Comentários em A Falsa e a Verdadeira

Freak Kyoko

16/10/2014 às 23:58 • O Fake
Gente, que confusão! Mas está maravilhosa!


Resposta do Autor [BbreBerry]: Hum, fico feliz que tenha gostado, obrigada *-*


Baltzar Cutter

16/12/2014 às 23:19 • O Fake
Olá~
Essa historia promete! Vou acompanhar essa também, até a próxima ^^
Ps. Eu nunca suspeitaria que a Aline é transexual se não tivesse lido da sinopse)


Resposta do Autor [BbreBerry]: Ai, alguém para acompanhar duas histórias minhas, que lindo *-* xD
Pois é, tento me limitar às dicas, por assim dizer...


Bunnana

23/12/2014 às 01:32 • O Fake
O que acha que precisa ser melhorado?

Acho que poderias conjugar melhor o tipo de linguagem com o tema. Tens um conteúdo jovem e dinâmico e uma escrita pesada de ficção medieval, científica, algo mais trabalhado e normalmente ligado a conteúdos mais

O que mais gostou no capítulo?

A caracterização das personagens e a vivacidade da história. Adorei também o colorido que consegues trazer às descrições, com imagens vívidas e precisas, muito interessantes e bem escolhidas. Ador

Olá, olá, olá!

Antes de mais nada, e explorando mais o que disse sobre a linguagem VS. o tema na parte daquilo que penso que possa ser melhorado, queria explicar direitinho o que quis dizer com isso.

O tema da tua história é jovem porque retrata adolescentes no tempo em que vivemos. O tema da tua história também é jovem porque a visão delas do mundo, passada através da história, é bastante juvenil. Não digo que isso seja bom ou mau, simplesmente é (é a ideia que passa sobre elas, pelo menos) e, neste caso, acho que conjuga lindamente com a história que te propuseste a contar e acho impecável a forma como o fizeste ^^ . No entanto, tens verbos, palavras, expressões que não são tão jovens e que parecem não encaixar no meio de tanta juventude, entendes? Acho que há uma contradição aí. Tens uma história narrada na primeira pessoa e os diálogos são verosímeis/verossímeis, mas a narração é muito elaborada em certas ocasiões e não parece encaixar bem com a personagem que teoricamente estaria a narrar a história. É a isso que me quero referir ^^ ~. Tens uma linguagem demasiado pesada em certas ocasiões que não encaixa suavemente com o linguajar mais leve e coloquial usado noutras alturas, e as palavras e expressões rebuscadas também não encaixam suavemente com as personagens que as usam, ou com a imagem que passas das personagens que as usam.

E é isso, apenas ^^ . Espreitando o teu perfil descobri que gostas de autores que realmente lidam com temas mais complexos e que também têm linguagens mais complexas e coloridas de forma pesada. Aquilo que quero dizer é que as influências deles são claras na tua escrita e que talvez, *na minha opinião, claro, tal como todo este comentário*, haja um contraste muito grande entre as influências desses escritores com este tipo de história que, embora lide com temas que não são superficiais, normalmente têm personagens adolescentes comuns do dia a dia, como as tuas protagonistas, que no dia a dia não usariam expressões que tu usas na narração e por aí além. Só isso ^^ .

Espero que não leves isso a mal, foi a minha interpretação do texto e a comparação que fiz entre conteúdo e forma ^^' .
Ainda nesse tema, aquilo que disse dos pronomes é uma sugestão também, que procures informação a esse respeito. No google é muito fácil de encontrar coisas sobre o tema, basta escreveres "colocação pronominal" e receberás centenas de sites diferentes que explicam de forma diferente o assunto e assim poderás aprender num instante e passar a colocá-los de outra forma ^^' . Eu nunca faço próclise (pronome antes do verbo) a não ser em frases em que isso aconteça (negativas, por exemplo, entre outros tipos, como poderás descobrir se fores pesquisar a esse respeito) porque sou portuguesa XD então a colocação pronominal varia muito daqui para aí. Ainda assim, beto e lido com textos do Brasil há muito tempo e sei as regras dos dois lados, daí poder comentar sobre o teu uso dos pronomes com conhecimento de causa. Estou a dizer isto para não achares que a crítica advém do facto de eu ser portuguesa e também para que não repares na colocação dos meus pronomes porque, apesar de os colocar quase sempre depois dos verbos (ênclise), esta forma com que estou a escrever é absolutamente coloquial para mim XD, portanto também não deves fazer comparações ou observar o meu comentário para o opores ao capítulo ^^' .

Anyway, se não quiseres ir ao google, deixo aqui um link que considero muito incrível e que as pessoas a quem o sugiro também costumam achar que é bem útil ^^ http://www.infoescola.com/portugues/colocacao-pronominal-proclise-mesoclise-enclise/ . É o primeiro da pesquisa com "colocação pronominal" se algum dia o quiseres voltar a encontrar facilmente :) .

E mais uma coisinha rápida: pontuação de diálogos. Nem sempre os pontuas da forma mais correta e sugiro-te um link de um post do blog da Liga dos Betas que trata do assunto. O post é meu XD então se não o entenderes ou se achares complicado, também aceito críticas e adoraria que me apontasses formas de o tentar melhorar, se achares que dá para o fazer ^^ . http://www.ligadosbetas.blogspot.pt/2014/11/como-pontuar-dialogos.html

Agora, e porque ADOREI O TEU CAPÍTULO!, fugindo às coisas menos boas e colocando-as para fora do caminho depois de ter terminado de as apontar, gostava de te parabenizar por tanta coisa positiva que houve!

Em primeiro lugar adorei que tivesses incluído o tema da transgeneridade na tua fic *-* ! É raro encontrar histórias que lidem com o assunto, ou que lidem com problemas reais relacionados com a vida de pessoas transgéneras (outra diferença de Portugal para o Brasil é a acentuação de certas palavras, como "género" aqui que aí é "gênero", entre muitas outras, então ignora isso, pliz XD). Achei muito inteligente a forma como introduziste o tema na história e a personagem transgénera e a sua vida e as suas dúvidas. Fiquei super empolgada para saber de que outras formas irias explorar isso no futuro e de que forma é que tu, enquanto autora, transporias a vida da Aline e as suas mudanças (pelo que deduzi ao ler o capítulo, ela vai a meio do processo de mudança fisicamente, certo? Daí olhar para os peitos da amiga e isso passar uma mensagem, e não poder usar as suas fotos para mostrar quem é por dentro, etc.) e a sua perceção dessas coisas em primeira pessoa + a perceção de alguém que lhe é muito próxima também em primeira pessoa intrigou-me muito. Achei a abordagem muito verdadeira porque as personagens lidam com isso no dia a dia e tu mostras esse aspeto a aparecer na relação delas e a condicionar as suas ações também. Gosto muito de histórias que me pareçam humanas, que lidem com pessoas reais e com problemas, dúvidas, questões e opiniões reais, e senti que a tua história lidaria mesmo com isso, apesar de só ter lido um capítulo ainda.

Agora, sobre as personagens: adorei as duas XD! Achei a reação da Alejandra um bocadinho exagerada no final, porque dificilmente alguém reage assim tanto na vida real com uma só foto, mas entendi a mensagem e entendi porque é que fizeste isso ser assim, então tranquilo ^^ .

Tive a impressão de que realmente a Aline e a Alejandra são amigas, conseguiste passar bem essa imagem :) . Às vezes os escritores dizem coisas nas descrições e nas narrações que vão contra aquilo que colocam as personagens a fazer, mas tu desenvolveste-as bem e achei ótima a tua descrição + narração delas :D .

E sobre a linguagem colorida das metáforas: crias ótimas imagens e brincas de forma genial com os significados das palavras, como aquele alagar e transbordar de erros. Adorei, achei brilhante!

Já não sei mais o que dizer XD. Gostei muito deste primeiro capítulo! ^_^ ♥

Vejo que a fic não é atualizada desde agosto, e gostava de continuar a lê-la!
Por favor, continua!
Beijinhos :D

(PS: as regras dos porquês também mudam daqui para o Brasil ~ ignora os meus, por favor!)


Resposta do Autor [BbreBerry]: Tá, gente, esse foi de longe o maior comentário que já recebi em um capítulo e isso é emocionante, até porque acho que não receberei outro assim tão cedo xD Enfim, deixa ver se consigo responder a tudo :3
Essa questão da linguagem confesso que eu mesma já havia percebido. O negócio é, quando resolvi escrever essa fic sabia estar explorando um ambiente totalmente novo para mim. Como você viu, minhas referências literárias não tratam de temas como vida cotidiana de adolescentes/adultos jovens e seus respectivos problemas. Mas para além da referência, essa é, literalmente, a primeira história não fantástica que eu escrevo na vida. Fosse fantasia medieval/antiga, a vapor, mundos alternativos, enfim... nenhum dos temas abordados era realista e mundano.
Então eu entendo perfeitamente a sua crítica, acho que esse é um dos desafios que aceitei ao escolher essa temática e estou disposta a melhorar.
Vou ser sincera, não gosto de gramática, pronto, falei xD Eu até lido com gramática em meus estudos leigos de linguística comparativa, que é a minha verdadeira paixão ♥ Mas a gramática pura e simples não é lá minha área de domínio :c Mas, como havia dito, estou aqui para aprender, então garanto que lerei com muito prazer e vontade os textos que me indicou, aliás, deixo aqui meu agradecimento quanto a isso ♥
Mas quero fazer uma pergunta: você acha que o texto está pesado e destoante para os monólogos interiores? Sei que são jovens ali, refletindo, mas esses monólogos serão uma parte importante e constante da história, logo, acredito que eles necessitam ser aprofundados...


E bem, quanto aos elogios, muito obrigada ♥ A evolução das personagens é algo fundamental nessa história, da Aline, claro, mas também das demais :3 Explorar a personalidade e as interações entre elas é o que quero fazer de melhor, espero estar conseguindo ><
Acho que o temos da transexualidade, o uso de fakes de "pessoas reais" na internet, as frustrações, dificuldades e afins são coisas bem mais comuns do que imaginamos... e trabalhar com isso me dá a possibilidade de trabalhar com uma personagem mais complexa que tem que ser explorada, que tem que mudar, evoluir, enfim... pareceu-me bem interessante xD
Sobre essas metáforas é como havia dito, trata-se desses monólogos interiores que serão bem explorados também, amo esse conceito, apesar de também o estar usando pela primeira vez :3 Mas minhas descrições em relações aos sentimentos sempre tendem as metáforas mesmo, eu acho D=
Bem, eu já estou escrevendo o terceiro capítulo, é que tive muitos contratempos com faculdade, viagem e afins, o que me atrasou demais... além de outros projetos com os quais tenho que dividir prioridades x.x"
E só queria dizer que AMO português de Portugal, demais, demais mesmo, é tão lindo, não que o brasileiro não seja, mas o daí tem um charme...! *---* ♥
E beijinhos ♥


Ragnes

21/02/2015 às 00:05 • O Fake
Adorei a ideia, a sua narrativa, tudo *o* Só achei ela um pouco formal demais, isso não me agrada tanto.. mas é o seu estilo e eu não quero que você o mude!
Faz um tempinho que você não atualiza... por favor, continua!


Resposta do Autor [BbreBerry]: Bigada, fico muito feliz que tenha gostado *-* ♥ É, muita gente já me falou dessa formalidade, é realmente uma característica do meu estilo, assim, que fica meio diferente pra uma fic mais contemporânea e sobre relacionamentos... to tentando rever >


Lady Scarllat Darcy

09/09/2014 às 16:53 • Mas o que é amar?
O que acha que precisa ser melhorado?

...



O que mais gostou no capítulo?

...



Quando comecei a ler, devo confessar que comecei a me encantar, comecei a me apaixonar, nunca li nada desse estilo, mas cara comecei com a melhor escritora ♥ sinceramente você tem um lugar no meu coração com essa historia.
Minha querida você escreve de uma forma tão gostosa, é uma delicia de ler, mau havia começado e já havia terminado, minha linda como você é incrivel, simplesmente apaixonada.
Nunca li uma historia ambientada no Brasil, mas você é unica e me conquistou para valer com essa maravilha... P-E-R-F-E-I-T-A... Só isso tenho a dizer dessa historia.
Me desculpe não comentar no capitulo anterior, mas preferi deixar para comentar nesse para poder fazer uma analise de ambos... Alias se pudesse favoritar mil vezes eu favoritaria de tanto que amei... Muito obrigada por escrever essa maravilha... Esperando ansiosamente por mais... Beijos de sua fã :*


Resposta do Autor [BbreBerry]: Own, meu Deus, você que tá no meu coração com todo esse comentário fofo e perfeito *-* Tenho que confessar que chegar ao segundo capítulo sem nenhum comentário estava me frustrando com a história, graças a você o ânimo de escrevê-la voltou ♥ Obrigada por todos os elogios, a ideia é mesmo ser uma história que, apesar de se focar muito nos sentimentos, tem uma dinâmica leve, no geral. Espero que continue acompanhando e dando sua opinião ^^ E que eu continue a te deixar assim ao ler *-* Beijos, minha nova leitora favorita :* xD


Freak Kyoko

17/10/2014 às 00:08 • Mas o que é amar?
UaU! Gente a Ale tá para aprontar alguma... Consigo sentir daqui!
Alias, você escreve muito bem! Continue assim e melhore sempre. Espero que poste logo a continuação, já estou curiosa!
Beijinhos!


Resposta do Autor [BbreBerry]: hsuahsuahs É bom conseguir criar essas expectativas ♥ Quem sabe ♥ Obrigada :3 Melhorar sempre é o meu plano *u* E acredito que devo postá-la em breve, sim :3
Beijinhos


Vibeke Osterhus

03/11/2014 às 17:27 • Mas o que é amar?
Hi! ^^
Assim que li a sinopse da fic me interessei de imediato, pra ser sincera nunca tinha lido algo com essa temática e acredito que ela seja tão comum na vida de muitas pessoas, me admira o fato de não ter muitas hist com o tema. Adorei sua escrita, o modo detalhado que descreve os sentimentos de cada personagem, suas personagens são bem definidas cada qual com sua personalidade, já li muitas fic que as personas parecem tudo o mesmo ser ¬¬ Enfim, sinceramente curti pakas o pouco que li.
Percebi que já faz um bom tempo que não é atualizada espero que não desista, queria muito continuar lendo... Você é uma espécie rara de escritora XD seria um enorme desperdício "largar de lado" essa fic.. :3
Por enquanto es eso. Kissus e nos vemos no próximo caps..... espero.


Resposta do Autor [BbreBerry]: Own *-* Obrigada pelos elogios ^^ Sim, pela quantidade de histórias que já ouvi por aí posso dizer, ao menos, que não é algo raro de acontecer... já porquê não escrevem sobre... também não sei, eu resolvi escrever principalmente para sair um pouco da minha mesmice de fantasia... Ah, sim, acho que no processo de criar e contar uma história, a elaboração de personagens é um dos passos mais fundamentais e mais divertidos também ♥
Sobre continuar a história, sim, claro, pretendo, mas é que: faculdade mais um acesso bem restrito a computadores tem me dificultado ç.ç De qualquer forma, comentários como esse são sempre um incentivo a mais para continuar ♥


Daughter of Zeus

21/11/2014 às 23:10 • Mas o que é amar?
O que acha que precisa ser melhorado?
As vezes você escreve muito formalmente, e isso, nas falas, principalmente, deixa muito irreal... mas não é nada que comproneta a história!

O que mais gostou no capítulo?
Dos peitos da Alejandra :x hahaha brincadeirinha

Adorei ❤ posta logo, viu?

Resposta do Autor [BbreBerry]: É, esse hábito é por eu estar acostumada a escrever outros tipos de história, na verdade, onde diálogos assim são mais condizentes com aquele cenário, mas vou tentar me adequar mais a isso ^^
Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado :3 Até dos peitos da Alejandra xD E sim, já estou escrevendo, então devo postar em breve sim ♥


Holanda

29/11/2014 às 10:30 • Mas o que é amar?
Olha.... serei bem sincera.
Quando vi a sinopse e vi que teria um transgênero, torci o nariz, não que eu tenha algum preconceito, só não me chama atenção um romance assim. Quando vi que teria relacionamento virtual, voltei a torcer o nariz, não curto esse tipo de relacionamento.
Mas contrariando a mim mesma, dei uma chance de dar uma olhada na historia, afinal era algo bem original mesmo, e..... meus deuses, que narrativa mais apaixonante, as personagens são tão cativantes, a historia é fascinante, faz muito tempo que não me encanto assim por uma historia, foi tão gostoso ler e me deixou super curiosa para ver o que vai acontecer.
Eu... eu nunca fiz isso, mas penso em recomendar sua historia, foi algo realmente que surpreendeu demais, meus parabéns mesmo!


Resposta do Autor [BbreBerry]: Own, obrigada, mesmo, mesmo *---* Acho que nada mais recompensador do que fazer um leitor que não curte um determinado gênero, ou característica, gostar da sua história por coisas como essas que você citou ♥
Fico feliz que tenha se apegado às personagens, isso é sempre um grande desafio... >< Espero que continue encantada assim para sempre *---* xD
Bem, se você recomendar minha história terá meu amor e gratidão eternamente xD E mais uma vez, obrigada ♥


Baltzar Cutter

16/12/2014 às 23:28 • Mas o que é amar?
O que mais gostou no capítulo?

Payasitah!123



Esse monologo interno foi lindo S2
Vou esperar ansioso pelo próximo
Até lá~


Resposta do Autor [BbreBerry]: hasuahsuhs Payasitah!123, claro xD
Os monólogos interiores são importantes para essa história... essa ideia me agrada *-* Que bom que achou ♥
Até