Análise: Naruto Gaiden - Sentimentos Conflitantes escrita por Sak chan Senju


Capítulo 1
Sentimentos à Flor da Pele


Notas iniciais do capítulo

Esse texto foi feito em conjunto com Darkness. Links da parte dela no fim do capítulo!



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/612042/chapter/1

Nesses últimos dias, após o lançamento do primeiro capítulo de Naruto Gaiden, pude ver e participar de uma polêmica daquelas envolvendo as ações do Sasuke. Observei SasuSaku’s em pânico, perdendo as esperanças e à beira do desespero e SasuKarin’s vibrando de alegria com as chamas da esperança reavivadas devido a alguns quadrinhos que focaram na Uzumaki.

O motivo de tanta algazarra não foi uma facada diretamente no Shipper SasuSaku; este, meus caros leitores, continua intacto, pois a Sakura mora em uma casa cujas bandeiras na fachada têm o símbolo do clã Uchiha e até mesmo utiliza roupas com esse mesmo símbolo em suas costas. Isso é prova mais do que suficiente de que Sasuke e Sakura estão juntos e casados oficialmente. Ou seja, quer queiram ou não enxergar, SS é cannon e ponto!

O agente causador de tanta histeria coletiva foi mais indireto: Sarada e sua relação com o pai.

Por quê? Simples. Sarada ainda não conheceu o pai. Segundo ela, Sasuke foi embora da vila quando ela era apenas um bebê e a pequena Uchiha nunca o viu. Eu particularmente fiquei chocada quando li a primeira vez e fui obrigada a reunir os cacos do meu coração despedaçado, respirar fundo e engolir o choro, para seguir adiante. É realmente triste ver essa situação, porque o Kishimoto ressalta bastante a falta do pai na vida de Sarada. Seja com ela andando pela vila e vendo Naruto brincando com Boruto, ou quando ChouChou diz que deve ir treinar com o pai, Chouji, até ela questionar a Sakura se o Sasuke também usava “óculos”.

Sei que muitos SS’s ficaram decepcionados – eu mesma fiquei! – e perderam a esperança. Vi pessoas dizendo que a facada foi pior que a tentativa de homicídio lá no arco da cúpula dos cinco Kages. Houve comoção, choro e xingamentos para com o Sasuke. Merecido? Talvez. Mas será motivo o suficiente para desistir de tão amado casal? Eu digo que não! E para isso, vou analisar junto de vocês o capítulo: Uchiha Sarada.

Na primeira cena, que é colorida, vemos os filhos de nossos casais sentados na sala de aula da academia ninja. Afora o fato de vermos que Sarada e Boruto se parecem muito com seus pais; Seja na expressão serena e no jeito reservado de se sentar de Sarada ou nos braços cruzados e olhar de desconfiança de Boruto, não temos nada demais além da introdução de um novo personagem que, segundo boatos, seria o terceiro integrante do time Boruto e Sarada.

Ao que parece, a nova Uchiha não é muito motivada com a vida ninja e se questiona internamente “O que diabos é ser um ninja?”. O motivo fica claro com o passar das páginas e explicarei adiante.

Já na rua, ela caminha com Chouchou. Como vemos mesmo tão nova, Sarada já carrega o peso da conhecida genialidade de seu clã, como Chouchou se referindo a ela como a Sarada dos Uchiha e acrescenta que passar no exame para Gennin é brincadeira de criança para ela. Ao que a Uchiha rebate afirmando que todos dizem isso e que honestamente não sabe. Eu não sei se é certo, mas essa frase dela me passou a ideia um leve complexo de inferioridade, já que todos depositam muitas expectativas por ela pertencer ao clã Uchiha e ela receia não alcança-las. De qualquer forma, em seguida tem uma das cenas que realmente parte o coração de qualquer um: Sarada dizendo, cabisbaixa, que o motivo não é talento e sim que Chouchou pode passar um tempo com seu pai, coisa que ela própria não pode.

Sarada realmente sente muita falta de seu pai e isso reflete em sua opinião sobre a vida ninja. Ela parece ter um profundo descaso pela rotina Shinobi por não ter um pai para incentivá-la ou para querer impressionar. Tudo bem, ela pode querer deixar sua mãe orgulhosa, mas em geral, os pais são mais severos e depositam muitas expectativas em seus filhos. Se Sasuke estivesse na vila, com certeza Sarada iria se empenhar para ser a melhor da classe e chamar a atenção dele; Como ele próprio fazia em sua infância com o pai.

Logo, ela vai para casa e no caminho vai se encontrando com seus companheiros e seus respectivos pais. Em cada quadrinho fica mais evidente o quanto ela deseja ter um pai também e inveja seus colegas. Não digo “inveja” como uma forma pejorativa, uma dor de cotovelo, mas sim de almejar inocentemente isso para si também. Afinal, que criança não quer ter um pai?

Em seguida temos a cena que destruiu o coração dos SS’s. Porque todos achávamos que o Sasuke era apenas ausente por estar sempre em missões e Kishimoto vem e nos surpreende: Sarada observa um quadro com a foto de seus pais e reflete:

“Um pai, hein? Eu nunca cheguei a conhecê-lo, no fim das contas...”

Definitivamente eu fiquei abismada. Porque Sasuke sabe qual é a dor de crescer sem família e por isso, é quase evidente que ele deveria desejar passar tempo com sua filha, vendo-a crescer e tudo o mais. Contudo, para espanto e histeria geral, Sarada não conhece seu próprio pai. Não há nenhuma insinuação de que Sasuke desconheça que tem uma filha – Isso poderia ser uma explicação plausível para esse possível “abandono”, mas seria uma facada no coração dos shippers – já que Sarada diz: “Ele foi embora quando eu era apenas um bebê”. Ainda assim, é triste saber que se passou em torno de doze anos desde “The Last” e Sasuke ainda não retornou.

Sarada decide questionar sua mãe sobre a ausência de seu pai. Primeiro, uma pergunta casual sobre a aparência dele e depois entrando em zona proibida. Proibida o suficiente para que Sakura perca a paciência quando a Uchiha questiona se “ela era mesmo a esposa dele?” e dê um poderoso golpe no chão que resulta na casa sendo destruída e uma Sakura acabe desacordada no hospital após um desmaio (Que, segundo Shizune, é frequente. Curioso, não? Quem sabe, Sasuke não a faz visitas noturnas?).

A cria SS retorna aos escombros da casa para recolher itens de grande valor sentimental para ambas e pega a foto de seus pais. (Cuja é uma montagem feita pela Sakura numa moldura, já que aparentemente ela e Sasuke não possuem fotos juntos. Embora, numa foto ao canto, é perceptível que a Sakura está utilizando um Kimono e fica a dúvida no ar se não seria a foto do casamento dela.). E aí vem a cena mais polêmica de todo o capítulo: Sarada vê a moldura quebrada e ao puxar a foto de seu pai, vê que a imagem da mãe encobria a foto de outra mulher. Uma mulher de óculos: Karin. Ela parece ficar furiosa e aperta a foto com força entre os dedos, ao ponto de amassá-la.

Ao fim, Sasuke retorna.

Muitos especulam se esse foco na Karin não seria uma dica do Kishimoto de que a Sarada seria filha dela, mas eu digo que não! Já houve entrevistas, esboços e na própria descrição da Sarada no site de filme do Boruto é dito que ela é filha de Sasuke e Sakura. Eu não tenho uma teoria totalmente formulada quanto ao foco especial da Uzumaki nessa última cena, mas acredito que seja apenas para enfatizar certo ciúme da Sarada em relação ao pai. Ela fica possessa, não por cogitar a hipótese de Karin ser sua mãe, mas sim por acreditar que, talvez, ela fosse uma espécie de amante ou a verdadeira esposa de Sasuke. Ela está muito confusa com o estranho relacionamento que seus pais mantém e a distância somente piora isso. Além disso, por que diabos sua mãe guardaria a foto de outra mulher junto ao seu pai dentro de casa?

Essa pergunta fica rondando na nossa mente. Muitos acham que Karin morreu de uma forma heroica e Sakura quis se lembrar dela ou algo parecido. Isso fica para o próximo capítulo.

Quanto à distância de Sasuke, isso criou depressões para os SS’s ao redor do globo. Foi realmente decepcionante, sejamos realistas. Como já foi citado anteriormente, Sasuke conhece a dor de crescer sem pais e abandonar a própria filha é como uma facada. Ela é uma Uchiha, logo, necessita de outro Uchiha para se compreender e seu pai não está lá. Sakura poderia explica-la sobre o sharingan? Quem irá ensinar os jutsus de seu próprio clã? Tudo isso refletiu numa “realidade” quase desesperadora para os SS’s temerosos: a de que o Sasuke não se importa.

Rivais de SasuSaku afirmam que Sarada foi fruto de uma noite inconsequente de Sasuke e Sakura. Mas calma lá, não acha que seria irônico o Sasuke retornar em algum ponto e casar com a Sakura se fosse para simplesmente abandoná-la? E desde quando ele brinca com sentimentos ou se envolve apenas para se divertir? Quem diz isso interpreta mal o mangá, o personagem e toda a mensagem que temos tido nesses 15 anos de série. Sim, não há cabimento um casamento à distância, mas também, devemos admitir, esse casamento é bem a cara do Sasuke. Eu descarto todas as hipóteses lançadas até agora dos motivos da ausência de Sasuke e digo: esperem pelo próximo capítulo antes de jogar tudo pelos ares. Porque não é a primeira vez que recebemos um golpe desses e nos erguemos sempre, não é agora que vamos desistir. Não nadamos tanto para morrer na praia e Sasuke está de volta. Explicações estão a caminho e devemos apenas esperar, ser pacientes e ter fé. SasuSaku é isso: É sofrido... É amar de verdade para acompanhar até o final. Quem pula para fora do barco a qualquer onda que o balança não é fã, é apenas modinha. Os SS’s de coração permanecem até que ele seja afundado.

Por isso, meus amigos, estejam confiantes. SS é cannon e já obtivemos a vitória! Sasuke está de volta e com quem você acham que ele ficará se já é casado? O resto é apenas detalhe a partir de agora!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

O link da primeira parte feita em conjunto com a Carol! (Darkness)

https://socialspirit.com.br/fanfics/historia/fanfiction-naruto-fugindo-do-escuro-2459873/capitulo8



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Análise: Naruto Gaiden - Sentimentos Conflitantes" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.