12 anos em 12 escrita por 12 anos em 12


Capítulo 51
Capítulo 50


Notas iniciais do capítulo

O flashback é narrado pela Paula. Espero que gostem ❤



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/465962/chapter/51

– Você se lembra do que te falei quando fui embora de São Paulo? Quando nos dispusemos a ficar juntos novamente?

– Paula... Olha onde essa conversa veio parar!

– Lembra?

"SÃO PAULO...

(PAULA VOICES ON)

– Não dá Vitor... - choro.

– Dá sim, acredite em mim... - suas mãos seguram fortemente a minha, enquanto também reluta com as lágrimas.

– Não torna isso pior para mim...

– Pulinha, eu te amo tanto... - se deita sobre mim. Por favor...

– Eu também... - levanto sua cabeça. Olha pra mim...

– Não vai embora... Vou sempre me sentir só, Paula. Fica aqui comigo, mora aqui...

– Por favor, você sabe que não dá... Que não vai ser bom eu fazer isso, que minha mãe não deixaria isso.

– Faz tão pouco tempo que estamos juntos, eu que é difícil pra ela entender... Mas, eu posso pedir, daremos um jeito. Eu juro! Juro que...

– Vitor! Chega... - o interrompo. Não dá para Isso acontecer!

– Pulinha... - chora e não resisto.

– Eu nunca vou deixar de amar você, Vitor!

Olhar para ele era olhar para toda minha dor. Partir dali sem ele, estava sendo a pior sensação que já pudesse ter vivido. Vitor são os meus pés, e eu sou suas asas... O levava por lugares que nunca foi e ele me trazia para lugares que nunca pisei. Desde que o encontrei, minha vida virou de cabeça para baixo e eu perdi toda a ideia do que era muito óbvio, para viver novamente junto dele. Ele vai para a janela em silêncio, temo tentar dizer algo, Vitor era irredutível, não aceitaria nada tão facilmente.

– Eu preciso ir... - levanto-me. Partiremos amanhã pela manhã... - o ouço ainda chorar. Vitor, por favor! - vou até ele.

– Fique aqui... - ele segura em minhas mãos. Por favor, fica aqui...

– Você sabe que isso não dá certo... - o olho. Você foi o primeiro homem que tive na vida, eu vou sempre me lembrar de você...

– Você fala como se estivéssemos terminando o nosso namoro...

– Vai ficar tão complicado... - choro. Fiz tudo errado todo esse tempo!

– Não! - ergue minha cabeça. Você nunca fez nada errado... Nossa história não está acabando aqui, muito menos a sua história. Não importa onde você esteja e o que esteja fazendo, a música vai ser você por inteira e nada e nem ninguém vai mudar isso. Não importa o caminho que você siga a partir de hoje, a música sempre vai ser o seu rumo! Olha pra mim Paula! - me puxa mais ainda. Isso aqui não é o fim de nada... Está me ouvindo?

– Eu já não suporto mais... - o abraço.

– A gente vai suportar junto, minha Pulinha...

– Eu preciso ir... - me solto dele.

– Paula, fica só mais um pouco...

– Não posso, é melhor não... Eu queria te falar uma coisa antes de ir...

– Não... Amanhã eu estarei lá. Vou levar você até a rodoviária...

O observo olhar para mim, se segurando para que eu tenha alguma segurança. Tento convencê-lo de que não é necessário e então ele me desmonta por inteira e me faz parar de querer ser forte como tenho feito. Ele sabe do quanto sofro, do quão está sendo difícil deixar ele e a música. Peço que me leve até em casa, caminhamos a maior parte do tempo em silêncio e quando nos despedidos volto a pedir que não vá até a rodoviária, mas com ele não há conversa. O dia amanhece e lá está ele, antes mesmo que eu tivesse chegado. Não foi em minha agora antiga casa, já estava lá onde eu veria pela última vez.

– Pensei que...

– Que eu não viesse... - se aproxima e me abraça.

– Vou sentir sua falta! - o aperto em mim, querendo que atravesse todos os meus tecidos e parta comigo.

– Me deixa te ver... - toma meu rosto sobre suas mãos. Sorria para mim, Paula...

– Eu...

– Eu vou te ver logo, logo... Te dou minha palavra. Vou te telefonar todos os dias e quero que faça o mesmo... - retira um cartão do bolso. Toma, pra você ligar pra mim a todo minuto!

– Tá bem...

– Agora sorria para mim, Paula! Não estou pedindo, estou implorando...

– Eu te amo... - é impossível fazer o contrário.

– Eu também!

– Paula... - mamãe se aproxima. Precisamos ir...

– Dulce... - Vitor a abraça.

– Te espero lá, rapaz...

– Eu vou!

– Pulinha... - sorri entre lágrimas. Eu vim aqui pra você ter certeza que tem todo meu amor...

– Não quero te prender a nada... Eu sei que me ama, mas se por acaso... - me esforço. Se interessar por outra pessoa, não se prenda... Meu amor só quer te ver feliz.

– Não vou dizer o mesmo... Meu amor quer te ver feliz, mas eu sou a parte disso e eu sempre serei parte de você, Paula.

– Vitor... - o abraço, sem deixar que qualquer ar por nós passe. Não demore pra me ver...

– Me ligue assim que chegar lá...

– Paula, vamos... Nilmar e seu pai já entraram.

– Tchau... - ele aperta mais ainda minha mão.

– Até logo... - nos soltamos e eu perco parte de tudo que sou.

– Te amo...!

A cada passo mais longe fisicamente ele fica, mais perto amorosamente ele me habita. Tudo que vai ficando para trás, vai me arrancando de mim mesma. Mamãe me envolve e entramos enquanto ele ainda continua lá... E aqui, dentro de mim.

– Estou perdendo um grande sentido...

– O amor ás vezes é exagero Paula...

– O amor não é exagero, mamãe. As pessoas é que não sabem amar...- o vejo partir."

– Por que vamos entrar nisso agora?

– Só estou te perguntando se lembra...

– Nenhuma outra me interessou, me interessa... Sou feliz com você.

– Se isso acontecer um dia, quero que me fale... Que seja sincero comigo, que...

– CHEGA! - a interrompe nervoso. Não estou suportando mais você com isso... Percebeu que esse é o motivo das nossas brigas? Chega...

– Grosso, sem educação! Olha o que fez.. Vitória acordou! - retira o cinto e pega Vitória no banco traseiro.

– Você me tira do sério com isso...

Chegam na fazenda e Paula desce em silêncio. Ele recolhe as coisas do carro e logo a acompanha no banho de Vitória.

– Pega a roupa dela, eu a banho... - retira a camiseta.

– Não precisa...

– Não vamos discutir no quarto dela... Aqui é o único lugar da casa que está puro das nossas discussões! - se aproxima da banheira, sorrindo para a filha.

– Vou pegar a roupa dela, a leve ao nosso quarto quando terminar.

Ela se retira e ele termina de banhar de Vitória, seguindo com ela até o quarto. Ao chegar, Paula está no banho e então ele veste a bebê e vai até a cozinha junto dela para buscar a mamadeira.

– Vamos mamar? - sorri e retorna para o quarto. Opa... - sente-se na poltrona. Mame tudinho, pra ficar forte! Mamãe já vem... - passa a mão em seus cabelos. Vai ficar mais gatinha hoje? - ri. Segura a mamadeira filha... - a ensina. Assim... - pega a mão dela. Não!? Então tá bem... Papai segura.

– Ela está com febre? - Paula surge ainda de roupão.

– Não... Mas, está caindo de sono.

– É, vou arrumar aqui... - vai até o berço. Caso ela durma em seu colo, a coloque aqui.... Não esquece de colocar a cobertinha e ligar o ar no mínimo.

– Ok...

– Vou tomar um chá, já volto... - beija a Vitória e sai.

Não demora muito e ela dorme, Vitor a repousa seguindo as ordens de Paula e vai até a cozinha atrás dela.

– Sobre o que houve no carro, me desculpe... Não deveria ter me exaltado com você.

– Você tem feito isso constantemente...

– Por isso estou pedindo desculpas... - se senta de frente para ela.

– Não estou descofiando de você, eu só digo tudo isso porque é terrível ficar longe... Parece que tudo vai se quebrar novamente.

– Não há nada para se quebrar, Paula...

– Sou uma pessoa muito difícil, você tem tido muita paciência... Mas, uma hora acaba.

– Depois que a gente se casa, a paciência vira coisa rotineira... Você tem sua carreira, a Vitória, a casa... Não tem porque eu não entender seus espasmos repentinos.

– Vou tentar não tocar mais no assunto...

– Tudo bem... - se levanta indo até ela, que faz o mesmo.

– Você está cansado, vá tomar um banho que te espero para dormir...

– Vamos... - sorri e saem para o quarto.

– Você falou sobre termos a casa só para nós... Hoje temos. Gostou?

– Sinceramente? Não... É bom a casa cheia. Mas... - olha pra ela. Se Vivi estivesse bem e dormindo tranquilamente, seria maravilhoso a casa só para nós... - riem.

– Já está muito tarde, se não, te convidaria para ver um filme...

– Faremos isso hoje... Ou alguém virá para cá?

– Ninguém... - entram. Mais tarde assistiremos um... Vá tomar seu banho...

– Tudo bem... Já volto. - sai.

Paula observa Vitória dormir e se recorda de tudo que já viveram antes da chegada dela. Vai até o closet e pega o àlbum de casamento, retornando ao quarto. Ao sair do banheiro, Vitor se depara com ela chorando e se preocupa.

– O que aconteceu? - se aproxima dela. Vitória piorou? Vou me trocar e a gente vai... Só um minuto!

– Não Vitor... Vitória está dormindo.

– E o que houve então?

– Estava pensando em umas coisas... Vendo o nosso álbum.

– Álbum?

– De casamento!

– Entendi... - a envolve. Você estava linda... Foi a noite mais feliz da minha vida, junto ao nascimento da nossa filha.

– Você também estava...- sorri. Vivi um dia de rainha... Tudo do jeitinho que planejei, muito além do que imaginei. Foi perfeito!

– Logo faremos um ano...

– Passa muito rápido, né?

– Muito sim... Olha a Vitória mesmo, já tem seis meses. Sinto tanto ela crescer tão depressa...

– Eu também, Vi... - guarda o álbum e se aconchega nele. Daqui uns dias ela está correndo essa casa inteira! - riem.

– Não vai demorar... Lembro dela chorando pela primeira vez! Quando a peguei, não pensei que poderia existir alguém tão frágil, tão indefeso.

– Ela era miudinha...

– Sim, e olha agora... - sorri. Não estou preparado para vê-la crescer. Para ver ela se transformar em uma adolescente, em uma mulher... Porque pra mim ela sempre vai ser aquela bebezinha.

– Nem eu... Vai ser difícil para nós! Imagina ela trazendo um namoradinho para conhecermos...

– Que dor, Paula... Vamos parar por aqui? - se levanta.

– Uai, Vitor...- ri. Isso é algo normal, você não me namorou?

– Vou trocar de roupa...- se levanta. Por isso mesmo não quero falar nesse assunto...

– Você é muito besta! Nossa filha vai...

– Eita, mas que assunto chatinho! Vamos parar? Ótimo... Já venho. - vai para o closet e se veste, retornando ao quarto. Você se importa se eu não for amanhã?

– Ah Vi... - se entristece. É a primeira vez dela em um salão!

– Tudo bem... Então me acorde, ok!? - se deita.

– Ok... - sorri.

– Você não vai se vestir para se deitar?

– Vou... - se levanta.

– Temos que poupar energia, está tão terrível tudo que vem ocorrendo, né?

– Sim amor... Vamos fazer nossa parte! Amanhã eu vou falar com os funcionários para poupamos em tudo...

– Faça isso... Já volto! - vai ao closet.

Enquanto Paula se retira, Vitor começa mexer em seu celular; observar as fotos, as mensagens, as redes sociais até que ela retorna.

– O que tanto mexe em meu celular? - se deita.

– Nada... - o guarda. Gosto de ver suas fotos, apenas... - apaga as luzes.

– Gosto das fotos que você tira de mim... Sou muito privilegiada por ter um marido, além de tudo, ainda fotógrafo... - o beija.

– A modelo é quem faz a mágica! - a abraça. Sei cheiro é tão bom... - fecha os olhos, aconchegando-se nos cabelos dela.

– O seu também... - sussurra.

– Durma bem, Pulinha... - a beija.

– Você também, meu amor...

O cansaço fala mais alto e em poucos minutos adormecem. O restante da madrugada foi tranquilo, Vitória só resmungou uma vez e Vitor a acalmou antes que Paula acordasse... Ao amanhecer, a bebê é novamente a primeira a despertar, seguida pela mamãe.

– Já acordou? - ri olhando para o berço. Papai está mimindo ainda... - se levanta e pega a filha.Vamos acordar ele... - retorna para a cama. Sem febre, meu amor... Que bom! - sorri.

Paula coloca Vitória sobre Vitor, que começa rir e bater palmas.

– Fala pro papai que está na hora de acordar! - ri. Vi? - o empurra. Vitor... - tira Vitória dele. Vitor Chaves? VITOR!

– O que foi? - levanta assustado.

– Desculpa... - ri. Está na hora, amor... - se levanta. Olha a Vivi que já volto...

– Bom dia pequena... - a pega. Você não deixou papai dormir... - ela sorri. Mas, valeu a pena... - ri. Sem febre, sem dorzinha...

Vitor brinca com Vitória até Paula retornar do banheiro...

– Vou banhá-la enquanto você toma banho... - a pega.

– Peça pra Lucy dar banho nela e a gente toma banho enquanto isso.

– Lucy não vem hoje, Vi...

– As folgas dela não só nas segundas? Ou ela está doente?

– São, mas eu a dispensei por hoje... Queria eu mesma cuidar da Vitória. A Diva e a Sol também não vem! Mas, os outros funcionários estão aí e vão organizar a casa enquanto estamos fora... Então, por favor, ande logo! Já volto e espero você ter tomado banho...

– Tá... - vai ao banheiro.

Paula vai ao quarto de Vitória arrumar a filha e organizar as coisas dela para saírem. Ao terminar, retorna para o quarto e Vitor está pronto.

– Que cheirinho bom... - pega a filha.

– Vou tomar um banho...

– Tá bem... - a olha.

– O que foi?

– Nada... É que você é tão linda assim.

– Assim?

– É... Sem tanta coisa, naturalmente... Adoro te ver dessa maneira.- sorri. Sinto mais ainda a Paula que eu conheci...

– Nunca mudei Vitor... Ao menos não para você.

Vitor pisca para ela e sai rumo a cozinha.

– Senta aqui amor... - coloca filha na cadeirinha. Toma... - dá um copo para ela. Brinca aí... Papai vai tentar fazer um café! - coloca a água para fever e senta-se com Vitória. Não joga no chão, Vivi... É para brincar! - entrega novamente a ela.

Vitória começa rir do pai cantando, que se diverte mais ainda que a própria criança. O telefone toca alguns minutos depois e ele corre para atender.

– Alô?

– Vitor...

– Oi mãe.

– Eu existo, sabia?

– Eu sei... - ri. A mãe mais gata da face da terra... Você e minha Paula, claro.

– Sei... - riem. Você vem hoje para a cidade?

– Irei sim, Vitória irá ao salão.

– Vitória?

– Iremos cortar os cabelinhos dela hoje... - sorri.

– Que fofura! Estou morrendo de saudades dela... Leo me falou que ela não passou bem essa madrugada.

– Estava com febre, levamos ela ao hospital...

– VITOR! - Paula chega o interrompendo. Olha isso... - desliga o fogão. Está maluco?

– O que houve, Vitor?

– Eu esqueci a água no fogão, mãe... Está tudo sob controle.

– Presta atenção, Vitória estava perto... - Paula pega a filha.

– Não exagera, Paula...

– Se eu não tivesse chegado!? - se enfurece e sai.

– Vou precisar desligar, mãe... Depois passamos aí. Te amo, também estou com saudades, beijos... - desliga e vai atrás de Paula.

– Desculpa... O telefone tocou e eu...

– Você não pode mexer com fogão e cuidar da Vitória... - a coloca no carro.

– Paula... - a segura. Hei, por favor... Não aconteceu nada!

– Mas, poderia ter ocorrido!

– Poderia... Mas, não ocorreu! Eu jamais deixaria algo ocorrer com ela...

– Não é isso...

– Chega... - a interrompe. Bom dia para você também...

– Está bem... - ri, ainda tensa. Desculpa, bom dia... - o beija.

– Ótimo... Vamos! - sorriem e entram no carro.

– Vou dormindo... - Vitor senta no passageiro. Não dormi nem duas horas!

– Quando Vivi nasceu que você estava fazendo show, eu passei por isso...- ri.

– Já pensou se fossem duas?

– Gêmeas?

– Não Paula... Duas crianças nascidas no mesmo dia, da mesma barriga. - ironiza. Que pergunta!

– Vai dormir, já está de mau humor!

– Temos que passar na minha mãe depois... E vamos comprar o carro da Cintia hoje.

– Certo... Será que podemos deixar a Vitória com sua mãe então?

– Sim...

– Você é sua mãe?

– Vou te bater, Paula Fernandes... - se aconchega no banco e fecha os olhos. Dirija bem!

– Palhaço... - bate nele.

Segue caminho e algum tempo depois chegam ao salão de Rildo Cruz. Rildo era o responsável pelo cabelo de Vitor e Leo, assim como de Tatianna e agora da mais nova herdeira da família Chaves, Vitória.

– Bom dia! - sorri.

– Sejam bem vindos! - Rildo de aproxima.

– Como vai Rildo? - o cumprimenta.

– Muito bem, Vitor! Melhor agora... E essa moça linda? Na verdade, essas duas moças lindas... - cumprimenta Paula.

– Ótimas! - sorri.

– Vamos lá... - os leva para o interior do salão. Sente-se aqui Paula... - arruma a poltrona para ela. Vire ela para mim... - Paula faz. Isso...

Rildo prepara Vitória que não se sente muito animada sendo prendida. Vitor tenta distrair a filha enquanto Paula a segura e o cabelo dela é cortado, com muita paciência, longos minutos depois.

– Pronto... Pronto. - retira a capa que a cobria. Que coisa mais linda!

– Olha aqui... - coloca um lacinho no cabelo dela. Tio Rildo vai deixar você mais gata!

– Vem com o papai, então... - ri enquanto se joga para ele.

– Muito obrigado, Rildo...

– Eu que agradeço, foi um prazer... Podemos tirar uma foto?

– Claro! Vem Vi... - se juntam e um outro funcionário faz a foto.

– Vou postar lá no instagram, depois dêem uma olhada.

– Está bem! Vamos Pulinha?

– Vamos... Mais uma vez, obrigado!

Acertam os últimos detalhes e saem em direção à casa da Marisa.

– Você não gostou do Rildo ter feito a foto, né?

– Sei lá... Só senti um desconforto, um medo!

– Medo!?

– Da Vitória ser exposta.

– Vitor... Isso será inevitável!

– Mas, que seja feito então do nosso jeito.

– E que jeito é esse? Porque eu, particularmente, tenho ouvido você falar que vai apresentá-la no momento certo há seis meses!

– Pode deixar, vou resolver isso... Já que agora todos irão vê-la.

– Está bem... - o celular dela toca. Alô? - atende pelo carro.

– Oi Paula!

– Oi mãe, como vai? - sorri.

– Bem... Não me telefonou mais, não me deu mais notícias.

– Foi tudo muito corrido esses dias... Vitória não passou bem ontem e a trouxemos para o hospital. Mas, agora, já está tudo bem!

– Febre, dorzinha por conta do dente.

– Que dó... Quero ver ela, estão na fazenda?

– Não, estamos a caminho da casa de Marisa.

– Que ótimo! Ela me convidou para tomar café com ela hoje pela tarde... Nos encontramos lá então. Beijos...

– Beijos, mãe...- desliga.

– Vitória vai ficar com as duas, enquanto resolvemos nossas coisas?

– Vai... Pode até rolar um filme se quiser!

– Será que ela pode passar a noite com as avós?

– Não exagera... - riem.

– Estou com tantas saudades... - coloca a mão sobre a perna dela.

– Eu também... - sorri.

– Estava lendo uma matéria ontem sobre a paixão no casamento. Muitos casais perdem a paixão e mesmo amando comentem erros irreparáveis...

– Isso não acontece com a gente... - olha para ele. Me sinto apaixonada por você todos os dias, de um jeito diferente e mais fortemente amável!

– Eu agradeço por todo seu amor, todos os dias... Por ter você do meu lado. Por ser uma Paula a cada manhã que renasce de uma mesma Paula e me faz mais apaixonado ainda! - sorri.

– Ás vezes você diz coisas que eu nem sei responder...

– Não são perguntas para serem respondidas... - pega uma revista no porta-luvas. Essa sua revista é uma das mais lindas... Comprei e deixei aqui no carro.

– Foi um ensaio para a Joyce Pascowitch, em 2012...

– Sim, excelente conteúdo essa revista...

– Também gostei... Foi o ensaio fotográfico mais profissional que fiz.

– Vamos apresentar Vitória nela...

– O quê? É sério...? - sorri.

– Sim! Ligarei para nossa assessoria marcar...

– Ótimo! Vou adorar... Vai ficar lindo! - se entusiasma.

– Chegamos! - retira o cinto e sai. Vem filha... - pega Vitória atrás e aguarda Paula, entrando juntos para a casa de Marisa.

– Bom dia João... - cumprimenta o jardineiro.

– Excelente dia, seu Vitor...

– Olá... - sorri.

– Bom dia, Sra. Paula...

– Alguém em casa? - abre a porta.

– Oi! COISA LINDA VOVÓ...- Vitória bate palmas rindo. Que saudade... - a pega, beijando. - E esses "belos"?

– Já está mocinha... - sorri. Indo para o salão e tudo!

– Ficou lindo...- ri.

– Oi mãe! - se aproxima.

– Oi!? Não vou nem falar nada para os dois... - vai para a cozinha.

– Marisa...- ri. Nosso tempo agora é curto... - acompanham.

– Até para um telefonema?

– Até para um telefonema... - serve-se com uma xícara de café. Mãe, trabalhei a noite toda, a madrugada quase inteira... Porque o resto foi indo levar Vitória para o hospital. Quer amor? - oferece.

– Não... Obrigada.

– Sei... E a tarde toda fez o que?

– Cuidei da Vitória...

– Isso é verdade, Marisa... O tempo passa e não vemos.

– Para compensar, vão deixar essa mocinha comigo! Matheus e Antônio também estão vindo, vou fazer um café da tarde hoje... Vai ser uma farra! A Dulce virá, daremos conta de todos... - ri.

– Sim, vamos fazer isso...

– Na verdade íamos pedir se você poderia ficar com ela, para resolvermos algumas coisas.

– Ótimo! Deixe as coisas dela no seu antigo quarto, Vitor...

– Certo... - deposita a xícara no balcão. Vou lá, quando descer já vamos...

– Ok...

– Vocês almoçam aqui?

– Marisa...Acredito que não.

– Só venham buscar essa gostosura pela noite... - brinca com ela.

– Está certo... - ri. Mamãe vem para almoçar?

– Sim, estava chegando... Ele viria só para o café, mas mandei vir antes. - ri.

– Que bom.

– Vamos?

– Vamos... - vai até Vitória. Meu amor, mamãe logo volta, tá? - a beija. Marisa, se ela der febre ou algo assim, nos ligue. Por favor!

– Pode deixar...

– Mãe, aqui está os sucos que ela precisa tomar... - entrega a lista.

– Certo... Foi a Dra. Carolina?

– Foi!

– Ela faz tudo natural, né?

– Faz sim...

– Tchau... - a cumprimenta. Até mais tarde...

– Tchau filho...

– Tchau Marisa! - a cumprimenta.

– Tchau! Curtam o dia de vocês....

– Minha princesa, papai já volta... - a beija. Te amo!

– Tchau... - saem.

– Que dor deixar ela aqui...

– Ela vai ficar bem... Vem! - pega na mão dela e vão para o carro.

– Vamos primeiro ver o carro da Cintia... - coloca o cinto.

– Ok... E depois? - liga o carro e sai.

– Depois? Depois vamos ao supermercado e ao shopping...

– Meu sonho mesmo... - ri.

– Paula...

– Você está falando sério? - olha para ele.

– Por que eu não estaria?

– É que...

– Aqui não tem disso... Uberlândia é extremamente tranquila. Podemos ter uma vida normal!

O caminho todo Paula demonstra o entusiasmo por estar fazendo coisas que antes se tornaram incomuns para ela. Ao chegarem na concessionária, se apaixona de cara por um carro em especial.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "12 anos em 12" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.