Caminho do Ninja Amador: missão 01. Meta 02: acentuação de oxítonas
Postado por NR

Olá queridos discípulos, hoje quem vos fala é Nah_Rangel, prazer! Desde já agradeço os comentários e o apoio recebidos nas primeiras postagens, LadySalieri e eu ficamos muito felizes em ver a recepção das aulas e esperamos poder continuar ajudando a todos que participarem dessa seção, o que nos anima a continuar o nosso projeto, mesmo que a insegurança tente nos boicotar às vezes. Continuamos contando com a compreensão e o apoio de todos no decorrer das aulas, isso ajuda muito, vocês não têm ideia. Gostaria também de dizer o quanto a LadySalieri e eu temos trabalhado duro no propósito de planejar e executar aulas que poderão vir a ajudar a todos, e nem vou falar aqui em agradar, (visto que nem Jesus foi capaz disso). Enfim, esperamos que a maioria do pessoal que frequentar esta seção possa sair com suas dúvidas sanadas ou pelo menos parte delas, e, no caso de a aula não ajudar em nada, ou até mesmo piorar suas dúvidas (o que não deve acontecer, pelo amor dos deuses!), não se preocupem e nem se acanhem, vocês poderão nos perguntar o que quiserem no tópico de dúvidas ou até mesmo nos enviar suas respectivas inquietações por MP que responderemos animadamente.


Outra coisa que gostaria de esclarecer é a forma com que as aulas se desenvolverão, quem já participou das duas primeiras postagens deve ter percebido que elas foram postadas pela LadySalieri, mas onde eu quero chegar com isso? Bem, as postagens a partir de agora serão revezadas entre nós duas e é necessário explicar que ao longo das aulas vocês irão notar que nós temos estilos de escrita diferentes - e realmente espero que isso seja bem recebido por aqui. Quero confessar que estou super insegura com isso e, repetindo o que já foi dito anteriormente, conto com o apoio de vocês.

 

Agora chega de papo e vamos ao que realmente interessa?

 

Primeiramente, vamos rever algumas coisinhas:




Acentos

Existem basicamente três tipos de acentos na língua portuguesa, o acento agudo [´], o circunflexo [^] e o acento grave [`].


Mas e o til [~]?



Bem, o til não é acento, ele é um sinal gráfico que marca a nasalização das palavras.



O acento grave é usado no português apenas para indicar o fenômeno da crase, que nada mais é do que a fusão do artigo a com a preposição a : a+a = à


E, por favor, pessoal, não confundam crase com acento agudo! Veremos mais sobre isso ao decorrer das aulas.

 

Missão 01 - Meta 02:

Domínio da acentuação das oxítonas



Na aula passada vocês receberam a primeira meta da missão 01, que foi a de dominar os aspectos gerais referentes à acentuação. Hoje, queridos ninjas noob, como segunda meta da missão, vocês terão outro obstáculo a vencer, a acentuação das oxítonas.

 

Mas o que são oxítonas mesmo, mestres?


Bem, vamos relembrar de algumas regrinhas básicas.


Primeiro de tudo, para saber se uma palavra é oxítona devemos saber classificar uma palavra quanto à sua sílaba tônica, para isso devemos separar as sílabas, certo?

Exemplo:


so


a vel


si ca



Até aqui, tudo bem? Prosseguindo então, devemos lembrar que contamos as sílabas de acordo com a tonicidade do fim da palavra para o começo:


                                       
ca
2 1


a vel
3 2 1

 
si ca
3 2 1

 

Vocês devem ter percebido que as sílabas acentuadas foram enumeradas respectivamente por 1, 2 e 3, certo? Voltando ao raciocínio inicial sobre a classificação das palavras, quando a sílaba tônica for a de número 1, essa palavra será uma oxítona, que poderá ser acentuada ou não, de acordo com as regras que veremos a seguir, no caso de a sílaba tônica for a de número 2 essa palavra será uma paroxítona e se for a de número 3 será uma proparoxítona, beleza?

 
Lembrem-se, queridos discípulos, que nem todas as sílabas tônicas serão acentuadas, as palavras utilizadas no exemplo acima foram escolhidas de propósito para mostrar a acentuação a partir da classificação quanto à tonicidade. O que determina se uma palavra será acentuada ou não é justamente o conjunto de regras de acentuação, que seguem uma lógica dentro da língua, e que veremos a seguir, começando então pelo grupo das oxítonas.

 
Oxítonas são as palavras que possuem a sílaba tônica de número 1. Observem essas palavras:



   so
    2 1

 

   ca
   2 1


 
do mi
3 2 1

 


O que elas têm em comum além do fato de serem oxítonas? Nada, mas agora prestem atenção nas letras que elas são terminadas: aeo.


Esta é a primeira regra de acentuação: acentuam-se palavras oxítonas terminadas em a, e ou o, seguidas ou não de s. Tudo certinho?

 
Segunda regra: muitos verbos, ao se combinarem com pronomes oblíquos, produzem formas oxítonas ou monossilábicas que devem ser acentuadas por acabarem assumindo alguma das terminações contidas na regra 1. Exemplos:



beijar + a = beijá-la fez + o = fê-lo
dar + as = dá-las fazer + o = fazê-lo


 
Até aqui, alguma dúvida? Espero que não. Prosseguindo, chegamos à terceira regra, que diz que palavras oxítonas com MAIS de uma sílaba terminadas em ditongo nasal ou ENS serão acentuadas:

 
Exemplos:


Acém, detém, entreténs, harém, porém, provéns, também.

 

Quarta regra (sei que é chato, mas estamos quase vencendo essa meta):

Serão acentuadas as palavras oxítonas com os ditongos abertos grafados éi, éu, ói.

Anéis, batéis, fiéis, papéis, céu, chapéu, heróis.

 

Seguindo para a quinta regra veremos que, levam o acento circunflexo as palavras oxítonas terminadas em vogais tônicas fechadas que se grafam –e ou –o:

Cortês, lê, português, você, avô, robô.

 

E, finalmente, encerrando essa parte, sexta e última regra: serão acentuados os monossílabos (possuem só 1 sílaba) tônicos terminados em:

a(s): lá, cá
e(s): pé, mês
o(s): só, pó, nós, pôs

 

 Por hoje é só pessoal, espero ter ajudado a relembrar esse conteúdo.


Foi uma honra lutar ao lado de vocês.

 Nah_Rangel e LadySalieri
 

 
P.S (LadySalieri): Meus queridotes, como eu sou demasiado intrometida, vim aqui falar também na aula da Nah_Rangel. Aula ótima, não é? IMPECÁVEL. Tudo o que eu não consegui explicar no primeiro tópico, ela explicou e MUITO BEM ( e muito melhor que eu, reconheçamos, verdade?). E eu prometo que também vou facilitar ao máximo! Seguir o exemplo da minha querida parceira aqui (ahan, ahan, ahan)!

Mas, na verdade, estou aqui me intrometendo para ratificar (ou seja, aqui no contexto, "reafirmar" - anotem a palavra para usar depois)  a nossa enquete sobre o começo da jornada ninja de vocês. Por favor, não deixem de votar! Até o fim do mês teremos um parecer definitivo sobre o que fazer. E nada impede de vocês divulgarem para os outros ficwriters, certo? O link:


Abraços e mais abraços, e nos vemos dentro de quinze dias!


Comentários

Babi Q

20/01/2017 às 14:51

Tudo o que nãos consegui aprender em horas e horas na escola, aprendi aqui em menos de 10 minutos. Ajudou muito!!!

 



Princess Serenity

21/10/2016 às 23:24

ajudou muito, mas o que são os pronomes oblíquos? 



Hermione Malfoy

24/09/2016 às 16:33

Me confundi muito. Mais acho que entendi tudinho. Beijos.



Mrs Mistoffelees

30/05/2016 às 13:20

O link para a votação não abre :c 

Mas as aulas ajudam MUITO! ♥ Parabéns meninas!



Sayori

26/05/2016 às 09:14

Gostei muito, mas me confundiu muitona hora da contagem para classificar a sílaba tónica, minha prof antiga me ensinou de 1, 2, 3 para ajudar a classificar, diferente daqui 3, 2, 1. Fora isso adorei o artigo.



Bellatrix Rosier Black

20/05/2016 às 23:02



Lu

21/02/2016 às 10:51

As aulas são ótimas!Vocês bem que poderiam se tornar professoras na minha escola.



Ramona Avey

20/12/2015 às 17:43

Gente, minha professora não era nada boa explicando, vocês são ótimas!



Ever

15/12/2015 às 22:08

Gostei dessas regrinhas, principalmente a 2°



14/12/2015 às 21:51

Muito didática a aula. Gostei muito, descontraída e objetiva.