Pegando Fogo. escrita por hollandttinson


Capítulo 20
As asas do tordo.


Notas iniciais do capítulo

Assisti Em Chamas de novo hoje e tô inspirada.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/423177/chapter/20

POV: PEETA.

Mamãe arrumou um quarto para Portia, ela ficaria aqui comigo. É engraçada a forma como que apeguei á ela, apesar de nunca termos dito isso um ao outro, eu sei que ela também se apegou á mim. Mamãe está toda legal desde que eu cheguei, ela anda sorrindo por aí e soltando suspirinhos, nunca pensei que isso fosse possível afinal, ela está tendo que conviver com a mãe de Katniss por aqui, o que é muito louco. Delly também está aqui em casa, ela vai ficar no mesmo quarto que Portia. Gale e Cinna estão abrigados na casa de Katniss. Já Effie, Finnick e Johanna estão na casa de Haymitch. Johanna nos prometeu que ia fazer o Haymitch se manter acordado. Os outros estão na casa do prefeito o que é uma maravilha: não terei que acordar e olhar para a cara de Coin.

– Então você está vivo, e parece que esses Jogos te deram sustância não é? Quero dizer, você parece mais forte, mais musculoso, menos magro.- Disse Ethan me avaliando com um sorriso no rosto. Eu sorri para o meu irmão. Meu Deus, como eu senti falta de minha família, como um dia eu pude pensar que conseguiria morrer com a consciência limpa? Eu não poderia deixar essas pessoas e Deus colocou o destino para me ajudar nos Jogos, Ele sabia que eu ia precisar voltar para casa e desfrutar disso.

– Você não tem noção de como é a comida na Capital. Aqui nós lutamos por uma prato de alimento, na Capital nós lutamos para ter espaço no estômago para tanta comida. É egoísta o estilo de vida deles, mas tanto faz, vai mudar, não é?- Eu disse, dando de ombros.

– Ah, é. Sabe, Peeta, todos nós estamos colocando muita fé na Rebelião.- Disse Gabreel se sentando ao meu lado no grande sofá de minha casa nova na vila dos Vitoriosos. Eu concordei com a cabeça.

– Eu também, espero que tudo isso valha á pena.- Eu disse.

Tem que valer a pena. Você não entende? As pessoas estão arriscando as suas vidas nisso.- Disse meu pai que estava sentado com a minha mãe numa poltrona de dois lugares. Portia estava lá em cima tomando banho.

– Eu sei, e é por isso que eu quero que dê certo.- Eu disse, balançando a cabeça. Mamãe suspirou.

– É uma coisa muito grande, você realmente acha que você e Katniss podem dar conta disso tudo? Não estou subestimando vocês, acho que ninguém seria capaz de fazer isso depois do que passaram na Arena, mas ainda têm só 17 anos, não é como se tivessem mentalidade para planejar uma rebelião sozinhos, ser o rosto disso tudo, é arriscado demais.- Disse mamãe e pela primeira vez eu vi a real preocupação em seus olhos. Eu balancei a cabeça.

– Não podemos pular fora agora, essa pessoas precisam da gente, todos vocês precisam da gente, são vidas que estão em risco, além das nossas.- Eu disse, mas ela tinha razão, somos jovens demais para assumir esse peso e tem tanta gente contra a rebelião, nos matarão se pusermos os pés em tais Distritos. Mas talvez seja esse o plano de Coin, se morrermos ela vai poder dizer que morremos lutando, que eles tem que continuar nas ruas por nossa memória, a rebelião não acaba se nós morremos, ela se fortifica.

– Mas não dá pra voltar atrás agora, de qualquer jeito. Eu sei que vocês não tem culpa, não era ideia de vocês que isso acontecesse, as pessoas planejaram isso nas costas de vocês, mas mesmo assim, vocês sabem que são um pouco responsáveis por tudo isso.- Disse Delly, fazendo uma careta, foi nesse momento que Portia desceu.

– Eu sei, eu me sinto responsável por tudo isso, de verdade. Mas a culpa não é minha, eu não pedi para que me colocassem naquela roupa que pega fogo. Eu e Katniss não tivemos escolha na Colheita, nós não pegamos o nome de Prim, ele simplesmente estava ali...

– A gente sabe disso tudo, Peeta, ninguém está colocando a culpa em você, só queremos saber se você tem certeza do que está fazendo.- Disse Ethan.

– Eu não tenho certeza de nada, Ethan, só sei que eu não vou dar para trás agora. Eu vou até o fim ao lado de Katniss por todas essas pessoas que estão se colocando em risco pelo futuro de seus irmão, filhos, netos... Eu vou queimar com eles, Ethan.- Eu disse, olhando para o meu irmão que suspirou e concordou com a cabeça. Ele sabia: eu não vou iria mudar de ideia.

(...)

– Porque eu vou aparecer vestido de noivo?- Perguntei me olhando no espelho. Portia suspirou.

– Coin acha que é uma boa ideia que mostremos á eles que você e Katniss estão nessa pelo futuro de vocês. Quero dizer, é isso que o casamento significa, não é? Um futuro. Que vocês estão se preocupando com os filhos de vocês, com o mundo que eles viverão, com o amor que está morrendo aos poucos, com as coisas sentimentais e não só em salvar a própria pele.- Disse Portia enquanto terminava de arrumar meu cabelo. Eu dei um sorriso.

– Isso é meio hipócrita da parte dela, não acha?- Perguntei com uma sobrancelha erguida. Portia deu de ombros.

– Tanto faz, só estamos seguindo ordens.- Ela disse.

– O que não está nada certo. Não estamos lutando para termos um lugar bom para viver, livre e feliz?- Eu perguntei.

– Coin está lutando para que vivamos num país sem Capital ou desigualdade social, ninguém está falando nada sobre liberdade até agora. Mas eu entendo a sua linha de raciocínio e concordo com você, mas o que podemos fazer?- Portia perguntou colocando as mãos na cintura.

– Você eu não sei, mas eu ainda sou o rosto dessa porcaria de rebelião, e a rebelião não quer casamento.- Eu disse, apontando para o meu reflexo no espelho do meu quarto.

– Eu sinto muito pela rebelião, então.- Coin entrou no quarto. Ela usava um vestido longo preto com dourado, também estava com um broche idêntico ao de Katniss na alça do vestido.- Eu realmente não esperava ouvir uma coisa dessas vinda do meu queridinho.

– Você deveria saber que o "seu queridinho" é namorado de Katniss, eu aprendi á ser mais focado com ela. Coin, nós não podemos aparecer vestidos de noivos nessa festa, é ridiculo!- Eu disse, irritado. Ela revirou os olhos.

– Preste atenção no que eu vou dizer á você agora: você e Katniss são apenas o rosto da rebelião, não estão fazendo nada de dificil na vida de vocês. Será que é pedir muito que sorriam e pareçam interessados?- perguntou Coin, sua irritação visível na sua voz.

– Mas nós nos interessamos!- Eu disse, ainda irritado. Ela abriu um sorriso.

– Ótimo, então porque essa discussão sem sentido?- Perguntou Coin.

– Só estava argumentando.

– Terá tempo para argumentar depois da festa.- Ela disse e veio para o meu lado.- Agora você vai descer e buscar Katniss na porta da casa dela.- Ela disse, dando um empurrãozinho nas minhas costas. Portia me acompanhou e eu estendi o braço para ela que sorriu.

– Sempre elegante.- Ela disse, dando um beijinho na minha bochecha. Quando chegamos á sala de estar vi minha família e Delly. A última usava um vestido dourado com detalhes vermelhos, ele parecia prestes á pegar fogo.

– Isso tudo está um lixo.- Gale apareceu da cozinha com uma cara raivosa. Eu concordei com ele.- Vocês parecem um fantoche da Capital. Se o seu plano era nos separar da Capital, está dando errado. Peeta e Katniss são a cara deles e não da Rebelião.- Ele disse á Coin que apenas sorriu para ele.

– E é por essas e outras que você é apenas o melhor amigo de Katniss.- Ela disse. Eu revirei os olhos e me virei para ela.

– Preste atenção no que eu vou dizer agora.- Eu disse, minha raiva fazendo a minha voz falhar. Coin ergueu uma sobrancelha. O que estava acontecendo comigo? Eu sempre fui tão gentil... Mas fala sério, essa mulher estressa qualquer um.- Nós estamos no Distrito doze, e aqui é o nosso lugar e não o seu. Você pode dar suas ordens egoístas no 13, pouco me importa, mas aqui a situação é outra completamente diferente. Aqui quem dá as ordens é o nosso Prefeito e eu tenho certeza que ele não está por aqui. Só estou te deixando me deixar ridículo desse jeito porque eu prometi uma festa e não tenho tempo de tirar essas porcarias, mas quando essa festa acabar você vai começar á ser apenas mais uma pessoa que está contribuindo para a rebelião. E outra coisa: não trate meus amigos dessa forma, ouviu? Gale, lembre-se de que ela é como qualquer outra pessoa aqui. Vamos para a festa.- Eu disse, puxando Portia para fora de casa. Eu vi o sorriso enorme de Gale e os olhos arregalados de Delly antes de sair.

– Seria muito rude dizer que você está ridículo?- Perguntou Haymitch. Estava na porta de Katniss e usava sua habitual roupa de casa. Parece que só a minha família e a de Katniss foi obrigada á se fantasiar. Então eu vi Effie e pensei que talvez Haymitch não se tivesse deixado levar pela moda idiota.

– Não precisa, eu mesmo já me disse isso quando me olhei no espelho.- Eu disse, ele deu um sorrisinho.

– Vá buscar a sua namorada, nos encontramos na Praça.- Ele disse enquanto andava para a cidade. Ouvi Effie gritar para que ele a esperasse com aquela sua voz fina e chata. Revirei os olhos, mesmo assim, continuo achando Effie uma graça!

– Pode dizer, estou ridícula.- Foi Katniss quem abriu a porta. Usava um vestido lindo e todo cheio de detalhes e diamantes. Eu sorri para ela.

– Se fossemos nos casar de verdade, você seria a noiva mais linda que eu já vi.- Eu disse, dando um selinho nela. Katniss sorriu.

– Você não vê muitas noivas, mesmo.- Ela disse enquanto pegava meu outro braço e nós íamos caminhando para a cidade. No caminho, Portia lhe contou tudo o que aconteceu lá em casa com a Coin.- Boa, Peeta. Ela bem que merecia uma dessas.

– É, ela está com a bola muito cheia. Acho que vou ter que começar á andar com uma agulha para furá-la sempre que estiver por perto.- Eu disse.

– Ah, acho que não vai precisar, suas palavras são o suficiente.- Disse Delly, balançando a cabeça. Dei de ombros. É como Katniss disse: Ela bem que merecia uma dessas.

A Praça estava tão, tão, tão linda! Não parecia que estávamos no Distrito 12. As ruas não estavam mais sujas ou com vestígios de sangue nem nada do tipo. O Prego parecia servir como uma grande cozinha e salão de festa, de dança. O prédio da Justiça estava decorado com tordos e dourado. Não tinha nenhum sinal de que algum dia a Capital dominou este lugar, exceto pelos aerodeslizadores no céu, mas era só. Eu pensei que apenas eu e Katniss estaríamos arrumados, mas todos estavam, até os mais pobres.

– Os Distritos aliados mandaram roupas novas para a gente e quem tinha roupas boas ou arrumadas, doaram para seus vizinhos.- Disse Gale como se pudesse ler minha mente.

– Mas tudo isso nesse pouco espaço de tempo?- Eu perguntei, chocado.

– Os aerodeslizadores são muito rápidos, Peeta.- Disse Cinna que eu não tinha percebido: veio conosco.

– São muito rápidos mesmo.- Disse Katniss que também parecia chocada.

– Olá, eu me chamo Cressida e eu faço parte da equipe cinematográfica do Distrito 13, vou acompanhar vocês aqui. Não se preocupem, não vamos ficar perseguindo vocês, só vim dizer que estão sendo filmados.- Disse Cressida se aproximando com um sorriso enorme.

– Ah, muito obrigado, é muita gentileza sua, não é? Estamos muito felizes, pelo menos alguém pareceu se importar em contar algo para a gente. Muito obrigado, mesmo.- Eu disse com um sorriso de escárnio para o ser na minha frente que deu de ombros e se retirou.- Eu não vou suportar isso por muito tempo.- Eu disse quando vi o resto da equipe ativando as câmeras.

– Apenas vamos fingir que estamos na Arena. Se parece bastante, a única diferença é que as pessoas aqui não querem nos matar com armas e sim com a consciência.- Disse Katniss quando viu uma menina usando a sua conhecida trança. Eu concordei com a cabeça.

– Claro, Katniss, pensando dessa forma eu fico muito mais tranquilo.- Ironia que anda me perseguindo. Ela gargalhou balançando a cabeça.

– Acho que está na hora de a gente aparecer.- Disse Katniss me puxando para nós andarmos pelas pessoas. Eles estavam radiantes e mostravam os seus três dedos para nós em sinal de admiração. Minhas bochechas doíam de tanto sorrir.

– Acho que eu já posso ser eu mesmo.- Eu disse á Haymitch quando me aproximei dele. Ele balançou a cabeça e bebeu um pouco mais do seu whinsky. Effie bufou, estava do lado dele.

– Eu acho que vocês deviam se pronunciar e depois podiam fazer o que quiserem.- Disse Effie, dando de ombros.

– Nos pronunciar?- Katniss perguntou.

– Falar ali em cima, sobre a rebelião e tudo mais.- Disse Haymitch, dando de ombros.

– Isso não estava no roteiro da festa.- Eu disse, bufando e cruzando os braços.

– Estava, vocês é que não sabiam.- Disse Portia, se aproximando de braços dados com Cinna que bebia um suco de morango que provavelmente foi o Prefeito quem doou. Coin estava vindo na nossa direção com um sorriso. Revirei os olhos.

– Que tal falar um pouco agora?- Perguntou, colocando as mãos nas costas minhas e de Katniss.

– Que tal você começar á nos avisar quando decidir fazer essas coisas?- Perguntou Katniss com os braços cruzados. Coin deu de ombros.

– Que diferença faz? São só algumas palavras. Tomem.- Ela nos deu duas taças.- Podem subir.- Subimos a mesma escada do dia da Colheita e ficamos lá em cima, como no dia da Colheita, a única diferença é que agora estávamos sozinhos, Effie não estava mais lá, estava lá embaixo, sorrindo para nós e nos incentivando. Sorri para Effie e ergui a minha taça para ela, as pessoas estavam quieta e Effie retribuiu e ergueu a sua taça também. Katniss me abraçou com um braço só enquanto eu me inclinava para o microfone.

– Eu queria começar esse discurso agradecendo á Effie Trincket por ter nos ajudado enquanto estávamos na Capital. Eu tenho certeza que ela sempre quis ser homenageada em algum lugar, as pessoas parecem se esquecer da nossa coisa pequena e extravagante. Eu e Katniss somos muito gratos por seus laranjas e rosas chamativos. Adoramos você, Effie.- Eu disse e ergui a taça de novo. Effie estava chorando quando Katniss ergueu a taça. Nós bebericamos do champagne quando ela se recuperou.- Então, quando eu pedi para que essa festa fosse organizada eu não esperava que vocês fizessem tudo isso e eu e Katniss estamos muito felizes por seu trabalho. Nós precisamos mesmo transparecer as ideias e essa festa veio numa ótima hora, não acham? Espero que vocês se divirtam, isso é tudo para vocês.

– Porque você não mostra mais do seu vestido, Katniss?- Greasy Sae perguntou com um sorriso no rosto, era claro que ela estava achando que Katniss estava linda.

– Ah.- Disse Katniss, sorrindo. Ela me entregou a sua taça para girar.

Quando Katniss girou o vestido queimou. Eu via as cinzas consumirem o vestido de noiva, Katniss parecia confusa enquanto girava, como se não esperasse as chamas, ninguém esperava. Portia e Cinna sorriam. Portia apontou para mim e quando eu olhei para baixo vi que a minha roupa agora era negra. Eu derrubei as taças no palco, chocado. Eu não tinha visto que as chamas de Katniss tinham me consumido também. Quando Katniss parou de girar, estava tonta e estendeu a mão para mim. Me aproximei dela e lado a lado eu podia ver o choque das pessoas. Katniss se transformara num tordo e eu parecia suas asas. Era como se Portia e Cinna dissessem em silêncio com essa roupa que juntos nós podemos tudo, que sem um ao outro, não podemos voar. Mais ainda: que estamos juntos e já podemos começar á voar para longe do que foi o Distrito 12. É o momento de voar, de mudar, de se rebelar. Lado a lado eu podia ver que eu e Katniss somos o tordo, nós somos o sinal da Rebelião, e ela está só começando.

(...)


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Eu falo muito de "queimar" e tal por causa do nome da Fic, viu gente? viu.