Salut D'Amor escrita por Alekz Fergues

Salut D

Ou Soluto Amor (Disperse amor), em significado "Saudações Amor" em occitano. Também "love letter", lit. "greeting", carta de amor. Salut também é "oi" em francês.

Poemas dedicados.


Classificação: Livre
Categorias: Poesias
Personagens: Indisponível
Gêneros: Poesia
Avisos: Nenhum

Capítulos: 4 (422 palavras) | Terminada: Não
Publicada: 21/02/2015 às 08:42 | Atualizada: 26/01/2016 às 05:58


Notas da História:

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
— Albert Einstein

Então consciência, pára e pensa, o que ganharia ao copiar?

O Salut D'Amor foram poemas líricos occitanas dos trovadores, escritos como uma carta de um amante para outro que dariam num dos elementos na tradição do amor cortês, que por sua vez as suas origens vieram de influências dos cátaros, dos árabes, e entre outros. Mas o Salut não é tratado como um gênero por gramáticos occitanos medievais, os trovadores copiou o estilo de músicas occitanas em francês antigo como o salut d'amour. Estruturalmente muitas vezes eram octossilábicos com rimas dísticas.

Chama-se soluto à substância que pode ser dissolvida. Disperso é chamada a substância química que é "dispersada" no solvente, não tendo portanto solubilização completa. O mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida, um grande exemplo é o Sal.

Enquanto que na sua origem a palavras sal tem em comum: Se Sa < *san- = são, santo (com saúde física e moral) do mesmo modo que o sal, pela sua virtude de impedir a putrefacção da carne, se torna num elemento de importância vital e por analogia ritual. Salix < sa + lux > salus = saúde = luz santa. ---> (Sa)cramento. (Sa)grado. Sacro. Saúde. Salvar. Saudações. Soluto. Solução. Ver Sal alquímico.


A importância do sal em todos os ritos da santificação é conhecida em todos os sacramentos (concepções sagrados) desde o batismo até à extrema-unção. O princípio da mens sana in corpore sano não é uma invenção Romana porque todos os antigos confundiram a santidade moral com a saúde física. A este respeito os egípcios confundiam num mesmo sentimento de santidade/sanidade o orgulho da sua particular pureza cultural com a sua exigente pureza religiosa e uma mais escrupulosa do que consistente pureza higiênica.

Enquanto que SALUS (deusa romana dos ritos de purificação pelo sal) foi uma divindade alegórica romana. Personificava a saúde, a prosperidade e o bem-estar público. Era invocada pelos doentes e pelo Estado romano, quando se apresentava um problema grave. Foi identificada com a deusa grega Higia. Salus é representada como Fortuna, com um leme, um globo a seus pés, e as vezes sentada erguendo uma patera em libação sobre um altar, em torno do qual uma serpente se enrola. A deusa Strenia entre o sabinos é a equivalente da Salus romana. Salus era casada com Esculápio, o Deus da Medicina e da Cura. Juntos, tiveram filhas tais como: Higéia, deusa da higiene, Iaso, deusa da recuperação e Panaceia, deusas (três) de todas as Curas.


Então, Saudação também vem do Latim salutare, saudar, literalmente desejar saúde a, de salus, boa saúde, cumprimento, relacionado a salvus, salvo, em segurança. E veja você que a base dessa palavra no Indo-Europeu é sol-, inteiro.

Note a relação entre boa saúde e bons desejos e o fato de uma pessoa estar inteira, o que supõe não apenas estar com todos os pedaços do corpo solidamente implantados em seus lugares como estarem em boa ordem as relações de afeto e até as financeiras.


Capítulos

1. Salut D'Amor
101 palavras
3. Vermelho / Doce Janeiro
108 palavras
4. Escandescimento
112 palavras