A Pele do Espírito (versão antiga) escrita por uzubebel


Capítulo 3
Dorothea




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/497984/chapter/3

– Desculpe, estou atrasada! – disse ao entrar em casa.

– Lorena? Venha cá – Dorothea me chamou.

Corri até a cozinha. A mesa estava atulhada de doces: biscoitos de castanhas, caveirinhas de açúcar, tortas de frutas, caramelo... O cheiro logo me embriagou.

Dorothea, uma viúva de cinqüenta anos pequena e com os cabelos grisalhos firmemente presos, estendeu-me um prato com um bocado de tudo e disse:

– Toma. Leva pros seus pais.

Agradeci-lhe. Saí da cozinha, depois da sala, passei pelo curto corredor e entrei no primeiro cômodo à esquerda. Era pequeno, limpo, sem móveis além de dois altares apoiados contra a parede branca. Sentei-me diante do mais à direita, ajeitando as flores sobre ele. Acendi dois incensos e seu cheiro encheu o quarto. Pus o prato de comida em cima do altar e apanhei a foto amarelada, de bordas chamuscadas, em seu topo.

– Mamãe, papai, eu trouxe doces – beijei o casal da foto – Dorothea sempre diz que vocês gostavam de doces. Só queria me lembrar disso... Feliz solstício de inverno.

– Mas onde você disse que foi mesmo? – Dorothea perguntou.

– Ahn... – eu não disse -, na praia – respondi.

Não pergunta qual praia, não pergunta qual praia...

– Que praia?

Calei-me.

– Lorena? – ela não ia deixar eu me safar.

– A Praia Velha...

Só tive tempo de ouvir a tigela cheia de doces em suas mão se espatifar de encontro ao piso. Pulei para trás, mas Dorothea estava imóvel e rígida como se esculpida em pedra.

– O quê tem de mais? – perguntei, assustada – Nós moramos em uma ilha, há praias por todo lado, literalmente. O quê torna essa tão especial?

A praia velha não era bem vista por ninguém em toda a ilha de Jada mas, sempre que Dorothea falava dela, era mais que receio ou superstição, era pessoal...

Ela virou o pescoço na minha direção, e quase podia ouvi-lo ranger de tensão.

– Você podia ter enfurecido os espíritos – a ideia a fez tremer e executar um complexo gesto de afastar o mal – Me prometa que não vai se envolver com os espíritos, nunca! Me prometa.

– Eu...

– Prometa!

– Eu prometo.

A tensão em seus ombros se foi tão rapidamente, que achei que a velha senhora fosse desmontar diante de mim.

– Que bom... – suspirou.

Dorothea finalmente olhou para baixo e uma careta acentuou suas rugas.

– Quanto doce desperdiçado.

Damon já estava espreitando todo aquele açúcar com interesse demais, então eu o puxei para o meu colo e ele miou com indignação. Caiu no chão, você não pode me negar esse privilégio!, parecia dizer. Dorothea se abaixou para recolher os cacos, mas eu a interrompi.

– Esquece isso, eu limpo tudo – ofereci-me – Leva o resto dos doces pro festival.

Ela concordou e se foi, mas não sem antes separar um punhado das melhores guloseimas especialmente para mim.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!