Impressões Enganam, as escrita por MyKanon


Capítulo 6
Ela adora seu trabalho




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/58303/chapter/6

Eu mal podia pagar minha faculdade. Já tinha cogitado umas duas vezes a possibilidade de abandoná-la, e retomá-la assim que conseguisse uma boa posição financeira. Mas conseguiram me convencer que o tempo que levaria para conseguir uma boa posição financeira sem estudos adequados, seria tempo suficiente para me fazer desistir para sempre.

_ Droga... - reclamei desanimado colocando as folhas dela sobre sua mesa.

_ Não, não! Eu quis me desculpar por ter falado isso! Eu... Eu... - ela parecia muito nervosa, como se a culpa fosse mesmo dela.

_ Não precisa se preocupar Veri, não vou dizer a ninguém...

_ Você não entendeu, é que é brincadeira! É só brincadeira!

_ O que é brincadeira?

_ Isso... Eu fiz uma piada.

_ Quê? Piada sobre o quê?

Eu estava meio impaciente com o fato de engrossar a fila dos jovens desempregados, então não estava conseguindo raciocinar direito.

_ Você não vai ser demitido... Está tudo bem com o projeto 10.003... - a voz dela foi perdendo o ritmo até parar.

_ Tudo bem?

_ Sim... Eu só quis... Eu pensei que... Ah, deixa pra lá. Me desculpe... Foi uma panaquice minha! Eu não queria mesmo te chatear... Eu só achei que você não se importaria...

_ Em ser demitido?

_ Não, com uma piada... Mas eu fui infeliz, me desculpa...

Então eu não ia ser demitido, meu trabalho não seria cancelado e eu poderia pagar a faculdade. Fora tudo uma inocente brincadeira. Não conseguiria dizer o quanto me sentia aliviado, mas... O que levaria a Veridiana a fazer tal brincadeira?

Sua expressão estava verdadeiramente preocupada, então eu não conseguia acreditar que fosse vingança pela minha piada do almoço. E também, ela parecia não ter capacidade para guardar ressentimentos. Sua memória parecia se reciclar de hora em hora.

E uma pessoa tão pacífica como ela não se vingaria, mesmo que guardasse mágoas.

Talvez o problema fosse comigo. Eu não conseguia aceitar que ela também fazia piadas. Pudera! Sua personalidade era tão inconstante que eu já não sabia mais o que esperar!

_ Não, que isso! Eu que caí feito besta! - fingi uma risada.

Ela também riu, dessa vez parecendo aliviada. Então colocou as folhas que ainda tinha nas mãos sobre a mesa e tornou a me encarar apreensiva:

_ Não está mesmo bravo?

Não aguentei segurar uma risada.

_ Claro que não, Veri.

Ela agia como uma criança. Depois da minha confirmação resoluta, ela voltou sua atenção para as folhas e tentou colocá-las em ordem.

Olhei no relógio de pulso. Já tinha passado em quinze minutos o meu horário de saída, e era sexta-feira. A Veri estava envolvida no trabalho de planejamento dos projetos, e um deles era aquele no qual eu estava trabalhando. Decidi ficar mais um pouco ajudando-a.

_ É essa numeração aqui que você está olhando? - perguntei, indicando o rodapé de uma folha.

_ Sim...

_ Então vou te ajudar, assim você termina mais rápido.

_ Não... Eu já disse que não precisa! Já te atrasei, olha só!

_ Que nada. Hoje é sexta-feira. - justifiquei, já me concentrando na tarefa de organizar as folhas que eu havia recolhido.

_ E o que tem?

_ Ué, sexta-feira, oras... Sexta-feira é o dia do “tudo bem”.

_ Mas... Você não tem aula?

_ Tenho, mas não pega nada. Dá tempo de sobra. Vai, vamos arrumar essas folhas.

_ Ah... Tá bom, então.

Ela agradeceu com um sorriso e começamos a organizar toda aquela papelada. Hora ou outra a minha sequência terminava e eu trocava com ela, ou vice-versa.

Mesmo que fosse apenas contagem, ela parecia muito compenetrada no que fazia. Não falou nada comigo além de pedir meus blocos, quando o dela acabava. Estranhamente, eu esperava que ela dissesse alguma bobeira.

_ E fim. - eu disse entregando o último bloco a ela.

_ É mesmo. Obrigada.

_ Quer ajuda em mais alguma coisa?

Ela riu e disse:

_ Não, obrigada. Se o Barasal vir isso, é capaz de brigar com a Marissol. Os chefes são meio possessivos com seus funcionários...

_ A Marissol é possessiva com você?

_ Não... Mas ela é diferente.

_ Diferente? Por quê?

_ Ah, não sei... Nós nos damos bem.

“Talvez ela também seja meio doida...” Imaginei.

_ E outra coisa... - conferi se não tinha ninguém por perto antes de perguntar – Ela também é chefe do Barasal, não é não?

_ Chefe? - repetiu confusa.

_ É. Achei que fosse, por causa do e-mail que recebi.

_ Ahn... Bem... - ela pensou por um momento – Não diria “chefe”... É que ele tem que atender os requisitos dela... Então... Não acho que seja isso...

_ Hum-hum. Então tá certo, agora é mesmo hora de ir.

_ Claro, e me desculpe novamente pelo seu atraso.

_ Não tem problema. Você vai demorar muito para sair, ainda?

Ela olhou umas duas vezes da pilha de papéis sobre a mesa para mim, e pareceu relutar antes de dizer:

_ É... Acho que vou...

_ Cuidado hein, a Marissol vai acabar com a sua vida social desse jeito. - brinquei.

_ Não se preocupe. Tenho tempo suficiente para a minha vida social durante o almoço. - e sorriu outra vez.

Como uma pessoa que tinha vida social apenas durante o almoço podia sorrir tanto? E o que ela chamava de vida social? Só a vi interagir com alguém no almoço quando nós almoçamos juntos...

_ Bem... Você vem almoçar com a gente segunda-feira? - acabei me sentindo obrigado a convidar.

_ Eu? Ahn... Se vocês não se importarem...

_ Que nada. Então tá. Até segunda, Veri.

_ É, até, Vítor.

Ela acenou para mim e mais uma vez voltou a se concentrar no seu trabalho. Observei-a por mais alguns segundos e então fui para o elevador.

Através da porta de vidro, era possível vê-la digitando freneticamente, enquanto lia algumas informações nas folhas sobre a mesa.

Queria ser comprometido com o meu trabalho como ela.



*~*~*





E novamente, mais rápida que nunca, ela voltou. Aquela chata e indesejada... A segunda-feira.

_ Bom dia Veri... - cumprimentei sonolento passando por ela.

_ Bom dia, Vitor! - ela respondeu, como sempre muito cheia de energia.

Como podia gostar tanto de sua função?

Meneei a cabeça achando engraçado, enquanto me acomodava no meu lugar.

Liguei o computador e comecei meu trabalho. Como de costume, alguém ligou perguntando pela minha colega de baia, e eu dei a mesma resposta habitual.

Através de uma pequena fresta na divisória, pude vê-la digitando agilmente como sempre, mas com a feição extremamente tranquila.

E decidi que já estava na hora de parar de espreitá-la.

As horas renderam, e parecia muito difícil chegar a hora do almoço.

_ Nossa, hoje vai dar seis da tarde, mas não dá meio dia... - reclamei comigo mesmo.

_ Isso é fisicamente impossível... E matematicamente também. Logicamente e até biblicamente. - ouvi do outro lado da divisória.

Ajeitei-me na cadeira para poder vê-la.

_ Falei tão alto assim? - perguntei preocupado.

_ Ah, me desculpe! Talvez eu é que tenha me intrometido... - ela cogitou, arregalando os olhos.

_ Não, eu devo te agradecer. Já pensou se eu estivesse xingando meu chefe e ele estivesse passando? Às vezes eu tenho esse mau hábito...

Ela pareceu se preocupar com a minha revelação.

_ Ah Veri, você já teve vontade de xingar seus superiores, não?

_ Ahn... É, de vez em quando, né. - mas visivelmente ela só queria concordar comigo.

Me senti tão anti-ético depois disso...

_ Olha só! Faltam quinze! Você vai com a gente, não é?

Então ela pareceu relaxar, quando concordou:

_ Sim... Ah... Eu só vou... Preciso levar isso no andar de cima. Já volto.

Ela pegou uma pasta de plástico e deixou a mesa. Voltei para o meu serviço, contando cada minuto para a hora do almoço.

_ E aí cara, beleza?

_ Robinson! Belezinha. E você?

_ Tranquilo. Como não ouvi rumores, vim aqui perguntar como foi seu fim de semana.

_ Ah meu... Nem virou. Tive uns contratempos e não consegui falar com ela.

_ Tá moscando hein...

_ Muita calma nessa hora. Ela vem com a gente pro almoço?

_ Eu chamei, achei que você fosse mesmo gostar. Don Juan.

_ Engraçadão. Eu também chamei a Veri.

Ele silenciou, e eu ainda não tinha entendido que tinha uma problema. Como eu não perguntei, ele se precipitou:

_ Sobre a Veri...

Continuei quieto aguardando que terminasse. Ele parecia não muito à vontade. Checou se ela ainda não havia voltado, para então prosseguir:

_ Cara, não é por nada, mas é melhor não continuar a chamá-la pra sair com a gente...

_ Hã? Por quê?

_ Pô, você sabe que ela trabalha na área da qualidade, para a Marissol. Quem garante que ela não é leva-e-trás?

_ Como assim? Meu, você tá...

_ Você viu muito bem que ela curte a chefe dela. Eu prefiro não arriscar. A corda sempre estoura no lado mais fraco!

_ Mas do que é que você está falando...?

_ Vitor, desculpa, mas nós não ficamos à vontade com ela.

Então era isso, constatei decepcionado.

_ Você ainda vem almoçar com a gente? - ele perguntou.

Com aquele convite, ele deixava bem claro que já existia uma condição.

_ Eu já a convidei...

_ Hum.

Eu não pretendia causar um mal estar maior que o Robinson já havia me causado.

_ Esquenta não cara. Vai lá. Eu vou esperar a Veri.

_ Não, vamos todo mundo hoje, e depois-

_ Não, obrigado. - cortei já não lhe dispensando mais atenção.

Vi pelo canto dos olhos ele encolhendo os ombros antes de deixar a minha baia.

Como podiam pensar que a Veridiana fosse tão mesquinha? Essa sim era uma postura mesquinha.



Continua

Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

*
N/a: Olá florzinhas. Para quem acompanha FA, não fique braba, é que essa fic já estava adiantada, só estou postando.

Kissus!