O Olho da Tempestade escrita por Eye Steampunk


Capítulo 3
O Salvador


Notas iniciais do capítulo

O momento de mais tensão chegou... A Cerimonia do Escolhido, Layer e seus amigos serão avaliados e apenas um deles será encaminhado para a morte! A história de fundação da Ilha Nemo é relatada por Layer, será ele um herói?



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/628699/chapter/3

— É com humilde prazer de minha parte que damos abertura a: Convocação do Escolhido para teste a Grande Tempestade! — disse o Governador de braços abertos

O hino continuou a tocar com mais vigor, acompanhada pela banda de música posicionada a ala Leste do pavilhão. Enquanto que a ala Oeste estava disposta para os trinta e dois integrantes formados por alunos apenas do sexo masculino, voluntárias do sexo feminino da última classe do instituto e homens da vila que desejam se sacrificar em pé e voltados ao governador.

— Que recebam os nossos heróis selecionados! — Em fileira indiana, começamos a subir ao palanque, onde estava disposto um palco-escadaria para nos posicionar.

Seguindo o padrão do exército da Era Antiga, todo jovem do sexo masculino que estuda no último ano escolar e no ano da Grande Tempestade está devidamente alistado para ser selecionado em jornada ao Olho da Tempestade. Entretanto jovens mulheres, e caros senhores entre idade dos dezoitos aos trinta anos também poderiam se voluntariar.

Infelizmente seguir esta jornada significaria suicídio, e havia também o receio de falhar e não conseguir ser bem sucedido em sua missão, o que resultaria em entrar no livro dos desastres da Ilha Nemo, isso se existisse Ilha Nemo. Por isso para esta noite tínhamos duas garotas e três rapazes da vila já graduados se alistando conosco a se arriscar neste fardo.

A missão é simples, os cientistas lhe entregarão os itens necessários que desviará a tempestade, terá que chegar ao olho da tempestade, explodir algumas dinamites e morrer, simples. Não teria a volta para comemorar com a família, não teria nenhum desconto, nenhuma grana arrecada, era baseada no patriotismo e na convicção de salvar sua família e o restante da vila.

— Aos nomes dos nossos brados heróis e suas famílias: Júlio Vicent Verne, Edward Fitherback Ellis, Mark Coper Twain, Mary Elisabeth Sherlley... — o Governador começou a pronúncia os nomes dos candidatos enquanto algumas centenas de pessoas aplaudiam a bravura dos seus filhos — Layer Olyver de... Lindenbrook! — gaguejou o governador.

O sobrenome da família do meu pai. Alguns murmurinhos na plateia, minha mãe, uma senhora que reconheci como Tia Petúnia e o seu filho, o pequeno Geoff com a mão enfaixada levantaram e aplaudiram. O nome ainda remete ao acidente nas minas por toda a vila, e o desastre trouxe legado de “azar” a nossa família.

Mas eram apenas coincidências: O tio Gregory morreu ingerido acidentalmente ácido sulfúrico; e a avó Vitória morreu por uma parada cardíaca súbita; primo Bernard caiu em um bueiro aberto e acidentou a perna, o pequeno Geoff brincava na lama quando uma toupeira geneticamente modificada surgiu e o mordeu na mão, levou três semanas para se recuperar da alergia que mal tínhamos conhecimento que ele possuía.

—... E Spencer Hood Gardengart! — O governador terminou de pronunciar os nomes, três garotos não foram chamados e todos eram filhos das famílias mais abastada da Ilha Nemo.

As salvas de palmas foram brandidas aos vinte e nove “sortudos”, entre palmas também havia raiva aos jovens que desciam do palco imune do destino cruel. Como dito, o nosso sistema político não é tão perfeito, até os grandes “sábios” podem ser manipulados por dinheiro, talvez realmente exista alguém que seja virtuoso a qualquer situação?

Theodor estava entre os que desciam o palco, encaminhou-se em direção a sua família na plateia, ele foi recebido por abraços por seus pais e sua irmã, minha namorada, Anne. Ela chorava olhando para mim, enquanto abraçava Theodor. “Vai ficar tudo bem!”, disse em silêncio a ela.

— Tragam a redoma! — pediu o governador, sendo referenciado pelas salvas de palmas do seu amado e aclamado povo.

Redoma é um objeto presente desde os primeiros anos da humanidade no planeta Júpiter, de acordo com a matéria História da Nova Era, representa os locais que moravam os antigos filhos da Terra. O pouco sobre a fundação das colônias Jupterianas: Os humanos do terceiro planeta rochoso viviam em redomas, protegido do ecossistema externo que estava devastado por toxinas e mutações causadas pela radiação e poluição dos humanos.

Entretanto as redomas foram projetadas sobre solo erosivo, o material vítreo de proteção corroía pelos gases e o clima hostil externo. Em 8765 da Antiga Era depois de Cristo que foi aberto o plano e projeto: Odisseia Espacial Américo-Europeia, comandado por um grupo anarquista-cientistas formado por matemáticos, engenheiros, físicos, químicos e intelectuais da área de exata que eram contra as políticas e religiões do planeta Terra; os anarquista-cientistas mapearam o sistema solar e escolheram Júpiter como lar, o grande planeta gasoso.

Mas por que não Marte? Dois motivos. Primeiro que o governo da Terra já ambientava o plano povoamento em Marte, tal projeto foi de contra aos anarquista-cientistas: obtenção de jazidas de ferro em minas marcianas, utilização de radioatividade como fonte de energia, e a utilização das redomas como moradia, além de que privilegiaria apenas as famílias ricas e poderosas.

Segundo que os anarquista-cientistas pensavam sempre no futuro, estavam cientes que o aumento da estrela Sol seria breve e a temperatura dos primeiros planetas rochosos seriam drásticas e inabitáveis. Em 9765 D.C. da Antiga Era, as espaçonaves em grandes companhias decolaram da Terra com combustível octuplamente triplicado e carregavam grandes toneladas de materiais.

Como Colombo cruzou os mares para descobrir as Américas, nossos antepassados cruzaram o espaço em busca do Novíssimo Mundo. O astrônomo Viktor G. Kepler, um italiano, mediu toda a trajetória para as espaçonaves, mas assim como os outros tripulantes, morreu antes de chegar a Júpiter.

Das 32 espaçonaves e 5 milhões e 325 tripulantes, apenas 24 espaçonaves e 3 milhões 537 mil chegaram ao grande planeta gasoso. Os primeiros anos foram tensos, mais cinco espaçonaves e quinhentos operários morreram tentando construir as estufas habitáveis.

O engenheiro Oscar Pierre Augustin, um francês, que projetou junto com seu irmão mais novo Von Pierre Augustin, que faleceu em meio à viagem às estufas, ficou encarregado de supervisionar as obras. A Estufa era baseada nas redomas, mas projetado com material vítreo mais resistente, uma formula de Óxido de Silício, Aço carbônico e mais algumas moléculas.

Nos primeiros anos, era um arquipélago de cinco estufas: Terra do Senhor Fogg (1), Colônia do Professor Lidenbrock (2), Ilha do Capitão Nemo (3), Planícies do Capitão Hateras (4) e Cidade da lendária Helena (5). Todas as estufas eram conectadas a pontes e estavam destinadas para 1 milhão, 605 mil habitante em cada; programada com aquecedores, climatização artificial e sustentado pela energia da força gravitacional do planeta Júpiter.

Por duas décadas desenvolvemos uma civilização de paz e prosperidade, mas nem tudo dura para sempre. Em Março do ano 19 da Nova Era, o neto do astrónomo Viktor, Galilei G. Kepler descobriu uma variação de pressão vinda do Noroeste, tal região era conhecida por constantes correntes do ar capazes de levantar uma casa com apenas um sopro dos ventos.

Em Fevereiro do ano 20 foi relatado uma grande concentração de nuvens cumulus formado pelo encontro de corrente de ar quente com a corrente de ar fria, ocorrendo a condensação das partículas da atmosfera jupteriana. Em Outubro do ano 20 as estufas foram atingidas por tempestade de trovões e raios, duas tiveram os seus aquecedores danificados pela sobrecarga, causando morte de trezentas mil pessoas por hipotermia.

Em Abril do ano 21 os ventos tornaram-se fortes a ponto de abalar a estrutura das estufas e danifica as pontes que as conectavam, tornando o grupo de sobreviventes isolados, mais pessoas morreram pela falta de suprimentos vitais: comida e água. E finalmente o olho da tempestade, o epicentro atingiu as redomas.

A sorte esteve ao favor das 853 mil sobreviventes do grande desastre na Estufa 3, a Ilha de Nemo, graças ao genioso trabalho do falecido engenheiro Augustin. Nossa estufa se localizava ao meio das outras quatro, os ventos destroçaram todas as outras estufas adjacentes durante nove horas de escuridão.

Depois de sete meses quando finalmente a tempestade apaziguou, não foi recebido nenhum sinal de transmissão da outra estufa, todos além da estufa foram considerados mortos e os sobreviventes tornaram a reconstituir a vila. 23 anos depois, Galilei e Funsky, pai e filho, voltaram a observar a variação de temperatura vinda do noroeste e calcularam que o olho da tempestade atingiria a ilha a cada 27anos e 33 segundos.

Voltando a história, a redoma foi posicionada à frente do governador à vista de todos os presentes.

— Como todos sabem, dentro desta redoma, existe o confinamento de todas as disciplinas aprendidas pelos seus grandes filhos do ventre destas terras, o escolhido deverá está entre as melhores notas em sua grade curricular. — cada palavra, era um gesto de suas mãos, parecia que ele queria-nos orquestra — Como não temos uma quantidade par de valentes guerreiros, os critérios eliminarão metade e mais um para quantidades ímpares!

Aos candidatos que se voluntariaram, é omitida uma realização de tarefas e provas com as categorias contidas na redoma, tais participantes devem se esforçar muito para obter boas notas nestas tarefas, por isso raramente um voluntário é escolhido. Em meus dezoito anos de vida e estudos, eu apenas reconheci o chamado de dois voluntários que não cursavam o último ano letivo.

Estava torcendo para que a primeira disciplina seja a esportiva, provavelmente era o único currículo que não carregava notas muito providas ao sucesso. Deve esta se perguntando, porque não reprove e se salve deste martírio? Bem, o povo da ilha preserva muito a aprendizagem e a busca pelo conhecimento, se algum aluno reprovar em alguma disciplina, deve começar o ano letivo desde o início.

— Primeiro quesito... — ele levantou a tampa da redoma e de dentro retirou um cartão dobrado, abriu e leu em voz alta — História! Sejam louvados aqueles que do passado fazem o futuro e preservam o presente!

Alguns sorrisos dos jovens ao meu lado, a ficha de desempenho em História foi entregue ao governador, começou então a pronunciar os catorze melhores alunos.

— Mark Coper, Júlio Vicent, Layer Olyver... — O terceiro aluno a ser proclamado, maldita seja minha habilidade em decorar eventos importantes da Nova Era. — Edward Fitherback e Spencer Hood!

Spencer? Não poderia ser o Spencer que conhecia, olhei para ele que estava no degrau debaixo da plataforma, ele me lançou um olhar de dúvida a sua competência. Os quinze alunos não pronunciados desceram do palanque aplaudidos e ao encontro de suas famílias em prantos; seus filhos estavam salvos, na mesma plateia estava a minha mãe que enxugava uma lágrima e exibia um sorriso, sei que ela continha a sua tristeza, era dureza ver o filho único tão próximo da morte.

— Segundo quesito... É Matemática! Aos confins dados a antiga arte de contar, os números ainda são grandes mistérios do universo. — com essas palavras, ele recebe uma nova lista, grafadas com os nomes já eliminados, ele começou a pronunciar o nome dos setes melhores alunos. — Layer Olyver, Júlio Vicent, Edward Fitherback, Annanda Brendon, Benjamin Rossevolt, Frederick Jackson e Spencer Hood!

Os nãos chamados desceram a plataforma, sinceramente o medo invadiu o meu corpo. Spencer foi chamado mais uma vez. Eu não gostaria de confrontar o meu grande amigo na final, esses anos todos tirando notas abaixo de média ele vinha se esforçando para recupera-las, mas não sabia que isso poderia nos colocar em uma sala onde apenas um de nós sairia por uma porta.

— Ao terceiro quesito, temos Física! Lindas seja as suas teses, mas as suas criptografias ainda são resolvidas em busca do que movimenta e molda o Universo! — uma nova lista de três alunos foi anunciada — Júlio Vicent, Layer Olyver e Frederick Jackson!

Um alívio, Spencer saiu da berlinda, entretanto eu continuava presente a mesma, as pessoas aplaudiam aos quatro que desciam do palco. Spencer fez algo que me surpreendeu, ele subiu de volta e me abraçou. Não tive como reagir, eu apenas fiquei olhando a sua atitude. Depois que me soltou, abriu um sorriso de sempre.

— Você tem um encontro amanhã, não pode faltar! — disse ele enxugando uma lágrima.

A vila tornou a aplaudir, alguns familiares junto com a minha mãe em prantos. Júlio Vicent, garoto afrodescendente extraordinário em Botânica, filho de um engenheiro e queria seguir a carreira de seu pai, ele tinha uma namorada e amigos no clube de xadrez. Frederick Jackson participava do clube de matemática e seu pai era um dos operários da aeronáutica da vila, queria desvendar as vantagens da música e sua relação com os números.

— E agora... Atividades Físicas! O que seria um grande guerreiro sem ter a mente sã e corpo são? — disse com um sorriso no rosto, o que não foi engraçado a plateia, apenas a primeira fileira aplaudiu, um de nós sairemos direto para uma missão suicida. — E o candidato que obteve êxito em História, Ciência Exatas e nas disciplinas Físicas é Layer Olyver de Lindenbrook.

Murmurinho na plateia, um descendente dos Lindenbrook em tal missão, seria azar com toda certeza. Minha mãe desmaiou e ela foi acolhida pela tia Petúnia, os alto-falantes entoaram novamente o hino da Ilha Nemo.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Sentiu dúvida em alguma palavra ou sobre algum cunho cientifico no livro, pesquise, busque resposta, ou deixe seus comentários abaixo. Espero que tenha gostado do terceiro capítulo desta aventura... nos vemos nos próximos capítulos *-* By: Eye Steampunk



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Olho da Tempestade" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.