Palavras ao Vento escrita por Menta


Capítulo 8
Independência e Morte - 1975


Notas iniciais do capítulo

Capítulo voltado a certa parte da história que eu sempre gostei de estudar, pois acho que ensina muito sobre a nossa controversa civilização ocidental. Todo o seu lado "podre", quero dizer. As consequências injustas do imperialismo europeu, e o fim tardio de sua ganância desmedida...

Palavra de hoje: complexo.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/649883/chapter/8

O aroma dos cravos, felizmente, voou até muito longe. Ajudei a carregá-lo além das fronteiras portuguesas, descendo ao continente que foi o berço da humanidade. Levei o perfume dos cravos e suas consequências à terra-mãe. A terra que deu vida ao mundo, e todo seu complexo sistema de civilizações e sociedade.

No final daquele ano, quatro nações jogaram a mim seus grilhões, e os levei para longe com a força de meus vendavais. Leves, estavam libertos, independentes. Não havia mais colonizadores dominando seus territórios. Era o fim do império colonial português.

Mas ainda persistiram, na terra-mãe, as suas heranças exploratórias...


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

1975 - Ano de independência de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, últimas colônias portuguesas na África.

O processo de independência foi, infelizmente, mal conduzido, com os movimentos de libertação sendo afetados por conflitos étnicos junto à exploração excessiva dos colonizadores, trazendo um cenário caótico que favoreceu a crise socioeconômica em todos esses países. Em alguns, inclusive, ocorreram severas guerras civis como resultado do processo malfeito de independência...



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Palavras ao Vento" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.