Cante Para Eu Dormir escrita por Georgia


Capítulo 6
Capítulo 6 - Chegadas e Partidas


Notas iniciais do capítulo

Leiam as notas finais.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/340262/chapter/6

18 de Setembro 

Querido Amigo

Hoje fui acordado com a noticia de que meu tio morreu.A morte é bem complexa sabe, é difícil explicar, alguns acham “maneiro” outros não tem medo dela, alguns até mesmo gostariam de morrer...Na verdade explicar a morte é bem fácil, : “morreu” “acabou” entre outros, difícil é explicar como NÓS nos sentimos em relação a morte.

Em um velório vi várias figuras: As que estavam ligadas e próximas ao parente e que ficam sempre ao lado do caixão, de vez em quando levantam e se perdem em pensamentos ao lado do corpo, tem as pessoas que ficam lá fora, que são as que sentem a perda,mas não eram tão próximas, e é dessas pessoas que sempre ouvimos a frase “é,mas a vida continua” , e tem aquelas pessoas que passam em frente ao velório, perguntam quem morreu, e se interessar entram,se não seguem seu caminho.

É difícil ver um caixão ser enterrado, depois de um tempo vemos o caixão com certa naturalidade, mas quando ele começa a desaparecer na terra,“espera!tem alguém lá dentro!” , e ai vários pensamentos sem sentido começam a perambular a cabeça, ouvem-se as pessoas chorando, veem-se pessoas se abraçando, e as pessoas perdidas em pensamentos,talvez iguais aos meus, quando o caixão foi coberto minha avó disse “acabou”, não sei se ela quis dizer acabaram de enterrar, ou acabou para ele,mas isso me deixou surpresa pelo fato de que nós nunca saberemos quando vai “acabar” para a gente, e o “acabar” pode ser a qualquer momento.

“HÁ menos de um dia ele estava ótimo” , não era o caso do meu tio, ele estava há quase dois meses dentro do hospital, triste por não poder voltar para casa, e minha avó e suas irmãs, estavam lá sempre ao lado dele, trazendo noticias, cobrindo-o nos dias frios, e quase sempre perguntando aos médicos se poderiam ter esperança, e a resposta sempre era : “nunca perca a esperança” , e elas não perderam, mas não perder a esperança não significa que vai acontecer o que queremos, mas sim o que Deus quer. E Deus quis assim.

“Deus sempre sabe o que faz” NUNCA,mas nunca mesmo diga isso a uma pessoa que está sofrendo a morte de outra pessoa querida, todos sabemos que Deus sempre sabe o que faz, mas nesses momentos, frases prontas e clichês como essas, só provocam angustia, raiva, e revolta, que é o que menos queremos nos velórios e enterros.

Se for pra chorar que seja de saudade, se for para lembrar que sejam as coisas boas, se for para rir que seja dos bons momentos que passaram, mais uma pessoa se foi, vários corações hoje sentem como se faltasse alguém lá para completar, várias pessoas voltando para suas casas, cansadas de um longo dia, algumas não irão dormir, outras dormirão bem, não porque são insensíveis, mas porque acreditam que a única certeza que temos é a de que vamos morrer,e que se morrermos, vamos  deixar saudade, mas que a vida,bom, ela deve continuar.

Havia cinco ou mais coroas de flores para meu tio, ele não só era amado, como também deixou seu exemplo de  quase 86 anos, sendo bom e honesto, que acolhia todos em seu coração, que nos paparicava, dava balas, presentes, e sempre um dinheirinho para gastarmos na cantina da escola.

Descanse em Paz tio.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Espero que tenham gostado do capitulo de hoje!