Português: nova seção
Postado por Lady Salieri

Olá, meus queridos:

 

    Depois de muitas discussões, muito trabalho e muito planejamento estamos (esta que vos fala, Lady Salieri, e minha parceira ninja Nah_Rangel) finalmente inaugurando a nova seção de português, com muito orgulho e muitas expectativas!

 

Mas o que aconteceu com as aulas da Aluada, tia?

 

    Acalmem-se, acalmem-se (e tia o %¨$¨&%¨, viu?)... A contribuição da Aluada ao site foi crucial para esta nova estruturação. Foi através de suas aulas que pudemos avaliar os pontos fracos e fortes da seção e fundamentar o nosso trabalho. Mas, tanto a Nah_Rangel quanto eu, sendo da área da literatura, queremos ir mais longe (para o infinito e além, uhull),  e mostrar que existe muito mais que o bom uso da gramática para a estruturação de boas ideias. A Aluada falava muito da Dona Norma (culta), como se fosse uma senhora velha e rabugenta, mas eu e Nah garantimos que tomamos uma cerveja com ela nos sábados e a levamos pra balada. Todavia não negamos que o caminho para conquistar a amizade de Dona Norma é algo longo, meus aspirantes a ninjas escritores, porque escrever, por mais divertido que seja, também exige muito trabalho.

 

    Por isso mesmo, as mestres supremas que vos dirige a palavra, desenvolvemos o árduo caminho do ninja escritor ninja (assim mesmo) consistido por três níveis e alguns obstáculos, que, superados, levarão vocês a desenvolver habilidades nunca antes imaginadas, a saber:



1. O caminho do Ninja Amador
(porque até o momento vocês são ninjas escritores noob – e nem animei de colocar em letras maiúsculas, por razões óbvias)    
1.1  Obstáculos para o domínio de aspectos cotidianos da língua (tópicos relacionados à pontuação, acentuação, uso dos porquês etc.); 
1.2 Obstáculos para o domínio das unidades menores de enunciado (tópicos relacionados ao uso dos substantivos, adjetivos, verbos etc.);  
1.3 Obstáculos para o domínio das colocações adequadas, concordâncias e regências (tópicos relacionados à devida colocação de pronomes, concordância entre sujeito e predicado etc.) .


    Ao final deste caminho, você ganha uma estrelinha na testa e o título de Ninja Amador.



2. O caminho do Ninja Semiprofissional
(aquele que sabe usar bem a gramática, mas não sabe bem pra quê serve):
2.1  Obstáculos para o domínio dos recursos de significação e sugestões – é só um obstáculo, mas o tema é extenso (aqui virão os tópicos relacionados à significação do texto e os motivos que levam a se escrever um texto de determinada maneira e não de outra, o que influencia muito o leitor.).


    Aqui você ganha sua segunda estrelinha na testa, palminhas, confete  e o título de Ninja semiprofissional.


3. O caminho do Mestre Ninja Supremo:
(que dispensa maiores comentários)
3.1 Obstáculos para o domínio de recursos literários básicos (tópicos relacionados à estruturação das histórias tradicionalmente falando, o efeito que a estrutura causa no leitor, a aproximação – ou não - com a realidade etc.);    
3.2 Obstáculos para o domínio da composição dos personagens (dicas para se construir um bom personagem, a jornada do “herói” ao longo da história, o crescimento do personagem ao longo da trajetória, os vilões etc.);  
3.3 Obstáculos para o domínio da composição do enredo (a estruturação das histórias, os clichês, o efeito no leitor, a história e a mente que constrói a história, a história visível e a história invisível etc.);  
3.4 Obstáculos para o domínio da composição do tempo (o tempo cronológico, o tempo psicológico, a ênfase nos aspectos temporais, a passagem do tempo etc.); 
3.5 Obstáculos para o domínio da composição do espaço (o cenário para predizer aspectos importantes da história, o cenário como exteriorização dos sentimentos das personagens, a ênfase nos aspectos mais importantes para a história, o realismo, etc.). 



        E uma faixa bônus para quem escreve POESIA! 


    Depois de tudo superado, nem o céu será o limite, meus queridos discípulos!!!! Vocês dominarão o universo ficcional e ninguém será capaz de detê-los!

    Obviamente cada obstáculo possui algumas missões que, por sua vez, têm suas metas. Ao final de cada missão (que possui, em média, 5 ou 6 “metas”), haverá um tópico só para tirar dúvidas. Por isso, COMENTEM, exponham suas opiniões, participem ativamente, porque o que estamos fazendo é PARA VOCÊS e ninguém mais.  

    Então, portas do dojo abertas, recomendamos que se encaminhem para esta sala aqui e, já, já nos vemos!



Lady Salieri e Nah_Rangel


Comentários

laisisatan

21/01/2017 às 20:53

tava precisando!



Blue Jackson

25/11/2016 às 12:39

Ai, graças! Ainda bem que voltei pra fanfinc e essa ideia de aulas é maravilhosa. Eu tenho dificuldade de começar e manter minhas historias, e acredito que com essas aulas eu vá conseguir pelo menos uns dois capitulos. E claro, sem falar no fato de que meu portugues vai dar uma melhorada. Parabéns pela iniciativa!



PrincessLazy

22/10/2016 às 07:08

Adorei a ideia de ter aulas, preciso URGENTEMENTE.



Princess Serenity

21/10/2016 às 21:48

Eu Realmente tenho muita dificuldade no português mas vou fazer de tudo para aprender!



Hermione Malfoy

24/09/2016 às 16:08

Quero realmente escrever. E escrever bem. Tenho certeza que vocês, lindas. Me ajudaram. Beijos.



Adrielle Sanche

20/08/2016 às 01:00

Nunca fui uma amante do português e sempre questionei o por que de tanta regra? Pergunta essa que nunca tive uma resposta, então o jeito é aceitar, e agora escrevendo eu tenho muito que praticar, e esse espaço vai ajudar e muito. Obrigada!!!



LovaticWalker

14/08/2016 às 21:33

Comecei a escrever histórias já faz um tempo, mas preciso melhorar minha escrita, vejo que aqui vou conseguir! ♥



mariHyuugaNaru

03/08/2016 às 14:46

Amo escrever, mais de vez em quando dou uma derrapada no português, essas aulas serão de grande importância pra mim.



15/07/2016 às 07:37

Realmente, vocês nos surpreenderam! Há muito que acompanho as aulas e agora, com este novo caminho, irei acompanhar ainda mais. Parabéns pela iniciativa, isso irá ajudar muitos escritores e até mesmo leitores, pois eles irão conhecer melhor nosso querido português.



Sayori

24/05/2016 às 10:44

Já havia lido alguns dos tópicos, mas nunca li desde o início... Partiu nova jornada. Adorei o poster, muito bem escrito e vai ajudar muita gente, eu me incluo-me nessa lista.