Dicas da Yas escrita por majestyas


Capítulo 11
diálogos | como construir?


Notas iniciais do capítulo

train - 50 ways to say goodbye



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/797450/chapter/11

 

COMO CONSTRUIR DIÁLOGOS? 

 

Diálogos, para quem não sabe, são as populares conversas, bate-papo, discussões, debates... Na maioria das histórias, o diálogo é necessário para inúmeros fins. Mas como fazer as conversas coerentes com o que a história e personalidade dos personagens propõe? 

 

Ao montar um diálogo, temos que ficar atentos a certas coisas... 

 

NINGUÉM É PERFEITO = seu personagem não é perfeito (salvo algum personagem robô ou algo assim). O jeito que ele fala depende de como e onde ele foi criado, seus estudos, sua personalidade, etc. Então ele vai gaguejar, ele vai esquecer o que ia dizer em momentos de nervosismo, ele vai "se perder" no meio da frase por algum motivo, se distrair...

 

"— Pois eu acho isso uma total falta de... — mas Gianna não completa, olhando para um rapaz ruivo que passa por nós rindo. Ele está com um grupo, então nem nota minha amiga secando-o completamente.

 

— Gia? — chamo, fazendo ela me encarar confusa.

 

— Uh?

 

— O que você estava falando... — Hayley parece se segurar para não sorrir. 

 

— Ah, sim — a loira volta a si — continuando. Eu não acho, tipo, que ele (...)"

 

(trecho retirado da minha fic Beyond Death)

 

REALISMO = dar realismo a uma conversa é usar de situações que acontecem na vida real em sua história. Como isso? Há pessoas que falam gesticulando (mexendo as mãos), que interrompem a fala de outras pessoas, que gaguejam quando estão muito nervosas, que tremem o olho quando mentem... 

 

"— Não! Não fala! Não nomeia! Porque depois que você nomeia um demônio, ele se materializa! — Gianna me interrompe e levanta o dedo em riste, parecendo acreditar realmente no que fala.

 

— Falar sobre Niklaus não vai fazer ele aparecer magicamente aqui, Gianna! — retruco."

 

(trecho tirado da minha fic Beyond Death) 

 

NINGUÉM BRINCA DE ESTÁTUA ENQUANTO CONVERSA = geralmente os personagens não ficam simplesmente parados olhando um para o outro enquanto conversam. Eles andam, se sentam, mexem no cabelo, cruzam as pernas, bocejam, pegam algo na geladeira, deixam um livro de lado, abaixam o volume da TV... É importante entre as falas descrever os personagens fazendo outras coisas além de só falar e ouvir.

 

"— Eu já vou me curar — Elijah me diz, mas eu ignoro em primeiro momento, continuando mesmo assim. 

 

— Eu só... eu só preciso fazer algo — murmuro nervosa, pegando o kit e delicadamente exponho a ferida."

 

(trecho tirando da minha fic Beyond Death)

 

FIEL AO PERSONAGEM = se o seu personagem é um estudante do ensino médio, ele não vai usar a norma culta do português, mas sim algo mais adequado e referente a sua personalidade. Se o seu personagem é uma criança, ela não vai falar tudo certo pois ainda está em fase de aprendizagem na comunicação básica.

 

Lembre-se sempre de ser fiel ao seu personagem, a personalidade dele, seus vícios linguísticos (aconselho a pesquisar sobre isso). A idade dele, onde ele foi criado, suas influências (livros, séries, filmes, esportes...), em que ano e lugar se passa a sua história... Tudo isso conta para não só construir um diálogo, mas também seus personagens e história. 

 

 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Dicas da Yas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.