Safe and Sound escrita por Aline Martins


Capítulo 39
Capítulo 39 - Effie


Notas iniciais do capítulo

E chegou o grande, grande dia meus amores!
Preparados?
Eu chorei que nem uma criança escrevendo - mas eu tenho a desculpa que estou de tpm.
Espero que vocês apreciem o tanto quanto eu.

Beijos e até as notas finais.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/468357/chapter/39

Dizem que este dia é o grande dia das nossas vidas: Temos todos os convidados encarando-nos com apreensão, emoção e sentimento. Trazemos os pequenos seres das nossas famílias para caminharem no altar a fim de entregarem a nós as alianças. Vemos o grande amor das nossas vidas olhando-nos como se fôssemos a maior preciosidade existente em um raio de quilômetros a fio. E hoje, encarando seus olhos emocionados no espelho, Effie sabe que esse é de fato o grande dia da sua vida.

Não há de se buscar reduzir a importância dos outros casamentos pelos quais ela presenciou na Sede, que na época chamava-se Capital, mas a realidade é completamente diferente. A carga emocional que trás em suas costas somado ao alívio automático que remete a alegria é contraditório e complementar.

Após perder a todos que amou de maneira tortuosa e dolorosa, após passar pela apreensão e angústia durante todos os segundos em que via os seus meninos na arena, batalhando de forma voraz por suas vidas; atualmente ela compreende o significado importante de um vislumbre da felicidade.

Não é fácil enfrentar uma Guerra e as cicatrizes ficam dissipadas pelo corpo e pela alma, mas Effie, com a sua personalidade doce e serena prefere pensar que esse dia é uma vitória acerca de todos os esforços obtidos. É uma vitória que não diz respeito só à tragédia, ao contrário, faz jus ao sorriso que ela consegue distinguir nos rostos da sua nova família e dos amigos que vieram prestigia-la.

Effie. – diz uma voz emocionada atrás de si e ela vira-se segurando a grande barra do seu vestido.

– Oh Katniss. – ela estica suas mãos para alcança-la. – Você está tão linda.

Katniss nunca esteve tão bela, o vestido azul claro que Effie deu a ela de presente, jamais pensou que fosse ficar tão bem em seu corpo esbelto e pequeno. Deixando-a com a aparência de uma princesa dos contos de fada, seu vestido que se movimenta lindamente acompanhando o vai e vem do seu corpo deixa-a leve como uma pluma. Seus cabelos cacheados estão somente presos por alguns fios no topo caindo o resto por seus ombros nus. Ela está uma verdadeira beldade.

– Não se importe comigo, Effie. – ela sorri abertamente. – Hoje é o seu dia e você está linda. Lembra quando eu usei o vestido de casamento na entrevista com o Caesar e você disse que eu seria uma linda noiva?

– Eu me lembro.

– Você é uma linda noiva. – Katniss a abraça calorosamente e Effie retribui com todo o amor que consegue reunir.

– Somente mais uma hora e você já pode entrar, ok? – Katniss questiona e Effie assente. – Peeta quis vir te ver antes do momento e ele está esperando eu sair para ele entrar. Preciso rever algumas coisas com Annie, então se precisar de algo, me chame por Peeta.

Effie nota o esforço que Katniss teve para adaptar-se nesse mundo novo, um universo onde a felicidade pode existir nas grandes coisas, não só nas pequenas. Deve ser algo tremendamente complexo para a compreensão da morena que agora, pode sorrir e ser feliz sem ter que passar pela cerca limite do seu distrito, sorrir também não por ter algo à mesa, mas sim por poder compartilhar com o homem que tanto gosta. Para quem perdeu parte de sua família e viveu sempre em uma tristeza profunda, ter um pouco de paz de espírito é um choque que Effie sabe que por mais que ela se esforce, ainda não consegue superar.

– Katniss, eu agradeço por tudo o que tem feito por mim. – ela solta o ar dos seus pulmões tendo as mãos de Katniss novamente sobre as suas. – Eu não poderia estar mais feliz e completa vendo que você deixou-se tomar pelo coração e tem Peeta ao seu lado. Em partes, sempre torci para que isso acontecesse, era visível ao longe o amor que ele sentia por você. Pelas suas feridas, sei que não era fácil alcançar o seu coração. Hoje, eu te vejo leve, abraçada a ele, sorrindo e crio em meu peito a esperança de que irei te ver cem por cento nessa nova vida. Você merece ser feliz e Peeta também, eu quero que saiba que eu estou aqui para acompanhar todos os momentos de vocês.

– Eu sei disso, Effie. – lhe disse com os olhos marejados. – Sei de todas as suas intenções e promessas, mas hoje quero que não se atenta a mim e Peeta. Hoje é sobre você e Haymitch e sobre a vida que vão construir juntos. Agora, eu preciso realmente ir. Converse com Peeta ele te tranquilizará, ele tem certo poder com as palavras.

Katniss sai abrindo a porta somente para passar seu corpo, ciente de que não quer que ninguém veja como a Effie está adornada em seu belo vestido de noiva. Não demora muito instantes até Peeta entrar no local.

Assim como Katniss, o garoto do pão está elegante. Com os cabelos bem arrumados para trás, ele veste um terno bem elaborado e preto, com as calças combinando perfeitamente e a camisa social branca atida a um colete grafite. Effie poderia imaginar como seria o casamento das suas duas pessoas favoritas.

– Effie, você está estonteante. – ele alarga o seu sorriso enquanto a mede minuciosamente.

– E você, Peeta? – ela graceja arrumando o colarinho da camisa. – Eu consigo até imaginar o dia em que se casará com Katniss.

– Quanto a isso, temos muito tempo. – toma as mãos da loira. – Você está nervosa?

– Digamos que não, mas ficarei tranquila se você me disser que Haymitch já chegou.

Ambos riem com a colocação, mas Effie não poderia estar menos ansiosa. Em sua mente traiçoeira pintava-se uma imagem de Haymitch desistindo no último instante, a largando no altar em frente a diversas pessoas enquanto suas lágrimas desciam deliberadamente pelo seu rosto maquiado.

– Ele está te esperando próximo ao juiz. – Peeta comenta acariciando o ombro de Effie. – Ele está bonito, devo dizer. Pensei que nunca fosse dizer algo assim de Haymitch, mas acho que você se surpreenderá.

– Essa espera me mata. – Effie solta um suspiro sôfrego e Peeta ri diante da sua apreensão.

– Eu imagino que seja, mas logo você será uma Effie Trinket Abernathy, não se preocupe. Eu queria te dizer antes de você entrar que estou com um discurso muito bom para apresentar no brinde. – ele pisca marotamente e Effie sorri. – Gale e Johanna estão ao lado de Haymitch e eu e Katniss ficaremos ao seu lado. Annie já está pronta com o bebê Finnick e tudo está nos conformes e dentro do horário. Eu sei que você está nervosa, mas não fique. Você está a mulher mais bonita de todo a cidade.

– Você é muito gentil, Peeta. – ela o beija no rosto. – Você sempre muito doce.

– Jamais disse por gentileza, você realmente está linda. – ele pega em sua mão.

– Peeta? – a voz de Katniss por trás da porta chama a atenção. – Vocês tem cinco minutos.

Effie aperta o buquê de tulipas contra o peito apreensiva pelo momento que espera. Peeta, como sempre muito detalhista, apruma o laço do buquê uma última vez e oferece o seu braço para que ela se apoie. Ele a levará até o altar.

Caminhando a passos curtos, ambos se posicionam na entrada do grande salão da Prefeitura.

Antes que eles deem o passo para entrar, uma música melodiosa escolhida por Effie toca e seu coração acelera de tal forma que acredita não caber no peito. A pequena orquestra deve estar posicionada. Peeta sorri pela sua emoção e seca uma lágrima que escorre da face da noiva antes de fazer um sinal positivo com a cabeça para que as duas pessoas que estão segurando a grande porta, possam a abrir.

O local que antes era cinza e completamente frio, agora está arrumado com diversos bancos para os convidados, um extenso tapete vermelho que corre por todo o salão, flores bem adornadas e arranjadas estão geometricamente elaboradas e ela tem quase certeza que pelos detalhes, fora Annie que organizou a façanha.

Seus olhos, ainda encantados com tudo, admiram o grupo de pessoas dispostos lado a lado que estão levantadas e emocionadas assim como ela. Avistando um grupo, uma delas lhe chama atenção, a mãe de Katniss pôde vir e ela sorri aliviada e complacente quando vê os olhos de Effie fixos aos seus. A semelhança dela a Primrose ainda deve açoitar o coração de Katniss.

Pela primeira vez, seus orbes aturdidos encontram os de Haymitch e a emoção sentida não pode ser descrita. Effie aperta mais o braço do garoto do pão que automaticamente entende a razão de todo o nervosismo.

Ao contrário da forma que ele sempre está; Haymitch havia cortado seus cabelos, que embora ainda estejam compridos, adequam-se perfeitamente ao seu rosto quadrado e seus olhos azuis cor de céu. O seu noivo leva a mão ao peito ao vê-la e sorri, sinal claro de que a achou perfeitamente bela, ela retribuiu o sorriso com seu gesto e já não freia as lágrimas que insistem cair sobre o rosto. Ele também parece não se importar com as que pinicam seus olhos também.

Seu fraque belíssimo dá ao prefeito a aparência de um príncipe, como em alguma era antiga. Effie ri mentalmente imaginando o quanto ele não lutou com Peeta quando o mesmo havia escolhido junto a ele a roupa para ocasião.

– Eu entrego Effie a você, Haymitch. – Peeta diz claramente emocionado. – Cuide bem dela.

– Pode deixar garoto.

Peeta deposita um beijo terno na testa de Effie e acaricia sua bochecha antes de partir para o lado de Katniss. Haymitch estica sua mão, para dar apoio e ajuda-la a subir no pequeno degrau. Correntes elétricas se formam onde ele havia tocado. Effie nunca pensou que o amaria mais se possível, mas agora ela com certeza o ama com tudo o que tem.

– Você está linda. – ele sussurra ao pé do seu ouvido antes de terminar de ajuda-la a subir.

– E você um príncipe. – graceja tirando uma risada de deboche do rosto de Haymitch, que nunca deixará de ser o próprio.

– Hoje eu celebro o primeiro casamento da Cidade Doze. – o juiz inicia seu discurso. – Como as leis mudaram desde a Revolução, deverei fazer da forma em que eu e a Presidenta Paylor elaboramos por hora. Então, eu acredito que a melhor maneira de iniciar isso, é a com a própria iniciando o discurso para o casal.

Para a surpresa da maioria, Paylor surge com um sorriso enigmático no rosto, trazendo um pequeno papel em suas mãos levemente trêmulas, o que de fato quebra toda a sua característica de mulher mandona e insensível, mas que faz o coração de todos amolecerem com sua modéstia.

– Eu não poderia deixar de vir. Primeiramente por ser um casal de extrema importância para mim e para todos os presentes. De fato, já fiz diversos discursos para a presidência, mas nenhum em nome do amor e esse é um desafio para mim.

“Gostaria de dizer logo de início que vocês são tudo o que representa a superação e a demonstração clara de que a Guerra pode trazer sim algo bom, algo que podemos nos agarrar após tantas perdas e vidas sofridas. Vocês remetem a mim o orgulho de uma nação e vejo claramente o amor emanando em suas almas, tão claro quanto o céu em um dia de verão. Estou orgulhosa pelo Haymitch e pela sua superação acerca de todos os males. Feliz por Effie finalmente encontrar em outro alguém uma parte de si mesma. Aguardo a cada dia que passa poder ver vocês dois construindo a vida juntos de forma bela e sincera.”

“Não sei de que maneira digo e se isso está de alguma forma certo, mas reflito por tudo em mim e a tudo que posso transmitir a vocês nesse instante. Quero os ver feliz, com filhos pela casa, com a família completa e reunida e por tudo o que for mais sagrado, quero um matrimônio repleto de paz e bonança.”

Paylor encerra seu discurso apertando fortemente as mãos dos noivos e dando o espaço para o juiz em questão iniciar o rito do casamento.

– Haymitch Abernathy e Effie Trinket, viestes aqui para celebrar o vosso Matrimónio. É de vossa livre vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo?

– Sim. – dizem em um uníssono.

– Vós que seguis o caminho do Matrimônio, estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?

Eles se encaram com os olhos expressivos, buscando dizer tudo e ao mesmo tempo não conseguindo dizer nada.

– Sim. – repetem novamente de mãos entrelaçadas.

– Uma vez que é vosso propósito contrair o casamento, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento.

– Eu, Haymitch Abernathy, prometo que irei dar o melhor de mim para fazê-la feliz durante todos os dias que seguirem daqui em diante. Prometo que não a farei chorar se não for por alegrias, prometo que a amarei e a respeitarei, cuidarei de você, te darei tudo o que você sonha ou sonhou. Eu vou ser o homem da sua vida, Effie. E embora eu saiba que não fui o exemplo claro do típico príncipe encantado nos últimos anos, eu vou me esforçar para ser por você. Porque é o que vale a pena, mudarmos e sermos alguém melhor para aqueles que amamos. E eu amo você, incondicionalmente e eternamente.

Annie surge ao lado, com seu bebê Finnick no colo. O pequeno está segurando uma bolsinha branca adornada por um lacinho belo de cetim. Delicadamente, o noivo retira das mãos do bebê que faz uma pequena gracinha esbravejando um sorriso sem dentes, como se estivesse tão alegre por estar ali, quanto os noivos.

Suavemente, o noivo coloca o anel no anelar de Effie enquanto a mesma, fecha os olhos sentindo todo o peso e significado das promessas ditas anteriormente.

– Eu, Effie Trinket, prometo cuidar de você durante todos os dias em que eu viver. Amarei você dia após dia da mesma forma que o amo agora e isso jamais acabará. Eu darei a você o melhor que há em mim. Prometo que o cuidarei da melhor forma possível e farei sua vida ser completamente feliz e repleta de momentos magníficos, eu o abraçarei quando menos esperar, beijarei seus lábios para selar uma ação, tocarei em sua face para acalentar o seu coração e de fato, serei a melhor esposa que puder ser pois sei que ao meu lado eu terei o melhor marido que você possa ser.

Assim como Haymitch, a noiva com as mãos tremelicadas dispõe a aliança em seu anelar não contendo a emoção que toma seu corpo. Lágrimas caem de seus olhos sem permissão para irem embora.

– Você, Haymitch Abernathy, aceita Effie Trinket como sua legítima esposa?

– Aceito. – ele diz após um longo sorriso.

– Você, Effie Trinket, aceita Haymitch Abernathy como seu legítimo esposo?

– Aceito.

– Pelo poder a mim investido e de acordo com o artigo 139 do código 4 atual da Panem, eu os declaro marido e mulher respectivamente. Haymitch, você pode beijar a noiva.

Como se não houvesse palmas, gritos de incentivo e absolutamente nenhuma pessoa no recinto, Haymitch pega Effie pela cintura e a eleva muito ao alto, fazendo-a sorrir liberalmente pela sua ação nada convencional.

Com toda a cautela ele escorrega sua agora, esposa, rente ao seu corpo e quando ela já está com os pés no chão a beija, da forma que pode, da maneira que a mostre o quão apaixonado e o quão feliz está diante do feito.

Os lábios doces de Haymitch faz seu corpo responder ao ato percorrendo as mãos sem pudor pelos cabelos bem alinhados do seu marido, sentindo pela primeira vez no dia o toque das suas línguas em êxtase; que insistem em uma dança sensual e muito carinhosa cheia de promessas, repleta de significados que somente os noivos poderão mensurar.

– Senhora Effie Abernathy. – ele murmura em seu ouvido fazendo-a arrancar um suspiro.

– Senhor meu marido. – diz divertida sentindo-o pegar no colo, no mais excelente estilo noiva.

– Haymitch! – arfa surpresa.

– Não vou ficar mais um minuto longe de você, vamos para a recepção.

. . .

Algumas pessoas cumprimentam o casal, parabenizando e dizendo meramente que estão felizes pelo tamanho feito. Effie, muito delicada, aceita de bom grado diversos presentes que são distribuídos e se emociona ao ver seus amigos sorrindo e comemorando livremente a festa.

O local não poderia estar mais doce, o salão principal da Prefeitura agora aborda pequenas mesas com arranjos menores de flores ao centro. As cores bege e branco são o destaque da decoração e Effie pergunta a si mesma se ela, mesmo sendo tão detalhista, teria organizado tão lindamente quanto Katniss, Annie e Johanna. As meninas deram um show de criatividade e ela pode arriscar ter um dedo de Peeta ao meio disso ao identificar diversas flores desenhadas em panos brancos que caem sobre o contraste da luz nos quatro cantos do ambiente.

– Está tudo tão lindo. – ela diz segurando a mão do seu marido. – As meninas capricharam.

– Sim, elas correram atrás de tudo. – ele diz segurando uma taça de champanhe. – Me surpreenderam também.

– Eu estou tão feliz, Haymitch. – Effie segura seu rosto com as duas mãos. – Você está conseguindo me fazer ser a mulher mais feliz que possa existir.

– Hoje é o primeiro dia, boneca. – ele usa o apelido que a dera. – Eu ainda te farei muito mais feliz.

– Atenção. – diz uma voz alta pelo microfone. – Droga, tá muito alto isso.

Peeta está em um palco improvisado, com o champanhe em mãos e as bochechas vermelhas pela atenção que lhe remete. Não que Peeta fosse facilmente impressionado por uma multidão, já que ele possui o dom da fala em qualquer lugar, mas talvez o nervosismo de dar o seu discurso de padrinho, esteja mexendo com seus nervos.

– Eu gostaria de dizer umas palavras aos noivos. – ele sorri erguendo a taça e todos acompanham seu movimento. – Primeiramente, eu busquei diversas vezes unir as palavras exatas para narrar nesse dia, mas não encontrei, o que é estranho, pois eu sempre sei o que dizer. Acontece que para esse casal, minhas palavras não são tão necessárias, por isso as digo somente com meu coração.

“Haymitch, eu estive muito grato por você durante todos os anos. Você jamais encerrou sua promessa para comigo, jamais rompeu um contrato invisível, aquele que eu pedi a longos anos atrás quando não queria de hipótese alguma viver em um mundo em que Katniss, não estivesse ao meu lado. A sua honra, sua palavra, são para mim o bem mais precioso e me agarrei a isso na época. Até hoje sei que quando você diz algo, dificilmente não possui algum significado. Você a manteve viva, manteve a nós vivos, lutou da forma que conseguiu e até de maneira impossível por nós e isso, ninguém jamais pode fazer por mim. Nem mesmo a minha família, que apesar das dificuldades, me amou consideravelmente, mas hoje sei que você é muito mais do que um mero amigo para mim. É o pai que se materializou ao longo dos anos e hoje posso prestigiar e ver um sorriso encantador nos lábios, por ter uma mulher incrível ao lado. Essa felicidade genuína, é o mínimo que você merece, Haymitch. Você merece ser feliz para sempre e sei que Effie é a típica mulher que o fará ser o cara mais sortudo da Cidade doze. Eu estou orgulhoso por você e contente por ver que hoje você superou tantos problemas e pode finalmente ser feliz.”

“Effie, você é a dona dos pares de olhos azuis mais significativos que conheci. Você é a definição completa do que toda a mulher deveria ser, sua gentileza, carisma, felicidade, generosidade e afeto são os principais motivos para que eu diga que Haymitch de fato tem sorte por tê-la ao lado. Eu jamais vou conseguir agradecê-la por tudo o que fizera por mim e por Katniss, jamais vou conseguir compensar a dor que nós causamos em seu coração e as angustias que sentiu ao nos ver sofrendo, mas isso é o que nos une. Hoje, somos uma família e parte de algo que ninguém poderá certamente entender. Todavia, tenho certeza que esse sentimento é completo e nada e nem ninguém invadirá a nossa felicidade de agora em diante. Seja feliz, minha doce Effie, você merece.”

Gale surge empurrando com cautela um bolo lindamente decorado para o casamento. Effie leva as mãos ao rosto, não acreditando no que está a frente. Peeta superou-se em elevados níveis e essa é com certeza a obra mais bem feita que ele já fez.

– Peeta. – ela diz enquanto ele se aproxima com a Katniss. – Esse bolo é incrível.

– Katniss me ajudou com os preparativos, mesmo que ela tenha sofrido um pouco. – ele cutuca sua barriga e ela solta uma risada contida. – Eu consegui fazer o melhor para vocês, vocês merecem.

– Vamos cortar o bolo? – diz Johanna logo atrás entregando a espátula.

– Vamos. – Effie junta-se a Haymitch.

Com as mãos trêmulas, mas firmes pelo aperto carinhoso de Haymitch, Effie levemente fatia o primeiro pedaço olhando nas orbes azuis do seu marido que está deveras emocionado.

– A primeira fase da nossa vida. – ele diz beijando o topo da sua cabeça.

– Ao primeiro dia do resto das nossas vidas. – ela sorri com o coração leve por ter finalmente ao lado o homem que ama.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Eu espero que vocês tenham gostado.
Até mais, amores (':