Caminho do Ninja Amador: missão 01. Meta 01: acentuação (Aspectos gerais)
Postado por Lady Salieri

Olá, meus ninja noob queridos:

 

          As habitações do dojo estavam do agrado de todos? Esperamos que sim!
          Em primeiro lugar, queremos dizer, Nah e eu, que ficamos extremamente felizes com os comentários de todos, especialmente ao notar a humildade de vocês em dizer que “precisam” deste espaçozinho aqui, além da motivação nas alturas. Já estávamos motivadas antes, mas agora estamos mais ainda. E, por isso mesmo, volto a enfatizar a importância da participação de todos, seja comentando, expondo dúvidas, propondo sugestões, criticando, mostrando se erramos em algum lugar e um “largo etc.” Como eu disse, na mensagem passada, este espaço é para vocês. E antes que fiquem com medo por perguntar alguma coisa pensando que possa ser uma pergunta ridícula, queremos que tenham bem claro uma coisa: NÃO EXISTE PERGUNTA IDIOTA, EXISTE IDIOTA QUE NÃO PERGUNTA. Nah e eu, no respectivo tópico de dúvidas, estaremos disponíveis para sanar todas elas, custe o que custar - o que não impede, claro, que vocês manifestem suas dúvidas desde já.
          Em segundo lugar, queria atentar para um fato muito interessante, que apareceu em um dos comentários, que agora não me aparece aqui, em que a pessoa diz: “e eu nem tenho talento para escrever mesmo”. Pois eu te digo, querida ou querido, que o talento para escrever "não se nasce com", se faz o longo da sua trajetória. Realmente, de verdade, ninguém nasce sabendo escrever, certo?  O segredo da escrita é a leitura, meus caros, quanto mais lerem, mais escreverão. Contudo, quando digo ler, não estou dizendo só o mesmo tipo de livro, não, ler muitos tipos de livros, aventurar-se pelos autores famosos da literatura brasileira e mundial, ler as historinhas dos colegas e a crônica jornalística. Quanto mais variedade, maiores serão as possibilidades para a construção de suas histórias. Por isso, LEIAM! Se quiserem dicas de leituras, na próxima aula tem algumas.
          E em terceiro, e último, lugar, queríamos dizer que criamos uma enquete para saber de onde a maioria prefere começar a jornada. Não que vamos a passar “o carro na frente dos bois” (como dizemos aqui em Minas), mas, dependendo da demanda, poderíamos começar caminhos simultâneos. Seria importante a participação do maior número de pessoas, de modo que a enquete seja o mais democrática possível, certo? É só votar aqui:

 

 http://is.gd/kAVCFF

 

 
          Não tendo mais o que dizer, por agora, melhor começarmos o assunto da missão de hoje, certo?

 

 

Missão 01: Dominar a acentuação

Meta 01: Dominar os "aspectos gerais" referentes à acentuação

 

              
            Ficamos felizes com a presença de todos que aceitaram o desafio, e estamos aqui, hoje, para passar-lhes a primeira missão: O domínio da acentuação. Para passar por ela precisamos alcançar 04 metas, sendo a primeira delas o que o título nos sugere, os famosos “aspectos gerais”. Devo que dizer que esta é bem, bem tranquila mesmo, mas é só para irmos “esquentando os motores”. É preciso dominar o mais básico para dominar o mais complexo, então... Além do mais, como vi que muita gente tem traumas com as aulas de português na escola, precisamos demasiadamente mudar a relação de muitos com o idioma, e os aspectos que aparentemente são mínimos, terminam por contribuir de forma significativa, mais adiante, na mudança do tratamento com o idioma.
         Adentrando no assunto, para começarmos, seria interessante que vocês pensassem nas seguintes palavras (que eu espero que vocês realmente não as conheçam, para que o exemplo tenha efeito):

 

 

Osculo
 Sucia
Pacovio
 Celere
  
          Muito provavelmente você deve ter lido: osCUlo; suCIA, pacoVIO, ceLEre. Muito provavelmente...

 

  

Mas como vocês são capazes de prever que eu vou ler as palavras assim tias... Ops, mestres?

 

 

 
          Na verdade, e é muito importante sabê-lo, a língua tem um ritmo natural. Fora algumas exceções, o ritmo natural da língua portuguesa é o ritmo paroxítono, ou seja, a sílaba tônica, ou a sílaba forte, recai, maiormente, sobre a penúltima sílaba (e, na verdade, nem somos nós que falamos isso, senão um professor muito renomado da Universidade de Brasília). Pensa em:

 

 

Maratona 
Vida 
Abandono 
 Inconstitucionalissimamente
 
          E um grande etc.
          Assim sendo, o acento gráfico, geralmente, nos guia para as pronúncias que fogem ao ritmo natural da língua, como aquelas em que há sílabas envolvendo tanto a letra “i” como a letra “u”, no final das palavras (que “puxam” a tônica da palavra para elas). Isso acontece naturalmente, como colocar a sílaba mais forte na penúltima sílaba. Além destas, as palavras terminadas em "r",  "l" e "x" também pronunciamos como sendo a última sílaba a forte. Pensa em:

 

 

 

Pactuo
  Atuo
Mercadoria
Delegacia
Aqui
Caju
Papel
Xerox
  
 
          Então, se você leu aquelas palavras lá em cima como eu indiquei, verdade seja dita, você as pronunciou todas ERRADAS (e não é culpa sua, claro! Você tinha que ler errado para funcionar o raciocínio). Suas pronúncias corretas, e seus respectivos significados, são:
 

 

  Ósculo (beijo)
Súcia (reunião de cafajestes) 
Pacóvio (imbecil)
 Célere (rápido)
  
          Se você entendeu tudo isso, já possui todos os recursos para alcançar a meta 01. Agora façamos um pequeno teste para avaliar seu desempenho, para que você pense um pouco melhor no ritmo da língua (o que é importantíssimo especialmente para quem escreve POESIA), nas palavras que levam ou não acento, e que reflita um pouco sobre o porquê disso. É muito fácil: só ler abaixo o trecho de um conto da autora Clarice Lispector, com atenção nos tópicos que acabamos de ver acima:

 

 

           "Porque eu me imaginava mais forte. Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil. É porque eu não quis o amor solene, sem compreender que a solenidade ritualiza a incompreensão e a transforma em oferenda." (Clarice Lispector em “Felicidade Clandestina” - "Perdoando Deus") 
 
          Mais uma vez agradeço a presença, foi uma honra enfrentarmos este desafio ao lado de vocês,  e como este foi muito fácil, adianto que nos vemos nesta semana (ou seja, até sábado)  ainda com as orientações para se alcançar a meta 02, isto é,  a acentuação das oxítonas e proparoxítonas.
   
Lady Salieri e Nah_Rangel

 



Comentários

HueGBRLeitora

10/12/2017 às 14:43

Eu nunca tinha visto e li todas bem.

Por isso quando apareceram aquelas letras maiúsculas eu achei que tivesse dito mal.

Estou Orgulhosa de mim mesma ^^

 

Obrigada pela sessão :)

Gostei muito



AutoraAmadora

15/10/2017 às 13:54

  Então, se você leu aquelas palavras lá em cima como eu indiquei, verdade seja dita, você as pronunciou todas ERRADAS (e não é culpa sua, claro! Você tinha que ler errado para funcionar o raciocínio)

Desculpa, tias, eu não li errado. :P

 

Ah! Eu estou gostando das aulas mestras (Um pouco atrasado o comentário, mas, ok).



Back to you

28/08/2017 às 15:22

Duas daquelas palavras já conhecia sim, mas isso não mudou o efeito final ou minha linha de raciocínio. 

Já gostava do site ( mesmo que não tenha feito uma conta até pouco tempo rs) agora com isso estou amando mais kkk



Sash Malfoy

13/08/2017 às 21:26

Entendi mais ou menos (mais pra mais do q pra menos), a parte do ler errado nao deu muito certo... aquelas primeirax 4 palavras eu infelizmente ja conhecia, por isso nn surtiu muito efeito mas a parte da sillaba forte eu entendi... mas foi muito legal :)



julia

06/08/2017 às 16:07

não entendi muito bem como vai me ajudar,mas é bom refletir sobre como pronunciamos as palavras,acho que talvez faça mais sentido no próximo.



Nipônix 2

30/06/2017 às 20:16

Perfeito!

 



IrenaHaddock

11/06/2017 às 08:25

 Essa ideia foi genial. Obrigada por darem essa ajuda.



Kenji

03/06/2017 às 05:46

Site é muito bom ''rs'' , até pouco tempo atras não conhecia ele , agora posso aprender português algo que dificilmente me interessava na escola kkkk' 



Doida por livros

06/05/2017 às 01:04

Acertei a pronúncia de três das primeiras quatro palavras e a única que errei eu já tinha lido. Kkkkkkkk.



GtuberBR

02/05/2017 às 19:20

"Melhor sessão de Português." :3