Uma nova chance -Hayffie escrita por District 8


Capítulo 27
Capítulo 27


Notas iniciais do capítulo

Ok amores,escrevi e reescrevi esse capítulo 82662 de vezes(aliás eu venho fazendo isso desde alguns capítulos atrás e fico cada mais confusa sobre como montar o capítulo final).É só uma ponte,digamos que seja uma intro,para o próximo capítulo.Obrigada pelos reviews do capítulo anterior e boa leitura.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/432842/chapter/27

– E então? – Peeta começou pouco depois que eles embarcaram no trem.Seria uma longa viagem até a Capital,levaria três dias para que eles chegassem.

– E então o que? – perguntou Peeta.

– Você não tem nada pra contar pra mim?

– Bom,sim – ela pôs uma mecha de cabelo atrás da orelha – Effie me contou que só vai casar com Plutarch porque ele a ameaçou,é isso. – Peeta olhou incrédulo para ela.

– Mas como?Quando ela te falou isso?

– Foi meio sem querer,ela tava bêbada quando me falou aí depois quando eu perguntei se era verdade ela me confessou que sim e ela me fez jurar que eu não contaria pra ninguém.

– Katniss...Plutarch não pode fazer isso!

– Eu sei,também não sabia que Plutarch era capaz desse tipo de coisa...

– Não,Katniss,você não entende?Ele não pode fazer isso mesmo!

– Como não?Ele é agora é secretário de comunicação de Panem,braço direito da Paylor!Pode fazer o que quiser!

– Katniss – Peeta passou as mãos pela cabeça – Você não sabe o quanto a nossa influência é poderosa nesse país não é?

– O que quer dizer com isso?

– Quer dizer que somos intocáveis,eu,você,Haymitch,Johanna Manson...todos os vitoriosos!Por que você acha que fizemos toda aquela turnê de novo?

– Pra incentivar os distritos a ter esperança...

– Exato.E por que chamaram justo a gente?

–Porque...somos os vitoriosos?

– Não.Por que nós passamos por tudo e sobrevivemos – Peeta segurou as mãos dela – É por isso,Katniss.Nem Plutarch nem ninguém pode nos derrubar.

– Mas Effie não ia fazer esse alarde todo se não soubesse...

– Effie estava trancada numa cela a guerra inteira,ela não ia saber. – ele olhou pensativo para o chão – Bom,temos que avisá-la,se ela quiser casar mesmo....

– Ela não quer casar com ele,ela gosta do Haymitch,ela me falou isso.

– Eu sempre soube que eles tinham alguma coisa – sorriu.

– Acho que já é tarde demais pros dois... – suspirou.

– Talvez não – Peeta sorriu – Espera só pra ver.

**************************************************************************

Effie observava a Capital pela janela do seu quarto. Edifícios coloridos se perdiam de sua vista,tão diferente dos prédios baixos e cobertos de fuligem do Distrito 12. Pessoas vestidas com o estilo habitual da Capital passavam apressadamente pela calçada,às vezes cumprimentando umas as outras com dois beijinhos no rosto e seguindo em frente.Definitivamente,a Capital não se acostumara com o tempo de pós-guerra.Se não fosse alguns edifícios destruídos espalhados pela cidade,Effie acharia que estava vivendo na época que os Jogos ainda existiam.

– Effie,o que está fazendo? – a voz de Venia surgiu atrás dela.

– Só observando. – ela deu de ombros –Sabe,às vezes acho que a única coisa natural aqui é o céu.

– Nunca imaginei você reclamando da naturalidade das coisas – Venia franziu a testa

Effie se virou para a mulher.Venia era a única do antigo time de preparação com quem ainda falava,já que Olivia se suicidara um mês depois da guerra e Flavius havia ido para um hospital psiquiátrico,mas há muito tempo Venia já não exercia a sua profissão.Hoje,ela estava lá não como uma maquiadora,mas como uma amiga.

– Plutarch pediu para que eu desse isso pra você – Venia estendeu uma caixa branca decorada com uma fita vermelha.

Effie franziu as sobrancelhas e abriu à caixa.Lá dentro estava uma peruca branca cheia de pequeno pontinhos que brilhavam contra a luz do sol.Embaixo dela um bilhete dizia:Para o meu chuchuzinho ficar mais bonita.

– São diamantes – Venia confidenciou a ela. – Deve ter custado uma fortuna.

E deve mesmo.Qualquer mulher da Capital ficaria extasiada com o presente.

– Eu imagino – Effie largou a peruca dentro da caixa – Bom,eu não vou usar. – e então ela cruzou os braços em frente à janela.

– E por que não?

– Porque essa peruca é horrível!Eu prefiro o meu cabelo assim mesmo – ela tocou os seus cabelos naturais presos em um coque.

– Effie – Venia respirou calmamente – Tem alguma coisa errada com você?

– Por que você diz isso?

– Porque desde que você voltou do Distrito 12 você anda muito estranha!

– Estranha?Estou normal,como eu era antes!Que bobagem sua!

– Então por que sempre que eu te visito você está sem peruca nem maquiagem?Na primeira vez eu nem te reconheci,sabia?

– Eu gosto da minha aparência assim – ela deu de ombros – Só isso.

– Que amigos?Aqueles imbecis que viraram as costas pra mim quando eu mais precisei? – A amargura e raiva na voz de Effie era tanta que Venia se assustou. – Eu não consigo acreditar que você ainda fala com eles!

– Effie,eles são nossos amigos...

– Amigos?!Você chama aquela gente de amigos?! – Effie olhou para ela – Eles nem ligaram pra gente quando voltamos pra Capital!Você não percebe que eles só se aproximaram da gente porque eu vou me casar com Plutarch,o braço direito da Paylor?Eles só querem saber de status,sempre quiseram e eu não sou burra a ponto de achar que eu não era assim antes,mas agora não sou mais!

– Effie... – Venia arregalou os olhos – O que houve com você?Nem parece a mesma de antes...

– Acho que eu cansei,Venia,não sei. – ela deu de ombros.

– Cansou do que?

– Da Capital – Effie se virou para a amiga – Você não pensa assim?Depois de tudo o que aconteceu com a gente você acha que eu vou voltar a ser o que era antes?Bom,parece que as pessoas daqui se esqueceram que o país inteiro foi quase destruído pela guerra!

– Bom – Venia deu um sorriso triste – Acho que só quem nasceu na Capital e sofreu diretamente com a guerra como nós deve pensar assim agora.A Capital foi muito pouco afetada pela revolução,você sabe,então os cidadãos daqui ainda não perceberam que o mundo mudou.

– Então por que você continua a mesma? – Effie cruzou os braços.Ela não queria ser rude com a amiga,mas estava ficando realmente irritada.

– Porque esse é o meu jeito de superar tudo:Fingir que nada aconteceu – ela desviou os olhos para o chão.Effie se sentiu culpada imediatamente.

– Desculpa.Eu não queria falar assim contigo – Effie sorriu timidamente.

– Deixa pra lá.Você não vai usar a peruca mesmo?

Effie olhou para o presente de Plutarch e suspirou

– Não.Plutarch vai ter que aceitar ver me entrando na igreja assim se quer tanto casar comigo. – havia um pouco de amargura na sua voz.

– Você não quer se casar com Plutarch,não é mesmo?

– Por que você acha que não? – Effie olhou para a amiga.Ela não havia contado do porquê de estar se casando com Plutarch,achou que era melhor ninguém mais saber disso.

–Você que sempre foi tão otimista e animada não está nem um pouco feliz com o casamento.Acha que eu não ia perceber?Agora diz porque você não quer se casar com ele.

– Ah,é... – Effie sacudiu os ombros – É por causa de alguns fatores e,hã,não sei explicar direito...

– Eu acho que você gosta de outro,isso sim.

Effie arregalou os olhos.

– Eu não gosto!Eu... – ela desistiu de mentir ao ver o olhar divertido da amiga – Está bem,eu gosto de outro.

– Jura? – Venia juntou as mãos sorrindo – Quem?

– Tente adivinhar. – Effie levantou uma das sobrancelhas

–Você não tem falado com ninguém que eu conheço,se não eu saberia...só pode ser alguém que você conheceu recentemente!Já sei:aquele seu vizinho lindo que acabou de se mudar!

– Errou feio – Effie sorriu levemente.

– Hum...então é alguém que eu conheça?

–Talvez – Effie sentou-se na penteadeira e começou a passar blush nas maçãs do rosto,apenas um tom leve para dar uma aparência saudável ao seu rosto.

– Ah,Effie,por favor me dá uma dica!

– Tudo bem:É alguém com quem eu e você trabalhamos.

Os olhos de Venia se arregalaram

– Flavius?

– Não! – Effie corou – Meu Deus,claro que não!E pelo que saiba Flavius tem outras,hã,preferências.

– Então...ora eu não sei,tinha tanta gente que trabalhava conosco na época dos Jogos! – Venia acariciou o queixo pensativa – O quão próximo vocês eram naquela época?

– Beeeem próximos – Effie sorriu para o próprio reflexo – Quer dizer,a gente se odiava e brigávamos o tempo todo,mas nós nos entendíamos de alguma maneira.Era como se...não sei,fossemos uma mente só.

– Está bom,eu desisto!Quem é?

– Você não vai acreditar,mas é Haymitch Abernathy – Effie sorriu,uma mistura de tristeza e saudade atravessando o seu rosto.

– Haymitch Abernathy? – Venia esticou bem as sílabas das palavras como se pra provar que tivesse entendido errado – Mas...mas...COMO?

– Eu não sei – ela largou o pincel e começou a passar um batom discreto nos lábios.Pelo menos nos casamentos a maquiagem da noiva não precisava ser exagerada.Colou os seus lábios levemente um com o outro como se quisesse mandar um beijo para a imagem no espelho. – Um dia eu estava o odiando e no outro eu não conseguia parar de pensar nele! – ela riu histericamente como quando ficava nervosa – Não é engraçado?!

Ela continuou a rir até que a sua gargalhada se transformou em soluços nervosos e entrecortados.Isso sempre acontecia quando pensava nele.

– Ai,Venia,é tudo culpa daquele idiota!Como eu pude me apaixonar por Haymitch Abernathy?– ela sentiu os seus olhos arderem com as lágrimas que estavam por vir e continuou a rir – Bem que Vivian Lupton,aquela nojenta do orfanato,disse uma vez que eu ia ser triste pelo resto da minha vida e ela acertou!Eu devia pedir os números da loteria para ela,aposto que aquela arrogante está lá na igreja rindo da minha derrota! – uma gargalhada histérica tomou conta do seu corpo enquanto uma lágrima quente percorreu o seu rosto. – Oh,Venia,não acha isso tudo engraçado?

Venia só olhava para ela com um misto de confusão e estranhamento.

– Você bebeu,Effie?

– Não,eu não bebi – ela enxugou uma lágrima que caiu pelo seu rosto,não sabia se estava chorando pelo que a esperava na igreja ou se estava chorando de tanto rir – Quer dizer,tudo isso é tão absurdo,não é?Um dia eu sou a acompanhante dos tributos do pior distrito do mundo no outro eu estou aqui,empregada na loja da Tris e me casando com um ex-Idealizador!Ah,eu acho que estou ficando louca,louca,louquinha! – ela soltou um risinho – Oh ,Venia,não acha isso tudo engraçado?

– NÃO! –berrou – Como você pode se casar com outro cara se gosta de Haymitch Abernathy?!Quer dizer,você nem parecia estar se afogando em lágrimas antes de eu tocar no assunto...

– Ah,Venia,até parece que eu vou bancar... – Effie retocou a parte da maquiagem que foi danificada pelas suas lágrimas com uma leve batida de pó de arroz e se admirou no espelho.Definitivamente,adorava o seu visual assim – A rainha da beleza em lágrimas pra essa gente.E acredite eu já chorei o suficiente.Não vou aparecer com os olhos inchados naquela igreja por causa do Haymitch.

– E por que você não vai atrás do Haymitch e diz o que sente por ele?

– Bom,vamos fazer uma lista – Effie levantou o indicador – Primeiro por que se ele também gostasse de mim ele viria atrás de mim,certo?E o único bêbado que vi por aqui até agora foi o tio de Plutarch,que pelo visto está ansioso pela festa – ela sorriu sarcasticamente e levantou outro dedo – Segundo que ele deve estar agarrado com alguma vagabunda do distrito dele nesse exato momento ou na melhor das hipóteses,bêbado feito um gambá.E terceiro–Ela ficou com três dedos levantados agora – mesmo que ele quisesse eu não posso me deixar de casar com Plutarch,pelo bem de todos.

– O que quer dizer com isso?

– É complicado – ela suspirou – Depois do casamento eu te conto tudo.Além disso,envolve outras pessoas além de mim.

– Quem?Katniss?Peeta? – Ela sorriu.Não via Katniss desde o período que passou do Distrito 13.

– É...e Haymitch.Mas esquece isso. – ela disse rapidamente.

Effie se levantou e analisou o vestido de casamento em um manequim.O vestido era grande e pesado e uma longa cauda se enrolava no chão.As mangas eram feitas de pérolas que iam até o cotovelo e um enfeite de arame e seda envolvia a cabeça do manequim em uma moldura.O corpete do tecido era basicamente constituído por penas no tecido e envolto por dois colares de pérolas na área abaixo do busto e na cintura e.A saia era formada por uma confusão de tecidos brancos sobrando costurados na cintura.

– Tem certeza que eu não tropeçar nisso? –Ela olhava o vestido um pouco assustada.Se já se sentia desconfortável sem se mover,imagina quando estivesse andando para o altar. – Parece tão...bizarro.

–É um vestido bonito – ela revirou os olhos.

– Bonito? – Effie olhou a peça novamente.O vestido lembrava o próprio bolo de casamento– Isso parece um monstro que está prestes a engolir qualquer coisa que vê pela frente.E se eu cair e quebrar o pescoço por causa desse vestido?

– Deixa de ser dramática – Venia riu e Effie se rendeu e riu também.

Effie estava olhando o vestido,agora já no seu corpo,até que bateram na porta.Venia foi atender.

– Ah,aí está você! – uma senhora gorducha com várias escamas sob a pele entrou no recinto meio que empurrando Venia de seu caminho.

– Oi,Srta.Malisk,que bom que veio – Effie mostrou o seu maior sorriso para a desagradável visita.A mulher era a diretora do orfanato que morava,uma mulher muito fria e rígida e mesmo depois de crescida,Effie ainda tinha um certo medo dela.Pudera,era ela quem aplicava as punições quando Effie cometia algum deslize. – Venia,pode nos dar licença,por favor? – Pelo olhar que ela lançara para a amiga ela parecia bem apreensiva.

– Tudo bem com você,Effie?

– Tudo,eu falo com você depois. – Venia ainda não estava muito convencida,mas saiu mesmo assim

A mulher a olhou de cima a baixo.Effie nunca sabia quando a Srta.Malisk ficava satisfeita com ela ou não.

– Tem sorte,Srta.Trinket – disse a mulher.Mesmo quando era criança,a diretora só se referia à Effie como Srta.Trinket – Arranjou outro Idealizador de Jogos.

– Na verdade,Plutarch agora é secretário de comunicações.

– Eu sei,senhorita,não precisa me corrigir – retrucou.A diretora odiava ser corrigida – Não precisa ser tão insolente.

– Mas...

– Nada de “mas”! – a diretora disse num tom duro –Por acaso perdeu as lições que eu lhe ensinei por todos esses anos,Srta.Trinket?O que os seus pais diriam?

– Lições? – agora Effie ficou furiosa – Acha que isso importa atualmente?Acha que essas lições me serviram pra alguma coisa durante a guerra?

– Se a senhorita não estivesse envolvida demais com aqueles três vitoriosos – a mulher franziu o nariz – Tenho certeza que não teria sido...

– Não teria sido o que? –Effie a fuzilou com os olhos– Aqueles três vitoriosos foram quem me salvaram da morte!Aonde a senhora estava quando eu fui presa?!Aonde qualquer um nessa igreja estava?!

– Não fale assim comigo,mocinha – a mulher agarrou o seu braço com força como quando ela fazia quando Effie era criança.

– Eu não tenho mais onze anos e não vou aceitar suas ameaças! – Effie se soltou dela bruscamente – E quer saber?Haymitch tem razão:Eu não suporto mais a Capital!

– Haymitch Abernathy? – A diretora riu maldosamente – E desde quando aquele bêbado imprestável tem moral de falar alguma coisa?

– Desde que salvou duas crianças nos Jogos e na guerra.E a senhora,tia Brun,o que fez? – Effie sorriu enquanto a mulher engolia em seco.

– Ora,sua...

– Com licença? – Peeta apareceu na porta.

– Peeta!Katniss!Meus queridinhos! – Effie foi até a porta e os esmagou num abraço. – Já estava morrendo de saudades!

– Não ensinaram para você que é preciso bater na porta antes de entrar... – a diretora franziu o nariz e olhou para Peeta de cima a baixo – Sr.Mellark?

– Srta.Malisk – a voz de Effie estava dura – Já pode ir agora.

A diretora estreitou os olhos,mas saiu do quarto.

– Nossa – Peeta deixou escapar.

– É,eu sei. – ela olhou para a sua diretora até que ela sumisse da sua vista – Mas como vocês vão,meus amores?Haymitch está por aí?

– Não – respondeu Peeta e Effie suspirou.

– Tudo bem,eu já esperava que ele não viesse...

– Effie,Katniss me falou sobre o motivo de você estar se casando.

– Katniss! – Effie arregalou os olhos – Você não sabe guardar um segredo?!

– O que eu podia fazer?Peeta insistiu até eu contar!

– Não importa!Não era pra ter contado!

– Ei,ei,ei!Calma aí vocês duas! – interviu Peeta – O importante, Effie, é que você não pode se casar com Plutarch por nossa causa!

– Peeta,você não entende? – ela suspirou – Eu não ia suportar ver vocês e Haymitch sem teto por minha causa!

– Plutarch não pode fazer isso,Effie!

– Ele pode,Peeta – Effie estava a beira de chorar – Ele pode e vai!

– Effie,Plutarch não pode fazer isso e sabe por que?Porque somos intocáveis!Todos os vitoriosos são!

– Certo,vocês são mas e Haymitch?Ele nunca participou da guerra,ninguém ligaria se ele fosse expulso de casa!

– Eu e Katniss ligaríamos,Effie!E sabe por quê?Porque somos um time,como você mesma dizia.

– Isso era só uma história pra arranjar mais patrocinadores. – Effie revirou os olhos.

– Não,é verdade!Se Plutarch fizer alguma coisa com você ou Haymitch não vou deixar barato!

– Eu também – disse Katniss – Nós somos um time,Effie. – assim que Katniss falou a última palavra,lágrimas caíram pelo rosto de Effie.

E então ela finalmente havia entendido.Depois de anos e anos tendo que lidar com gente falsa e repugnante ela parecia ter perdido a capacidade de confiar nas pessoas,mas ela sabia que aqueles dois tributos nunca a deixariam.E ela finalmente soube o que era uma família.

– Olha o que vocês fizeram!Estragaram a minha maquiagem! – o trio riu em conjunto – Obrigada mesmo.Eu sempre achei que era só eu e eu mesma,mas agora eu tenho vocês,meus vitoriosos. – Effie os sufocou num abraço apertado.

– Tá legal,Effie – disse Peeta,sem ar pelo abraço – É melhor eu falar com Plutarch que...

– Falar o que? – Effie olhou o garoto como se ele fosse louco – Eu vou subir naquele altar.Pode me dar aquela peruca da caixa,querido?Vou precisar dela – um minuto de silêncio se teve depois da última sentença da noiva.

– Mas...você mesma disse que... – se atropelou Katniss.

– Plutarch queria um casamento,não queria? – perguntou Effie,deslizando os dedos pelo longo véu diante do enorme espelho – Então é isso que ele vai ter.E se eu aprendi alguma coisa durante a época dos Jogos,meu queridos – ela fixou os olhos azuis no casal – é que o show deve continuar.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Deixo vocês com esse final e vou ficar por duas ou três semanas sem postar














































































BRINCADEIRAAAAA!Desculpem,não pude resistir!Espero que vocês não estejam irritadas haha Ainda mereço reviews?



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Uma nova chance -Hayffie" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.