A Copa do Mundo dos Artistas escrita por Phoenix M Marques W MWU 27


Capítulo 2
Capítulo 2




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/457755/chapter/2

Assim ficaram definidos os formatos das competições classificatórias para a Copa do Mundo dos Artistas:

Copa América dos Artistas (Conmebol): as 10 seleções da América do Sul, mais 6 seleções convidadas das Américas do Norte, Central e do Caribe, seriam divididas em quatro grupos de quatro equipes cada. As duas melhores de cada grupo se classificariam para as quartas de final, com o primeiro colocado de um grupo enfrentando o segundo colocado de outro grupo. Os vencedores das quartas de final passariam às semifinais; os perdedores dos confrontos das semifinais fariam uma disputa pelo terceiro lugar, enquanto as duas equipes vencedoras das semifinais se encontrariam na final. As quatro equipes semifinalistas (excluindo equipes convidadas) se classificariam à Copa do Mundo dos Artistas. Equipes classificadas para a Copa do Mundo: quatro.

Outra possibilidade para o torneio teria a participação de 12 equipes ao invés de 16: as 10 da América do Sul mais 2 convidadas, que poderiam ser das Américas Central, do Norte ou do Caribe, ou de outras confederações. Nesse formato, seriam 3 grupos com 4 seleções cada; as duas melhores colocadas de cada grupo se classificavam para as quartas de final, junto com as duas equipes com melhor pontuação dentre os terceiros colocados dos grupos (esse formato era idêntico ao da Copa América profissional). A partir daí, o formato do torneio era o mesmo daquele que continha 16 equipes. Esse formato também classificava as quatro seleções semifinalistas para a Copa Mundial.

Copa Ouro da Concacaf (Confederação de Futebol das Américas Central e do Norte e do Caribe, na sigla em inglês): a competição também traria dois formatos possíveis, similares aos da Copa América: um com 16 equipes (só duas equipes de cada grupo avançariam para as quartas de final) e um com 12 equipes (duas equipes de cada grupo avançam para as quartas, juntamente com os dois melhores terceiros lugares dos grupos); em ambos os formatos, os quatro semifinalistas se classificavam para o Mundial. Os perdedores das semifinais farão a disputa pelo terceiro lugar, enquanto as vencedoras fazem a final. Equipes classificadas para a Copa do Mundo: quatro.

Antes da fase de grupos, haveria dois mini-torneios classificatórios, um para a região do Caribe e um para a América Central, que apurariam 5 (ou mais) equipes centro-americanas e 4 (ou mais) equipes caribenhas, que se juntariam a México, Canadá e Estados Unidos na fase de grupos. Se o torneio for com 12 equipes, haverá 4 equipes do Caribe, 5 da América Central e as 3 da América do Norte. Se houver 16 equipes, pode-se convidar 4 equipes de outras federações para completar o torneio, ou classificar mais 2 equipes do Caribe e 2 da América Central nos torneios de apuramento. Se houver equipes convidadas entre as quatro semifinalistas, a vaga na Copa do Mundo passa para a(s) equipe(s) da Concacaf com melhor(es) campanha(s) entre os eliminados até quartas de final.

Copa das Nações Africanas (Confederação Africana de Futebol): O torneio contará com 16 equipes, que se classificarão através de uma eliminatória. As 16 seleções serão divididas em 4 grupos de 4 equipes cada. As duas melhores se qualificam para as quartas de final. As vencedoras das quartas de final vão para as semifinais; os perdedores da fase semifinal fazem a disputa do terceiro lugar, e os vencedores vão para a final. Os quatro semifinalistas se classificam para a Copa do Mundo, juntamente com a equipe que tiver a melhor campanha dentre os eliminados nas quartas de final (ou seja, o “quinto colocado”). Equipes classificadas para a Copa do Mundo: cinco.

Copa das Nações da Ásia (Confederação Asiática de Futebol): também após um processo classificatório, são apuradas 16 equipes que serão divididas em 4 grupos de 4 equipes. Desses 4 grupos, as duas melhores seleções se classificam para as quartas de final. As vencedoras das quartas de final se classificam para as semifinais e, consequentemente, para a Copa do Mundo. As perdedoras das semifinais vão para o jogo do terceiro lugar, e as vencedoras fazem a final do torneio. Equipes classificadas para a Copa do Mundo: quatro.

Copa das Nações da Oceania: Após um torneio classificatório, 8 equipes seriam divididas em 2 grupos de 4 equipes. As duas melhores de cada grupo se classificam para as semifinais; as perdedoras das semifinais vão para a disputa do terceiro lugar. Os vencedores da semifinal fazem a final, e o vencedor da final da competição se classifica para a Copa do Mundo. Equipes classificadas para a Copa: uma.

Eurocopa (Uefa): após um processo de eliminatórias, 16 equipes são divididas em 4 grupos de 4 equipes cada. Os dois primeiros de cada grupo passam para as quartas de final. Consequentemente, todos os times que se classificam para as quartas de final também se classificam para a Copa do Mundo. Os times que terminarem em terceiro lugar de seus grupos, bem como a equipe que tiver melhor pontuação entre os que terminaram em quarto lugar dos grupos, também ganham vaga na Copa do Mundo. Os vencedores das quartas de final se classificam para as semifinais. Os perdedores das semifinais passam para o jogo do terceiro lugar, enquanto os vencedores passam para a final. Equipes classificadas para a Copa do Mundo: treze.

Os torneios continentais, assim, garantiriam 31 vagas para o mundial, com a 32ª vaga ficando para o país-sede, independente da federação a qual pertencesse.

...

...

...

...

Também foi proposta uma versão da Copa das Confederações para os artistas. A competição ocorreria no ano anterior ao da Copa do Mundo, no mesmo país sede do mundial. Para a edição inaugural, o torneio ocorreria excepcionalmente em maio, também para não coincidir com as competições de seleções de futebol profissional. Para as próximas edições, a competição-teste ocorreria no mês de novembro. Participariam da competição oito equipes: o campeão da Copa do Mundo anterior, o atual campeão da Copa América, o atual campeão da Eurocopa, o atual campeão da Copa Ouro, o atual campeão da Copa das Nações Africanas, o atual campeão da Copa da Ásia, o atual campeão da Copa das Nações da Oceania e o país sede do mundial do ano seguinte. Para a primeira edição, que ocorreria antes da primeira Copa do Mundo de Artistas, por não haver ainda um campeão da Copa do Mundo, a oitava equipe seria convidada pela federação. As demais equipes participantes seriam as campeãs vigentes das competições continentais.

As competições continentais ocorreriam nos meses de fevereiro e de março, visando já classificar as equipes para a primeira Copa das Confederações e a primeira Copa do Mundo de Artistas.

E é aqui que começa nossa história. A seguir, conheceremos os personagens da competição, começando pelos integrantes da Seleção Brasileira de Artistas, e como eles se uniram para formar o time canarinho.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

E ae gente, esperando reviews!!

Obrigado pela atenção e boa leitura.



Revisado em 04.12.2023



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A Copa do Mundo dos Artistas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.