Palavras ao Vento escrita por Menta


Capítulo 10
A Brisa Primeira Levou - 1984, 1985 e 1989


Notas iniciais do capítulo

MUUUITO fácil sacar qual é a referência do Vento, gente! Um dos momentos de maior luta e liberação da nossa história.

Palavra do dia: entoar.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/649883/chapter/10

Estive com mais de um milhão de pessoas naquela praça, a entoar gritos em uníssono pelo direito político mais básico. Graças à intensa mobilização nacional, o tempo rodou num instante contra os chacais conservadores.

Durante as votações, invadi o Congresso Nacional por todas as frestas de ar. Junto ao simbolismo cruel das tropas do Exército ocupando a Esplanada dos Ministérios, testemunhei infeliz o resultado do veto.

Contudo, graças aos brados de resistência, no ano seguinte o poder civil retornou, constitucional. Mais duas eleições foram necessárias até que, enfim... Pude soprar feliz aos quatro cantos as notícias do fim da ditadura.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

"Diretas Já foi um movimento político democrático com grande participação popular que ocorreu no ano de 1984. Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira que restabeleceria as eleições diretas para presidente da República no Brasil.

[...]

Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada.

Eleições indiretas

Em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil. Porém, em função de uma doença, Tancredo faleceu antes de assumir o cargo, sendo que o vice, José Sarney, tornou-se o primeiro presidente civil após o regime de Ditadura Militar (1964-1985).

As eleições diretas para presidente do Brasil só ocorreriam em 1989, após ser estabelecida na Constituição de 1988.

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/diretas_ja.htm"

~ No título e ao longo do texto há citações à música de Chico Buarque, "Roda Viva", uma das mais emblemáticas do período da ditadura.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Palavras ao Vento" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.