Comentários em Renato

To Whom It May Concern

04/04/2015 às 18:38 • Capítulo Único
Nossa, que lindo! Quer dizer, é trágico, mas para mim quando uma história me toca muito e acaba me deixando pensativo acabo dizendo que lindo. Mas nesse caso é lindo porque você escreve tão bem, mas tão bem que essa one poderia para provas de concurso, sabe? Daquelas em que precisamos fazer interpretação do texto lido.
Também é muito interessante ver aqui no mundo fanfiqueiro uma história que aborda a realidade de nosso país. Uma realidade que não ignoramos mais porque simplesmente esquecemos. Atualmente, uma criança na rua desse jeito que nem o Renato faz parte da paisagem assim como aqueles homens que seguram placas de "Vende-se ouro". São pessoas que estamos tão acostumadas a ignorar que é automático da maioria não esboçar nenhuma expressão ou compaixão ao cruzar com alguém assim.
Você está de parabéns. A leitura é rápida, mas o pensamento deixado por ela vai durar horas.


Resposta do Autor [William Maya]: Olá,
Muito obrigado. Acho que o primeiro passo para uma sociedade mais justa é enxergar os outros. Principalmente os Renatos, os Pedros, os Josés, gente que a gente olha todo dia mas não vê de verdade. Muito obrigado mais uma vez, tu não sabes como é gratificante saber que alguém realmente refletiu sobre o que escrevi :)
Abraços,
Will
OBS= Talvez tu vá vir a gostar de um livro chamado "A vida que ninguém vê", da Eliane Brum. Ela é minha maior inspiração. Indico bastante.


Cupcake Panda

10/06/2015 às 22:39 • Capítulo Único
Gostei? Gostei. Principalmente depois que li "Capitães de Areia" e passei a ver as pessoas que moram na rua com dois pontos de vista. É triste pensar que tem criança que não tem inde morar, e segue o fluxo da rua. Isso as leva para as drogas, os furtos e roubos, para a vida de marginal - pois com o tempo, algumas podem ficar ambiciosas. Outras apenas querem sobreviver. Vivemos num mundo injusto, sim. A história de Renato provavelmente não terá final feliz, mas gostei muito - principalmente do nome do garoto, me lembrou ao divo do Renato Russo.

Resposta do Autor [William Maya]: Olá,
Fico muito feliz que tenhas gostado. "Capitães de Areia" é um livro espetacular, como todos os trabalhos de Jorge Amado que tive o prazer de ler, mas esse em especial, juntamente com "A vida que ninguém vê", ajudaram bastante na formação de minha opinião sobre muita coisa. Realmente, o mundo não é justo. E acho que nunca será. Mas ter outro ponto de vista, se colocar no lugar do outro já é um passo enorme para se tornar alguém melhor, em minha opinião.
O nome do Renato veio do próprio significado, "renascido" porque acho que alguém tão invisível tem que nascer e morrer muitas vezes por dia, muito mais do que nós. Adorei a associação com Renato Russo, uma grande pessoa tanto para a poesia como para a música nacional.
Agradeço por ter lido.
Abraços,
Will