Comentários em Ask the Gems

Makita Sama

21/01/2016 às 20:31 • Capítulo 1
Moça, eu sou um problema para lembrar dos apelidos, eu fiquei um tempão olhando para ver se eu lembrava, mas nada.
O último episódio que saiu mostra que elas estão abertas a um relacionamento poligamio, quando elas convidam a Peridot para se fundir também. Ai gente foi lindo!!!!!!!!
E já vou te avisando de uma coisa que eu aprendi naquele grupo:
Depois do travessão tem espaço.
Agora que eu pensei, e se a arma da Sapphire não fosse ver o futuro? Como seria o rumo da série? Muitas perguntas para um só desenho.
O episódio the awsner foi lindo demais.
E achei pouco ser uma one u_u


Resposta do Autor [Breeze016]: Primeiro... Estou emocionada de ter um comentário aqui no nyah. Muito Obrigada!
Quantos apelidos elas têm entre elas?
Eu gosto do Cuddly.
Ocasionalmente, tem as relações extraconjugais.
Também pensei nisso, já que a arma da Lápis Lazuli é a hidrocinese. Deixe o mistério por ainda não ser revelado oficialmente a arma da Sapphire.
Verdade. A tantos segredos, perguntas sem resposta principalmente dos personagens, tão ricos e complexos.
Esta fanfic escrevi para participar do concurso de um blog e tinha de ser capítulo único. Minha fanfic não ganhou, ficou em terceiro lugar.
Mas tenho vontade de escrever uma fanfic com vários capítulos... Bom, no futuro quem sabe...
Um abraço!


Lizzy Di Angelo

10/02/2016 às 21:47 • Capítulo 1
Olha, espero que perdoe minha falta de conhecimento sobre Steven Universo, apesar de eu ter passado dias assistindo não aprendi muita coisa.
Não encontrei erros de gramática, coesão e coerência ou pontuação, o que é realmente muito bom já que quando tem muitos erros se torna difícil de ler, e nos sempre deixamos algo escapar.
Esse mundo das Gems pareceu horrível, e novamente vou ter que pedir desculpas pela minha falta de conhecimento. Mesmo assim é uma excelente história, ao mesmo tempo que ela é curta, ela conta toda sua história, sem deixar nada para trás.
Você tem muito talento.
Kissus


Resposta do Autor [Breeze016]: Tudo bem. :-D
O mundo de Steven Universe é imenso e mesmo os fãs assíduos ainda não o compreende e a criadora Rebecca Sugar tem muito a mostrar.
Que bom! Não sou boa com concordância e fico confusa com regras de português.
De fato. Quanto mais descobrimos sobre o mundo das gems menos gostamos.
Muito obrigada por dar sua opinião. ♡
Um abraço!


Mila Karenina

14/02/2016 às 11:41 • Capítulo 1

Oi moça :3 
Gostei da sua história, mas admito que não entendi muito bem. (não conheço a história original)
Senti falta do uso de travessões e encontrei erros aqui e ali...
Mas é isso.
Beijinhos.
M.Karenina.



Lady Salieri

15/02/2016 às 23:10 • Capítulo 1
Estou aqui, atrasadíssima, pelo projeto CRITIQUE-ME, do SBLAN (grupo de interação da Liga dos Betas)


Oiê =)


Antes de tudo, já quero pedir desculpas pelos erros que virão, porque eu sou mega ansiosa pra escrever e postar e vai tudo loucamente. Mesmo eu revisando, acabam passando vários desvios xD. Desculpa mesmo.


E desculpa pelo atraso =(.


Então, na verdade, te armaram uma armadilha, porque lhe puseram uma pessoa que não conhece nada do seu universo para criticá-lo xD, tipo, nada mesmo. Então não vou tecer comentários tentando aprofundar na história, uma vez que seriam totalmente sem fundamento xD.


Eu gosto de comentar tudo, e gosto de começar pela capa e sinopse. A respeito dessas duas, a questão da capa entra na questão de eu não entender nada do universo, mas, pelo que eu li na sinopse, acho que ilustrou de algum modo a mensagem que você queria passar. A sinopse, por sua vez, está excelente, você conseguiu vender seu peixe muito bem sem parecer um anúncio da sessão da tarde ou coisa parecida. Nada a acrescentar. Acho que essa é uma das melhores sinopses que eu já li no Nyah, direta, reta e que realmente resume a história xD. Parabéns por isso, você sabe a dificuldade do povo em escrever sinopse (eu faço parte desse povo mesmo!).


Em relação à história, acho que ela progride bem, você pegou um recorte e o desenvolveu. É simples e você aproveitou muito bem o contexto, de modo que quem conhece o fandom vai "se mover" na fic de boas, e quem não entende, como eu, vai ficar boiando mesmo xD. Mas gosto de pensar que você não gastou palavras e mais palavras tentando explicar o que já está explicado no fandom, isso é outro ponto positivo.
Aconselharia você ajustar, no entanto, a redação de algumas partes da história. No primeiro parágrafo, você escreve muitas palavras terminadas em "mente" e muitas palavras grandes muito perto umas das outras, o que pode truncar a leitura ou torná-la um pouco chata. Reescreveria todo o primeiro parágrafo eliminando isso e também os adjetivos que aparecem em excesso e em várias ocasiões que me soam desnecessárias (por exemplo: IDÍLICO oceano da vista PRIVILEGIADA da colina -- essas construções não ajudam a leitura, muito pelo contrário, termina carregando-a e desviando a nossa atenção da ação que é o mais importante). Tem uma parte no primeiro parágrafo que você escreve "invadir" e "esvair" muito perto um do outro e os termos acabam rimando e isso não é muito legal de ler (cacofonia). Conforme você vai trocando a narração pelos diálogos, isso vai diminuindo, por isso a atenção nos primeiros parágrafos é maior nesses aspectos, ainda que em toda a one isso acontece, leia em voz alta e perceba a recorrência de sons semelhantes pra você ver. 
Em alguns momentos, o que me fez reler a história pra tentar entender, você mistura passado com presente e isso ficou bem estranho. Fiquei tentando imaginar se tinha algum propósito nessa troca, mas me pareceu que não. Na sua história em específico, é um recurso interessante, se você usar essa troca na voz das gems quando elas se lembram, isso pode dar um tom de presentificação que pode abrilhantar a sua história. Mas use com cuidado e em momentos muito específicos.


Outra coisa que estranhei um pouco, nem sei se vou ser capaz de explicar isso, mas, enfim, foi algumas construções em que você parece colocar várias informações sem vírgula e aí a frase fica meio sem coesão e eu tenho de reler pra tentar captá-la. Como aqui no final: o diálogo que começa com "— Na visão a fusão..." daí na hora de colocar o inciso, você narra: "disse cabisbaixa ao vir memórias desagradáveis de vivenciar o preconceito e humilhações...". Bom, não sei, essa frase me soou muito carregada de coisas e acho que você poderia marcar mais o efeito dessa vivência. E esse "vir" ficou meio jogado, porque que vir é esse xD.
Existem alguns desvios na pontuação também, em vários momentos vi vírgulas que não precisavam estar ali (na 5a fala, por exemplo, aquele independente nem precisa de vírgula xD), assim como há lugares em que ela deveria estar e não está. Tem também muitos diálogos cujos finais têm ponto, mas depois deles vêm um aposto, o que "invalida" o ponto final (por exemplo, na 9a fala, o "constatou..." não precisava estar entre pontos finais, o travessão bastava ali). Mas isso são detalhes bobos, ainda que eu precise falar sobre eles =).
 
E, ainda sobre a pontuação, isso todo beta vai falar na hora: não use hífen  ou meia-risca no lugar de travessão. Claro que não compromete a sua história, mas a estética é importante e o travessão ajuda mais. NO meu pc é alt + 0151. No note eu vou nos símbolos do word, ele está lá. Depois do travessão sempre há espaço, como acontece com qualquer ponto no pc.
E nessa última frase que fecha o conto: "Não trocaríamos por nada", não trocaríamos o quê? Seria bom colocar um referente para o verbo, ficou faltando^^.

Bom, no mais é isso.
Estou às ordens para esclarecer qualquer dúvida. Queria fazer uma análise mais profunda, mas esse negócio de o Nyah bloquear a seleção atrapalhou muito a minha vida. Daí a gente faz o que pode.
Beijos e sucesso =)


Resposta do Autor [Breeze016]: Olá!
Tudo bem! :)
Peço desculpa porque não vi a mensagem do Felipe Batista sobre a viagem. E também a burrada que fiz de não baixar e instalar o Messeger. Esperta mesmo
 Gosto de ouvir a opinião fora do fandom de Steven Universo, sabe, alguns fãs levam pelo lado emocional e não o lado crítico. Acho que acontece com todos, porque sempre tem uma série, desenho que tem a memoria afetiva. 
Sério? Gostou na sinopse. XDDD
Eu achava minha sinopse fraca comparada as outras fanfics de Steven Universo, por que eram mais detalhadas.
Queria explorar o relacionamento de ambas as gems com o Steven. Depois do "morte" da Rose Quartz, a mãe dele (entres aspas porque acredito na teoria da Rose ainda estar viva como parte do Steven), elas passaram a criar menino, ensinar a usar os poderes gems e tal. Ruby e Sapphire desempenharam o papel de figuras maternas.
As gem gems tem o poder de fusão (unir corpo e mente formando uma nova entidade) e Ruby e Sapphire raramente aparecem no desenho, apenas fundidas na Garnet, uma das protagonistas. 
E amo as interações delas desfundidas. XD
Agora me empolguei demais.
Voltando a falar crítica.
Os erros que apontou também estão presentes nas minhas outras fanfics principalmente o excessos de "mente" no texto, o uso da vírgula, ponto final errado e o tempo verbal (eu ficava confusa ao escrever, a ponto de não saber se a estória estava no presente ou passado).  
E achou que estou cometendo os mesmos erros nesse comentário.
Preciso revisar tudo... ou recorrer a um beta.
Obrigada pela crítica!
E por poder participar desse projeto. :)
Um abraço!
 


Evy Bianchi

01/02/2017 às 16:54 • Capítulo 1
Adorei ,fofinho