Comentários em Fundação Enigma

Diamond

22/01/2015 às 09:10 • Capítulo 1 - A reunião.
O que acha que precisa ser melhorado?

Concordncia



O que mais gostou no capítulo?

Enredo



Admito que gostei bastante desse primeiro capítulo. O ar de mistério e sobrenatural muito me agrada e pretendo continuar acompanhando. Apenas sugiro que olhe com mais atenção a concordância dedos termos. São poucos erros, mas vale dar uma olhada. De modo geral, eu curti e espero que continue :)


Resposta do Autor [Abraxas]: Olá, Dia!
Obrigado por seus elogios e fico feliz que tenha gostado do enredo. Faz muito tempo que estava interessado em escrever Realismo Fantástico, a qual envolve, Mistério e Sobrenatural. Acredito que vá gostar do irei escrever no Futuro. (Atualmente, estou escrevendo o capítulo seis, só falta uma revisão. ^^
Em por falar em concordância... Pode ser, que na pressa, não tive tempo ou paciência de prestar atenção em alguns casos de concordância, seja ela Verbal ou Nominal. Acredito tenha sido um erro de digitação, como no seu próprio caso no seu comentário acima:
"Apenas sugiro que olhe com mais atenção a concordância dedos termos."
Errar é normal. Pois só se erra quando se faz alguma coisa. Porém, prefiro fazer errado do que não fazer. Logo, podemos dizer que são "ossos do ofício". (Risos.)
Novamente, quero agradecer muito por seu comentário e espero que continue a acompanhar a História. Pois é feito com muito esforço e estudo. É demorado, as vezes, enviar um capítulo novo, porque não tenho tempo hábil para passar a limpo o que escrevi. Mas vou manter uma certa periodicidade nos capítulos.
Obrigado mesmo!
Até! o/


Douglas CSF

22/12/2016 às 23:30 • Capítulo 1 - A reunião.
O que acha que precisa ser melhorado?
Estória

O que mais gostou no capítulo?
Escrita

Não gostei do enredo e o desfecho em si, mas você tem uma escrita cativante. Acho que leva jeito para a coisa. Precisa definir um tema, bolar muito bem um enredo e se empenhar em algo mais sério. Escreva um livro e tente publicá-lo. Parabéns. Se quiser dar uma corrida de olhos nos meus primeiros capítulos do meu livro: https://fanfiction.com.br/historia/683038/O_Labirinto_de_Notre-Dame/ Abraço.


Resposta do Autor [Abraxas]: Em primeiro lugar, OBRIGADO! ^^
Eu fico muito Feliz que tenha gostado da forma que escrevo. Pois eu estudei muito para aprimorar a forma escrita e uma atração segmentar das palavras para que se possa compreender o que é escrito. Sou da "Escola" que os temas sejam claros e sucintos. 
O que me causa estranheza, é a sua opinião sobre o enredo...
Vamos observar o que significa Enredo.
"Enredo é o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a ação de um texto narrativo." (Segundo a Wikipédia)
Muito bem... Até aí você pode estar certo, mas...
"É, também, um relato de fatos vividos pelos personagens e ordenados em uma sequência lógica e temporal, por isso ele se caracteriza pelo emprego de verbos de ação que indicam a movimentação das personagens no tempo e no espaço. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa.
Um enredo pode ser linear ou não linear."
Este é o ponto que quero chegar.
O Enredo não precisa ser limitado no primeiro Capítulo, encerrado em si. Pode-se ser transferido para outros capítulos, o que é chamado de "Arcos". O que deve ter causado estranheza, é uma pegadinha que costumo utilizar para leitores que não tem o hábito de observar todos outros capítulos. Estes sim, tem início, meio e fim. A qual alegas.
O primeiro capítulo, em si, é uma introdução. Para justificar a reunião dos personagens, e não obedece o conceito engessado; situação inicial, quebra da situação inicial, conflito, clímax e desfecho. Que tantos autores estão cansados de repetir até exaustão.
Isto me entedia...
Quer uma situação como gostaria que fosse, leia o capítulo dois e seguintes.
Sei que é trabalhoso, afinal, queres divulgar o seu talento literário e não se daria o hercúleo labor de observar a obra de outrem. Basta ler o primeiro capítulo, julgá-lo com inepto e pronto. 
Da mesma má vontade que se encontra ao ler a minha obra, quem garante que não sinta o mesmo pela sua? Falta empatia. Como posso classificar a sua obra como boa, se você mesmo não se deu o trabalho de passar além do primeiro capítulo da minha. Ou pior, ausência de empatia significa que você não sensibilidade nenhuma com os seus personagens. 
Isto me assusta...
Isto também serviu como uma contradição, se a minha leitura é tão cativante, como diz, por que não continuou? Alguém está mentindo...
Pode ser que o tema não o agradou. Ai, somente ai! Deveria apontar o seu descontentamento. Para isso, temos a seguinte resposta.
Não leia.
Não perca o seu tempo lendo algo que não condiz ao seu gosto pessoal.
Sobre publicar um livro, tenho outros projetos, mas tudo ficará ao encargo do Destino ou de Deus. Pois tudo é o que será.
Obrigado por sua opinião. E não fique magoado como as minhas palavras "duras", mas todo escritor deve estar disposto a "levar a mão a palmatória".
Até! o/
 
 


Douglas CSF

24/12/2016 às 00:59 • Capítulo 2 - O quarto alienígena
O que acha que precisa ser melhorado?
Na verdade, nada. Sua temática é que não me agrada.

O que mais gostou no capítulo?
Estilo de escrita coeso

Olá, Abraxas. Eu sou o cara que leu teu primeiro capítulo e comentou. Você respondeu suspeitando que eu não tinha lido completamente. Você acertou. Ok, percebi que você me parece um escritor mais sensato e inteligente por aqui. Coisa incomum nesse site. Por isso estou estreitando nossa relação. Realmente, só li o começo do primeiro capítulo, gostei da escrita elaborada, desdenhei do enredo em si, e decidi comentar. Mas agora, como gesto de boa vontade, decidi ler todo seu segundo capítulo. Para provar que eu realmente li com atenção, decidi fazer observações e correções numeradas à medida que lia. O resultado está abaixo. Como eu disse: Gostei de sua escrita. Isso mostra que você é inteligente e criativo. Mas esteja atento que criatividade em excesso torna seu texto sobrecarregado. Maneire no numero de personagens ou cenas. Seja mais criterioso e objetivo nas descrições. Experimente dar uma melhor ambientação aos personagens. Muito cuidado com excesso de diálogos fúteis e desnecessários, bastante evidente nesse segundo capítulo. Enfim, espero que não fiques magoado com minhas criticas e observações sinceras. Em retribuição, peço que tu reserve um tempinho para ler pelo menos um capitulo do meu livro, fazendo observações pessoais e correções, respectivamente. Leia, seja sincero e dê sua opinião. Eu considero que minha narrativa corre de forma relativamente minuciosa e agradável. Estou primando pela ambientação, realismo e a sensibilidade ímpar dos personagens em cada um dos capitulos. Estou evitando excesso de diálogos, sensacionalismos, mirabolâncias, ,etc. Quero que você lais com especial atenção o Capitulo 2, em que meu protagonista é apresentado ao leitor. Na sua resposta, você deduziu a minha falta de empatia pela sua estória necessariamente acarretaria em falta de empatia pelos meus personagens. Você se enganou. É justamente por eu estar mais focado no mundo, na diegese dos meus personagens, que eu acabo ignorando o trabalho alheio. Enfim, eu me retratei quanto a isso e li seu segundo capitulo. Espero que tu retribuas minha boa vontade. Segue o link para meus dois capítulos: https://fanfiction.com.br/historia/683038/O_Labirinto_de_Notre-Dame/ 
 
Att: DCSF.
1- "O cheiro do café faz com que sua colega de quarto, Irene desperte". (Acho que não vai vírgula)
2 - (...) terminam de tomar os seus "desjejuns". (Vocabulário rebuscado, ok, parabéns, ponto pra ti; mas veja se não está formal demais e se realmente combina todo esse formalismo ao estilo da estória. Também leve em conta a qual público alvo sua estória se destina...
3 - (...) "resolvem viver no Brasil, com identidades novas e vida". ( inverta a ordem das palavras para soar melhor: "com vida e identidades novas")
4- A sua filha não É como as adolescentes normais. (faltou o é*).
5 - Um jardim imenso e muito bem arborizada. ( o muito bem* é uma redundância desnecessária. Deixe assim: um jardim imenso e arborizado).
6 - (...) barriga protuberante, 1, 65m, cabelos prateados. ( Frase longa demais. Comece uma nova frase a partir da altura: "Media cerca de 1, 65m, cabelos prateados...)
7- Como SE soubesse o que aconteceu, Magali retruca. ( Falta o travessão de fala, além do SE*)
8- Os presentes seguem o Coron-A-l para a entrada... (coronel*).
9- (...) que acompanha Oscar Branco de uma forma "quase canina". ( gostei da analogia).
10- A sua estrutura magra,1,80m, cabelos curtos e negros... ( Frase enfadonha, excesso de características e excesso de vírgulas. Mudar urgente tudo isso. E além do mais, "cabelos curtos e negros", é um excesso de plural. Acho que o correto seria: cabelo curto e negro. "T-shirt" - cuidado com estrangeirismos. Eu sei o significado, mas nenhum leitor brasileiro é obrigado a saber disso. Substitua essa palavra por outra correspondente no português.
11- "(...) assistente do Sr. Oscar". Diz uma voz no interior da cabeça de Magali". ( Você está certo em indicar pensamentos com aspas. Também pode usar itálico. Mas nesse caso tu errou na separação do pensamento-narração. Você usou ponto final e iniciou em maiúscula. Está errado. Apenas coloque um hífen e narre em minúscula:(...) do Sr. Oscar - diz uma voz...)).
12- "(...) ESCAPADOS lábios da mulher de negro." ( Separe as duas palavras: escapa dos.
13- "Silêncio, Magali"... (Reveja a pontuação em todo esse trecho)
14- "Agora a professora entendeu o porquê das trigêmeas ESTÃO* agindo... (Erro crasso. É "estarem")
15- "(...) Quero mais detalhes..." Pergunta telepaticamente Magali". (Novamente tu errou na pontuação da separação pensamento-narração. Coloque o hífen. E a partir daqui,não vou mais apontar esse tipo de erro devido à frequência que estou vendo).
16- "A relação de ambos é de agradecimento mútuo e o motivo (...)". ( Frase longa. Pode ser separada depois de "mútuo": E o motivo...)
17- "É chato ser gostosa". ( Frase fútil e simplista demais. Me lembra uma vinheta da rádio Atlântida-RS. Cuidado com frases prontas e populares demais. Leitor inteligente não quer ler futilidades). 
18- (...) está TENTO* pensamentos...
19- "(...) que dava a **** janela..." ( Falta a palavra para*)
20- "(...) meio desnivelado fazendo do* um degrau improvisado..." (Coloque virgula depois de "fazendo". Tire o "do").
21- "(...) comprimento e com 5 metros de altura..." ( Coloque virgula depois de "comprimento". Escreva o numero 5 por extenso: cinco).
22- "Pois seus pelos..." (Vai acento circunflexo em "pêlos").
23- "Logo, o homem de chapéu..." (Não vai virgula depois de "Logo").
24- "Um rádio e tem um pequeno aparelho de tv..." ( Essa frase tá meio solta aí. Releia e ache os erros).
25- "Desde OS* anos sessenta..."
26- "(...) de vinte polegadas e as palavras da tela..." ( Ponto final depois de "polegadas").
27- "Não é só o aparelho que É* escrito errado..." (está*).
28- "(...) a mulher DE* um sorriso..." (deu ou dá*?)
29- "(...) muito pareci*D*a com o português..."
30- "(...) de uma realidade paralela À nossa." ( à nossa- a com crase).
31- "Todavia, poderia ficar maçante demais." (Vai virgula depois de "todavia").
32- "(...) seria tedioso demais, portanto vamos ficar..." ( pontuação errada.O correto: "seria tedioso demais. Portanto, vamos ficar..."A partir daqui, não apontarei mais erros de pontuação, devido à frequência).
33- "2ª Guerra Mundial". ( Escreva por extenso: Segunda Guerra Mundial, Primeira Guerra Mundial, etc).
34- "(...) você acredita DÊS*? que ajuda..." ( desde).
35- "Saim daqui!!!" ( um ponto de exclamação basta).
36- "A seguir aos seus respectivos destinos" (frase desconexa. Reveja isso).
37- "MEDÍCRES* (medíocres).
38- "(...) estas tecnologias..." ( correção: Essas tecnologias)
39- "Download".
40- "DEVOLVEREMOS os objetos".
41- "Depois que ela diz que o quanto emanava..." ( dois "que". Tire um da frase).
42- "Se essa Igreja acha perigosos... ( "perigoso")
 
 
 
 


Resposta do Autor [Abraxas]: Obrigado novamente. ^^
Agora sim vejo que quer me ajudar sendo sincero e objetivo.
Eu poderia dizer que este texto é um "croqui" do original e os meus "erros" são diversos e não os nego. *Suspiro*
Também tens razão que deduzi a respeito sobre ler o meu texto e quis mostrar que foi muito mais criterioso. Louvo-o por isso!
Sinceramente, não tenho a mesma paciência que você. Estou admirado. ^^
Eu não tenho tanto Tempo assim para escrever quanto gostaria e paciência para escrever sem erros ortográficos ou gramaticais. Imagine ler de uma forma tão obstinada quanto a sua.
Peço perdão por minhas palavras rudes. 
Eu só estou online, por acaso, pois tenho coisas pessoais que tenho obrigação de fazê-los. Isso não depende de mim. Além de ter uma internet que "cai" nos momentos mais inconvenientes e não posso ficar o Tempo que gostaria para ler ou fazer resenhas dos trabalhos dos meus colegas. (Isto inclui você, colega escritor...) 
Todavia, vou aproveitar e ler o seu trabalho e dar a minha opinião, pois sei que será um ganho e um aprendizado ler a sua obra.
Peço novamente, paciência. Pois vou fazê-lo, só não sei quando.
(Vide as datas de lançamento dos trabalhos que publico.)
Tenho Fé que terei momentos prazerosos ao ler a sua obra.
Muito Obrigado novamente e perdoe-me por minha rudeza.
Até! o/