Na Casa do Chapéu escrita por Yuna Aikawa, Nai-chan


Capítulo 9
Fila indiana é de mão beijada!




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/99611/chapter/9

                Você não acha um saco aquele lance das filas? Tipo, tem fila pra tudo hoje em dia! É fila no banco, fila pra pagar o sorvete, fila do ônibus, fila de espera, fila de parque de diversões, fila de carros, fila do mercado... É fila até pra fazer assalto!

                Bem, convenhamos que se as filas não existissem seria uma confusão só, mas... Quem caralho inventou as filas? Quer dizer, deve ter sido alguém que achava demais sentir que tem sempre alguém da bunda pra trás¹.

                Mas o legal é que as filas indianas não têm nem nada a ver com a Índia. Quer dizer, lá também tem filas, mas esse negócio de ter uma pessoa atrás da outra, num linha, é coisa de índio mesmo. Os nativos da América andavam em fila para caminharem pela floresta. Os exploradores gostaram da idéia e, tcharan, é fila pra todos os lados!

                Seria mais legal se tudo viesse de mão beijada, assim as filas seriam apenas um mito, já que tudo chegaria bonitinho em casa – ah, como a vida seria boa e gorda se não tivéssemos que levantar do sofá.

                Se bem que “de mão beijada” só significa “vir fácil” hoje em dia. A expressão mesmo quer dizer “de graça”.

                Esse costume viadinho de beijar a mão em reverencia surgiu na época feudal, era uma homenagem que o vassalo prestava ao seu suserano – puxa-saco. Depois, no séc. XVI, aquilo se tornou um gesto de etiqueta – era uma forma respeitosa de tratar o rei.

                Quando um súdito recebia um presente do rei, a única forma de retribuição boa o bastante era dar-lhe uma beijoca na mão, como humilde agradecimento.

                O papa, invejoso, fez a prática se estender ao terreno religioso. Os abastados faziam doações à Igreja para ter o privilégio de beijar a mãozinha velha e enrugada do papa, que assim tinha o patrimônio aumentado de mão beijada.

                Sempre beijando a mão de seus superiores, os homens passaram a beijar a mão das mulheres. Okay, feminismo a parte, o beijo na mão se tornou uma forma polida de se cumprimentar as mulheres na Europa.

                E ai? Quem vai beijar minha mão? 

¹Fila da Puta – Café com Bobagem; eu não achei a música pra colocar aqui :/


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!