Segredo escrita por thana


Capítulo 24
Capítulo 24




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/33429/chapter/24

Prezado leitor desta história, peço-lhes mil desculpas pelo atraso do capitulo, mas ele está ai.


 


 


 


_ Vamos entrem _ o homem pediu ficando de lado e abrindo espaço para que nos passássemos.


 


 


 


Nós fizemos o que ele disse, entramos, assim que cruzamos os portões de ferro a primeira coisa que vimos foi um lugar bem iluminado com o chão forrado com carpete vermelho, paredes brancas, e na parede oposta duas portas duplas, a alguns metros de onde paramos encontrava-se uma espécie de bilheteria, com vidro e tudo separando o bilheteiro do publico, mas naquele momento a bilheteria estava vazia.


 


 


 


_ Ok _ falava o homem enquanto passava entre o grupo de alunos _ Como hoje é a nossa primeira aula _ ele chegou a nossa frente _ e eu peço desculpas pelo atraso _ ele disse realmente sincero _ eu quero começar explicando a estrutura física do teatro.


 


 


 


_ Estrutura física? _ o Filipe perguntou _ o senhor quer dizer... tijolo, telhado, cimento... é isso?


 


 


 


_ Primeiro _ o homem disse erguendo o dedo indicador para o Filipe _ não me chame de senhor, eu me sinto muito velho ouvindo isso, meu nome é Aristóteles, muito sugestivo não? _ ele continuou _ segundo, é mais ou menos isso, não vamos falar exatamente de arquitetura, vamos falar do caminho que uma pessoa faz até chegar no seu acento ou no palco, como por exemplo aqui _ ele apontou para o chão e olhou ao redor _ essa aqui é a recepção de um teatro, a maioria é assim, você encontra alguns assentos para você se sentir confortável antes de entrar para assistir a peça, temos a bilheteria _ aqui ele começou a andar em direção ao local que ele citava e fez um gesto para que o seguíssemos _ e como em qualquer bilheteria é aqui que se compra os ingressos. Se vocês repararem o ambiente passa um pouco de calma, afinal as pessoas vêm para cá para relaxar um pouco, e essas plantas são justamente para isso, para as pessoas se sentirem em casa _ ele apontou para umas arvores medianas que tinha nos quatro cantos da sala _ agora vamos entrar na sala de espetáculos.


 


 


 


Ele andou até uma porta dupla de madeira marrom com uma janela redonda de vidro nelas. Ele as atravessou e as segurou para que pudéssemos passar.


 


 


 


O local que adentramos era escuro, não totalmente escuro, mas a iluminação não era boa, a não ser em uma parte muito a nossa frente em uma plataforma.


 


 


 


_ Esse aqui é a sala de espetáculo ou popularmente conhecida como teatro.


 


 


 


Estávamos parados em um corredor formados por cadeiras do lado direito, do lado esquerdo estava à parede do local.


 


 


 


_ Vamos em frente _ ele nos requereu as nossas costas.


 


 


 


Quem estava na frente começou a andar e o resto o seguiu, como o local para andar era muito estreito, acabamos formando uma fila dupla.


 


 


 


_ Sentem-se nessas primeiras poltronas ai _ ele apontou quando chegamos próximo a plataforma.


 


 


 


Todos se sentaram, alguns na primeira fileira e outros (como eu) preferiram ficar sentados na segunda. Eu aproveitei e depositei a minha carregada mochila em uma das poltronas e me sentei ao lado dela, o Filipe sentou na poltrona vazia que estava ao lado de onde eu tinha colocado a mochila.


 


 


 


O Aristóteles seguiu até a plataforma e subiu nela.


 


 


 


_ Onde vocês estão agora é a platéia _ ele disse nos olhando _ e onde eu estou _ aqui ele fez uma pausa dramática _ é o palco _ e parou de novo.


 


 


 


Serio que onde ele estava era o palco e onde nós estávamos era a platéia? Fala serio, ele achava que éramos o que, retardados?


 


 


 


_ Mas antes de vocês virem para cá _ ele continuou vindo até a beirada do palco e se sentando ali _ vamos estudar um pouco historia do teatro. Alguém sabe o que significa a palavra teatro?


 


 


 


Ficamos calados. Você não faz idéia no quanto éramos bons em fazer silencio.


 


 


 


Como o professor viu que não íamos responder mesmo ele continuou:


 


 


 


_ A palavra teatro deriva do grego theaomai que quer dizer olhar com atenção, perceber, contemplar. Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo _ ele nos olhou como se para ter certeza que estivéssemos entendendo, sinceramente, eu tava achando aquilo meio difícil de entender _ O primeiro evento proto-teatral registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osiris e Isis, por volta de 2500 AC, mas a palavra 'teatro' e o conceito de teatro como algo independente da religião só surgiram na Grécia de Psístrato, um tirano ateniense, que estabeleceu uma dinâmica de produção para a tragédia que possibilitou o desenvolvimento das especificidades dessa modalidade. As representações mais conhecidas e a primeira idéia sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles, ou seja ou meu chara.


 


 


 


Nós ficamos calados o tempo todo, ele falava com tanto entusiasmo, com tanta paixão, que parecia muito fácil.


 


 


 


_ Então _ falou a menina de cabelos castanhos _ quem “inventou” o teatro foram os egípcios, mas quem transformou o teatro no que ele é hoje foram os gregos?


 


 


 


_ Exatamente _ disse o Aristóteles _ Qual é o seu nome?


 


 


 


_ Erica _ ela respondeu.


 


 


 


_ É exatamente isso Erica _ ele continuou _ A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se a partir das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso (equivalente ao deus romano Baco). A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.


 


 


 


“Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de coro" (os organizadores das procissões).”


 


 


 


_ Eles seriam como os diretores de teatro de hoje em dia? _ perguntou alguém que se encontrava na primeira fila.


 


 


 


_ Sim _ o Aristóteles falou _ foi dessa idéia que surgiu os diretores de teatro.


 


 


 


_ O primeiro diretor de coro foi Téspis, que foi convidado pelo Psístrato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras _ nesse momento ele apanhou um objeto que estava perto dele, eu nem tinha reparado que estava ali.


 


 


 


Ele ergueu o objeto e eu notei que era uma mascara, só que ela tinha uma expressão triste, com os lábios caídos e em seguida ele pegou outro objeto, uma mascara também, só que com uma expressão alegre com um grande sorriso.


 


 


 


_ Eles usavam mascaras como essas _ ele colocou em sua face a mascara triste _ quando o personagem ficava triste eles colocavam essa _ ele fingiu um choro _ e quando os personagens ficavam alegres eles usavam essa _ ele trocou a mascara triste pela da alegre e soltou uma gargalhada _ isso facilitava muito, para quem não ouvia o que o coro dizia. Tempos depois essas mascaras _ ele as sacudiu _ se tornaram o símbolo do teatro.


 


 


 


“Mas continuando, o "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o "Corifeu", que era um representante do coro que se comunicava com a platéia.


 


 


 


“Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado” uma espécie de altar, para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos.”


 


 


 


Só para variar ficamos calados.


 


 


 


_ Vocês entenderam né? _ ele nos perguntou diante de tanta quietude _ entenderam um pouco da historia do teatro?


 


 


 


_ Sim _ falou a Erica _ o teatro começou no Egito antigo, mas o gregos o modificou...


 


 


 


_ E que na Grécia o teatro era feita em homenagem ao deus do vinho... _ o Derek falou.


 


 


 


_ O primeiro diretor de teatro foi um cara chamado Téspis, ou seja lá que nome tenha _ disse o Filipe.


 


 


 


_ Téspis, isso mesmo _ falou o professor animado em saber que, pelo menos, alguns alunos tinham aprendido algo.


 


 


 


_ E que foi desse cara ai que surgiu a idéia de usar mascaras para representar o sentimento do personagem _ adivinha quem disse isso! Do lhe uma... do lhe duas... do lhe três... e ai acertou? Fui eu quem disse isso.


 


 


 


_ Nossa _ o professor fingiu espanto _ vocês aprendem rápido. Já vi que vocês entenderam a história do teatro, mas isso não é o que nos interessa realmente, mas também é importante.


 


 


 


_ Por que temos que estudar teatro? _ eu perguntei.


 


 


 


O professor que tinha acabado de se levantar me olhou e disse:


 


 


 


_ Porque vocês têm que ser convincentes ao mentir.


 


 


 


Notinha Rápida: Ok, exagerei nesse capítulo, admito, mas eu tinha que fazê-lo. Se você achou esse capítulo muito chato, sinto muito, me desculpe, mas é como eu já disse,  tinha que ter. Se você gostou, beleza, valeu!


 


Agradeço por ler a minha história!


 


 



Ps: Ah, antes que eu me esqueça....



Feliz Ano Novo!!!!!!



Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!