Meu Refugio. escrita por hollandttinson


Capítulo 21
Troca de favores.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/395134/chapter/21

POV: KATNISS.

- Sabe eu estava observando hoje, a Delly é uma menina muito bonita.- Comentei enquanto passava pela cerca. Peeta ia ter de ficar o dia todo na padaria hoje, pagando o tempo que ficou comigo, oportunidade perfeita pra caçar com Gale. Ele olhou pra mim, com uma sobrancelha erguida.

- Vive com ela e veio perceber isso agora?- Ele perguntou, balançando a cabeça. Um sorriso enorme brotou em meu rosto. Ao menos ele acha ela bonita.

- Não, é só que eu percebi que ela nunca namorou, sabe? Nunca a vi com nenhum garoto. E ela é tão bonita... Você já a viu com alguém?- Perguntei enquanto jogava meu arco em minhas costas. Ele deu de ombros.

- Eu não passo meu tempo livre observando Delly... Mas eu acho que eu nunca a vi com ninguém. Porque? Ela anda reclamando de carência?- Eu vi o deboche no seu sorriso e bufei. Talvez Peeta tivesse razão e Gale não fosse a pessoa certa pra Delly.

- Ela nunca faria isso. Ela preza muito tudo que tem, por menor que seja, as coisas sempre podem ficar piores, você sabe.- Eu disse, tentando manter o mesmo nível de voz, apesar da prematura irritação. Ele concordou com a cabeça.

- Ela é uma pessoa muito inteligente, não é? Como Prim. Elas sabem o que dizer na hora certa.- Disse Gale. Em posição de ataque. Mas não tinha nenhum animal á vista, começamos á entrar na floresta. Elas sabem me deixar com a cara no chão, eu queria corrigir.

- São as meninas mais sábias que eu conheço, talvez até as mais sábias do Distrito 12. As mais bonitas também.- Eu sorri. Gale parou e se virou para mim, com uma sobrancelha erguida.

- Existe algum motivo por trás das suas palavras?

- Como assim?- Eu perguntei, começando a gelar. Revi todas as minhas falas e eu não tinha dito nada que colocasse Delly em más lençóis.

- Você não para de falar em Delly e em beleza.- Ele disse, dando de ombros. Eu respirei fundo, relaxando os ombros. Eu não ia conseguir fazer isso sem revelar o segredo de Delly. Eu estava guardando algo de Gale e não me sentia bem por isso, ele merecia saber das coisas, ele é o meu melhor amigo, não é? Eu já o estou privando de tanto.

- Só acho que ela merecia ter alguém.- Eu disse, dando de ombros. Gale está balançando a cabeça.

- O fato de você estar namorando não quer dizer que todas as pessoas também deviam estar, Katniss.- Ele disse. 

- Eu não estou namorando!- Eu disse, cruzando os braços.

- Nem caçando. Você me trouxe aqui para caçar, mesmo, ou tem algo de especial pra me contar?- Ele perguntou, me avaliando. Ele já sabia, ele sabia que eu queria contar algo, só não sabia o que era, mas vai fazer de tudo pra que eu revele. Eu não posso revelar. Pelo bem de Delly e por uma promessa feita á Peeta.

- Tenho muitas coisas para contar.

- Não me refiro á Peeta.

- Então, eu não tenho nada para contar.- Eu disse. Ele balançou a cabeça.

- Isso está saindo do nosso controle. Agora você mente descaradamente pra mim, como se não soubesse que eu não acredito em nada do que você está dizendo. Eu te conheço, Katniss Everdeen. E não te dou muito tempo pra me dizer tudo o que está guardando. Você sabe que eu vou descobrir, não sabe?- Eu dei de ombros.

- Não importa pra mim se você vai descobrir, me importa como você vai reagir.

- Agora conseguiu me assustar. E eu não me assusto facilmente... Me conta logo.

- Não posso. Eu prometi.- Eu disse, fazendo uma careta. Era terrivel ter de esconder algo, ainda mais para Gale, que foi sempre meu diário humano, com quem eu sempre pude contar. 

- Tem á ver comigo, eu mereço saber.- Ele disse. Eu sei que você sabe, mas entenda que eu não posso te contar, Delly ficaria triste e Peeta, furioso. Mas eu não podia lhe dizer isso, não podia dizer que Delly ficaria triste se soubesse que eu a expus. Se ela não contou, não é trabalho meu contar. Meu Deus, porquê eu estou repetindo as falas do Peeta? Mas pensando melhor no caso, a Delly revelou o Peeta... Mas o Peeta nunca me contaria e talvez Delly conte... Talvez a esperança tenha movido Delly. Ela já sabia que eu e Peeta íamos ficar juntos, por isso fez aquilo. Eu não tenho a menor ideia se Gale pode gostar de Delly algum dia, eu não posso fazer isso com ela, o Peeta tem razão.

- Desculpa, Gale. Pessoas podem sair muito feridas nisso. E entre o ferimento delas e a sua curiosidade, eu prefiro que você fique curioso.- Eu disse. Ele bufou.

- Tudo bem, tudo bem! O seu namoradinho sabe ou você é a unica?- Perguntou.

- Eu sei, o Peeta sabe, mas ele não é meu namorado, e mais algumas pessoas, por serem sábias, como você disse.- Delly, Delly, por favor, entenda que é Delly sem que eu tenha que dizer o nome dela!

- Prim sabe?- Ele perguntou, confuso. Não, seu babaca! Você tem que se aproximar de Delly. Mas a Prim sabe, e eu não poderia mentir mais.

- Claro que sabe, ela é uma ótima pessoa para ver coisas que estão na frente dos narizes dos outros, menos dos protagonistas.- Eu disse, irritada pela burrice de Gale. Ele balançou a cabeça.

- Há mais alguém.- Ele comentou. DELLY!

- Não me faça falar demais.- Eu disse, balançando a cabeça. 

- Delly?- Quase vomitei arco-iris. Finalmente! Opa. 

- O que tem ela?

- Ela sabe o que você está me escondendo. Eu vou perguntar á ela, sabe?- Ele disse, sorrindo.- Ela não vai me esconder. Ela gosta de mim.

- E o que te faz pensar que ela goste de você?- Perguntei, mordendo o lábio inferior. Talvez eu esteja sendo idiota e o Gale já saiba de tudo. Se isso for verdade, ele é terrível.

- Ela é gentil comigo.

- Ela é gentil com todos.- Eu disse, respirando aliviada.

- Não, mas de uma forma diferente, sabe? Tem algo na forma com que ela me trata. Como se não quisesse que eu me afastasse... Ela vive tentando me fazer continuar falando. Como hoje de manhã, me perguntando sobre as Minas. Ela só queria que eu continuasse falando, não interessava pra ela, com tanto que eu falasse.- Ele disse. Sorri, Gale não era tão insensivel quanto as pessoas pensam. Ele sente as coisas ao seu redor.- É como você disse, ela consegue fazer as coisas na hora certa, eu precisava me manter falando naquele momento, pra que não matasse seu namoradinho, porque eu ainda não suportei essa ideia totalmente, e ela me fez falar, como eu precisava, ela talvez sentisse isso. Ela á uma pessoa muito sensitiva.

- Ela é. Pena que ela costuma sentir coisas sozinha...- Eu disse, decepcionada. Ele não tinha percebido a forma amorosa que ela o olhava, ele achava que era só porque é uma pessoa sensitiva que sabe quando o outro está sofrendo. Ele não percebeu o quanto dói nela ver que ele é tão próximo de mim e tão distante dela. Ele não percebeu o quanto ela o ama, com cada gesto, ele não percebeu o sorriso de alegria por tê-lo visto de manhã cedo, quando a fomos buscar em casa. Ele não percebeu os sinais que ela o deu, os sinais de seu amor. Delly era a única sensitiva ali, e ela não merecia sentir tudo isso e ele nunca perceber. A vida não está sendo justa com Delly, ela merecia de um empurrãozinho, eu estou no caminho certo.

- O que você quer dizer com isso?

- O negócio que você perguntou, se ela está reclamando de carência, bem, ela não está, mas eu acredito que seja dificil para uma menina de 16 anos que não está preocupada em caçar e alimentar a familia, apenas em estudar, ver as outras meninas de sua idade namorando, se apaixonando... Ela deve sentir a exclusão.- Eu disse. Ele suspirou.

- É dificil pra todo mundo, Katniss. Mas o que você sugere? Quer que eu fale com alguns amigos meus pra que eles fiquem com ela?- Perguntou.

- Não! Credo, Gale, que escroto! Não, eu não quero isso. Ela iria sofrer bem mais dessa forma. Eu quero alguém que goste dela de verdade, do jeito que ela é. Com o sorriso frouxo irritante, a mania de falar e dar lições de moral. Quero que alguém se apaixone por ela como ela está apaixonada por...- Parei, com a mão na boca. Eu não podia dizer. Me bati mentalmente. Droga, Katniss, sua babaca!

- Por?- Ele me incentivou. Eu balancei a cabeça.- Eu conheço, não é? Pode me contar, eu juro que não conto á ninguém.

- Não, eu não posso te contar. Eu já disse, eu prometi á ela. E o Peeta me fez prometer isso, também. Nós não queremos que ela sofra, e ele só iria conseguir isso.- Eu disse. Eu sei que estou estrapolando no direito de falar demais, mas eu não ia ter outra oportunidade como essa.

- Ele não gosta dela, não é? Mesmo assim, eu não acho que alguém que eu conheço seria capaz de magoar alguém tão legal como a Delly.

- Você não gostava da Delly.- Eu observei. Eu estou totalmente feliz por dentro. Não tem coisa pior do que esconder sentimentos, seja alegria ou tristeza. A gente quer transbordar mas tem que manter alguma máscara.

- Não era isso. Eu só não queria falar sobre uma porcaria de um trabalho.- Ele disse, dando de ombros e sentando numa pedra. Eu até já tinha me esquecido que a gente estava na floresta até agora. Nada de caça, aliás.

- Que no final, ela fez tudo sozinha, com muito esforço e trabalho. Então, se certa forma você a magoou, você mesmo, por não ter se preocupado com o que ela pensaria por você ter fugido daquele compromisso.- Eu disse, colocando as mãos na cintura. Ele sorriu um pouco.

- Katniss... Eu disse que "alguém que eu conheço não seria capaz de magoá-la". Em momento algum eu disse que me conhecia, disse?- Ele balançou a cabeça.- Mas você tem razão, eu devia pedir desculpas á ela por isso.

- Devia. Você devia se aproximar dela... Agora que eu roubei o melhor amigo dela. Sabe, é um tipo de troca justa... Peeta rouba sua melhor amiga, e você rouba a dele. E vice-versa.- Eu disse, sorrindo. Ele balançou a cabeça.

- Você tem razão... Da parte de eu me aproximar dela. É uma menina legal, do tipo que eu deveria querer por perto. E eu tenho que me aproximar pra saber quem é o carinha que ela gosta, que provavelmente é um babaca já que você tem completa certeza que ele vai magoá-la.- Ele disse, se levantando.

- Ele é um perfeito babaca.- Eu disse, sorrindo.- Mas é o babaca que ela ama, e a gente não pode mudar isso.

- Tenho certeza que ela merece mais á um perfeito babaca.- Ele disse, sorrindo. Eu balancei a cabeça. Não, Delly não merecia mais do que um perfeito babaca se esse perfeito babaca fosse o Gale. Delly e Gale se merecem, eles são os babacas que se completam... 

(...)

- Então a Delly gosta do Gale? Eu já sabia disso, sabe? Quando ela olhou pra ele, hoje de manhã, eu sabia que tinha algo naquele olhar. Certamente que o Gale não percebeu. Acho que ele estava tão focado em não brigar por você, por você estar apaixonada pelo Peeta, está tão focado nisso que não percebeu Delly ainda. Mas ele vai perceber. Algum dia. Eu espero que não seja tarde demais... Aliás, nunca é tarde demais pra viver um amor.- Disse Prim. Eu sorri. 

- Temos uma poeta em casa!- Eu disse, rindo. Ela riu e balançou a cabeça.

- Mas é verdade! Você não percebeu?

- Percebi. E qualquer pessoas, á metros de distancia, perceberia o brilho no olhar dela e no sorriso. Ela o ama... E um dia ele vai enxergar.- Eu disse, sorrindo, enquanto colocava o esquilo que cacei em nossos pratos e Prim colocava o leite de cabra nos copos.

- E você não está nada animada pra contribuir pra isso?- Ela perguntou, sorrindo e se sentando pra comer. Eu sorri.

- Não só por Delly, e porque ela merece ser feliz mais do que qualquer pessoa, mas por Gale também, sabe? Ele ficou muito tempo preso ao sentimento que sente por mim, ninguém melhor que Delly pra ajudá-lo.- Eu disse, sorrindo.

- Uma troca de favores?- Perguntou.

- Troca de favores?

- É, a Delly te trouxe o Peeta, para que vocês ficassem juntos, ela enxergou o amor de vocês dois antes de ele existir, e agora você está enxergando o mesmo nela e no Gale. Uma troca de favores.- Disse Prim. Eu sorri. Era um pensamento agradável.

- Uma troca de favores.- Confirmei. Sorrimos.

(...)


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!