Comentários em Ciclo relativo

Enrique Buendía

21/07/2014 às 21:25 • Ciclo relativo
Olá, Dr. Chopper! Como estás? Espero que estejas bem e vamos lá conversar um pouco mais sobre o "Ciclo relativo".
Em primeiro lugar, deixe-me te dar os parabéns por ter escrito essa fic para o desafio. Eu sempre acho muito complicado escrever algo para um desafio, ainda mais algo interessante, mas você conseguiu isso com sucesso. Sempre quando me ponho a pensar sobre Einstein, tenho a leve impressão de que foi quase um deus que pisou na Terra.
Achei legal por você ter explorado esse lado e os nomes da cultura alemã, creio que essa foi uma das propostas que o desafio trouxe, mas que muitos ignoraram; focar no futebol era legal, mas não era necessário, e a sua foi a única fic do desafio que eu li até agora que não trouxe nada relacionado ao futebol. Adorei isso, sério.
Sobre gramática, eu percebi que você comete alguns erros, erros comuns à escrita e que eu já estou anestesiado, mas que podem ser melhorados com o tempo e com as leituras da vida. A maioria das coisas que eu aprendi foi lendo, sempre sugiro a leitura àqueles que querem evoluir como autores.
Quanto a narração, o que eu não gostei, não gostei mesmo, foi do final. Tudo se seguiu na primeira pessoa e, ao chegar ao final, houve uma mudança total, e eu fiquei "Wat?".Eu acho que separar por asteriscos ficaria bem melhor, e escrever aquilo em itálico, só para dizer que foi uma nota que acresce à história. Fora isso, tudo bem.
Há algumas partes que eu achei um pouco estranha na narração. O que eu acho mais confuso quando se trata do "voltar ao passado" é o "por que isso acontece só comigo?". O relógio tinha o poder sobre todos, mas por que não tinha sobre ele? Era algo a ver com quem acionava o botão?
Bem essa é a dúvida principal, fora isso, mais nada.
Bem, indo de encontro ao enredo, eu gostei muito do drama inicial. Eu já sabia que o pai dele ia morrer pela sinopse, mas quando ele morreu, eu fiquei, tipo, "coitado do garoto". Sério, foi ótimo. Depois quando passou a vivência dele e a vida dele na escola, bem... infelizmente tudo o que é de mais faz mais faz mal.
Eu não o culpo, mas também não posso dizer que sinto pena dele. Ele não possuiu aquilo que ele queria e se ferrou mais ainda. O que eu gosto numa fic é quando ela rompe com clichês, e você nem se meteu nele, criou uma situação nova e fez um ótimociclo relativo. Eu adorei a fic nesse ponto.
Eu adorei, sério, muito legal. A fic poderia ter ficado melhor se você tivesse procurado um beta. O beta poderia ter ajudado nas questões do português e no enredo em si, como eu falei ali da parte da narração. Parabéns mais uma vez e sucesso!

Eddie.


Resposta do Autor [Dr Chopper]: Obrigado Eddie, obrigado mesmo.
Entendo que tenha erros ortográficos, estou fazendo de tudo para ter todas as regras na cabeça. Entretanto eu peguei o costume de escrever apenas uma vez, ou seja, não faço revisão em minhas histórias, então fica cheio de erros. Faço isso para escrever o mais rápido e com menos necessidade de uma revisão possível.
E como você deve saber, atrás do erro sempre há outro erro. Eu tinha organizado a história, na minha cabeça, na manhã de sábado. E só a tarde pude escrever ela, tive que sair e só coloquei no site meia noite. Acabei esquecendo da revisão, do qual eu tinha prometido a mim mesmo que ia fazer. Mas acho que isso não justifica muito, não é?
Na questão do enredo, bom, as coisas não foram bem explicadas por causa do limite de palavras. Teve o fato dele entrar no ciclo e voltar a ser criança... Bem, eu não consegui explicar em menos de 3666 palavras, eu não estava conseguindo encaixar tudo dentro do limite, por isso ficou muito bagunçado no final.
Da próxima tentarei procurar um beta e ficar mais atento aos erros ortográficos.
Muito obrigado, mesmo. Prometo errar menos.

Dr. Chopper