Dicas da Yas escrita por majestyas


Capítulo 13
método snowflake


Notas iniciais do capítulo

rachel platten - fight song



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/797450/chapter/13

 

MÉTODO SNOWFLAKE

 

Criado por Randy Ingermanson, professor e escritor americano, o método snowflake consiste em etapas que auxiliam no planejamento de escrita do livro. Vamos tentar? 

 

1) FRASE = resuma seu livro em uma frase. De preferência, em poucas palavras.

 

2) AMPLIE A FRASE PRINCIPAL = depois da frase inicial, escreva um parágrafo que resuma a história, desta vez seja mais detalhado, dizendo o começo, meio e fim.

 

3) CRIE PERSONAGENS = escreva uma página para cada personagem que aparecerá na história. Conte sua história de vida, seu objetivo, função, motivação e aprendizados na história.

 

4) EXPANDIR O RESUMO DA 2 ETAPA = volta lá no resumo da etapa 2 e escreva mais cinco páginas.

 

5) EXPANDIR O RESUMO DA ETAPA 3 = volta lá na etapa 3 e escreva a história a partir do ponto de vista de cada personagem.

(Esse é um ótimo jeito de você conhecer melhor seus personagens e desenvolver as tramas).

 

6) JUNTAR O MEGAZORD = volta lá no resumo 4 e aumente para uma página e junte com os resumos dos personagens.

 

7) FICHAS DE PERSONAGEM = crie as fichas de personagens, com informações detalhadas: traços físicos, hobbies, etc. Escreva como eles vão mudar ao longo da história.

 

8) LISTA DE CENAS = escreva as cenas mais importantes da história. 

 

9) DESENVOLVIMENTO = desenvolva as cenas da etapa 8, incluindo diálogos, discussões. (Observação: segundo o autor do método, essa etapa é opcional, ele mesmo não segue ela).

 

10) COMECE SEU LIVRO = agora que você já criou tantas informações nas etapas anteriores, o que você precisa agora é juntar algumas partes, completar outras e continuar as que estão inacabadas.

 

Se você usar esse método floquinho, depois diz aqui se funcionou ❄️

 

 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Dicas da Yas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.