse sido quebrada.

                – Não temos festejos tão grandiosos como esse nas Ilhas de Ferro, mas acho que um dia teremos. Os homens estão começando a aprovar a ideia do comércio e deixando a velha ideologia de apenas saquear de lado. Asha acredita que seremos uma nação rica no futuro. – disse ela.

                – Espero que aconteça.

                As duas trocaram sorrisos.

                Ao seu lado Jon ficou inquieto.

                – Onde está Arya? – sussurrou ele ao seu ouvido. Sansa se assustou com o efeito estranho que daquela ação no seu corpo.

                Ela olhou para o estrato e constatou que o Gendry estava sentado em seu lugar.

                – Arya nunca gostou muito disso. – respondeu. – Deve ter ido procurar algo mais interessante para fazer.

                – Isso soa bastante com ela.

                Os dois riram e a mão dele pousou na sua quase que automaticamente, ele não percebeu o gesto, mas ela ficou completamente consciente. Um choque de familiaridade a fez paralisar. A mão dele estava quente enquanto a dela gelada, Sansa sentiu o coração dar saltos. Ela levantou der repente, assustando os que estavam ao seu redor. Sem nenhuma palavra saiu andando para fora do salão.



Brandon não será Rei. Ele me disse que não era seu destino.
Sansa estava sentada perto da lareira, mas o fogo não foi capaz de aquecê-la. Havia um frio dentro dela incapaz de ser refreado. Apertou-se em suas peles, mas de nada adiantou. Tentei dissuadi-lo, mas ele parece firme em sua palavra.

                Rickon será um bom Rei. Jon respondeu, sentando a sua frente. Sansa não o olhou, ultimamente, ela evitava fazê-lo.

                Rickon é uma criança.

                Não éramos todos quando tudo começou? Robb era apenas um rapaz quando morreu, você apenas uma garotinha quando foi mandada para Porto Real, Arya ainda mais nova quando se perdeu em Westeros. A mão dele pousou sob a sua e foi como se pequenas mariposas voassem desordenadamente dentro do seu estomago. Sansa não tirou a mão, mas também não ousou levantar o olhar.

                Pela primeira vez em muito tempo, ela se sentiu aquecida.



Sem dúvida uma lembrança. Sansa ficou sem ar por alguns instantes.

                – Você está bem?

                Arya quase a matou de susto. Ela olhou para a irmã que permanecia parcialmente escondida nas sombras.

                – Arya! – exclamou. – O que está fazendo aqui? Devia estar no salão.

                – Eu... Eu estou bem aqui.

                – Escondida nas sombras?

                Podia jurar que tinha visto Arya corar.

                – Estou ouvindo a música.

                – E por que não vai lá para fora?

                – Ele vai me pedir em casamento.

                – Como?

                – Gendry, ele vai me pedir em casamento. – ela respondeu. – Vai ser a última vez, ele disse. Não vai mais insistir se eu não quiser e desistirá de mim para sempre.

                Sansa processou aquelas palavras e então respondeu suavemente.

                – Não é isso que você queria?

                – Era, mas então eu estava para entrar e dizer-lhe não, mas... Mas eu saí correndo como uma garotinha assustada antes que qualquer pessoa me visse.  – suspirou. – Não faço ideia do que eu quero.

                Ela sorriu.

                – Eu acho que faz sim. – respondeu Sansa. – Eu adoraria que você ficasse para sempre em Winterfell, mas eu também quero que seja feliz.

                Arya ficou em silêncio por alguns instantes para depois dizer:

                – Eu lembro que você parecia muito feliz no seu casamento. – Sansa nada comentou, então Arya continuou: – Você e Jon. Acho que nunca o vi sorrir por tanto tempo.

                Sua irmã riu e depois comentou:

                – Você também está fugindo, não está? Alguma coisa aconteceu no salão?

                – Do que eu estaria fugindo Arya? Não seja ridícula.

                – No fim, você não mente tão bem assim.

                Sansa teria respondido, mas todas as palavras lhe fugiram. Então ela se virou e foi para o seu quarto onde poderia ficar sozinha por algumas horas. Quem sabe dormir um sono sem sonhos.



Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Comentários?
Sansa está começando a lembrar, mas se ela vai chegar a lembrar de tudo ou só de algumas partes, bem, isso saberemos depois.
Beijos ;*