Palavras ao Vento escrita por Menta


Capítulo 7
O Sonho Acabou - 1975


Notas iniciais do capítulo

Este acontecimento também é fácil de sacar... Um dos mais tristes da segunda metade do século XX por ter sido um dos mais desproporcionais ao contexto da época, se querem minha opinião. Não precisava mesmo ter acontecido como aconteceu.

~ Palavra de hoje: aprofundado.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/649883/chapter/7

Acompanhei todo aquele turbilhão caótico: fosse arremetendo junto aos protestos da juventude da contracultura, fosse ao lado daquele povo invadido, defendendo-se até mesmo debaixo da terra.

Seguia-os, ululando choroso junto aos bombardeios e aos despejos de napalm, desesperado com aquele conflito sem sentido. Ia, aprofundado, tanto aos subterrâneos, quanto às elevadas altitudes dos aviões de guerra.

Vi do que a loucura humana era capaz.

Testemunhei inúmeras vidas ainda jovens serem jogadas a mim. Foram varridas como pó, evanescidas, rarefeitas no ar. Depois da morte de milhões, a guerra teve fim. Mas o dano estava feito.

O sonho já tinha acabado.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

~ Meados de 1975: fim da guerra do Vietnã, com a retirada das tropas norte-americanas do território, e a rendição dos EUA.

"No começo da década de 1970, os protestos contra a guerra aconteciam em grande quantidade nos Estados Unidos. Jovens, grupos pacifistas e a população em geral iam para as ruas pedir a saída dos Estados Unidos do conflito e o retorno imediato das tropas. Neste momento, já eram milhares os soldados norte-americanos mortos no conflito. A televisão mostrava as cenas violentas e cruéis da guerra.

Sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973. Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietnã do Norte."

http://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_vietna.htm



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Palavras ao Vento" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.