Comentários em Lost Stars

Cris Webber

03/08/2015 às 10:22 • Prólogo
O que acha que precisa ser melhorado?

Não observei nada.



O que mais gostou no capítulo?

Sua escrita é leve e de fácil compreensão. Sem muitos enfeites. Isso é legal.



Olá! Escrevendo este rewien agora pois sei que se não parar de ler e preencher esta caixinha aqui do comentário vou acabar indo ao capítulo seguinte!kkkk
Como escritora sei o quanto é frustrante se dedicar,empenhar e dar seu melhor pra escrever um ótimo capítulo, mas ninguém se manifestar nem que seja pra falar um "oi". Enfim, segue abaixo minhas impressões do que li por hora.
Bem, para um prólogo ficou bem interessante e fora que o tema sobrenatural em si chama bastante atenção.
De início vi que é uma história com muito potencial e um enredo inovador, mesmo que o anjos e demônios seja algo já muito utilizado por aqui.
O incrível é que você realmente pesquisou sobre o assunto!
Vejo vários caros colegas aspirantes a escritores cometerem o erro de tentar inventar mais do que deve e acabarem decepcionando por isso...
Fofocas a parte, deixo aqui minha primeira impressão sobre a sua original que, em minha humilde opinião, tem muito potencial.
Não só isso como sua escrita é boa e o enredo é diferenciado do arroz e feijão que sempre se vê na categoria.
Como crítica por hora apenas aguardo o desenvolvimento.
Como sua "comadres lhe digo que adorei e quero já o próximo capítulo!
Beijorangos pra ti!


Resposta do Autor [luna_lovegood]: Muito obrigada pelo apoio Cw! Significa muito para mim! bjs!


La fille des yeux de Dieu

05/08/2015 às 10:33 • Prólogo
Hey, Luna, sou Cynthia do grupo no facebooK. Pelo jeito não errei em selecionar sua fanfiction. Ela é tão mágica e ao mesmo tempo tão... Argh! Não tenho palavras para definir... O bebê é Ariel, certo? Enfim.. está em meus acompanhamentos.. Indo ao próximo.


Resposta do Autor [luna_lovegood]: Obrigada por ler Cynthia! Fico feliz que esteja gostando e sim o bebê era Ariel!


Luma

13/08/2015 às 19:33 • Prólogo
Eu estava procurando por uma história original com sobrenatural e quando li a sinopse desta aqui, pensei "Interessante, mas a maioria desse tipo é tão entendiante...". Bem, você provou que não pertence a essa grande quantidade de autores que não sabem trabalhar esse tema. Parabéns!
Sei que há outros capítulos para ler, mas preferi deixar aqui meu primeiro comentário nessa fic, pois espero ter muitos outros capítulos em breve.
Mais uma vez eu parabenizo você e esse capítulo.


Resposta do Autor [luna_lovegood]: Muitíssimo obrigada pelo elogio! Mas confesso que esse comentário colocou uma certa pressão hein!? Vou me esforçar muito para que o desenvolver da história continue te agradando! Tenho muitos planos para ela! Enfim, obrigada por ler a fic e deixar a sua opinião, significa muito para mim!


Laura Coelho

14/08/2015 às 22:16 • Prólogo
Uau! Genial a Ariel "virar" um bebê :3
Vou continuar lendo :*


Resposta do Autor [luna_lovegood]: Que bom que gostou!!! =D


Al Ravenweather

22/08/2015 às 03:56 • Prólogo
MDS! *o*/ Eu pensei que seria lago clichê e desmotivante, mas foi incrível! Inexplicavelmente incrível! Sua escrita nos motiva a continuar a lendo, como se nos atraice ate as mais chatas cenas, vc sabe usar as palavras, de fato acabou de conquistar um leitor fiel! Parabéns!!!!!!!


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: *---* você gostou! Isso me deixa imensamente feliz! Muito obrigada por esses elogios, espero que o desenvolver da história continue te agradando!


xEkaterina

20/09/2015 às 09:39 • Prólogo
Olá!! :D Eu vi o teu post no grupo do Face, e resolvi dar uma espreitadela.
A sinopse me deixou interessada, porém um pouco confusa xD De certeza que irei perceber melhor se continuar a acompanhar a história, então tudo bem.
Eu adoro histórias sobre anjos e demónios, é o meu retiro místico de sossego. ♥
Irei acompanhar conforme conseguir, pois as aulas não perdoam a ninguém e para quem precisa de média de 17,5, o mais curto pedacinho de tempo é passado com a cabeça enfiada nos manuais escolares... :3
Beijos! ♥ ♥


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Oi flor! Não tenha pressa leia quando puder, priorize a escola! Só de saber que você se interessou eu já fico feliz! Ahh e qualquer dúvida que surgir ao longo da história é só me perguntar que eu esclareço! E boa sorte nas suas aulas!


Elizabeth Charpentier

24/09/2015 às 11:01 • Prólogo
Hey! Como vai?
Sou sua mais nova leitora (avá) e eu simplesmente amei a sua Fanfic, isso que estou apenas no Prólogo. Você me deixou curiosa e ansiosa para saber os motivos de Ariel para querer tanto proteger a arca e roubá-la, o que acontecerá com ela enquanto estiver com Eleanor e tudo mais!
Devo te dar parabéns, pois você descreveu muito bem a situação das duas, os sentimentos, pensamentos e os lugares em que elas estavam. Isso me deu ainda mais vontade de continuar lendo :3
Até a próxima,
Xx


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Oie! Eu vou bem, obrigada por perguntar!
Seja bem vinda! Fico feliz que esteja gostando da história, ainda estou no comecinho e as respostas sobre o porque Ariel abdicou de tanto só para roubar a arca ainda demorarão a aparecer um pouco (embora eu vá dar algumas dicas disso). Sobre Eleonor ela terá um papel muito importante na história, que claro não vou te contar qual é =D mas podemos dizer que ela cumpriu bem o seu papel de mãe.
Muito obrigada pelo o elogio, confesso que gastei um bom tempo nesse prólogo me preocupando com esses detalhes! Espero que continue gostando e acompanhando a história! Até a próxima!


Jan

08/05/2016 às 16:32 • Prólogo
(PROJETO CRITIQUE-ME – SBLAN)
 Olá, Luna! Como você está?
Eu estou aqui porque fui a beta escolhida para criticar sua história. Espero que goste da minha crítica e que ela te ajude, não apenas nessa fanfic, mas em outros projetos.
Antes de qualquer coisa, tenho que te parabenizar por ter se inscrito no “Critique-me”, é uma ação que requer muita coragem, ninguém quer uma pessoa apontando seus desvios de escrita. Mas não precisa temer, estou aqui para lhe ajudar, falando sobre os pontos fortes e fracos da história, não vou crucificar ninguém, eu juro.  
Podemos começar?
Nas críticas, gosto de falar um pouco sobre a sinopse e a capa, afinal, são elas que vão atrair os leitores para a fanfic. Sei que a capa não foi feita por você, mas se me permite, ainda quero falar um pouquinho sobre ela: achei a imagem utilizada muito bonita e, é claro, tem tudo a ver com o foco da história, entretanto, penso que pela capa, não podemos ver nada de muito diferente de outras histórias que apresentam o mesmo tema, fazendo com que algumas pessoas nem parem para ler a sinopse, por acharem que vão cair em um “clichê sobre anjos”. Fora isso, achei a fonte utilizada um pouco difícil de compreender.
Como você mesma disse no formulário, as vírgulas são um problema, porém, elas não te odeiam, não! Elas só são difíceis de entender, mas eu juro que não é nada impossível. Por mais que a sinopse seja boa, passe um bom resumo da fanfic, e deixe os leitores curiosos e até surpresos, mostrando que não se trata do típico clichê “ser sobrenatural se apaixona por mocinha indefesa”, a falta de vírgula deixa o texto rápido e confuso. Espero que esse link possa lhe ajudar com o seu relacionamento com a vírgula: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/portugues/resumo-portugues-uso-virgula-646786.shtml.  
Vale a pena dizer que, em caso de dúvida, você pode seguir sua intuição, leia o texto em voz alta, quando você fizer uma pausa na leitura, é provável que tenha que colocar uma vírgula ali. Também é importante dizer que nem sempre precisamos seguir as regrinhas da vírgula, podemos usá-la ao nosso favor para envolver mais o leitor na história. Por exemplo, pouca pontuação dá a sensação de rapidez, euforia e até confusão; muita pontuação, por outro lado, dá a sensação de lentidão, tristeza e monotonia. De qualquer forma, estou disposta a sanar qualquer dúvida por MP.
Nossa, já tagarelei muito sobre a sinopse e sobre a capa! Vamos para a história!  
Devo dizer que adorei a forma como você iniciou o prólogo, e a forma como normalmente inicia todos os capítulos, você não começa direto falando sobre a história, não, o narrador dá pequenas voltas até chegar na história, e o assunto do começo do capítulo sempre têm alguma conexão com o capítulo em si, o que não deixa o texto sem sentido, muito pelo contrário. É uma forma interessante de escrever, que não encontramos em muitas fanfics.
 Gostei do prólogo, ele conseguiu mostrar bastante da personalidade da Ariel, o quão corajosa e destemida ela é, e também adorei o fato da história já começar com uma certa ação, nada de apresentação de personagens. Para mim, a parte da Eleonor foi a melhor, você fez os leitores pensarem um pouco sobre o amor, sem perder o foco na história. De um modo geral, toda a cena foi bem fofa e me fez dar um sorrisinho para a tela do computador.
Peço que tome cuidado com a pontuação, e com o uso das maiúsculas e das minúsculas nos diálogos. Não é algo que, de fato, atrapalhe o entendimento da história, mas considerei importante apontar. Acho que esse link pode lhe ajudar: http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2014/11/como-pontuar-dialogos.html. Desculpe-me se estou colocando muitos links na crítica, todavia, penso que eles podem dar uma explicação mais completa do que eu, e foi exatamente esse link do Blog da Liga que me ajudou a entender pontuação nos diálogos.  
Além da pontuação em diálogos e a falta de vírgula, outro erro comum que eu percebi na fanfic foi o uso da crase antes de palavras e expressões masculinas, quando, na verdade, ela só deve ser usada antes de palavras femininas. Fique atenta a isso!
Na fanfic, você apresentou poucos personagens, mas suas personalidades estão, sim, bem definidas, com exceção da Ariel humana, como você mesma disse. Por enquanto, ela não apresenta nenhuma característica que cative o leitor, consegui me afeiçoar muito pelo Rafael e até pelo Gabriel, que não aparece tanto na história, mas a Ariel é completamente indiferente para mim, e não deveria, já que ela é a personagem principal.
Saber que a Ariel não está tão bem construída, já é um ótimo primeiro passo, mas, agora, a personalidade da personagem tem que ficar clara na sua mente. Como você quer que ela seja? Como ela reagiria a um assassinato? Ela seria capaz de trair um amigo? Tem várias fichas ótimas para criação de personagens, que fazem perguntas como essas, mas nada te impede de criar a sua própria. Eu, particularmente, adoro essas fichas, elas me ajudam bastante.
Você disse que a Ariel era a personagem principal, mas que estava se dedicando muito mais a outros personagens e, de fato, isso é verdade. A meu ver, o Rafael é o personagem principal, por mais que ele fale bastante da Ariel, sabemos muito mais sobre seus medos, gostos e inseguranças. Então, acho que você deveria aceita-lo como personagem principal ou focar mais na Ariel, dando mais da sua personalidade, do que gosta e do que não gosta, não sabemos quase nada sobre ela como humana.   
Não enxerguei nenhum problema quanto às descrições. Acho que você descreveu muito bem a Arca da Aliança, a igreja de Paradiso e a praia. A descrição dos sentimentos e dos personagens também está muito boa, nada muito exagerado e cansativo, só acho que você poderia ter focado um pouco mais na cena que a Ariel perde as asas.
A sua escrita é fluída e gostosa de ler, e você possui um vocabulário bem abrangente, como disse, a fanfic não ficou cansativa em nenhum momento. Mesmo com a falta de vírgulas, a história é de fácil compreensão, só teve um momento que não entendi direito, que foi o seguinte: “Não sabia quem estava mais surpreso, o anjo ou seu torturador”- segundo capítulo. Não entendi o porquê da surpresa de Miguel, poderia me explicar? Não sei se isso causou confusão nos outros leitores ou eu que perdi alguma palavra importante.
Sobre a cena dos livros entre a Ariel e o Rafael, ela pode ser um clichê, sim, mas é essencial para a história, então, isso não me incomodou, no entanto, se essa cena está te incomodando, o melhor é reescrever, afinal, a história é sua e só você sabe o que é melhor para ela.
A primeira vez que li a fanfic foi antes de ler o seu formulário, e eu já estava desconfiando das coisas que você contou nele e que ainda não aconteceram na história. Não acho que o final vai surpreender tanto os leitores e considerei importante te avisar sobre isso, caso queira alterar, por mais que eu não pense que seja necessário, desde que os personagens continuem com suas personalidades fortes e bem construídas.   
Quando vi que fiquei com a sua fanfic para criticar, confesso que fiquei um pouco preocupada, porque nunca nem peguei em uma Bíblia, mas acabei gostando bastante da ideia da fic. Mesmo com várias histórias falando sobre anjos, acho que a sua tem um toque especial e original que faz toda a diferença.
Percebi que você pesquisou muito para fazer essa fanfic e também adorei como explicou o porquê dos anjos serem imortais, e os raios que aparecem com a chegada dos anjos caídos na Terra. É normal fazermos várias mudanças ao longo da história, trabalhe ela com calma, apagando e reescrevendo diversas vezes, todo mundo passa por isso :)
Bom, é importante dizer que tudo que escrevi aqui é a MINHA opinião, nada é uma verdade absoluta! Estarei disposta a responder qualquer pergunta por MP.
Nós, betas do SBLAN, agradecemos sua participação no projeto.
Até mais!
Jan


Resposta do Autor [Luna Lovegood]: Hey Jan! Eu estou bem, e você?
Primeiramente, eu quero agradecer pela dedicação na sua crítica, todos os pontos abordados me ajudaram muito a decidir o futuro da história. Também quero esclarecer alguns pontos que você possa ter achado um pouco confuso, e  te dar um feedback, mostrando o quanto essa  crítica foi importante para mim.
A capa não foi feita por mim como você mesma percebeu, e sim por uma amiga, mas de certa forma a culpa é minha por ter insistido na imagem das asas. Eu realmente entendo o que você disse, ela deixa clara a temática, a imagem usada não diferencia a história das várias outras com tema similar, ela pode até passar a ideia de mais um clichê de anjos. Mas confesso que não sei se conseguiria mudá-la, já me habituei,  mas vou procurar uma imagem que funcione melhor, e diminua meu amor por essa. Quanto a fonte usada, concordo que pode ser melhorada.
Vírgulas, vírgulas, vírgulas... Ainda acho que elas me odeiam e o sentimento é recíproco! Obrigada pelo link, eu vou estudá-lo. Quem sabe assim não passo a amar essas coisinhas chatas?  Pouco provável.  A dica de ir lendo o texto em voz alta, e colocar vírgulas sempre que fizer uma pausa, é muito boa. Também não fazia ideia de que poderia usar a vírgula ao meu favor, até que essas coisinhas estão se mostrando bem interessantes né?! Com certeza vou usar essas dicas!
Eu sou uma pessoa muito boba por estar sorrindo? Eu fiquei muito feliz com você elogiando como eu iniciei os capítulos, dizendo que isso não é muito comum. Eu,  apenas gosto de divagar um pouco antes de ir direto ao assunto, acho que é porque sou mineira, e dizem que mineiros vão comendo pelas beiradas.
Eu realmente gosto da Ariel, apesar dos meus problemas com sua versão humana, ela foi o primeiro personagem que idealizei, fico contente que a personalidade dela tenha ficado clara, pelo menos como um anjo. Fiquei surpresa de você ter gostado da parte da Eleonor (e feliz porque você sorriu lendo), eu sempre gostei muito dessa parte também, mas lembro de quando escrevi, pedi a uma amiga para ler e ela não tinha gostado muito. Ai já viu né, fiquei um pouco insegura.
Confesso que sou meio desligada nos diálogos, até pouco tempo nem o travessão correto eu usava (sim, pasme, eu usava o hífen!), sobre as maiúsculas e minúsculas no diálogo, eu tinha uma ideia de que podia estar errado, mas para ser honesta não me preocupei nem em procurar saber como era, aí fui no link que você me indicou e me senti boba, já que a regrinha é bem fácil. O erro da crase eu nem tinha notado! Vou corrigir! Obrigada, obrigada, obrigada!
Sobre os personagens, eu realmente apresentei poucos. Mas estou aliviada que você tenha achado a personalidade da maioria bem definida. Estou feliz que tenha se afeiçoado ao Rafael, e até mesmo ao Gabriel, significa que estou indo bem com eles.
Agora vamos a Ariel. Meu eterno problema. Eu realmente a amo, quando é um anjo. Como humana acho difícil de lidar, porque diferente dos outros personagens ela é jovem, com pouca experiência de vida, e isso sempre me deixa receosa de que o personagem vá ficar muito raso. Eu baixei algumas fichas de personagens, espero muito que ajudem, mas tenho pensado em escrever uma “biografia” relatando toda a vida dela, para ver se nós duas conseguimos nos conhecer melhor.
Eu gostaria de simplesmente aceitar Rafael como o principal, nós nos entendemos bem, eu o conheço e é fácil escrever sobre ele, eu começo a escrever, e de repente, me perco em meio aos seus pensamentos. Seria bem fácil se fosse ele. Mas teve algo que você me disse, que me deixou alerta. Você disse que para você, Ariel é indiferente.
Indiferente: adj. Que não apresenta qualquer motivo de preferência: este caminho ou o outro me são indiferentes.
Que não possui importância; que demonstra pouco ou nenhum interesse: falar de coisas indiferentes.
A quem nada comove; que não se importa: homem indiferente.
s.m e s.f. Pessoa que se mostra desinteressada por quaisquer assuntos, que não possui preocupações, interesses ou sentimentos pessoais acerca de algo ou de alguém; insensível.
Essa palavra veio como um tapa na cara (num bom sentido, se é que existe um bom sentido em levar um tapa) isso me fez perceber que eu não posso deixar Ariel de lado, ainda que ela não ocupe mais o status de principal, ela precisa no mínimo ser interessante. Ser indiferente, pelo menos indica que ela é uma bela página em branco, melhor do que ter uma personalidade negativa. E como a história ainda está no começo, então, acredito que ainda tenho tempo de corrigir isso. Olá ficha de personagens ;)
Descrições, você disse que elas são boas =D. Mas eu sempre fico preocupada por não descrever esses lugares mais comuns, como o dormitório ou salas de aulas. Você tem razão, acho que poderia ter escrito ao menos mais um parágrafo sobre a cena em que Ariel perde as asas :(
Sobre o trecho que te deixou confusa: “Não sabia quem estava mais surpreso, o anjo ou seu torturador”, você não compreendeu o porquê da surpresa de Miguel. Bem, nesse momento Miguel estava pronto para desferir um golpe mortal, e não o fez. Miguel estava tomado pela fúria, ele queria matá-lo, ainda que fosse contra a política dos anjos a punição com a morte. Mas antes que pudesse fazê-lo, a consciência lhe chamou atenção. A surpresa de Miguel, não está no fato de que ele queria matar Rafael, ou por ter mudado o golpe num último momento, mas sim no quanto ele deixou essa vontade de querer matá-lo o controlar.
Não sei se cheguei a comentar isso na ficha de inscrição, mas a inimizade entre Rafael e Miguel é  bem antiga. Vou trabalhar isso mais adiante na fanfic. Hum... Lá vem mais de Rafael, ele totalmente é o protagonista.
Espero que tenha esclarecido esse ponto. Mas agora vejo que para os leitores que não tenham todas as informações, isso pode parecer um pouco confuso.
A cena dos livros entre Ariel e Rafael, em si, não me incomoda realmente, o que me incomodou foi o fato de não ter conseguido pensar num jeito melhor de escrevê-la, algo diferente. E claro, um leitor reclamou disso em um comentário e, desde então, sempre que releio ou penso nela, a palavra clichê grita na minha mente. Acho que vou deixar assim por enquanto, esperando uma ideia melhor surgir aí reescrevo.
Obrigada pelo aviso sobre o final! Não sei ao certo se ele vai ser assim mesmo, para ser bem honesta eu já mudei esse final tanto, que até o primeiro roteiro da fanfic eu acabei dispensando! A ideia original era fazer uma trilogia, o final seria um pouco menos convencional, mas eu realmente não sei. Acho que vou apenas manter as ideias em mente e deixar a história seguir o seu curso.  
Eu devo ter assustando muita gente quando coloquei “bíblia” na ficha de inscrição! A história não é religiosa, embora eu tenha feito citações e menções a isso, e até mesmo, tenha lido um pouco da bíblia para me situar melhor. Eu fiz isso porque acho que deixaria a história um pouco mais crível. A crença popular é que, anjos são seres criados por Deus, eu não queria desmistificar muito, e acabar fazendo bobagens dizendo, sei lá, que anjos brilham no sol. #Sorry
Estou fugindo do assunto. Desculpe, eu faço muito isso.
Eu passei um tempo pesquisando um pouco antes de começar escrever a história, eu confesso que estava um pouco preguiçosa, mas acabei gostando disso. Sorri de novo quando li que gostou da ideia dos raios e da imortalidade. Eu odeio raios, e sempre associei à algo ruim, então foi fácil relacionar aos anjos caídos. Já quanto a imortalidade, eu não queria ir pela linha que sempre vemos por aí, pensei que fosse ser mais interessante e bonito se fosse apenas simbólico. Eu vou tentar ir devagar com a história, seguindo o que você disse de apagar e reescrever várias vezes.
Eu gostaria de agradecer, por cada dica, cada conselho, elogio ou puxão de orelha! Saber a sua opinião foi realmente muito importante para mim!
Até mais,
Luna ♡


Cris Webber

03/08/2015 às 10:47 • Capítulo 1 - A Queda
O que acha que precisa ser melhorado?

Você não pôs o travessão. Só isso mesmo que eu reparei de muito importante. Os detalhes lhe explico abaixo. Estava entretida daí já viu né? Kkk



O que mais gostou no capítulo?

O Rafael é tão cute. Dá vontade de apertar até explodir ou então guardar num pontinho de vidro pra olhar sempre!



Gostei da sua história! É oficial. Kkkkk
Só, por favor, mude os sinais pra indicar fala flor! O travessão (―) é algo super importante e por vezes afasta seus possíveis leitores não o utilizar na fanfic.
Outra coisa, me só sendo um detalhe, que você precisa saber, é que ao encerrar a fala com travessão e complementar o diálogo com uma descrição, a menos que você escreva o nome do personagem, não pode colocar as ações em letra maiúscula. Caso contrário o leitor pode vir a se perder num diálogo muito extenso e não saber o que é fala e o que é descrição.
Colocar a descrição com letra maiúscula dá um visual diferenciado ao texto, contudo não é o correto.
Bem, são apenas dicas. Espero que não se chateie com isso!
Com exceção a estes detalhes, gostei da história! Mal posso esperar para ver a reação de Ariel. Rafael é muito fofo! Mais acho que já disse isso lá em cima, né?



Resposta do Autor [luna_lovegood]: Tudo consertado! Eu acho né?! Esse travessão me ODEIA! Hahaha, enfim obrigada pelos toques! Fiquei muito feliz que você tenha gostado! Bjinhos!


La fille des yeux de Dieu

05/08/2015 às 10:59 • Capítulo 1 - A Queda
Sem palavras.
Nossa! Eu Simplesmente amei este capítulo. Curto muito este estilo de história em que os anjos tornam-se humano, mas, está superou todas as que eu li. Realmente, fantástico.
Sem falara na paixão platônica de Rafael por Ariel, me encantei. Também fiquei mega curiosa sobre o lance da Arca da Aliança e tais..
Aguardando ansiosamente o próximo.


Resposta do Autor [luna_lovegood]: Amei esse seu comentário! Me alegra que esteja realmente gostado da temática abordada, espero que goste dos próximos capítulos que virão (em breve). Quanto ao Rafael (suspiro) veremos como ele se portará ao encontrar a antiga paixão platônica dele, Ariel agora como humana. Quanta a arca... esse mistério vai ser trabalhado um pouco mais devagar.
Muito obrigada por comentar, significa muito pra mim!