A Pele do Espírito (versão antiga) escrita por uzubebel


Capítulo 7
O Espírito do Templo


Notas iniciais do capítulo

Bom, esse capítulo vai trazer, bem no finalzinho, um POV novo. Acho que vocês vão gostar da surpresa, ou assim eu espero...



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/497984/chapter/7

No dia seguinte, mais uma vez, a maré estava baixa. Saí de casa cedo, sem comer, pois meu estômago estava embrulhado. Voltei até a praia velha sozinha, atrás de sei lá o quê... Damon miou. Não, sorri, sozinha não.

Minha corda ainda estava lá, amarrada à árvore, onde Ed, Alice e eu a deixamos da última vez, depois de sairmos correndo, assustados do templo. Agora, aqui estava eu outra vez, procurando respostas para perguntas que eu nem conhecia. Enrolando a corda nas mãos, desci o rochedo. Hoje, o mar estava calmo, quieto demais...

Eu logo estava diante do templo. Subi as escadas secas de mármore, vi-me diante das altas portas, das aldravas com seu sorriso, mas abrir as portas... Onde estava minha coragem toda de antes?

– Ei, garota, vai entrar ou não?

Dei um pulo de susto e soltei um grito agudo, olhando para todas as direções.

– Q-quem falou?

– Eu!

– E-eu? – perguntei, olhando para o meio das portas, aflita.

– É, eu – respondeu a aldrava de tigre – Anda, não temos o dia todo.

– É, não temos o dia todo! – continuou a outra aldrava, a da direita, que falava enrolado por causa da argola na boca – Se não bater, ele não vai abrir a porta.

– E se não vai entrar, pode ir embora. Nosso mestre é muito ocupado...

– Espera, quem?

– Nosso mestre – responderam ambas.

– Que... mestre? – perguntei. Como se eu precisasse saber, e não sair correndo imediatamente dali...

Elas me encararam, confusas, e depois se entreolharam acusadoramente.

– Fecha a boca, você fala demais! – acusou a da esquerda.

– Eu? Foi você quem deu com a língua nos dentes primeiro! – rebateu a da direita.

– Quietos! – esbravejou uma voz fina por trás da porta, que se abriu devagar, permitindo-se apenas uma pequena fresta por onde vi enormes olhos prateados – Por favor, entre. Não ligue pra eles...

Quando abri a porta, assustada, não havia mais ninguém lá.

– Olá? – chamei por alguém.

Eu me lembro de quando havia pessoas aqui, e oferendas, e preces, e incensos..., uma voz ancestral soou na minha cabeça, como se fosse meu próprio pensamento. Levei as mãos às têmporas como se pudesse impedir a voz de penetrar meu crânio. Eu gostava do cheiro dos incensos, confessou trivialmente.

De dentro das sombras a um canto, só se viam olhos prateados cintilando na escuridão, encarando-me. Olhos que carregavam uma profunda solidão, eu reconheci. A mesma que, ás vezes, também pesava nos meus.

– Oi... – a voz que veio das sombras era jovem, diferente da que soara da minha mente, apesar de terem o mesmo timbre, e parecia insegura. Parecia ainda mais assustada que eu, e me comovi por isso.

– Oi – respondi.

– Não ligue pra aqueles dois – repetiu, dando um passo para a luz, revelando-se – Eles normalmente falam mais que escutam. Não era pra terem assustado você...

Fiquei quieta, encarando fixamente o mesmo menino de cabelos brancos, carregando flores, que me encontrara na floresta e que, por algum motivo que eu desconhecia, sabia o meu nome.

– Ninguém aqui está acostumado a... receber visitas. As pessoas não se aproximam daqui por vontade própria há muitos, muitos anos. Acho que você entende...

– Sim.

Ele olhou ao redor, depois para mim.

– Vem, vamos sair desse salão frio – convidou – Vem comigo.

– Como você sabe o meu nome? – perguntei, seguindo-o.

Ele puxou a capa rota que escorregava de seus ombros magros, incomodado.

– Você não devia se lembrar disso...

– Como você sabe o meu nome? – insisti.

– Eu sei o nome de todo mundo.

– Todo mundo?

Ele empurrou uma porta nos fundos do grande salão e gesticulou para que eu entrasse.

– É – respondeu – De todos no mundo todo.

Era o mesmo cômodo em que eu fora parar depois de correr do salão de orações, na primeira vez que viera ao templo. A mesma cama simples, uma tigela vazia sobre a mesa no centro, a estátua abocanhando um rubi enorme – que voltara ao lugar, apesar de eu tê-lo derrubado -, o espelho no canto.

– Sente-se – o menino pediu.

Depois, foi até a mesa, pegou a tigela e quando a estendeu para mim, fios de vapor saiam da sopa quente, que repentinamente encheu-a até as bordas.

– Está com fome?

– Ah, obrigada - minha barriga roncou.

Era canja e tigela logo aqueceu meus dedos frios, mas eu não comi. Ao invés disso, encarei o menino de esguelha.

– Você... vai sempre no bosque? – perguntei, finalmente, imaginando por onde começar a interrogá-lo.

– Não. Não costumo sair daqui, nem mesmo para colher flores.

– E o quê está fazendo nesse templo abandonado?

Ele puxou a única cadeira diante da mesa e se sentou na minha frente.

– Essa é a minha casa.

Encarei-o.

– Então é você – disse-lhe.

– Eu?

– Você é o espírito desse templo.

– Sim – ele disse. – Você não tomou café, é melhor não voltar pra casa de barriga vazia.

Estremeci e encarei a comida.

– Acho que deveria me assustar por você saber que eu saí de casa sem comer, mas já que sabe o meu nome sem nem mesmo termos sido apresentados, eu não deveria me surpreender...

Eu não contive um sorriso, pegando-o de surpresa. Mas logo seu rosto recobrou a sobriedade contida de antes, quando ele se mantivera distante, elusivo. Parecia ter receio de me ter por perto, tanto física quanto emocionalmente. Como, na época, não entendi, estendi-lhe a mão e disse:

– Você parece ser um cara legal. O quê acha de começarmos outra vez, do jeito tradicional? Eu sou Lorena, e quem é você?

Ele não apertou minha mão. Parecia não saber ao certo como deveria reagir, contudo disse sem hesitar e sem emoção, tal qual uma resposta ensaiada incontáveis vezes diante do espelho:

– Eu sou a morte.

– Mas esse é o seu nome? – sacudi os dedos para chamar sua atenção e fazer o sangue voltar a fluir pelo braço estendido. – Morte?

O espírito piscou incrédulo.

– Meu... nome?

Eu assenti.

– Nunca alguém... quis saber o meu nome.

– Mas você tem um, né?

– Sim.

– E... – comecei a ficar impaciente, com o braço dolorido, sem entender toda aquela surpresa.

– Byakko – disse devagar e atrapalhando-se um pouco, como se não estivesse acostumado a dizê-lo. Depois, repetiu-o com mais segurança. – meu nome é Byakko.

E depois finalmente estendeu a mão para mim, perguntando-se o quê faria em seguida. Então, eu a peguei. E, apesar de não entender o gesto, seu aperto era firme, e sua pele era fria como uma brisa.

– É um prazer conhecer você – sorri.

Ele quase sorriu de volta.

– Já... Já está na hora de você ir para casa – Byakko se levantou da cadeira e me levantei também. – Toma, não esqueça a sopa.

– Mas vai esfriar – retruquei.

– Não, não vai esfriar enquanto não comê-la. Vamos.

Atravessamos o salão de orações e ele abriu as portas para eu sair. Ao lado delas, ele parecia tão pequeno quanto eu, e não um espírito poderoso... Antes que ele as fechasse, falei:

– Espera! Você vai estar aqui amanhã?

Ele me encarou pela pequena fresta, tímido.

– Eu sempre estou aqui – respondeu.

– Então eu venho visitar – disse, desci as escadas e acenei. – Até logo!

–----------------------------------------------------------------------------------

Vi-a se afastar através das portas entreabertas. Depois que Lorena deixou a praia para trás, parecia seguro sair. Ergui as mãos diante do rosto e observei-as minuciosamente. Não havia qualquer diferença. Entretanto por que, então, eu as sentia tão pesadas e ao mesmo tempo vazias?

Outra coisa também parecia estranha: meu peito... pus a mão sobre ele, parecia pleno agora, onde eu nunca soubera que havia um buraco. Estava cheio de uma sensação cálida e serena que pareceu transbordar até meus dedos sobre o peito, e acalmar um pouco minhas mãos vazias.

– Tem alguma coisa estranha... comigo.

– O quê foi, mestre? – Um e Dois, as aldravas, perguntaram em uníssono.

– Byakko – eu corrigi – Me chame pelo meu nome.

Eles se entreolharam, surpresos e reticentes, mas obedeceram.

– O quê foi, Byakko?

– É quente – expliquei o melhor que podia, já que não sabia ao certo do que se tratava. – Aqui – apontei para o meu peito. – O quê é?

Mais uma vez, os dois responderam juntos:

– É um coração.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Espero que tenham gostado de conhecer a morte (o Byakko), finalmente. Beijos.