Dicas da Yas escrita por majestyas


Capítulo 9
classificação indicativa


Notas iniciais do capítulo

Jennie - solo



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/797450/chapter/9

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

 

Creio que você já ouviu falar sobre isso. Classificação indicativa é o jeito de proteger crianças e adolescentes que não estão prontos para assuntos mais pesados. É assim que eles sabem o conteúdo que é adequado, que os pais podem controlar melhor o que os filhos estão consumindo e até mesmo que adultos mais sensíveis possam evitar um certo tipo de conteúdo. 

 

VIOLÊNCIA — SEXO — DROGAS

 

Esses três tópicos são os mais importantes a serem pensados na hora de marcar a classificação indicativa da sua obra. 

 

Agora, vamos ver quais são as idades e que podemos classificar nossa obra.

 

Livre para todos os públicos

Esta classificação é atribuída aos programas destinados a todos os públicos, sem restrição de conteúdos.

Violência: Violência fantasiosa; presença de armas sem violência; mortes sem violência; ossadas e esqueletos sem violência.

Sexo e Nudez: Nudez não erótica; ou mesmo com a presença de nudez; sem a presença de conteúdo sexual.

Drogas: Consumo moderado ou insinuado de drogas lícitas sem relevância para a obra.

Nota: Esta é também a única classificação permitida para conteúdo de rubrica infantil.

 

 

Não recomendado para menores de dez anos

Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de dez anos, e é aconselhado o acompanhamento parental (AP). Esta classificação ainda está dentro das crianças, mas não para as do ensino primário. Denota-se que em princípio todo o público pode assistir, embora algumas cenas podem não ser aconselhadas a menores mais sensíveis, e os pais devem avaliar o seu conteúdo.

Violência: Presença de armas com intuito de violência; medo/tensão; angústia; ossadas e esqueletos com resquícios de ato de violência; atos criminosos sem violência; linguagem depreciativa.

Sexo e Nudez: Conteúdos educativos sobre sexo.

Drogas: Descrições verbais do consumo de drogas lícitas; discussão sobre o tema “tráfico de drogas”; uso medicinal de drogas ilícitas.

Nota: Esta classificação já é severamente proibida em rubricas infantis e por isso os pais e educadores de infância têm de analisar atentamente o conteúdo. E as emissões de desenhos animados pagos e adquiridos pelas emissoras já são obrigadas a ocorrer em horário nobre (como Os Simpsons).

 

 

Não recomendado para menores de doze anos

Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de doze anos, e é aconselhado o acompanhamento parental (AP). Denota-se que em princípio todo o público pré e adolescente pode assistir. O tratamento dos temas deve ser adequado às diferentes fases da adolescência, mas alguns dos tópicos podem exigir um particular grau de maturidade, logo os pais e educadores são aconselhados a avaliar o seu conteúdo.

Violência: Ato violento; lesão corporal; descrição de violência; presença de sangue; sofrimento da vítima; morte natural ou acidental com violência; exposição ao perigo; exposição de pessoas em situações constrangedoras ou degradantes; agressão verbal; obscenidade; bullying; exposição de cadáver; assédio sexual; supervalorização da beleza física; supervalorização do consumo; morte derivada de ato heróico; violência psicológica.

Sexo e Nudez: Nudez velada; insinuação sexual; carícias sexuais; masturbação não explícita; linguagem obscena/palavrões; linguagem de conteúdo sexual; simulações de sexo; apelo sexual.

Drogas: Consumo de drogas lícitas; indução ao consumo de drogas lícitas; consumo irregular de medicamentos; menção a drogas ilícitas; discussão sobre "Legalização de Drogas ilícitas".

 

Não recomendado para menores de quatorze anos

São admitidos com essa classificação obras que contenham predominantemente conteúdos com inadequações moderadas, como os elencados abaixo:

Violência: Morte intencional; preconceito; exploração sexual; aborto; eutanásia; pena de morte.

Sexo e Nudez: Nudez moderada; erotização; vulgaridade; relação sexual; prostituição.

Drogas: Insinuação do consumo de drogas ilícitas; descrições verbais do consumo e tráfico de drogas ilícitas.

 

Não recomendado para menores de dezesseis anos

Esta classificação é atribuída aos programas destinados a indivíduos com mais de dezesseis anos. Presume-se que o público que assiste está previamente informado sobre este tipo de programas e o seu respectivo conteúdo, o qual poderá revelar-se susceptível de influir de modo negativo na formação da personalidade, devido à exibição de conteúdo violento.

Violência: Crimes de ódio; estupro; suicídio; tortura; mutilação; violência gratuita/banalização da violência.

Sexo e Nudez: Nudez total; relação sexual intensa/de longa duração.

Drogas: Produção ou Tráfico de qualquer droga ilícita; consumo de drogas ilícitas; indução ao consumo de drogas ilícitas.

 

Não recomendado para menores de dezoito anos

São admitidos com essa classificação obras que contenham predominantemente conteúdos com inadequações extremas, como os elencados abaixo:

Violência: Elogio/apologia da violência; genocídio; pedofilia; necrofilia; crueldade; zoosadismo; infanticídio.

Sexo e Nudez: Sexo explícito; situações sexuais complexas/de forte impacto (incesto, sexo grupal, fetiches violentos e Pornografia em geral).

Drogas: Elogio ou apologia ao uso de drogas ilícitas.

 

Com tudo isso em mente, avalie sua obra e decida em qual classificação ela se encaixa.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Dicas da Yas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.