Palavras ao Vento escrita por Menta


Capítulo 6
A Viração dos Cravos - 1974


Notas iniciais do capítulo

Podem perceber que o vento é um sujeito mui engajado, heheeh... Esteve presente em inúmeros momentos revolucionários! =P

Palavra de hoje: ascender.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/649883/chapter/6

Foi uma data mui especial para o país dos navegantes.

À meia-noite, aferi o primeiro sinal. Ajudei a ecoar a canção proibida assim que a escutei: um presságio de liberdade.

Lembro-me de soprar lufadas mornas no ar primaveril, quando o aroma das flores policromáticas tomou um novo frescor.

Depois de quase cinquenta anos de vendavais tristes, vi aquele povo gentil sair às suas ruas, rejuvenescido. Após o fim de um longo inverno, levavam consigo uma espécie de flores em particular, símbolo do fim da ditadura.

Sorri, ao ver ascender aos ares o perfume de cravos. Consigo, o renascimento da democracia.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

25/04/1974 - Revolução dos Cravos, em Portugal, pôs fim nos quase cinquenta anos de regime ditatorial que vivia o país.

"A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, a senha era uma música proibida pela censura, Grândula Vila Morena, de Zeca Afonso. Os militares fizeram com que Marcelo Caetano fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. A presidência de Portugal foi assumida pelo general António de Spínola. A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento."

http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/revolucao-dos-cravos.htm