Garota Imperfeita escrita por kathe Daratrazanoff


Capítulo 9
Impostos


Notas iniciais do capítulo

Sei que os capítulos vem sendo bem curtinhos, mas to doente gente. Além da gripe brava, to atolada de trabalhos na escola e comprometida com o desafio mundial NaNoWriMo. Então aguentem que esse mês ta alertado



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/555303/chapter/9

Agora que saiu a nota oficial de que terei mesmo que mudar de escola, me veio vários questionamentos internos e muitos pensamentos reflexivos.

Sabe, esse é um fato da vida de um adolescente que pode mudar tudo. Pensa só, mesmo que você não fale com todo mundo da sua sala, você é obrigado a olhar pra eles cinco dias por semana durante umas cinco horas. O ano todo. São os mesmos rostos, as mesmas pessoas.

Mudar de escola é mudar de vida e recomeçar do zero. A coisa boa é que vou ter a ficha zerada, e vou ser quem eu quiser ali. A nerd? A patricinha? Quem eu vou querer ser?

Ainda não sei, nem sei onde vou estudar. Minha mãe deve procurar pra mim. O importante é que as férias estão chegando, e tenho que começar a preparar meu cronograma.

*--*---*---*---*---*

Essas últimas semanas na escola estão um lixo. Pra que tanto trabalho, me diz? Pra que tudo isso? O engraçado é eles aparecerem com "bibliografia". Conta outr. Fonte de pesquisas? Rapaz, não fiz pesquisa nem consulta nenhuma, eu fui lá e copiei.

Mas pelo menos eu leio o que copio. Um garoto da minha sala, uma vez, chegou com uma folha imprimida e tinha até propaganda pela página, te juro. Ele esqueceu de fechar o anúncio. Babaca. E sabe quanto ele tirou, de zero a dez? Seis.

O que é outra coisa que me impressiona. Sabe, eu sei que não mereço todos aqules oito ou nove, mas por favor, o cara que nunca apareceu em uma aula, que traz trabalhos atrasados e toda essa porcaria, tira nota seis. Mano do céu, se ele nunca aparece e tira seis, no mínimo exijo um dez. Eu vou em todas as aulas - ou quase todas elas - , eu faço as lições. E depois os professores reclamam do governo. Dá licença, mas da mesma forma que é errado desviar verbas pUblicas para o bolso traseiro da calça, é errado colocar nota onde não deve.

Momento revolts aqui.

*---*---*---*---*---*

Agora minha mãe quer me mandar pra um nutricionista, pode isso? Eu tento entender as pessoas, juro que tento. Mas o que tem de errado com elas?

Se eu encho o meu prato na hora de comer, reclamam. Se deixo ele ralo, reclamam. Se eu estou sentada relaxando, me chamam de preguiçosa e me mandam fazer algo de útil na vida (lavar louças haha). Se paro pra estudar, vem gente do além me pedir algo.

– Você viu aquela coisa em cima daquilo? Vai lá buscar isso. Vem aqui varrer. Vai lá pular o muro e voltar.

Isso quando não chegam e mandam aquela :

– Você não acha que está estudando demais não? Precisa relaxar.

Ta certo. DEIXA EU SENTAR POR ALGUNS MINUTOS NO SOFÁ E LIGAR NA WARNER.

*---*---*---*---*---*

Trabalho de História, segundo reinado. Capa, imagens, conclusão.

*---*---*---*---*---*

Eu tinha ido lá na lan house, ne, pra pedir pra moça imprimir pra mim imagens do segundo reinado no Brasil. E ela chega e me diz, naquela cara de monga dela :

– Vai sair R$ 2,50.

Eu olhei bem pra ela, ela me olhou de volta e eu mandei um.

– Moça, a senhora está louca? Quem pagaria isso?

Ela deu de ombros, um claro sinal de que tem trouxa por aí que paga. Com esse dinheiro eu vou ali na esquina e compro salgados. Compro um salgadinho, sei lá, as possibilidades são imensas. Se eu pichinchar, sai até um dvd piratão ai na feira.

Claro que não aceitei, ne. Comprei uma folha sulfite de 0,05 centavos (nem eu acreditei quando o cara falou o preço, mais barato que bala), achei uns livros de história, procurei no sumário segundo reinado e voilá. Recortei as figuras, colei numa folha e até fiz xerox. 0,20 centavos cada cópia.

E na volta ainda me sobrou grana pro sorvete.

Quando eu começar a trabalhar, não vou querer ser como esse povo que sai comprando a primeira coisa que aparece pela frente. Eu economizo cada centavo quando preciso de algo, dez reais pra mim já é muito. Imagine duzentos, trezentos reais? Pra mim, isso é riqueza.

Lembrando, claro, que não pago contas. Sem impostos, gás, luz e telefone. Deve ser difícil ser adulto com toda essa responsabilidade.

*--*--*--*--*--*--*

Estudando sobre o segundo reinado, me deparo com aquele chamado "impostos", onde os súditos do rei eram obrigados a dar dinheiro pra ele.

Repararam em alguma semelhança com os dias atuais? Como, por exemplo, o fato de a gente pagar importo para nossos governantes? Dinheiro esse que segundo minhas professores, sâo tudo desviados.

Segundo me contaram, somos os que pagam o maior imposto do mundo, e que se metade disso fosse usado no país, seríamos um país do primeiro mundo.

Isso dá muito o que pensar, hein


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Quem quiser, dê uma passadinha em Dastan & Tâmina, minha nova fic do desafio. Beijos



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Garota Imperfeita" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.