Por sua causa escrita por Elie


Capítulo 30
Terráqueos




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/701207/chapter/30

Apesar de estar cada vez mais acostumada com pessoas aleatórias na rua pedindo para tirar selfies, tudo que Elisa deseja nesse momento é desaparecer. Ela não para de mexer em seu cabelo, desesperada para que tudo aquilo acabe da maneira mais rápida.

— Vocês já conhecem essa pessoa incrível que dispensa apresentações. Tive a sorte de conhecê-la melhor nesses últimos meses. Hoje preparei uma viagem para o planeta ElisaBits — Daniel olha diretamente para sua dupla.

Cada palavra de Daniel faz Elisa querer sumir ainda mais. Ela nem consegue olhar para ele nos olhos e tenta desviar seu olhar para qualquer direção. Tainá, sentada ao lado dela, olha para Daniel de um jeito austero, querendo proteger sua amiga de qualquer decepção adicional. Os garotos mal conseguem esconder as risadas, achando aquela cena um tanto estranha e nada parecida com Daniel. Algumas garotas deixam-se enganar pelos olhos claros do colega, mas as que o conhecem bem sabem que aquilo não é de seu feitio.

Flávio (10:31) – Das duas uma: o cara está desesperado ou apaixonado

Jorge (10:32) – Desesperado

Tiago (10:32) – Com certeza desesperado

— Trouxe algumas fotos para que vocês conheçam a Elisa que conheci. Primeiro apresento-lhes a Elisa original — uma foto da mãe de Elisa, Elisa, é projetada para que todos vejam. É uma mulher muito bonita, uma versão mais loira da filha, com um enorme sorriso, fingindo que uma banana é um telefone.

A atitude inesperada faz com que uma enorme vontade de chorar surja em Elisa, mas ela está disposta a agir como uma pedra sem demonstrar sentimentos. Vendo a situação de sua amiga, Tainá segura a sua mão e não tira os olhos dela para se certificar que está tudo bem, mas a única reação que conseguiu enxergar foi uma engolida a seco.

— O pai da Elisa, Airton, me contou que a família da Elisa é formada por mulheres fortes. A mãe de Elisa teve uma gestação difícil. Ela também se chamava Elisa e apesar dos médicos a informarem dos riscos, ela optou por ter o bebê. Infelizmente, ela não suportou o parto, mas o mundo ganhou a Elisa que a gente conhece. A Elisa que mudou o mundo.

Quase a totalidade da sala fica espantada com a notícia. Os meninos interrompem qualquer risada ou piadinha feita. Algumas pessoas tiram o celular na hora para gravar a fala de Daniel. Tainá aperta a mão de sua amiga ainda mais forte e percebe como ela está tensa. Elisa continua escondendo todas as suas emoções, mas suas pálpebras estão tensas.

Já um pouco abalada com o vídeo de Felipe e a fala de Tainá, a professora perde todo o foco ao conhecer a história de Elisa, misturando a própria história com a de suas alunas. Quase que ela não consegue prestar atenção da apresentação de Daniel perdida em suas próprias lembranças.

Quando todos estão movidos pela notícia, a foto projetada é substituída por uma foto de Airton e Tales numa festa de dia dos pais quando Elisa tinha cerca de oito anos. Tales aparenta pouco mais de vinte anos na foto e é possível notar ainda mais como ele é bonito. Airton veste uma camiseta xadrez e notam-se os primeiros sinais de calvície.

— Por isso a Elisa foi criada por esses dois homens incríveis. Airton e Tales. Airton é o pai biológico dela e Tales é seu tio por parte de mãe. Eles criaram a garota mais incrível, estilosa, simpática, boa influência que essa escola já viu.

Jorge (10:41) – Apaixonado?

Flávio (10:43) – Ninguém sabe mais

ElisaBits não é um personagem qualquer, é quem ela é de verdade. Elisa se envolve em causas relevantes, não tem medo de falar suas opiniões para o mundo e é a mesma pessoa não importa em que lugar ou em que posição está. Ela tem quase um milhão de seguidores e é amada por várias pessoas famosas. Alguns sites já a apontam como uma grande aposta. Fiz um vídeo para os que não conhecem o canal dela, mas acho isso um pouco difícil porque o trabalho dela está cada vez mais reconhecido. Enfim... Aproveitem o vídeo, terráqueos.

Daniel dá uma piscada para Elisa e inicia o vídeo que preparou com algumas de suas cenas preferidas do canal ElisaBits. Ele acha que é uma oportunidade para conquistar a confiança dela e, portanto, se esforçou para fazer aquela montagem. 

— Olá, terráqueos. Aqui é a Elisa Bits! Esse canal é feito para aqueles que se sentem um pouco deslocados do universo. No fundo, todo mundo já se sentiu um pouquinho assim. Quem sabe, em família, nos encontraremos?

— Hoje teremos uma receita imperdível: pizza de fígado de boi! É meu sabor favorito. Experimentem! Vocês vão precisar de...

 Daniel pausa o vídeo.

— Conselho pessoal: não façam essa receita.

O comentário faz todos darem uma risada e ele reinicia o vídeo.

E teve um cara que eu gostei há algum tempo, e não leve a sério o que digo, mas eu o chamava de DiCaprio moreno...

Estamos em setembro. Eu queria aproveitar um pouco para falar sobre vocês sobre o setembro amarelo. É uma campanha de prevenção ao suicídio que começou em 2015. Este mês farei um vídeo por semana com pessoas que contarão suas histórias de superação...

Se vocês moram aqui na minha cidade vocês precisam conhecer os doces da Dona Simone...

Felipe sussurra um obrigado para Elisa, que dá o primeiro sorriso desde que Daniel começara a se apresentar.

Como vocês sabem, eu danço perfeitamente bem. Sou a melhor dançarina da internet.

Vários cortes de Elisa dançando terrivelmente mal aparecem. Cenas de Elisa sendo atrapalhada e derrubando coisas aleatórias também são mostradas. Em seguida, são mostrados vídeos de fãs de Elisa.

— Quando estou para baixo, assisto um vídeo da Elisa. Ela consegue transformar qualquer dia triste num dia feliz.

— A Elisa é incrível. Ela não se esforça para parecer perfeita sempre. Pelo contrário, amamos o canal porque ela é verdadeira. Somos seus terráqueos!

— Ela me inspirou a seguir meus sonhos. Obrigada Lili!

O vídeo acaba e Elisa tem uma mistura de alegria e tristeza em seu rosto. Está muito grata por tudo que conquistou, mas Daniel foi uma grande decepção para ela.

— É, Lili... Você, do seu planeta, faz esse mundo muito melhor. É isso, pessoal. Se inscrevam no canal dela — ele conclui.

Tiago (10:55) – Apaixonado!

Jorge (10:57) – Mas ele é o The Flash, né?

Todos batem palmas para a apresentação. Os poucos que não conheciam o canal de Elisa ficam mais interessados. Daniel sorri e não tira os olhos dela, mas Elisa se volta para Tainá por não saber direito como agir.

Após Daniel voltar ao seu lugar, sendo recebido por seus amigos com algazarra, a professora precisa de alguns segundos para se concentrar novamente em suas anotações. Só falta uma pessoa a se apresentar e todos esperam que ela se posicione para que finalmente possam desfrutar do lanche que Amélia preparou.

— Feche com chave de ouro, Elisa — Amélia dá o sinal.

Tainá olha para a sua amiga e dá um sorriso preocupado. Ela sabe de tudo que aconteceu com Elisa e tem até medo do que pode acontecer. Entretanto, Elisa está calma e sabe exatamente o que vai fazer. Quando ela se direciona para o centro da sala e consegue ver o rosto de todos os seus colegas, percebe que a aguardam com expectativa.

Bruna parece que espera um grande discurso romântico. Silas não consegue esconder um leve desprezo pela situação. Felipe parece preocupado. Tainá está mais nervosa que a própria Elisa. Ninguém sabe bem o que esperar.

— Bom dia. Sou a Elisa e eu vou falar um pouco o que aprendi nesse trabalho em que escrevi uma breve biografia sobre meu colega Daniel Figueiredo.

A fala da garota não transparece emoção positiva ou negativa. Todos têm a sensação de que ela está ali por obrigação. Daniel sente seu coração acelerar, pois sabe que o momento pode ser decisivo.

— Daniel Figueiredo é o filho caçula de Carlos e Meire Figueiredo. Ambos são membros ilustres da nossa sociedade. Eles comandam uma das maiores administradoras de pequenas empresas da cidade. Juntos, comandam há mais de vinte anos esse império que ajudou essa cidade a crescer. São vários restaurantes, mercearias, academias e até escolas que foram criadas com a orientação dos Figueiredo.

Sem tirar o olho do papel que está segurando, Elisa tenta parecer o mais profissional possível. Ela não quer que percebam sua tensão. Ao mesmo tempo, Daniel estranha a postura dela por já ter assistido todos os vídeos que Elisa gravou e por saber que ela não estava agindo naturalmente. Ele tem a sensação que Elisa está lendo um script, o que é quase o que está acontecendo, já que Elisa tirou o texto do site da empresa dos Figueiredo.

As pessoas que tinham expectativas românticas sobre a apresentação de Elisa já estavam desistindo. A única pessoa animada com o discurso era Tainá, que estava adorando observar a ruga na testa de Daniel.

— Daniel tem um irmão mais velho chamado Victor, que atualmente estuda administração numa universidade Irlandesa. Victor é muito inteligente e sabe que terá grandes responsabilidades no futuro, quando assumirá a presidência da empresa. Daniel, por sua vez, tem planos diferentes para o futuro. Ele treina cinco dias por semana para se tornar um grande jogador de futebol. Sua paixão por futebol começou aos seis anos de idade e seu maior ídolo é o Sócrates. Ele é atacante na seleção sub-20 dos Marechais, o time da nossa cidade, que atualmente está em primeiro lugar no ranking. Muitos o conhecem como The Flash devido a sua rapidez em campo.

Nesse momento, Jorge dá um tapa nas costas de Daniel, orgulhoso do amigo. O apelido tem duas explicações: a que foi dita por Elisa e o fato dos relacionamentos de Daniel durarem no máximo um mês. Jorge admirava o amigo pela longa lista de meninas que ele já havia conquistado.

— Foi muito interessante conhecer um pouco mais da história do meu colega nesses últimos meses, pois pude aprender um pouco mais sobre a rotina de pessoas que trabalham com o esporte. É preciso ter muita disciplina para conciliar estudos e o futebol. Admiro muito pessoas que fazem isso com responsabilidade. Desejo toda sorte do mundo nessa carreira. Obrigada.

Depois de terminar de ler seu texto, Elisa dobra o papel e volta para o seu lugar. As pessoas a aplaudem sem muito entusiasmo. Amélia está um pouco decepcionada com a apresentação, pois esperava um pouco mais de capricho. Aquilo não era típico de Elisa.

— Pois bem... Acabou o ano. É a nossa última aula. Hoje estou um pouco emotiva, mas é normal, já que não verei essa turma reunida assim novamente. Vocês me ensinaram muita coisa e aprendi mais ainda hoje. Preparei um pequeno lanche para poder confraternizar com vocês. Mas nunca se esqueçam de que podem contar comigo para sempre — Amélia encerra. — Podem se dirigir para a sala 34, pois o sarau terminará lá. Vou arrumar os materiais por aqui e já vou para lá.

Aos poucos, as pessoas vão saindo em direção ao lanche na outra sala. Todos estão ansiosos para conversar sobre as apresentações e comer os docinhos que Amélia levou. É o fim de uma era, mas o início do resto da vida de todos.

— Preciso responder alguns e-mails aqui, Tainá. Pode ir na minha frente — Elisa avisa.

Mas Elisa mentiu, ela só quer ficar só. Está muito confusa e precisa de um momento sozinha, então preferiu ficar uns momentos na sala de aula. Depois de uns cinco minutos, só sobrou ela e a professora Amélia. Quando percebeu que todos os seus colegas saíram, ela cruzou os braços em cima de sua carteira e se deitou lá.

— Elisa? Você está bem? — Amélia só percebeu que Elisa estava ali quando estava quase saindo da sala.

— Estou sim — a voz embargada a denunciou.

A professora se aproximou da aluna, sentou-se na cadeira ao lado e esperou um pouco.

— Elisa?

Ao entender que Amélia não desistiria tão fácil, Elisa ergueu sua cabeça e deixou a professora notar que seu rosto estava vermelho, pois tinha derramado algumas lágrimas.

— Sei que algo aconteceu, Elisa. Essa sua apresentação não me convenceu. Está chateada com algo?

A angústia de Elisa só aumentou e sua resposta se restringiu a uma bufada breve acompanhada de uma expressão de tristeza.

— Você sabe que pode contar comigo. Está precisando de algo? — Amélia levou sua mão ao ombro de Elisa.

— Minha apresentação não foi honesta, professora. Eu tinha tantas outras coisas para falar, mas eu simplesmente não consegui. Não eram coisas que eu queria dizer na frente de todo mundo — a voz de Elisa ficou cada vez mais embargada.

Triste por ver sua aluna tão frustrada, Amélia ficou pensando numa ideia para ajudá-la, olhou em volta, sorriu consigo mesma, puxou a mão de Elisa, levou a aluna para o centro da sala e depois voltou para o seu lugar.

— Agora estamos só nós duas aqui. É essa apresentação que vai valer. Esquecerei a outra. Fale tudo que quiser, esse espaço é seu.

Alguns segundos se passam para que Elisa entenda o que está acontecendo. A professora olha para ela com gentileza em seu olhar. Apesar de ter medo em falar o que está sentindo em voz alta, Elisa precisa daquilo. Após olhar para fora e não ver ninguém, ela respira fundo e reinicia seu discurso, desta vez sem ler em nenhum papel.

— Daniel, essa apresentação aqui é sobre você. Quando eu comecei esse trabalho eu queria ter boas impressões sobre você. Eu até brincava com as minhas amigas sobre um DiCaprio moreno. Sim, era você — Elisa dá uma risada triste. — Você era divertido e, de um jeito bobo, nem tinha noção que vivia numa bolha. Mas essa bolha é tão isolante que você nem repara quando machuca as pessoas a sua volta. Você não presta atenção nas atitudes que mexem com as pessoas, que as deixam inseguras. Você me deixou insegura quando eu permiti.

As palavras saem de um jeito natural e Elisa fala tudo que tinha guardado por muito tempo. Amélia, do seu canto, sente muito pelo que está ouvindo.

— Você valoriza mais o que as pessoas têm do que o que elas são. Você prefere prazeres de momento aos que valem a pena. A fama do jogador ao amor pelo esporte. Isso é muito triste porque você consegue fazer futebol arte quando quer. E o pior de tudo é que eu acho que tudo isso é reflexo do que vive em casa, um lugar onde o amor parece negócio. Um lugar em que a grosseria se justifica pela honestidade. Eu nem consigo ter raiva de você porque você nem percebe que isso acontece. Talvez você prefira viver rodeado de seguidores porque o único fã que você queria ter de verdade, seu pai, prefere seu irmão, que está longe. Talvez você prefira viver na sua bolha porque é mais fácil viver assim. E, infelizmente, eu não acredito que você vai mudar tão fácil. Pessoas não mudam da água para o vinho. Eu não posso querer mudar as pessoas. Tentar mudar alguém assim é fantasia. É como tentar subir numa escada rolante que está descendo. Não é impossível, mas é desgastante.  

Depois que Elisa terminou de falar, permaneceu ofegante no centro da sala, com os olhos cheios de lágrimas. Ao ver o estado dela, Amélia se levantou devagar e foi até a aluna, a abraçou e permaneceu alguns segundos em silêncio.

— Aqui é a ElisaBits — Elisa parece mais relaxada. — Esta é uma mensagem para vocês, terráqueos. Apreciem a vida e não esperem nada de ninguém. Quero dizer, pensando por outro lado, é preciso ter coragem para viver em outro planeta. Aceitar suas vulnerabilidades. Aceitar que vamos nos decepcionar de vez em quando...

— Agora entendi porque você não queria falar isso da frente dos outros — ambas gargalham com a fala de Amélia.

— Exato.

— Mas talvez você precisasse passar por isso.

— Muito obrigada por tudo, professora. Nunca te esqueceremos. Eu realmente precisava disso.

Amélia responde com um sorriso carinhoso.

— Vamos? — Elisa fala, já está se sentindo bem melhor.

***

Todos estão indo em direção ao lanche quando Daniel recebe uma mensagem de seu irmão. É uma foto de Victor com o pai, onde ambos sorriem num pub irlandês. Daniel pensa que sorrisos não combinam com seu pai, mas ao mesmo tempo ele está feliz em vê-los bem.

— Vai ficar aí? — Jorge pergunta.

— Vão na frente, tenho que falar com meu irmão. Já estou indo.

Enquanto manda mensagem para seu irmão, Daniel ouve a conversa entre Elisa e a professora Amélia. Pela apresentação de Elisa, ele havia entendido que provavelmente terminariam só amigos. Laysa deveria ter dito coisas horríveis sobre ele. Imaginou que Elisa deveria ter planos diferentes. "Ninguém é de ninguém", ele ponderou. Agradeceria pelo dia em que ela o ajudou com o ataque de pânico e seguiria seu caminho, mas o que ele ouviu Elisa falar o deixou curioso. Se escondeu para que não o vissem pelo vidro da porta, fingindo que estava amarrando seu cadarço e ficou escutando tudo.

Eu até brincava com as minhas amigas sobre um DiCaprio moreno. Sim, era você.

“Eu sabia!”, ele pensou com um grande sorriso no rosto.

— Você valoriza mais o que as pessoas têm do que o que elas são. Você prefere prazer de momento aos que valem a pena. A fama do jogador ao amor pelo esporte.

Aquelas frases fazem Daniel sentir raiva, de Elisa e de si mesmo, mas sua tristeza é maior e ele precisa ouvir tudo até o final.

— Aqui é a ElisaBits. Esta é uma mensagem para vocês, terráqueos...

É a primeira vez que ele ouviu uma coisa assim. “Deve ser drama de mulher”, Daniel conclui. Foi quando entendeu que é melhor para os dois que se afastem. Infelizmente, teria que se afastar também de seu amigo Tales. No fundo, ele se importava com Elisa e não queria fazê-la sofrer, mas sabia que mais cedo ou mais tarde a decepcionaria novamente. Era como se ele fosse propenso a decepcionar.

De longe, Jorge acena para ele, chamando-o para o lanche. Ele está ao lado de Ritinha, uma menina do segundo ano que tinha comentado em um de seus posts há umas semanas.

— Que tal festa lá em casa hoje à noite? — Daniel convida.

— Finalmente! Seu pai liberou? — Jorge pergunta.

— Ele está viajando e não precisa saber, mas eu estou falando com ela... — Daniel responde, enquanto apoia seu braço nos ombros de Rita.

— Topo sim — ela responde.

Jorge dá um leve soco nos braços de Daniel, brincando. Os três se dirigem à sala 34, onde todos estão reunidos. Daniel olha para trás uma última vez e engole seco. “Melhor pensar em outra coisa”, ele avalia.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Por sua causa" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.