Transtorno da Genialidade Compulsiva escrita por Haydée


Capítulo 9
A Igreja de Auvers


Notas iniciais do capítulo

Palavra-chave: Perscrutar



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/653153/chapter/9

Mentalmente, eu estava bem. Mas não era isso o que parecia pensar meu querido irmão, Theo. E afinal, ele convenceu-me de ser tratado e supervisionado pelo insigne Doutor Gachet.

A casa e clínica do médico ficavam em Auvers-Sur-Oise, perto de Paris, lugar ao qual não desejava voltar jamais. Porém, como não gostaria de continuar isolado, cedi à vontade de meu irmão.

Devido ao diagnóstico feito pelo diretor do antigo asilo que eu morava – que afirmava que eu sofria de perturbações epilépticas, as quais nem eu mesmo tinha conhecimento - fui submetido a um exame detalhado por parte de Gachet, que parecia tentar perscrutar meticulosamente minha mente e alma.

Minha ida àquela cidadezinha deu certo. Sentia-me bem em um lugar tão reconfortante e bonito. Passava meu tempo pintando ao ar livre e passeando pelas ruas em busca de inspirações para meus quadros – a igreja, as casinhas, as fazendas e sítios. Em todo recanto achava algo merecedor de atenção. E assim o tempo foi passando em Auvers, como se tentasse ultrapassar-me na corrida de minha vida.

Porém, a cada dia eu ficava mais preocupado com Theo, em razão de freqüentes problemas financeiros.

E em parte, eu sabia que a culpa era minha.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

No asilo, Van Gogh recebeu o diagnóstico de epilepsia pelo diretor da instituição que nem sequer era especialista em psiquiatria.

Vincent sente-se culpado pelos problemas financeiros do irmão pois era ele quem sustentava-o, uma vez que Vincent nada ganhava com suas obras.

A Igreja de Auvers foi pintada por Vincent Van Gogh em junho de 1890, em Auvers-Sur-Oise, na França.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Transtorno da Genialidade Compulsiva" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.