Respiração escrita por 01


Capítulo 1
Oxigênio.




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/116024/chapter/1

Afunda. Deixe-se afundar. O que vale são os segundos sem oxigênio. Se tornou banal respirar.
Afoga. Deixe-se afogar. Por um instante a profundeza desse lago escuro parece tão mais confortável que a luz das margens daquele rio.
Para. Deixe-se parar. Não se mova nenhum centímetro. Sinta o seu corpo flutuante parar de flutuar.
Morre. Deixe-se sem ar. Ainda vale a pena respirar?

Um passeio de barco, nada poderia falhar. "Eu tenho medo da água", ela disse. "Não se preocupe, eu vou te segurar". Confiança, ele pediu. Confiança, ela tentou dar.
O barco balança, esquerda, direita. Ela vê os peixes passarem por baixo deste... Uma água tão limpa... E tão escura no fundo. Logo se nota, o lago é profundo. "Você não vai me derrubar, não é?", pergunta a garota aflita. "Confie em mim.", ele responde.
Você já parou para pensar em quantas vezes respiramos em toda a nossa vida e quantas deixamos de respirar? É bem relativo ao quanto você se deixa afundar.
Ela caiu, ela caiu... Ele não soube a segurar. "Espero que ela saiba nadar". Não sabe, nem sequer pensa em respirar. Ela afunda, deixa-se afundar. Você já parou para pensar em quantas vezes se deixou afundar?
Desistir... Seria essa a palavra certa? Talvez seja. Mas vale a pena voltar a respirar por nada? Você já se deu conta do vazio?
Ela não quer voltar. "Não quero respirar por nada", ela repete a si mesma enquanto se deixa sem ar. E afunda. Ninguém tenta a salvar.
Que motivos você tem para afundar? Que motivos você tem para nadar? "Esse lago é tão fundo... E que sensação boa ele me traz". Morrer não dói.
"Estou ficando com sono e com preguiça de respirar. Acho que vou me deixar dormir, no fundo desse lago." Você já se atreveu a se abandonar?
De repente um baque, um choque contra a água, um choque contra si. "Mas eu não posso morrer, eu não posso me deixar!", e a fita vermelha no seu braço à lembra que nunca é tarde para lutar.
Essa fita vermelha de coragem e desejo, para procurar algo pelo que respirar.

Boia. Deixe-se boiar. Já se deu conta de que o medo é a única coisa que te faz afundar?
Respira. Deixe-se respirar. A luz da superfície vai abrir seus olhos. Você tem pelo que lutar.
Move. Deixe-se mover. Nade o quanto puder, sinta-se viver.
Vive. Deixe-se viver. Essa vida perdida com noventa por cento de chance de morte vale muito mais a pena que essa desistência fácil, com zero por cento de oxigênio.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!