Eu e Você escrita por Hanna Martins


Capítulo 11
Capítulo XI - Todo mundo odeia segunda-feira


Notas iniciais do capítulo

Só mais um dia normal na vida de Katniss



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/351439/chapter/11

Segunda-feira... existe alguma coisa pior do que segunda-feira? Sim, existe, as segundas-feiras combinadas com a aula de educação física. Estou neste exato momento dando voltas e mais voltas pela quadra, enquanto a professora Coin apita e grita atrás de nós. O que ela pensa que nós somos? Será que ela pensa que está treinando soldados? Não duvido nada. Coin parece mais um general do que uma professora de educação física.

– Mexam-se, rápido, rápido, até as tartarugas são mais rápidas que vocês!

Nada melhor para começar a semana com uma professora gritando em seu ouvido.

– Formem duas equipes – anuncia – Vocês vão jogar vôlei.

Perfeito, era tudo o que eu queria. E como sempre sou a sobra, ninguém me escolhe. Entro na equipe de Johanna, porque ela não tem alternativa a não ser me aceitar. Parece que ela não gostou nenhum um pouco disso pelo olhar que me lançou.

Glimmer e Clove também estão no jogo, embora elas não sejam da minha turma (todo dia eu agradeço por isso). Às vezes fazemos educação física com outras turmas, desta vez é com a turma delas. Elas estão na outra equipe.

Começa o jogo. Por que todo mundo fica olhando para uma bola? Oh, não a bola está vindo em minha direção, o que eu faço? O que eu faço?

– Pega esta bola, Katniss – grita Johanna, irritada, ao ver minha tentativa de fugir da bola.

– A Everdeen é uma idiota – dizem duas meninas atrás de mim.

Meu desejo é de fazer picadinhos de todos vocês.

– Por isso que eu não queria você na equipe, Katniss – diz Johanna – Olha só o que você fez! Perdemos um ponto só por sua causa.

Respira funda, Katniss. Isso vai passar.

Mas será que estão de marcação comigo? Lá vem outra bola em minha direção. No entanto, antes que eu faça qualquer coisa, caio no chão, Johanna acaba de me empurrar. É por isso que eu odeio segundas-feiras, tudo de ruim parece acontecer neste dia.

Me levanto, esperando que nenhuma outra bola venha em minha direção. Porém, acredito que Glimmer e Clove não pensam a mesma coisa, constato ao ver que todas às vezes que uma delas pega na bola, esta vem exatamente em minha direção. Ganho vários empurrões de Johanna e companhia. E até a professora Coin me dá uma bronca por eu não pegar na bola. Quando tudo isso vai acabar? Será que o tempo resolveu parar?

Clove e Glimmer me olham rindo do tombo que acabo de levar, pois uma garota que estava atrás de mim acaba de me empurrar para pegar a bola. Quem disse que o vôlei não é um esporte violento é porque não conheceu esta aula.

Estou tão distraída me levantando do tombo, que não percebo Glimmer jogando a bola com todas as forças possíveis e impossíveis na minha direção. Quando dou por mim já é tarde demais. Estou deitada no chão e meu nariz está sangrando.

– Você aí – diz Coin apontando para mim – Vá logo lavar este rosto. E da próxima vez preste mais atenção.

Estou levando uma bronca da professora. Não tem algo de errado nisto? Eu sou a vítima aqui!

Olho para Glimmer que está rindo. O que eu estava esperando?

– Dessa vez nós ganhamos! – ouço alguém da minha equipe dizer – Agora não temos mais nenhum impedimento.

Maravilha, acabo de levar uma bolada na cara, estou sangrando, minha equipe diz que sou uma inútil, levei uma bronca da professora. Definitivamente, estou amando esta segunda-feira. O que mais falta acontecer?

Tenho minha resposta na aula de história quando a professora pede para fazermos grupos para os seminários. Como sempre fico sobrando. Odeio falar em público. Seminários é a coisa que mais detesto no colégio, talvez só perca para a aula de educação física.

– Tem alguém sem grupo? – pergunta a professora.

Levanto a minha mão, parece que todos os olhos voltaram-se para mim.

– Tem alguma equipe faltando integrantes?

Todos, sim, todos, não estou exagerando, fazem sinal negativo com a cabeça, alguns até fazem gestos bem energéticos. Como eu amo vocês, pessoal.

– Johanna, quantas pessoas têm em sua equipe?

– Três, professora – informa a contragosto.

– Katniss, você pode se juntar a equipe da Johanna.

– Ah, não... professora – resmunga Johanna.

Eu também estou muito empolgada para se juntar a sua equipe.

– Não discuta comigo. Katniss vai se juntar a sua equipe e ponto final!

Johanna me olha, se olhar matasse eu já estava enterrada a estas horas.

No final da aula, Johanna vem falar comigo.

– Escuta aqui, vamos acabar com isso o mais rápido possível. Amanhã vamos nos reunir na biblioteca a tarde, nem pense em faltar.

Ela nem me dá tempo para falar qualquer coisa. Amo sua simpatia, Johanna.

Acho que hoje é meu dia. Tudo parece estar acontecendo, e tudo contra mim.

– Pensei que você não fosse mais aparecer! – diz Peeta quando me aproximo do carro.

Nada falo, depois que tudo aconteceu comigo hoje, o que mais desejo é ir para a casa, não quero discutir com Peeta. Mas meu humor fica ainda pior quando olho para dentro do carro.

Só pode ser brincadeira! Glimmer está sentada no banco de carona do motorista e Cato está sentado no banco traseiro. Não posso acreditar nisto, Peeta deu carona para seus amiguinhos. Geralmente, quando isso acontece eu invento uma desculpa qualquer e peço para o motorista vir me pegar mais tarde. No entanto, hoje preciso ir para a casa, pois minha mãe está me esperando (ela vai viajar hoje junto com Haymitch, pelo menos uma coisa boa neste dia), se não quero ganhar um sermão pela minha falta de pontualidade é melhor eu ir para casa agora.

Para sua sorte, Glimmer, não tem nenhuma bola aqui. Ainda não esqueci a bolada que levei na cara.

Respiro fundo. Percebo que a única alternativa que me resta é me espremer entre Cato e Peeta. O problema é como vou entrar lá.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Sei que neste capítulo a Katniss sofreu, só ela mesma para aturar tudo isso... Quero saber o que vocês acharam do capítulo! Gostaram, odiaram, criticas...