Maktub escrita por Sany


Capítulo 19
Bônus: Haymitch


Notas iniciais do capítulo

Boa tarde ... Pela primeira vez escrevi algo no ponto de vista do Haymitch espero que vocês gostem. Essa semana eu fiquei muito feliz com a recomendação da Belrapunzel, muito obrigada Bel, esse capitulo é especial para você.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/610151/chapter/19

 

Eu nunca gostei de historia, minha memoria para datas e acontecimentos é horrível, mas posso dizer que sempre me virei bem na adolescência para passar na matéria. Afinal a historia de Panem pode ser resumida sem todos aqueles conteúdos extensos dos livros escolares. Se formos buscar a fundo sobre Panem veremos que a séculos atrás ela assim como outras nações tinha não apenas outro nome como outras culturas, o mundo era dividido de outra maneira, algo como países e continentes. Mas isso foi em outro tempo antes dos inúmeros desastres naturais que abalaram o mundo que não estava preparado para suportar tanto e segundo relatos históricos foi nessa época que novas civilizações foram surgindo entre elas Panem. Embora fosse uma das menores na época e poucos acreditassem que sobreviveria aquele caos inicial aqui esta ela. Atualmente dividida em 13 Distritos e a Capital Panem hoje é sinônimo de tecnologia e riqueza.

Obviamente não foi fácil chegar aqui, alguns anos após ser fundada Panem passou pela sua maior crise econômica, e a Capital que sempre foi o alicerce dos 13 Distritos estava a um passo de afundar em dividas, foi nessa época que os Distritos se uniram com algumas famílias estrangeiras formando as tradicionais 300.  Formadas pelas famílias mais ricas e influentes da época que unirão suas fortunas para tirar Panem do sufoco foram verdadeiramente fundamentais para a sobrevivência da nossa pequena nação. Em troca essas famílias tiveram seus nomes registrados em livros e obviamente o agradecimento e respeito do povo. Não sei exatamente quando mais em determinado momento essas famílias resolveram manter seus sobrenomes entre elas. E não foi preciso muito para que se casassem apenas entre elas iniciando assim algumas tradições que além de manter seu sobrenome favoreceriam seus negócios.

Hoje a lista das famílias tradicionais não é tão grande quanto no principio muitas famílias estão extintas e tem seu sobrenome apenas ligado por casamentos no registro histórico criado por elas assim como alguns nomes seletos foram acrescentados por casamentos lucrativos outros também foram retirados por maus casamentos. Além disso ironicamente falando muitos desses nomes “ilustres” hoje em dia são apenas nomes já que muitas dessas famílias perderam suas fortunas nos últimos séculos, embora mantenham a pose de família tradicional mantendo mais do que se pode ter.

Coriolanus Snow é um exemplo clássico disso já que seu vinhedo esta nas ultimas, mas ainda mantem a velha e imponente mansão e se diz seguidor das velhas tradições e ironicamente ou não estou prestes a entrar nessa loucura ligando meu sobrenome ao dele nessa lista ridícula. E nos últimos meses isso não sai da minha cabeça essa incerteza de estar ou não fazendo o certo o receio de estar colocando em risco a felicidade do meu único filho.

— O que eu estou fazendo? – virei todo o conteúdo do copo de whisky que estava segurando durantes os últimos minutos sozinho no meu escritório olhando as fotos em cima da minha mesa e deixando as incertezas invadirem minha mente. Effie e Peeta eram tudo então porque eu havia entrado nessa loucura ao invés de deixar o passado enterrado?

A resposta era tão simples, eu havia feito por ela porque Katniss e Prim eram netas dela. Quarenta e três anos atrás tinha sido inevitável me apaixonar por Kim, éramos jovens estudávamos juntos desde o primário, ela era linda e encantadora e mesmo sendo rica não se importava com o fato de que eu era só o filho do viúvo solitário dono da pequena padaria do Distrito, mas havia toda a historia da tradição e no fim ela obedeceu o pai e se casou com o herdeiro dos maiores vinhedos do Distrito 12. Então Coriolanus Snow quase vinte anos mais velho fez dela seu troféu. Ver Kim se casar foi horrível e acabou comigo não é fácil ter o coração partido aos 17 anos, mas não havia nada que eu pudesse fazer a não ser lidar com a dor e seguir em frente e quando meu pai faleceu alguns meses depois me deixando a padaria resolvi focar nos negócios e expandir o pequeno negocio da família.

Muitos me achavam louco e acreditavam que eu acabaria com o que meu pai havia construído, mas não tem um único dia que eu me arrependa de ter hipotecado a padaria e a casa que herdei para construir um pequeno restaurante no Distrito 11. Sair do 12 me fez bem embora não tenha tirado Kim do meu coração amadureci muito, recebi algumas cartas dela ao longo dos dois primeiros anos e embora não tenha respondido nenhuma li todas as que recebi, todas as linhas que ela dizia ainda me amar, os relatos de como Snow a tratava com respeito e parecia ama-la, mas de como ela não correspondia esse sentimento, dos sonhos que ela teve que deixar para trás para ser apenas uma esposa já que o marido não queria que ela fosse nada além disso, da tristeza pela professora que ela não se tornaria, o desejo de ser mãe que não se realizava e por fim as duas ultimas cartas contando sobre a gravidez e o desejo de que eu fosse o pai da criança que ela esperava ansiosamente. Talvez ela tivesse continuado a escrever ou quem sabe teria com o tempo amado Snow e me esquecido, mas isso é algo que nunca vou saber.

A noticia da morte dela no parto me devastou ela tinha vinte anos e tantos sonhos, Kim teria sido uma mãe brilhante, a maternidade seria o único sonho realizado em meio a todos os planos feitos ao longo dos últimos anos, a única coisa que aquela tradição estupida não tiraria dela. Os anos seguintes foram um misto de negócios e romances diversos em tentativas falhas de esquecer meu amor adolescente, os negócios cresceram de forma fantástica e para a surpresa de muitos mesmo sem ter um curso superior em pouco mais de seis anos tinha além do restaurante no Distrito 11 aberto um no 13 e reformado toda a padaria do 12 que mantive em memoria ao meu pai.

Voltar a morar no Distrito 12 foi uma decisão difícil, mas aos 28 anos eu sabia que precisava parar de pular de um Distrito por outro sem residência fixa e no fundo eu sabia que o 12 era meu lar, eu sempre amei morar lá então fui enfrentar meus fantasmas e ampliei a antiga casa do meu pai. Ver a pequena Eva foi como voltar vinte anos no tempo e olhar Kim aos 8 anos novamente, era de conhecimento de todos que Snow tinha a filha como seu maior tesouro a recordação perfeita da mulher que ele dizia amar e embora muitos acreditassem que ele se casaria novamente isso não aconteceu.   

Naquele mesmo ano em uma viagem até ao Distrito 9 onde planejava abrir mais um restaurante eu conheci Effie, recém formada no colegial, filha de militar ela estava passando as férias com a família. Nos conhecemos no hotel e logo estávamos envolvidos no que inicialmente parecia um típico namoro de verão, o que eu não esperava era que depois de tantos anos eu amaria novamente, ela trouxe cor a minha vida depois de tanto tempo. Effie era totalmente diferente da Kim em personalidade, para ser sincero Effie sempre foi singular acho que ninguém tem tanta espontaneidade e brilho como ela.

Mesmo ela estando no primeiro ano de marketing do Distrito 2, nos casamos um ano depois de nos conhecermos, e ela pediu transferência para a faculdade mais próxima. Obviamente muitos comentaram nossa união que segundo eles era puro golpe afinal um homem de trinta e sete se casar com uma jovem de dezessete em um casamento tradicional era absolutamente normal, mas meu casamento com uma jovem doze anos mais nova era puro interesse dela, mas nos nunca nos importamos com o que os outros diziam eles não nos conheciam tão pouco entenderiam nosso amor e companheirismo. Nosso primeiro ano de casamento foi de pura alegria, vivíamos em lua de mel e foi em meio a toda essa alegria que Effie engravidou pela primeira vez ficamos animadíssimos com a ideia de ter um bebê, mas toda essa alegria durou pouco mais de três semanas.

Os médicos disseram a principio que acontecia simplesmente não havia um motivo, ela era jovem e em algumas semanas poderíamos tentar novamente. Dois anos e três  abortos depois nos vimos em meio ao que os médicos chamam de aborto de repetição e alguns exames depois constaram que minha mulher tinha dificuldade em manter uma gestação. Após esse diagnostico Effie ficou devastada e pela primeira vez em nosso casamento eu não sabia o que fazer e quando ela disse que não queria tentar de novo eu apenas concordei e nos anos seguintes minha mulher recém formada passou a ser meu braço direito nos negócios sempre me apoiando mesmo quando todos acreditavam que estava cometendo loucuras ampliando um negocio que já era lucrativo, todo o império que construí foi com a ajuda dela.      

Quando completamos oito anos de casados estávamos próximo a inaugurar o quinto  restaurante dessa vez no Distrito 5 e ainda não tínhamos voltado a falar em filhos, na hora certa quem sabe falaríamos de adoção, mas em meio a toda a loucura da inauguração descobrimos a gravidez totalmente não planejada da minha mulher e nos vimos novamente em meio a alegria e o temor, Effie estava apavorada com a ideia de mais um aborto e eu sabia que minha esposa não aguentaria passar por isso novamente, toda a expectativa de ter um bebê e a dor da perda. No momento que Effie me entregou aquele teste de gravidez eu jurei que faria de tudo para que nada acontecesse, e ao invés de voltarmos para o 12 passamos os meses seguintes na Capital consultando os melhores médicos.

Peeta nasceu com vinte e oito semanas, tão pequeno e frágil que me deixou apavorado, os médicos falavam em porcentagens e possibilidades que deixam qualquer pai a beira do pânico, e os setenta dias seguintes foram angustiantes, quando Effie recebeu alta ela chorou por horas por ter de ir embora antes de segurar nosso filho e toda noite quando voltávamos para o hotel após passar grande parte do dia na neonatal ela chorava. No dia em que meu garoto recebeu alta eu me senti o homem mais feliz do mundo, nada ate então se comparava a felicidade de tê-lo em meus braços, Effie estava radiante e isso só me alegrava ainda mais, ficamos mais cinco meses na Capital antes do medico liberar Peeta para viajar e voltarmos para o 12.

E não me surpreendi ao saber dos comentários maldosos de que Effie havia me traído e tido um filho fora do casamento, devo admitir que as pessoas tem muita criatividade afinal pelos rumores soube ate mesmo que eu não poderia ter filhos e por isso tinha perdoado minha esposa e levado ela para ter o bebê em outro Distrito, claro que Peeta ter herdado quase todos os traços da família da minha esposa só fez os rumores aumentarem e durarem mais de um ano sendo substituídos por um fato verídico.

O casamento de Eva Snow com George Everdeen, surpreendeu a todos já que Eva era a garotinha do papai e todos acreditavam que ela seguiria com a tradição e se casaria com alguém escolhido pelo pai. Era de conhecimento de todos que Snow tinha deserdado a filha que tinha se mudado para uma pequena casa na Costura, Eva parecia feliz com sua escolha e não pude não lembrar de Kim, e do fato dela não ter conseguido fazer o que a filha tinha feito.     

Os anos seguintes foram tranquilos, Effie não voltou a trabalhar comigo na administração dos restaurantes ela queria ser mãe em tempo integral e eu não me opus a escolha dela, nossa prioridade era Peeta e ela esteve presente em cada momento da infância dele, e embora as pessoas achassem que ela era o tipo egoísta que só pensava em gastar e deixava a criação do nosso filho com os empregados como mãe ela sempre foi impecável, muitos associavam o fato de Peeta ser filho único a um garoto mimado e solitário, mas como sempre os rumores estavam errados.

Obviamente sempre fiz questão que Peeta tivesse o melhor, mas sempre ensinamos a ele o valor do dinheiro e acima de tudo o valor das pessoas, não arriscamos tentar ter outro filho, porém Peeta tinha uma irmã em Delly filha da nossa governanta os dois tinham a mesma idade e eram inseparáveis na infância, Delly cresceu em nossa casa e nos nunca nos importamos com a proximidade que eles tinham e sempre consideramos ela como alguém da família e embora no inicio tenha cogitado que essa amizade pudesse a se tornar algo mais não demorei para notar que eles não se viam dessa forma, na verdade o primeiro sinal de encanto com o sexo oposto do meu filho veio de alguém muito diferente da loirinha que corria com ele pela nossa casa.

Ele tinha pouco mais de onze anos e estava sentado no balcão da padaria após a aula quando ela entrou com o pai, de onde eu estava pude notar o olhar dele sobre ela era um olhar inocente e provavelmente ele não tinha ideia do que se passava, mas eu conhecia aquele encanto e não pude deixar de me perguntar o que as mulheres daquela família tinham para encantar tanto os Mellark. Katniss não tinha nada da avô materna na verdade ela se parecia muito com o pai. Ironia do destino ou não eu via o encanto nos olhos do meu filho toda vez que cruzávamos com a morena pelo Distrito.

Então três anos depois ouve o acidente de carro que matou George Everdeen e deixou Eva com graves problemas neurológicos, logo após o acidente soube que as duas filhas do casal só tinham o velho Snow de parente e que ao que tudo indicava o mesmo não tinha interesse em ficar com a guarda das duas. O que não me surpreendeu afinal ele não ganharia nada com a guarda das netas e os boatos de que os vinhedos não estavam lucrando eram bem reais. E lá estava Kim novamente em minha cabeça, eram as netas dela e eu me vi usando meus contatos para saber o destino das meninas.

Um conhecido do juizado de menores me informou que as duas estavam provisoriamente na casa de vizinhos da família e que em breve Katniss seria levada para o conselho tutelar onde ficaria provisoriamente e Prim seria entregue a um casal do Distrito 1 que estava na fila de adoção esperando por uma criança de ate dois anos eu sabia que se Kim estivesse viva as coisas não seriam assim ela jamais deixaria que separassem as netas, na verdade eu sabia que ela jamais deixaria a filha como Snow tinha feito. No primeiro momento eu quis entrar com um processo de adoção das duas, mas eu sabia que não adiantava nem conversar com Effie já que não estávamos na fila de adoção e tão pouco tínhamos qualquer parentesco com as duas eu me vi de mãos atadas.

— Um casamento – Peeta falou durante o jantar.

— Que casamento querido? – Effie perguntou olhando atentamente nosso filho.

— Pai você disse que queria ajudar as meninas da família Everdeen – continuei olhando para meu filho sem entender, costumávamos falar sobre praticamente tudo e Kim nunca tinha sido um segredo para Effie, então quando soube da situação comentei com os dois sobre o assunto – Todos sabem que Snow esta a um passo de abrir falência – mesmo tendo só catorze anos Peeta levava muito jeito com negócios e gostava de passar um tempo trabalhando comigo – A única coisa que ele tem que ainda o mantem bem visto  é o sobrenome tradicional, se ele conseguir arranjar um bom casamento para a neta ele não vai deixar as duas na mão do juizado – Peeta estava certo.

— Mas ele não vai conseguir, as netas tem o sobrenome do pai delas e os Everdeen não fazem parte das famílias tradicionais – embora Effie não tenha vindo de uma família tradicional ela entendi muito sobre o assunto – E nenhuma família tradicional que tenha posses ainda mais aqui no 12, vai querer essa união ainda mais sabendo que o Snow esta praticamente falido ele não tem nada a oferecer a eles.

— Mas se uma família que não faz parte das tradicionais, mas que tem posses procura-lo.

— Não – Effie se manifestou de imediato – Filho você não vai ficar noivo de uma garota que você mau conhece.

— Mãe elas precisam de ajuda, se papai não fizer nada elas vão ser separadas e todos sabem que ninguém vai adotar a Katniss nessa idade, nossa família é perfeita para isso, nenhuma das famílias tradicionais vai se opor a ligação por casamento do nosso sobrenome a lista, grande parte do Distrito acredita que a Sra. se importa com a tradição e adoraria fazer parte dela. Se o papai procurar Snow com uma proposta de noivado ele não vai negar, basta dizer que esta fazendo isso para entrarmos na lista de famílias tradicionais e ele vai pensar que é um capricho seu, no mais é só um noivado arranjado que pode durar muito tempo e nem vir a se tornar um casamento já que ele pode achar outro noivo.

— Ou pode virar, Peeta um acordo desses é coisa seria a palavra do seu pai vai estar em jogo e se ele não achar outro noivo? Você vai se casar? E se você se apaixonar por alguém? Filho você ainda tem muita coisa para viver, logo você vai estar indo estudar na Capital vai conhecer tantas pessoas.

 - Sabemos que no fim o que Snow vai querer é o dinheiro dessa negociação, se não houver casamento, mas houver o pagamento ele não vai se importar é capaz de sair da situação por cima dizendo que nosso nome não era digno ou algo assim – os dois continuaram a dialogar sobre o assunto, eu sabia que Peeta estava certo aquela era uma solução. Obviamente se fosse outras pessoas eu jamais pensaria nessa possibilidade, mas eram as netas da Kim e eu não podia não fazer nada, eu precisava fazer algo pela nossa amizade de anos e pelo amor que vivemos aos dezesseis.

Então após muita conversa foi decidido que iriam tentar essa proposta e não foi nenhuma surpresa quando ele fingiu que estava organizando as coisas para buscar as netas que segundo ele eram sua única família, eu fingi interesse no casamento para que Effie realizasse o desejo de fazer parte das famílias tradicionais e ele fez uma proposta bem abusiva do dote e dos negócios que a vinhedo teria com nossos restaurantes, não fazia questão de pagar o dote, mas fiz questão de negociar a questão da participação do vinhedo nos restaurantes. Por fim o casamento foi arranjado sem uma data definida já que Peeta estava com data marcada para estudar na Capital.

E agora oito anos depois as vésperas dessa união eu ainda me perguntava se tinha tomado a decisão certa.   

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

O bônus ficou maior do que eu esperava, espero que não tenha ficado cansativo. Sei que estão curiosos pela explicação do Gale, mas ela vai ficar para outro capitulo (quem sabe outro bônus), mas acredito que esse respondeu algumas perguntas rs.
O próximo capitulo é o casamento, espero ver todos vocês lá.
Beijos