Hogwarts, Uma História escrita por they call me hell


Capítulo 3
Os Fundadores de Hogwarts


Notas iniciais do capítulo

Inicialmente, gostaria de agradecer Reyna Voronova pelo comentário que me motivou a retomar essa história. Gostaria que esse capítulo fosse mais extenso e descritivo, porém, confesso que não me prolonguei mais por ansiedade de iniciarmos logo as histórias sobre o castelo no próximo capítulo. Espero que gostem.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/569942/chapter/3

— 3 —

OS FUNDADORES DE HOGWARTS

 

Godric Gryffindor, como nos conta o seu quadro em Hogwarts e os inúmeros documentos obtidos junto ao Ministério da Magia, foi um bruxo famoso na antiguidade por sua bravura. Mestiço, viveu em uma das primeiras vilas exclusivamente para bruxos após a Revolução Mágica de 920, local que hoje tornou-se conhecido como Godric's Hollow em sua homenagem, atraindo muitos curiosos que ouvem a sua história. Este local, sem dúvidas, também é muito especial para os bruxos por outro motivo peculiar, o qual está gravado na vila em forma de uma estátua de um casal com seu bebê, representando ninguém menos que os Potter que ali viveram e, infelizmente, faleceram após o ataque d'Aquele Que Não Deve Ser Nomeado, quando Harry Potter milagrosamente sobreviveu e iniciou seu destino. Mas por que Gryffindor tornou-se um homem tão famoso no mundo bruxo? E, principalmente, o que o levou à Hogwarts?

Filho de mãe bruxa e pai mestiço, segundo o seu quadro, desde cedo apresentou sinais de magia impressionantes em si, os quais foram desenvolvidos pacientemente nos anos seguintes ao seu nascimento com o auxílio e coordenação de sua mãe, Greta, a qual participara ativamente da disputa entre bruxos e trouxas pela área que posteriormente tornar-se-ia o vilarejo onde os Gryffindor e outras famílias se fixaram. Uma excelente duelista, conhecedora de feitiços efetivos e dominadora de sua varinha - vinha com núcleo de pêlo de unicórnio, 12", rígida; nos dá muitas informações sobre sua dona se a analisarmos calmamente -, Greta transmitiu ao único filho todo o conhecimento que sua família transmitia de geração a geração, os quais Godric aperfeiçoou durante a juventude com grande esforço e determinação. Do pai, Angus Gryffindor, herdou o dom de manejar a espada com precisão, aterrorizando aqueles que tinham o vislumbre da sua figura alta e forte com os cabelos e barba ruivos.

Era muito comum, àquela época, que os jovens bruxos passassem por um teste que demarcava os limites entre o fim da adolescência e o início da fase adulta. Consistia-se de um teste onde o desafiado deveria provar aos demais que já era capaz de dominar suficientemente a magia da qual dispunha não apenas para fazer parte do grupo ao qual pertencia como, também, para ser capaz de proteger suas terras caso fosse necessário. Na ocasião de seu teste, Gryffindor não apenas cumpriu todas as tarefas exigidas com o uso de sua varinha, mas também desafiou o próprio pai para um duelo de espadas do qual saiu vitorioso, mesmo com a disputa feroz. Assim, pela sua coragem e bravura, Godric logo ficou famoso em toda a região. Conta-se que, com o tempo, muitos bruxos passaram a procurá-lo e desafiá-lo, mas nenhum deles foi capaz de alcançar uma vitória. Estes duelos, os quais logo transformaram-se em um passatempo para o bruxo, deram origem ao que mais tarde seria o tradicional Clube de Duelos de Hogwarts.

 

Foram poucas as vezes em que Godric Gryffindor deixou sua vila durante o início da vida adulta. Ao contrário de outros bruxos que aderiam aos poucos o costume de viajar para outras terras em busca de novos conhecimentos e desafios, o fundador da Grifinória tinha a lealdade como uma da suas mais fortes características e proteger os seus iguais era a sua tarefa em tempo integral. Rondava a Grã Bretanha, naqueles anos, que um grande leão protegia uma vila ao leste da Inglaterra, alusão certamente feita aos seus volumosos fios ruivos e ao seu perfil tão admirável em meio aos demais. Independente disso, porém, havia todos os anos uma festividade que sempre contava com a sua ilustre presença: a celebração do fim da guerra. Marcada por grandes festivais onde os bruxos se reuniam, vindos de todas as partes do país, foi em uma dessas comemorações que Godric selou o seu destino.

Para a festividade, havia sempre muita música, dança, bebida e brincadeiras que entretinham os bruxos, dentre as quais as mais populares eram os duelos e jogos com vassouras muito semelhantes ao quadribol. Foi em um desses eventos, por volta do ano de 956, que Gryffindor decidiu pela primeira vez participar das disputas com outros bruxos. Sua vitória após duelar contra sete oponentes o transformou em uma figura ainda mais admirada e o apresentou a outros quatro campeões de outras disputas: Helga Hufflepuff, Rowena Ravenclaw e Salazar Slytherin; os quais, a partir dali, acabaram por formar um grupo próximo. Conforme nos narra Batilda Bagshot, famosa historiadora, os quatro bruxos possuíam pensamentos visionários para a época. Helga, uma bruxa carismática e determinada, tinha o desejo de percorrer uma jornada para reunir jovens como ela em prol da união das comunidades mágicas, que só seria firmada com a criação do Conselho de bruxos em 1707. Essa idéia foi amplamente explorada pela astuciosa mente de Rowena, conhecida como uma das mais sábias bruxas de seu tempo, a qual ponderou que a união das comunidades mágicas deveria começar a ser trabalhada através das gerações mais novas, pois as crianças ainda não carregavam os estigmas de seus pais e avós. Essa união das comunidades, como apontado de forma minunciosa por Salazar - um bruxo de grande astúcia com origem em uma vila que fora dizimada após a Revolução Mágica de 920 -, deveria ter uma sede fortificada e muito bem protegida, afastada das cidades trouxas. Por fim, foi Godric Gryffindor quem acrescentou uma última idéia, sugerindo que unissem todos esses atributos em um local onde a magia pudesse ser não apenas exercida, mas também ensinada e praticada com segurança. Estava formulada a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, por fim.

Ainda segundo Bagshot, foram muitas noites de debates à respeito desses ideais - e muitos outros que surgiram depois - até que o plano estivesse amadurecido o suficiente para ganhar vida. De início, o primeiro problema encontrado fora um local. Existe uma lenda muito disseminada pela Escócia de que foi Rowena Ravenclaw quem encontrou o lugar onde hoje situa-se Hogwarts, ao realizar um passeio matinal com um dos seus testrálios. Acredita-se, inclusive, que esses animais que habitam as terras da escola certamente foram trazidos por ela e os primeiros alunos que foram selecionados antes da criação do Expresso de Hogwarts, em algum ponto entre 1820 e 1830. Com poderosos feitiços que o protegem, até hoje o local exato de Hogwarts é impossível de definir com precisão, sendo uma característica adotada por muitas outras escolas de magia espalhadas pelo mundo, como é o caso de Durmstrang e Beauxbatons, por exemplo.

 

Deve-se notar, é claro, que em uma época tão tradicionalista - “antiquada”, diríamos hoje -, idéias como essa não eram típicas. Os bruxos viviam enclausurados em suas vilas com um misto de medo e desprezo pelos trouxas, imersos em um cotidiano simples em sociedades pouco desenvolvidas. Uma escola de magia dificilmente era vista como uma das suas prioridades e, tampouco, a idéia de afastar-se de suas crianças por um longo período letivo parecia ser algo agradável. Porém, a influência dos quatro fundadores de Hogwarts teve um papel fundamental na popularidade de Hogwarts, percebemos. Afinal, hoje temos séculos de tradição e incontáveis alunos que já se formaram, ainda que nem sempre tenha sido assim.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Que tal deixar sua opinião?



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Hogwarts, Uma História" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.