Transtorno da Genialidade Compulsiva escrita por Haydée


Capítulo 10
Campo de Trigo com Corvos


Notas iniciais do capítulo

Palavra-chave: Justapor (usada no sentido de união)



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/653153/chapter/10

No recôndito de minha alma escondi minhas idéias mais ludibriantes.

Tais idéias, enterradas sob os despojos de minha tragédia, sustentaram-me a vida toda. Suportei essa passagem efêmera sobre a terra graças a elas.

Nunca passou-me pela cabeça a vontade de pronunciá-las, porém transportei-as aos meus quadros. À minha arte.

Coloquei no pincel minha esperança e na tinta minha amargura. Então mergulhei minha esperança na amargura e pintei a minha vida. Mas não ganhei nada com isso. Falhei e fracassei em tudo o que fiz.

Busquei a humanidade e encontrei a rejeição, busquei a arte e encontrei a solidão.

Fui um incômodo a todos com quem vivi e convivi por causa de minha inconstância de personalidade, de minha mente insana, de minha fraqueza de espírito.

Mas, se arruinei a vida dos outros com problemas e reviravoltas estressantes, a minha, por outro lado, foi um verdadeiro justapor de enfado, desgosto e suplício.

Muitas vezes, os campos de trigo foram palco para minhas obras de arte. Mas, dessa vez, serão palco para meu perecimento.

A sensação é de que algo inacabado espera pelo seu ponto final.

O extenso horizonte, aberto à minha frente, parece-me muito menor agora que deixarei, enfim, de tentar alcançá-lo.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Van Gogh alternava momentos de exultação e passagens de depressão profunda. Ora entusiasmava-se com a vida, a arte, as cores, o irmão e os amigos, ora mergulhava em uma mistura de tristeza e desespero causada por fatores como sua condição psicológica, o vício na bebida, os deveres do cotidiano e a incompreensão de sua arte por parte da sociedade. Por fim, suicidou-se no dia 27 de julho de 1890. Suas últimas palavras foram: “A tristeza durará para sempre”

Campo de Trigo com Corvos foi pintado por Vincent Van Gogh em julho de1890 em Auvers-Sur-Oise, na França.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Transtorno da Genialidade Compulsiva" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.